"Sentir" a música e o ritmo, questão de tempo? Canhoto vs destro

    Autor Mensagem
    Andras
    Veterano
    # nov/15


    E ai galera!

    Hora do natal/decimo chegando, hora de pensar numa guitarra nova. Mas antes de chegar lá, tenho uma dúvida que vai influenciar.

    Contexto:
    ------------------------------------
    Sou canhoto pra algumas coisas, destro pra outras. Comecei a tocar como canhoto, tenho uns 3 anos de "experiência" tocando assim, partindo do Rock e indo tocar Metal. Quando cheguei no metal, surgiu um problema com aquelas partes mais "mecânicas", aquelas cavalgadas, tremolo picking, etc. Meu bra(c)o tem umas "travadas". Exemplificando de maneira tosca:

    0-0-0-0-0-0-(travada)-0-0-(travada)-0-0-0-0-0...

    Um professor tinha me contando que viu isso em outro aluno, canhoto também, e quando esse aluno passou pra destro, os problemas pararam. Então fiz isso também. Acho que toco como destro a 1 ano, e realmente não tenho esse problema. Porém, não "sinto" a música tocando assim. Aquele "swing", a "munheca" do ritmo e tudo mais, é 0%. De certa forma é ótimo pro metal, mas péssimo pro rock.

    Mesmo na questão da postura ao tocar isso afeta. Como destro é quase aquele cara parado no palco, como canhoto me solto muito mais.

    ---------------------

    Ai vem a pergunta: acham que isso é uma questão de tempo, que ao chegar nos mesmos 3 do canhoto vou me soltar como destro, ou uma característica mental/fisica mesmo? O "sentir o ritmo" como canhoto indica esse como sendo o meu lado "nativo"de alguma forma?

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Acho que é só questão de tempo, como canhoto vc toca 3x mais!
    No começo como canhoto não sentia a msm coisa?

    Andras
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Andras
    · votar


    HyagoPiasale

    No começo como canhoto não sentia a msm coisa?

    Já fazem 10 anos desde que peguei um violão no colo pela primeira vez, e a guitarra uns 7, não lembro mais infelizmente!

    jnninho
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    que loucura isso cara
    sou canhoto tbm, e quando comecei meu professor até tentou me acostumar como destro, mas nao tava rolando nem a pau
    nao consigo fazer nada no violao/guitarra como destro, acho que nasci pra ser canhoto msm kkkkkk

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Questão de tempo, vc tem 3 anos a mais de experiência como canhoto.

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Sou canhoto para tudo, mas toco como destro.
    O que eu percebo é que obviamente minha mão esquerda é mais rápida e flexível em relação à mão direita e acabo tendo uma digitação mais fácil e uma palhetada mais trabalhosa, mas no fim das contas da tudo na mesma.

    Se sou canhoto tocando como destro: Facilidade para digitar, dificuldade para palhetar.

    Se sou destro tocando como destro: Dificuldade para digitar, facilidade para palhetar.

    Se sou canhoto tocando como canhoto: Dificuldade para digitar, facilidade para palhetar.

    Andras
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Jube

    Optou por tocar como destro por priorizar a digitação? Ou porque no fim das contas da tudo na mesma "então vou desopilar" (e ter mais guitarras disponíveis, porque canhotas...)?

    Pessoal comentou muito do tempo de experiência, e acredito que realmente vá minimizar os efeitos, mas acho que cada lado vai ter suas características como tu colocastes, por questões do cérebro mesmo.

    O objetivo do tópico é, se no final das contas eu vou ter que optar por uma digitação melhor como destro, ou palhetada melhor como canhoto, melhor decidir desde antes para ir compensando o outro lado com exercícios. Mas se é questão de experiência mesmo, tempo, ai posso escolher.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Eu penso que o sentir a música, sentimento ou swing não tem nada a haver em ser canhoto ou destro.
    É tocar e sentir.

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Optou por tocar como destro por priorizar a digitação? Ou porque no fim das contas da tudo na mesma "então vou desopilar" (e ter mais guitarras disponíveis, porque canhotas...)?

    Pessoal comentou muito do tempo de experiência, e acredito que realmente vá minimizar os efeitos, mas acho que cada lado vai ter suas características como tu colocastes, por questões do cérebro mesmo.

    O objetivo do tópico é, se no final das contas eu vou ter que optar por uma digitação melhor como destro, ou palhetada melhor como canhoto, melhor decidir desde antes para ir compensando o outro lado com exercícios. Mas se é questão de experiência mesmo, tempo, ai posso escolher.


    Optei pelo destro por ser mais barato e ter muito mais no mercado do que o canhoto, mas na metade do caminho senti que a mão direita não tinha tanta facilidade na leveza e swing quanto a esquerda, virei a guita, inverti tudo e vi que a mão esquerda tinha mais facilidade de adaptação do que a direita e vi que no fundo da tudo na mesma, um lado vai precisar de mais atenção e tempo do que o outro sempre. Já os ambidestros piram na perfeição haha.


