Vale a pena Bigsby na Blues 3000?

    Autor Mensagem
    pedrocarboni
    Membro Novato
    # jan/16


    Opa gente, beleza?
    Recentemente eu comprei uma Blues 3000 da Tagima, puta guitarra, toda em maple, timbre perfeito pra tocar uns blues tipo B.B. King, Tocar uns jazz, rock clássico(Responde muito bem a overdrive) e até umas paradas alternativas, enfim, baita guitarra versátil.
    Então tava pensando em colocar uma Bigsby B7 nela, pra depois dar uma upada nos captadores (Tava pensando em um SD Jazz no braço, achei um puta timbre, o que acham?). Eu acho a Bigsby muito boa por causa DAQUELE vibratinho nos acordes, fica muito bom nuns jazz... Mas falam que ela perde muito a afinação se não tiver uma ponte com rollers, é verdade? Bom, só dizendo que não toco metal e nem adianta falar "Ah, não da pra dar divebombs com a Bigsby, põe uma Floyd Rose".. Valeuu

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Bem, sim a afinação oscila com qualquer ponte flutuante. a ponte roler ajuda um pouco. Não consideraria fundamental, geralmente rola arrependimentos.

    Mas... Se é o que quer...

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    pedrocarboni

    Se vale a pena é relativo pois o valor q vc teria de investir para as alterações q deseja irá ultrapassar o valor da sua guitarra nova...

    O Bigsby B7 nem é importado para o brasil, e a sua versão coreana B70 ja é vendida a mais de 1000 conto aqui...
    Vc teria tmb q trocar nut e ponte (ou pelo menos os saddles) para ter menor atrito nessas áreas. Uso da Graphtech e me atendem muito bem....
    Caps SD tmb sao caros, todo mundo aqui tem aconselhado os Malagoli, acho q vc deveria pensar nessa possibilidade....

    JJJ
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Essa ponte é uma mudança considerável e praticamente "sem volta".

    Não digo que não vale a pena. Mas tem que pensar muito, antes...

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    pedrocarboni
    (Tava pensando em um SD Jazz no braço, achei um puta timbre, o que acham?
    recomendo malagoli ou sergio rosar
    quanto ao bigsby, sinceramente, não vale a pena, vai investir muito para poder fazer a mudança e ainda vai ter prolemas com afinação
    eu não faria, mas a guita é sua então...

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Então gente, valeu por responder, eu instalaria a bigsby com o vibramate, ou seja, é titalmente reversível se der merda... Eu AMO o timbre dos SD Jazz, mas acabei de ver tá caro demais :\ acho que vou de malagoli mesmo... Qual cap deles é parecido com o jazz, com o timbre mais "aberto e feliz", mais pro agudo, e lembrando que não vou usar nenhuma distorção pesada não... só um drivezinho low gain pra uns rock clássico e bluezinhos..

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    pedrocarboni

    Há um topico aqui no fórum com uma tabela comparativa entre os modelos da Malagoli e alguns de marcas famosas....

    Quanto ao Bigsby, se vc gosta do vibrato q ele proporciona, acho q o problema maior é o custo dele em relação à guitarra.
    Se formos levar em conta q para instalar um Bigsby vc terá tmb de por um vibramate, saddles, nut, e tarrachas com travas para minimizar os problemas de afinação, isso pode ultrapassar o valor da guitarra... Mas se vc curte, vá em frente....

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Luis A.

    Se usar tarraxas com trava, onde se afinará a parada? (É uma pergunta séria, nunca lidei com bigspy)

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Ismah

    É tarrachas com travas (locking tunners), vc deve estar confundindo com nut com travas de floyd rose.... afina-se normalmente....

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    pedrocarboni: Mas falam que ela perde muito a afinação se não tiver uma ponte com rollers, é verdade?

    Recentemente peguei uma Epiphone ES-355 (dê uma olhada no meu review) que vem exatamente com esta ponte. Ao contrário do que eu comentei naquela oportunidade, depois deste tempo de uso eu não senti problemas com desafinação, muito pelo contrário. No meu entendimento, por ser uma ponte que permite uma amplitude de alavancada menor que uma tremolo vintage e muito menor do que uma tremolo flutuante (Floyd Rose), a estabilidade da afinação é muito maior. Acho até estranho a preocupação do pessoal do tópico com a afinação em guitarras com este tipo de ponte.

    De maneira geral, como o pessoal comentou aí, você gastaria uma bela grana colocando uma Bigsby na sua guitarra. Considerando que é uma modificação que envolve furação do corpo, é praticamente uma modificação irreversível. Se no futuro você pensar em vender a guitarra, muito provavelmente você não recuperará a grana que você gastará na ponte e também não será legal tirar a ponte da guitarra e deixar os buracos nela expostos.

    O que eu recomendo é você tentar vender a sua guitarra e pegar uma já com Bigsby, como a Epiphone ES-345.

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, acho q tarrachas, nut e saddles de qualidade, ajudam a manter a afinação em qualquer instrumento... em guitarras com vibrato ( não gosto de usar o termo tremolo, pq tem significados diferentes) é fundamental....

