Em busca dos strateiros vintages,,,

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Luis A.
· votar


MMI
boblau

Tudo tem seu tempo, no momento eu nao estou com grana nem pra arrumar um violão velho q resgatei na casa da minha avo kkkkkk...

O fato é q meu pai tem um tanto bom de jacarandá guardado, coisa q viraria um móvel qualquer....So q em 2001, meu pai, q arranha um violão, conheceu um luthier de archtops q demonstrou muito interesse nessas madeiras....

Entao nós decidimos q seria uma boa opção destinar essa madeira para uma guitarra....

Visto q eu ja tenho uma boa guitarra com humbuckers, e nao sou fan de strato, pensei logo em fazer uma tele tipo harrison....

Recentemente, pesquisando e conversando com luthiers, eu vi q uma guitarra toda de jacarandá pode não ser uma boa ideia.... Alem de muito pesada, aparentemente a guitarra fica muito grave, o q levou a fender a por pots de 1 mega nas teles rosewood de 69...

Desde entao eu estou estudando as possibilidades.... usar o jacaranda apenas como tampo, fazer uma thinline, etc.... Nao preciso ser purista em todos aspectos, mas tenho q ter atenção para nao descaracterizar a guitarra quanto ao timbre.... e o jacarandá tem propriedades muito diferentes das madeiras tradicionais de tele.....

Ainda vou levar uns anos pra pesquisar e entender oq eu preciso, e tmb para juntar a grana de fazer a guitarra.... Até la eu vou me divertindo com uma thinline chinesa q comprei exatamente para estudar e me familiarizar com algumas características de uma tele...

joao b.
Veterano
# jan/16 · Editado por: joao b.
· votar


Não toco profissionalmente, pra mim música é apenas uma diversão. Sempre tive uma queda por lespaul's mas nunca animei comprar uma Gibson da vida, me contentando com uma Epiphone Std com captadores Custom 57 Malagoli.

Mas há alguns meses venho fuçando numa Eagle stratinho das antigas (Deve ser dos anos 90's) aqui e depois de fazer umas gambiarras to curtindo muito. Ainda essa semana dei a última mexida nela, coloquei um trio de caps Fender das antigas que comprei todo emperrado. Dei um grau neles e a guitarrinha ta falando bonito!

Ainda estou longe de ser "Vintage Puro", mas to curtindo bastante essa praia...

MEU SETUP
Guitarra+Boss SD1+Head Alien Rocket 30+Caixa 212 Alien Ace

Segue o relato da minha peregrinação vintage strática que postei em outro tópico... rsrs Tem fotos no final.

[...]

O corpo é bem construído, com bom acabamento em três peças. A madeira parece basswood. Tinha uma grossa camada de verniz transparente (o que eu não gostei).

O braço é a parte mais interessante na guitarra, é de maple, feito possivelmente de uma sobra de tiger maple. Mas tinha dois problemas, o primeiro era a grossa camada de verniz e o segundo aquele biquinho no head que particularmente não curti. A escala parece ser de rosewood, com trastes médio jumbo.

As ferragens não prestavam.

A parte elétrica tava toda emperrada. Os caps originais SSS são cerâmicos e de péssima qualidade.

A BRINCADEIRA

Tirei todo o verniz do braço, bem como o logo Eagle, cortei o biquinho do head e gostei do resultado.

No corpo apenas lixei o verniz e mandei pintar de branco marfim, numa oficina de lanternagem. Daí o infeliz do pintor passou verniz por cima da pintura, mas uma bucha de bombril me ajudou a deixar fosca novamente.

Montei a guita e guardei até esperar passar a crise pra comprar uns caps e ferragem.

Quando foi nessa semana, fui à casa de um amigo instalar uns caps numa Fender que ele havia comprado e tinha reformado. Então fizemos um rolo e eu acabei adquirindo dele o circuito velho que ele havia retirado da Fender e umas tarraxas Spírit por R$ 50,00.

Os caps estavam funcionando, mas o do braço e o do meio estavam com o som abafado, devia ser os pots de tone. Havia muita ferrugem, fios velhos e soldas ruins. Refiz tudo e isolei os pots de tone (ja que nunca uso rsrsr). Até me assustei quando pluguei a guitarra! Timbrão vintage, coisa linda de se ouvir!!!

Agora falta só uma ponte decente, umas gaivotas.

Sem mais delongas, seguem as fotos...