    Adler3x3
    Eu penso que o sentir a música, sentimento ou swing não tem nada a haver em ser canhoto ou destro.
    É tocar e sentir.


    Pois é, mas cheguei em um ponto que realmente uma coisa interferiu na outra, foi quando resolvi focar em umas batidas mais swingadas, como sofri para acertar aquela dureza da mão direita, porém, se tivesse com uma guita canhota, a facilidade no swing seria compensada pela dificuldade na digitação.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    De qualquer forma o que a princípio parece sem um defeito na verdade pode ser uma virtude.
    Tem que olhar pelo lado positivo.
    Pois se consegue tocar tanto como canhoto e destro, isto é uma vantagem.
    Uma vantagem que se bem explorada só traz benefícios e não uma limitação aparente.
    Então a questão do sentimento deve ser tratada a parte, é um outro efeito que acho que esta mais ligado a concentração e a impressão de sentimentos
    .Ora para sentir tem que ligar com as emoções, tem que deixar fluir, não é tanto uma atitude física, mas sim uma atitude mental.
    E se é uma vantagem tocar horas como canhoto e horas como destro, porque não fazer assim, e porque não alternar?
    Claro o violão ou guitarra tem que ter as cordas mudadas.
    Quem disse que tem que ser na forma A ou B?
    Claro a maioria dos instrumentos são fabricados para os destros.
    E porque não ter ao mesmo tempo as duas alternativas?
    Edit:
    E tem relação com os hemisférios cerebrais, pesquise sobre isto, e quando for tocar experimente se concentrar em certa região do cérebro e faça por si mesmo e sinta o que fica mais confortável e expressivo.
    Pois é no geral parece que a mão direita esta mais ligada a força e a mão esquerda a beleza, mas conforme a pessoa pode estar invertido.
    E se alternar as regiões do cérebro isto afeta a execução, tem que experimentar e achar o seu jeito.
    Um lutador de box destro tem uma direita forte e um bom cruzado pode ser demolidor, agora imagine se este lutador pudesse alternar o modo, surpreenderia o outro lutador e ganharia a luta fácil.

    Andras
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Adler3x3

    Talvez não com ser canhoto ou destro em específico, no sentido que eu possa ser melhor nisso como canhoto, e tu como destro, mas acho que cada um deve ter uma mão privilegiada nisso sim.

    E não é só uma questão da mão, palhetada e etc. Meu corpo sente mais a música quando eu dito o ritmo com a esquerda. O corpo se solta mais. Tente fazer o teste, tente fazer air guitar simulando um canhoto e um destro, aquela performance bem solta, acompanhando a batera e tal.

    Ah, e sinto uma ligeira diferença na hora de compor também.

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Jube
    Se sou canhoto tocando como canhoto: Dificuldade para digitar, facilidade para palhetar.

    No meu caso é pior.
    Se sou destro tocando como destro: Dificuldade para digitar, dificuldade para palhetar, dificuldade para arpejar, dificuldade para dedilhar, dificuldade para feeling, dificuldade para fritar .... etc etc etc

    Drinho
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    acho que voce pode eventualmente tocar muito como destro ou canhoto

    basta escolher um lado e insistir.....

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Andras

    Eu acho que quando o cara pega o instrumento pela primeira vez ele pega como canhoto ou como destro e é assim que seu desejo determinou, é assim que intuiu, é assim que deve ser.

    Professor falando prá trocar a forma de tocar? Que poha é essa? Ele quer facilitar pro aluno ou o lado dele?

    Desculpem galera, pode parecer tosco, pode parecer ogro, pode parecer pouco "técnico" mas é assim que penso...

    Pegada é intuíção... É "desejo"... E é determinante!

    Drinho
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Professor falando prá trocar a forma de tocar?

    Eu acho que isso só é valido quando a forma de tocar do sujeito é totalmente bizarra de forma que se torna impossivel uma execução minimamente audível...

    também acho invenção isso ai....

    Para muito professorzinho Mr. Marty Friedman deveria ser corrigido... e ele é Deus na guitarra metal moderna....

    Andras
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Lelo Mig
    Drinho

    Só pra não ficar uma ideia errada quanto ao tal fulano:

    Ele não disse diretamente pra eu trocar a forma. Foi um "to vendo que tu dá umas certas travadas. Conheço alguém também canhoto que tinha os mesmos problemas, e quando mudou para destro resolveu eles. Já pensou em fazer esse teste?"

    Não levei ele a frente na época porque expliquei pro professor que quando ia pegar o instrumento, ia instintivamente na posição canhoto. Tentar pegar o instrumento como destro tinha uma sensação muito estranha, não natural.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Sentir" a música e o ritmo, questão de tempo? Canhoto vs destro