    Devido ao valor q pedem em um Bigsby no Brasil, eu pensei em dar o msm conselho q vc... Comprar uma guitarra nova q ja venha com esse tipo de vibrato, de preferencia de qualidade. Só não disse isso pq o cara tá curtindo a guitarra nova....

    O pessoal costuma fazer muita confusão com os modelos de Bigsby, então vou esclarecer uma coisa:

    B0- USA, vem escrito apenas Bigsby
    B00- Coreia, vem escrito Bigsby licensed
    B000- China, tmb Bigsby licensed

    É comum ver B50, B70, etc, anunciados no Mercado Livre e até em lojas, como sendo "originais made in USA", mas na verdade estes modelos são as verões asiáticas do vibrato.... Eu não sei ate onde vai a diferença de qualidade, mas é sempre bom saber oq se está comprando, principalmente quando não existe critérios para preços...

    Existe diferenças de qualidade, e há uns Bigsby genéricos chineses (geralmente não vem nada escrito) muito toscos....

    pedrocarboni

    Pense em olhar alguma Epiphone q ja venha com esse tipo de vibrado, será mais vantajoso....

    A Ibanez tmb possui em alguns modelos, não conheço bem, mas pode ser uma boa....

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Luis A.

    Nem esquenta, eu li errado a vírgula por isso ficou estranho rs

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Luis A.: O pessoal costuma fazer muita confusão com os modelos de Bigsby, então vou esclarecer uma coisa:

    B0- USA, vem escrito apenas Bigsby
    B00- Coreia, vem escrito Bigsby licensed
    B000- China, tmb Bigsby licensed


    Bem observado. Eu lembro de ter procurado informações sobre a ponte que vem na minha Epiphone e não encontrei nada de concreto.

    MMI
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    erico.ascencao

    O que eu recomendo é você tentar vender a sua guitarra e pegar uma já com Bigsby, como a Epiphone ES-345.

    Concordo.

    Mas se fosse outro caso, de investir num Bigsby, iria de Vibramate os, da Duesenberg, que para mim faz as melhores guitarras com tremolo (é assim que eles chamam, Luis A., kkkk).

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    MMI

    No meu caso q uso guitarras flat top, eu sempre desconfiei da firmeza do vibramate para B5... E prefiro parafusar direto, por questões de fé srsrsrsr

    Já as Duese eu nunca experimentei, mas lendo a respeito pude notar q eles melhoraram vários detalhes dos Bigsby tradicionais... Infelizmente vai ser muito difícil o cara achar isso no mercado nacional, e se achar, o preço será um absurdo...

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Então gente, valeu por responder, eu não sei se valeria a pena pegar outra guita... acho que essa Blues 3000 é muito boa, todinha em maple, tem tarraxas, nut e ponte todo muito bons eu acho que se botasse uma bigsby e trocasse os caps ficaria foda de mais a guitarra..

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni

    Como amigo... Pare de mentir pra si mesmo que é essa guitarra que vc quer. Simples.

    Sugiro que toque 1 ano, todos os dias 2 horas, com essa guitarra. Se ainda quiser a bigspy, lute por uma desse nível.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni
    Cara, eu tenho uma Gretsh Electromatic G5129. É a série mais barata da Gretsch. Veio com um Bigsby licensed, não sei se é chinês ou coreano. E não é esse absurdo de ferrar a afinação como muita gente fala. Depois de colocar um nut da Graphtech e lubrificar a ponte com grafite em pó, ficou até bem estável. Não uso pra nada brutal, só pra dar aquele vibrato discreto e às vezes aqueles licks rockabilly de baixar o acorde meio tom com a alavanca. A minha ponte é móvel, daquelas que seguram no corpo só com a pressão das cordas. É um sistema "primitivo": como a ponte fica solta, ela balança (ou "pivota") quando você usa a alavanca, diminuindo o atrito. Tem muita discussão nos foruns de Gretsch sobre se vale a pena colocar ponte com roller... a maioria dos puristas prefere deixar a ponte móvel.

    Sobre instalar Bigsby numa guitarra que originalmente não tem, o buraco é mais embaixo. Além de afinação, você pode ter uma perda de sustain e um pouco de "shimmer" dos pedaços de corda que soam entre a ponte e a alavanca (se for um modelo de Bigsby que deixe uma extensão mais longa de corda atrás da ponte). Além disso, provavelmente a ponte original (se for tipo tune-o-matic, digamos) não vai trabalhar muito bem com a Bigsby. Um amigo meu colocou Bigsby numa Epiphone Dot e, depois de trocar a ponte tune-o-matic por uma ponte de roller da Schaller, não teve problemas de afinação. De quebra botou uns captadores TV Jones, ficou show.

    Se você quer, vai fundo.

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni

    Cara, ja deu pra ver q vc esta curtindo muito a sua guitarra e achando ela o maximo....

    Mas nao se iluda! Ela nao é adequada pra oq vc deseja, nao ache q vai por um Bigsby e tudo irá correr perfeitamente....