ORIGINAL
http://imageshack.com/a/img911/9420/syGGD5.jpg
http://imageshack.com/a/img910/8857/pw3D4s.jpg
http://imageshack.com/a/img911/4596/hS76iR.jpg
http://imageshack.com/a/img910/3534/iruNz2.jpg


DURANTE O TRABALHO
http://imageshack.com/a/img910/157/CRqPsx.jpg
http://imageshack.com/a/img905/493/HWqaRL.jpg
http://imageshack.com/a/img633/6154/HF3Dlw.jpg

CORPO PINTADO E BRAÇO LIXADO
http://imageshack.com/a/img903/1653/G2ADAc.jpg
http://imageshack.com/a/img908/9382/gDnXYy.jpg
http://imageshack.com/a/img911/5204/sPZDAn.jpg

GUITARRA MONTADA
http://imageshack.com/a/img905/2163/iPHnxa.jpg
http://imageshack.com/a/img908/2951/9V9bWl.jpg
http://imageshack.com/a/img903/8662/VZEfdf.jpg
http://imageshack.com/a/img910/9718/7KBHkZ.jpg
http://imageshack.com/a/img903/7458/C5fyVv.jpg

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/16
· votar


Não sou purista e sempre fui muito mais Les Paul do que Strato e só tenho uma Tagima tipo Strato por questões financeiras na hora de arrumar uma guitarra para tocar com uns amigos. Está comigo há quase uns quinze anos. Fiz e desfiz tudo quanto é tipo de alteração na eletrônica dela.

Mas… de uns tempos pra cá, até por falta de opções, comecei a gostar dela e encontrar algumas coisas que não fazia com minha antiga HH. Acho que ainda não mudei totalmente o meu gosto, mas comecei a gostar. Tem umas coisas que um humbucker não faz, embora ainda sinta falta daquele som cheio.

Estou com vontade de testar duas coisas nela, antes de mexer nos captadores: chave de 3 posições (eu nunca uso as outras mesmo) e em vez dos dois tones usar o controle de graves e agudos da G&L. Acho que gostaria de passar uns tempos com isso.

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


joao b.

Bacana cara, mas as imagens ficaram tao grandes q teve uma foto q eu so vi os polos do captador kkkkkkkkk

Proxima vez reduz o tamanho, fica mais fácil pra ver...

joao b.
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.

Realmente ficaram grandes. Mas reduzirei numa proxima... rsrs

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


Voltando e dando um up no tópico...
Todos lugares que citam sobre captadores..etc etc
..como havia falado anteriomente que é raro encontrar quem use single coil.puro.purinho hoje em dia kkkkkkk...
Sempre citam como exemplo eric johson, mas que eu saiba ele chegou a usar captadores com som bem proximos a singles mas sem ruído tipo HS2..etc..
Citam Rchie blackmore..mas que eu saiba tb usava uma strato modificada...
Jeff beck usava noiseless......clapton tb...Gilmour tb...

Alguem saberia musicos, videos..atuais de guitarristas que usam single coil de verdade ainda?
Os que eu sei seriam antigos..como robert cray...SRV..Buddy guy...
Mas atualmente vejo uma tendencia gigante por noiseless ou circuitos modificados...
Esses captadores mais atuais para os mais puristas já chegaram ao timbre bem próximo dos singles sem ruidos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


joao b.
Essa aí é uma das Eagles novas e não antigas como vc falou.
As antigas tinham a mão com design Fender (2 tipos distintos em relação ao ano de fabricação), e eram bem melhores que esse modelo mais novo aí com mão de "bico de papagaio". Fora isso, o trabalho tá legal.
Abç

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

A grande questão é que o timbre venerado da strato parte de jimi hendrix e suas vertentes, o que originou o bell tone famoso pelo texas blues, timbre este que é pessoalmente o que eu mais gosto também, qualquer coisa que nao seja exatamente isso, eu fujo do single na hora porque para todo o resto de sons existentes o humbucker ganha na minha opinião....

Quando você fala de jeff beck, eric johnson, david gilmour e blackmore você está falando de grandes nomes da música, com grandes sons de strato também, porém que seguiram um caminho diferente de som, uma outra linguagem....

Phillip Sayce, John Mayer, Kenny Wayne... são nomes atuais que carregam a bandeira do texas tone por exemplo... inclusive são caras que fizeram faculdade com srv e jimi hendrix pois mandam super bem!


