Linha de produtos Gibson 2016

Autor Mensagem
EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Flying V's e Explorers são um pouco mais antigas...

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


Ismah

"Ela não fez parte do pacote dos testes lançados pela Gibson, nos 70~80, junto com Fly V, Explorer e tal?"

Não! As SG são de 1960 e foram, realmente, um projeto baseado/voltado 100% nas Les Pauls, ou seja, com o intuito de renovar e melhorar as Lespas.

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Ismah

Inclusive, a SG se chamava Les Paul. As 61's originais, inclusive, contavam com a inscrição Les Paul no começo do braço!

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar


EduJazz
Lelo Mig

Estamos todos certos, eu apenas escolhi mal as palavras. Em 58 começaram as mudanças para evoluir o desenho das Gibson's, que estavam perdendo mercado para os diversos modelos de estado sólido, da Epiphone, Fender, e Rickenbacker (incerteza) - contra apenas a Gibson LP de estado sólido - e sem falar nas artesanais, e orientais como Ibanez que começou a dar as caras no mercado internacional.

Aí que surgiram as Flying V, Explorer e Moderne (que de fato não vingou), de design futurista. A SG (61 como LP SG até 63, e dali como SG apenas) foi parte do pacote, junto com a Firebird (63). Foi a tentativa de melhorar a LP, já em produção desde 52.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Wade
A mesma grana desse investimento vai te proporcionar uma guitarra superior em um bom luthier. Superior pois ela pode seguir os padrões de materiais que a Gibson segue, porém com o diferencial de ser peça única (atenção especial) e ser adaptada a você, exatamente do jeito que você gosta.

Só tenha em mente meu amigo que isso significa acordar com o mesmo bafo na cara, todos os dias pro resto de sua vida! Tipo casar antigamente sabe?

Comercialmente uma guitarra de 3mil feita por um luthier anônimo (com toda certeza um cu grande não faz guitarra por 3mil), não tem nome para revenda, que te faça tirar mais de 1,8mil por ela, depois de uns anos...

É um dos motivos de quem é profissional de sucesso mediano, que não é patrocinado, geralmente anda com uma guitarra de nome Gibson ou Fender: qualidade e preço de revenda. Simples.

Muito improvável que alguém vá querer uma guitarra personalizada como vc quis um dia, por ela ser personalizada. Tu, eu e praticamente todos nós somos um bando de zé ninguém. Só mesmo se for por um artista com mesma fama de uma marca como Fender e Gibson (vide Van Halen), isso tende a agregar valor.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


Ismah

Sim, mas em partes!

Os demais modelos foram projetos normais, novas opções, fábrica em expansão, concorrência, apelo a novos clientes, novos modelos e etc., coisas naturais de empresa em crescimento e expansão.

A SG é um caso à parte. É, teoricamente, uma Les Paul com melhorias, uma evolução da Lespa.

EduJazz

"Inclusive, a SG se chamava Les Paul."

Sim, Les Paul SG (Solid Guitar). Nome que só não permaneceu por "mimimi".... Les Paul não foi o luthier chamado para redesenhar a LP, essa missão foi dada a Ted McCarty. Les Paul não gostou e não autorizou o uso de seu nome.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Les Paul não gostou e não autorizou o uso de seu nome.

Ou não pagaram o que ele quis rs

Delson
Veterano
# nov/15
· votar


Tenho um sério problema em relação a modernidades em Gibson e Fender.

Me julguem.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ismah
Só tenha em mente meu amigo que isso significa acordar com o mesmo bafo na cara, todos os dias pro resto de sua vida! Tipo casar antigamente sabe?

Mas esse é um dos intuitos e objetivos inerentes ao projeto de um instrumento customizado, uai.

E de qualquer forma, estava falando sobre qualidade. Em relação a isso, uma guitarra feita por um bom luthier pelo preço que se paga em uma Gibson pode ser superior em qualidade a esta última. Isso não tem santo que venha negar.

E, no final das contas, eu disse no meu post que UM DOS motivos pelos quais se compra Gibson e afins hoje é o fetiche pela marca. O que inclui o valor de revenda, já que o fetiche é compartilhado.

com toda certeza um cu grande não faz guitarra por 3mil

Faz sim :]

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Moderne

Claro que essa guitarra nao iria vingar, putsss, que porcaria de design.

http://www.themusiczoo.com/images/10-11-11/Gibson_USED_Moderne_A041_a. jpg


Sei la, talvez hoje em dia poderia vingar rsrs

MauricioBahia
Moderador
# nov/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Invest in the timeless beauty of guitars hand-crafted in Gibson's time-honored tradition, or experience the bleeding-edge thrill of Gibson's high performance guitars that reach all new heights of playability, innovation, and style. Play the guitar that you've always desired: Gibson USA's 2016 lineup presents the best guitars ever. You deserve it.


Eu não mereço e nunca desejei.

Gibson é uma marca de um grupo ou corporação que fabrica guitarras. Minha afirmação é estúpida e óbvia, mas é sempre bom relembrar que compramos um instrumento musical que, teoricamente, é produzido para atuarmos no mágico mundo da música. Na prática, é entretenimento também e, hoje em dia, virou objeto de consumo, de desejo e isso é uma armadilha. É tipo Black Friday quando nem sexta-feira é!

Eu tenho pena do que vejo. Tão maltratando a música por dinheiro. Vendendo tudo, ate a mãe, como se fosse moda de estação. Inventando estratégias e até enganado as pessoas com suas promessas de superstar. Inovações, tá bom...

