Lamina de Madeira para TOP guitarra (Dúvidas aplicação e acabamento)

    Autor Mensagem
    WSelhorst
    Membro Novato
    # fev/16


    Boa noite, estou dando um upgrade em uma Stagg g300, deixarei com um captador na ponte (hh77v da malagoli) com um controle de volume e um mini swith 3 posição para selecionar o captador como split, paralelo ou serie, alem de utilizar uma ponte wraparound. Assim vai sobrar muitos buracos no corpo da guitarra e pensei em usar uma lamina de madeira no top da guitarra para esconder os buracos (após preenche-los).

    Será que fica bom? Outra coisa, quando for colar a lamina ela se molda nas curvas da guitarra ou pode aplicar somente em superfície plana?

    Na questão do acabamento estava pensando em utilizar a lamina de Amapá flamed e tingir com anilina dando efeito sunburst e finalizar com seladora fosca (utilizando boneca de algodão rsrs). Alguém já fez um acabamento parecido?

    JJJ
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Você quer fazer um bocado de coisas aí, então, antes de mais nada: boa sorte!

    Cara, eu não sou luthier, mas já mexi com esse tipo de coisa, então vou dar alguns pitacos que não devem ser tomados como certezas absolutas, ok?

    Vamos lá...

    Será que fica bom?

    Em termos de som, você pretende colocar só um captador na ponte (agudos), numa guitarra predominantemente grave. Talvez o som fique um pouco "fraco". Que é mais ou menos o som da ponte normal de uma SG, mas sem o grave do braço pra ajudar. Acho que você já escolheu um captador mais "pesado" pra tentar contrabalançar isso e dar mais punch, correto? Mas sei lá... talvez você sinta falta de um grave em algum momento. A conferir...

    Em termos visuais, você quer ousar! Tirar tudo e cobrir (com massa de madeira, por exemplo) é perfeitamente possível. Mas, obviamente, você não vai conseguir que fique visualmente perfeito (a menos que lixe e refaça o acabamento). Ou coloque a tal lâmina...

    A SG é "reta", o que facilita. Mas tem os chanfros laterais. É nesses locais que vai residir o seu maior desafio. Tampar os buracos e colar a lâmina não deve ser difícil. Mas acertar as bordas... creio que seja um trabalho pra profissional. Você tem alguma experiência com madeira?

    No fim, você vai ter que lixar, pintar e envernizar de qualquer forma, certo?

    Já que vai ter que fazer isso, por quê não só cobrir os buracos e lixar, pintar e envernizar? Ou seja... pra quê o tampo?

    WSelhorst
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Bom dia, obrigado pelas dicas.

    Em relação a sua ultima pergunta, o tampo seria para poder fazer um acabamento natural, sem utilizar fundo nem fazer pintura de cor sólida.
    Se eu utilizar massa não vou ter um bom resultado estético em um acabamento natural, pois já utilizei esse material para cobrir umas imperfeições de uma caixa 1x12 que fiz de cedro.
    Bem, se for muito trabalhoso utilizar a lamina de madeira também tinha pensado em fazer um relic, como explica passo a passo no blog guitarra99. Acredito que de menos trabalho e mais divertido de fazer, além de ficar algo bem diferente do convencional.
    Não sou um bom músico mas tenho muita satisfação em em fazer esses trabalhos manuais, e como é uma guitarra barata, não tenho medo que de errado. Já se fosse algo de outro patamar não me arriscaria rsrsrs

    JJJ
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    WSelhorst

    Ok, pode dar certo. Muita gente já fez muita coisa parecida por aqui. Dá uma olhada nesse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lamina de Madeira para TOP guitarra (Dúvidas aplicação e acabamento)