é muito dificil dizer o que exatamente leva á um som de guitarra e eu diferente de muitos aprendi a simplesmente não caracterizar um resultado baseado em apenas um captador, ou um pedal ou seja lá o que for......

o que eu posso te dizer é o seguinte, se eu fosse montar um sistema para buscar um som de stratocaster baseado em srv (que é o que eu mais gosto) eu pessoalmente usaria o estilo de equipamento que originou esse tipo de timbre, ou algum conceito semelhante do qual eu ateste semelhança por teste ou conhecimento pessoal....

um cara muito legal aqui do forum para voce conversar sobre isso é o ogner pois ele realmente respira isso, ele toca e timbra muito bem esse tipo de voz....

o que não quer dizer que um noiseless também não possa fazer eventualmente um bom trabalho uma vez que grande responsavel por esta caracteristica de som esta em um pre amp saturado de um amplificador limpo somado um overdrive que acentue frequencias medias.....

eu consigo um resultado satisfatorio até com um humbucker splitado (respeitando esta regra de timbragem) então suponho que qualquer coisa poderia entregar um resultado intreressante.....

se voce tiver a disponibilidade de um set up especifico para isso voce provavelmente encontre a voz de cara e fique legal, mas pense que tudo pode, ou pode poder, não é só captador que faz som de guitarra......

e com relação ao ruido de um single ele só aparece no momento em que você não está tocando, quando você não está tocando você pode descer 10 cm a sua mao e cortar o volume da guitarra que o problema é solucionado de graça

boblau
Veterano
# jan/16 · Editado por: boblau
· votar


Juliano P

A guitarra preta do Gilmour (Blackie) tem os captadores da década de 70 e nâo sâo noiseless. O da ponte é um Seymour Duncan e os outros dois são Fender. A única modificação de circuito é uma chavnha que permite manter o captador do braço sempre ligado. Mas não tem nenhum circuito de pré, boost, baterias, etc.

Para citar mais dois com som de strato purinho, tem o John Mayer e o Ritchie Kotzen que apesar de tocar quase sempre com uma telecaster, toca de Strato tb.

O Malmsteen desenvolveu junto à Seymour Duncan seus captadores Fury para soarem exatamente como singles, porém sem ruído. Não vejo nisso um desrespeito ao purismo de uma Strato com hum, e sim uma evolução de algo que tem um problema e estão encontrando soluções para ele.

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
No caso do richie kotzen...na telecaster o da ponte ele usa mini Humbucker neh? só do braço eh single...
A strato dele signature vem com dimarzio...provavelmente sem ruido neh?

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho
Obrigadooooo rapaz....é só umas curiosidades mesmo..eu uso duas stratocas com Single coil da Lollar... nao consigo trocar por nada...acho q viciei... kkkk
Mas queria só saber sobre esses captadores atuais se estao fazendo praticmente um single coil perfeito sem ruido...pq ouço falar mto, de mtas marcas...circuitos novos da Suhr...etc...
Mas realmente sempre que paramos de tocar a primeira coisa é mexer no potenciometro de volume..independente do que seja hahhaha Isso mesmo...
ja ja o Ogner aparece aqui kkk

obrigadooo rapazzz

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Mas queria só saber sobre esses captadores atuais se estao fazendo praticmente um single coil perfeito sem ruido...pq ouço falar mto, de mtas marcas...circuitos novos da Suhr...etc...

sim, já existem algumas coisas no mercado com o intuito de eleminar o ruido mantendo o exato som do single.......

se funcionam eu nao sei..... mas boa parte vem do trabalho dos musicos para fazerem funcionar e normalmente a clientela nao leva isto em consideração.....

geralmente o pessoal liga, nao tira o som e já sai falando que é ruim....

normalmente não é bem assim.....

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


tenho uma strato fender e cara, pra mim é a guita numero 1, tanto é que ela ta toda "relicada" ja hahahha
varias guitas ja passaram pela minha mão, mas pra mim, strato é strato, da pra tocar de tudo, ela responde a toda e qualquer variação que voce queira fazer no som, seja no pedalboard, seja na pegada/mudança de volume nos pots ou no corte de agudos.
a minha strato é MIA, SSS, ponte vintage, tarraxas vintage, mas os trastes são jumbo e tem treble bleed, pra mim é o melhor de dois mundos hahah
quanto aos guitarristas que usam strato "pura" pra mim o melhor exemplo é o eric johnson, ele tira um timbre fenomenal (ta, ele tem um equipamento fudido) e quando está usando strato, é uma fender 1957 ou 1962 (a signature dele é uma 1957, basicamente)


Filippo14
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

Eu tenho um esquema da Suhr na minha strato. É um dispositivo que vc coloca na strato, que fica dentro do escudo. Abrindo o escudo vc vai ver um quadradinho que entra uma chave de fenda. Girando a chave ele vai "zerando" uma frequencia especifica, entao, com isso vc encontra a frequencia do chiado e zera ele sem perdas de timbre. Uma das stratos tem e a outra nao e sinceramente a que nao tem nao atrapalha em nada, uso numa boa, nao digo que foi o dinheiro mais mal gasto que eu ja tive, mas que é desnecessario é.