    Como todos aqui ja disseram, sem trocar ponte, nut e tarrachas, vc nao irá conseguir explorar bem a guitarra....

    Eu ja usei a ponte roller da schaller e no meu caso nao gostei. Atualmente uso uma ponte da Graphtech com saddles string saver, é auto-lubrificante e resite à corrosão, nao conheço opção melhor...

    Os nuts da Graphtech tmb sao auto lubrificantes e tem um desempenho melhor q o osso....

    As tarrachas com travas permitem o mínimo de voltas com a corda sobre o eixo. Quanto menos corda sobrando enrolada no eixo da tarracha, menor a chance de problemas com afinação....

    Quanto à questão de perda de sustain, há divergências... Ha quem diz q melhora e outros q piora... talvez isso pode variar de uma guitarra pra outra....

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    BrotherCrow: Cara, eu tenho uma Gretsh Electromatic G5129. É a série mais barata da Gretsch. Veio com um Bigsby licensed, não sei se é chinês ou coreano. E não é esse absurdo de ferrar a afinação como muita gente fala.

    Só pra reforçar o coro, fazendo uma hierarquia de estabilidade de afinação para diferentes tipos de ponte:
    Tune-o-Matic > Bigsby > tremolo vintage de 2 pivôs > tremolo vintage de 6 parafusos > tremolo flutuante original (Floyd Rose) > tremolo flutuante (Floyd Rose) licensiada.

    Percebam que, de maneira geral, quanto maior a amplitude de alavancada que a ponte possibilita, menor a estabilidade - com exceção da ponte tremolo vintage, pois as minhas experiências com ponte de 6 parafusos me levaram a concluir que ela é menos estável do que uma de 2 pivôs.

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni

    se vc quer algo simples, funcional, moderno e que pode ser revertido:



    Custa mais caro? Custa, ms vc não depende de ninguém para montar e ajustar, nem fazer buracos na guitarra e tem afinação estável.

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    erico.ascencao
    boblau

    Cara, a grande vantagem do Bigsby é poder fazer double stops sem q a guitarra desafine.... compare ele com as outras pontes citadas nesse aspecto e todas perdem....

    Quem busca Bigsby nao quer dive bomb e sim vibrato... Nao dá pra comparar Bigsby e Floyd Rose, tem funções diferentes....

    Bigsby so dá problemas de afinação se os demais componentes da guitarra nao forem adequados...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Luis A.
    a grande vantagem do Bigsby é poder fazer double stops sem q a guitarra desafine.... compare ele com as outras pontes citadas nesse aspecto e todas perdem...
    Acho a ponte da Jazzmaster muito boa nesse aspecto também só que é BEM mais difícil de regular. Mas é ótima pra double stops e acordes cheios.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Luis A.
    BrotherCrow

    Perdão pela ignorância, mas o que é "double stop"?

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    erico.ascencao

    Sao aqueles licks feitos em acordes de 2 notas, muito usados em country e blues .... Muitas vezes faz-se um bend em uma nota e mantem-se a outra....

    Aí q ta a vantagem do Bigsby, vc pode dar um bend q as outras cordas nao desafinam....

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Mas gente, eu tava pensando nessa guita como uma pra vida toda, mesmo tendo que trocar tudo, o nut, tarrachas, captadores, ponte, parte elétrica, potenciometros, switches, sei lá... Ela é toda em maple que é uma madeira boa, ótima pra rockabilly e tal.. tem esse lance tambem de talvez ela não funfar muito bem com a bigsby, mas nada que um bom luthier não resolva... por favor, corrijam-me se falei alguma besteira.. Valeu

    Hendrixiano
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni

    Tudo blz cara?

    Não vale a pena não. Toca nela do jeito que está, com já aconselharam acima, e, se ainda pensar aqui daqui dois anos, faça os ups.

    Abraço!

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    pedrocarboni

    Cara vou ser sincero com vc...

    Qualquer guitarra pode ser sua guitarra pra vida toda, ate um violão tonante...
    Isso nao torna um tonante bom...

    Se vc tivesse uma Gibson ES 335 e quisesse por um Bigsby vc teria q fazer as msm alterações q eu ja te disse....

    Cara, toda guitarra q vc pesquisar na net ( com raras exceções ) são feitas de maple, alder, mogno, q são as madeiras "tradicionais"... porem madeira tem graduação, e não pense q o maple chinês é o msm usado nas guitarras americanas...

    Vc pode estar apaixonado por sua guitarra, eu pensei ate q vc tivesse ganhado ela de presente e não quisesse se desfazer dela... Porem vc disse q comprou a guitarra....
    Então seja sensato, nao vale a pena vc investir em peças caras para uma guitarra barata. Será perda de investimento, e a guitarra não tirará todo proveito das peças...

    Se vc tem grana suficiente pra por um Bigsby, Caps SD, etc... oq com o dólar atual deve chegar nuns 3k pelo menos, vende logo essa Tagima enquanto ela ta nova e compre uma guitarra com as especificações q vc deseja...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena Bigsby na Blues 3000?