Abracao

Herick
Veterano
# fev/16
· votar


Juliano P
Tenho uma Fender Stratocaster American Special HSS (herege haha) e não troco. Já modifiquei o captador do braço por um Dimarzio HS4 e não curti, perdeu toda a característica sonora, acabei colocando o original novamente.

Na minha opinião, a versatilidade e o som do humbucker na ponte é indispensável em uma strato.

Drinho
Veterano
# fev/16
· votar


Single coil da Lollar

Ja toquei em algumas guitarras equipadas com esses captadores e os van zandt.....

o som eh bem tradicional de guitarra antiga, mesmo sendo singles sao muito agradaveis, aveludados, aquele ataque vem mesmo quando voce enfia a mao......

eh aquela coisa, nao da pra afirmar nada porque a mao do cara conta muito, o equipamento tem que ser visto como ferramenta e nao solucao...

eu nao sou um guitarrista tradicional de strato, mas se eu fosse com certeza usaria o que todos os adeptos deste som utilizam porque eh de fato a receita da vovo feita por ela

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Drinho

Voce comentou dos Van Zandts, lembrei de uns audios com uma Zaganin que tive.

A principio, são pickups que reproduzem o feel dos originais das decadas de 50, 60 e 70.

Na pratica, meu pensamento é que tudo depende da mão de quem tá usando hehehe

Não dá para afirmar que o timbre esta nos dedos de quem toca, mas no meu caso, com equipamentos diferentes sempre chego mais ou menos no mesmo tipo de timbre final, não sei se isto é bom ou ruim, gostaria de conseguir diferenciar um pouco mais as diferentes captacoes e guitarras que passaram pela minha mão, mas comigo acontece basicamente isto.

Tem dois audios dela neste endereço.


Uma backing track do Eduardo Ardanuy

https://soundcloud.com/joecruzguitar/antunes-zaganin-van-zandt-fcc-jam

E uns licks de Blues Rock

https://soundcloud.com/joecruzguitar/licks-de-blues-rock-do

Drinho
Veterano
# fev/16 · Editado por: Drinho
· votar


Soultunes

Legalzão os sons! É talvez ouvindo você tocar não diria que você está usando van zandts, nem tão pouco os indicaria para você....
É aquela coisa, existe o equipamento pra tudo, mas com tudo se pode tocar tudo!

to querendo gravar essa musica do Edu, acho muito louca, vou ver se descolo um pitch emprestado só pra gravar ela....

ou você era o joecruzguitar das antigas aqui??

caramba... quanto tempo! que sumida hein!

StratoVintage
Membro
# fev/16
· votar


Acho que deveria mudar meu Nick, não sou tão vintage assim, tô mais pra herege.

Eu curto aliar umas coisas do vintage e do moderno como mini Humbucker, high gains, mas isso fica meio que obrigatório quando vc precida de um som que passa por vários estilos musicais.

Pra ser purista vc tem que fazer um som específico de um estilo específico. Nem que seja no quarto.

Ainda quero ter um set bem purista, adoro strato e seu som puro e vintage, mas no momento nem um set normal estou tendo, rs (estou parado, mas só por enquanto por que a música não me deixa parar muito tempo).

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Drinho
fazia tempo mesmo, voltei por conta das jams, mas parece que elas estão meio raras hoje em dia.

Hendrixiano
Veterano
# fev/16
· votar


Juliano P

Tópico massa, cara!

Curto mto strato e comungo de opinião parecida com a sua. Tenho uma Sx sst57 faz alguns anos. Coloquei caps Malagoli Custom Blues, que são de alnico; tarraxas gotoh vintage, nut de osso e cordas 011...
Cara, acho um puta som de strato quando plugada em amps valvulados (giannini thunder sound bass e mesa boogie stiletto deuce).

Mas vou além.. acho q as stratos soam bem quando plugadas direto até em certos amps "não valvulados". Por exemplo, minha strato se dava bem com um Fender SS que tive (FM212R).. Até no Honey tone curto o som dela.. hehe

(vídeo antigo dela no honey tone.. não reparem na execução.. =P)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca dos strateiros vintages,,,