De novo, uma guitarra não é uma Gibson. Uma guitarra não é uma Fender. Uma guitarra é uma guitarra. Um pau com cordas que tem eletricidade passando e que sem amplificador nem funciona!!!!

Quase esqueci do cabo. Ninguém merece!

Kkkk

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Sobre Gibson e desing.





erico.ascencao
Veterano
# nov/15
· votar


A Gibson (assim como a Fender) estabeleceu sua marca na história da guitarra e virou referência sonora. Por este motivo, muita gente procura instrumentos da marca porque têm inspiração em sons de guitarra clássicos. Não sou músico profissional, mas tenho a minha Gibson e a minha Fender justamente por este motivo: são guitarras muito próximas das que foram usadas pelas minhas principais referências sonoras. No meio profissional, principalmente de estúdio, a cobrança por se usar equipamentos de renome é maior, serve como cartão de visita - da mesma forma como é diferente ser formado numa USP ou numa UniX da vida.

A questão do preço, na realidade dos EUA, eu não acho absurda. Faz parte da lei de mercado: se há muita procura, haverá aumento de preço. O fator da marca também deve influir no preço, já que estamos falando numa reputação construída em 120 anos.

No Brasil, o preço das Gibson são absurdos por causa dos impostos, da cotação do dólar e, principalmente, da realidade econômica brasileira. Um brasileiro que tem uma Gibson ou tem muita grana ou a conseguiu numa oportunidade de negócio muito boa (meu caso).

Alternativas à Gibson, em termos de boas guitarras, existem aos montes. Já vi bons reviews de uma "Les Paul" da LTD (aquela que o Roger do Ultraje à Rigor usa). Só defendo que, se a pessoa pensa em ter um som "de Gibson", não adianta procurar alternativas, pois só a Gibson vai satisfazer a pessoa - este foi o meu caso. Agora, se a pessoa tem bem definido na cabeça o timbre que ela gosta, aí sim ela se torna muito mais independente de marcas na escolha de um instrumento.

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


Delson
Tenho um sério problema em relação a modernidades em Gibson e Fender.


Tenho porblema em relação a modernidades enviadas frets abaixo numa gibson/fender antiga ou até numa reissue.

Qualquer guitarra de 2000 pra ca pode ter a modernidade que quiser, já que ela ta longe de ser vintage.

Tenho problemas mesmo é com floyd em les paul, p90 em strato, double cut em telecaster. Isso é questão de gosto, e no meu gosto, é heresia pura!

MauricioBahia
Moderador
# nov/15
· votar


Na verdade, desde 1960 (por aí) é tudo a mesma coisa. E tem algo muito singular nesse mundo guitarristico que é o desejo pelo "Vintage".

Então, o que a novidade traz de valor real, já que o antigo é considerado o máximo, o verdadeiro objeto de desejo? Tem algo que não bate nessa conta. O capitalismo é mágico! Feliz Natal.

Papo de doido! Kkkk

Fui!

Iversonfr
Veterano
# nov/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


Nefelibata
Uma das razões pelas gibsons 2015 terem encalhado nas lojas foi justamente que o preço era proibitivo. Ou seja, mesmo quem gostou não tinha poder aquisitivo para tanto.

O motivo é outro na minha opinião, não é porque eles não tinham condições de comprar pois estava caro demais. Poder aquisitivo eles tem sim para comprar caso queiram, porém eles dão muito mais valor ao dinheiro do que nós. A maioria dos americanos jamais pagariam um preço absurdo num produto se é possível encontrar um tão bom quanto por menos. Pagar etiqueta para ter "status" é coisa de brasileiro. Apesar do fullrock2012 ter exagerado um pouco, comprar uma Gibson lá fora não é caro não, se não compraram é porque não valia a pena.

renatocaster
Moderador
# nov/15
· votar


Qualquer um que compre uma Gibson não está levando em consideração apenas a boa qualidade (mesmo que atualmente já não seja bem assim, e blá blá blá). Leva e muito em consideração a marca, sim senhor. E na boa, não tem pq esconder ou se envergonhar disso. Qual o problema afinal de vc chegar e dizer: Tenho uma Gibson, tenho uma Fender, uma PRS, etc...

Eu só acho equivocado uma pessoa com capacidade de investimento menor fazer das tripas coração para comprar uma guitarra cara dessas, e depois ficar aí todo enrolado, com contas atrasadas, etc...Muito diferente do cara que tem recurso destinado apenas para aquilo ali, sem precisar "sangrar" seu orçamento. E isso a gente sabe que muitos por aí fazem...não tem o caso do cara que paga 4K num iPhone e depois não tem dinheiro nem mesmo para colocar créditos ou para pagar um pacote de dados? Aí só usa o aparelho quando tem uma Wi-Fi de graça disponível? Então...

Mas voltando ao assunto das guitarras...o cara tem 10K para comprar uma Gibson, mas ele sabe que pode comprar uma guitarra que, digamos, seja de qualidade similar por 5K. Mas ele quer pagar 10K na Gibson, pq é uma Gibson. Não vejo o menor problema. Pode ser fetiche, ostentação...mas o cara tá bancando e não tá prejudicando ninguém, principalmente a ele mesmo.

Quem compra uma Ferrari, uma BMW, um Audi, uma Mercedes, não está comprando apenas pq são carros fodas. Tá comprando pq é uma Ferrari, uma BMW, um Audi, uma Mercedes...

Sobre a nova linha 2016 da Gibson, para mim não fedeu e nem cheirou. Coisas legais até, outras nem tanto...normal.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


MauricioBahia

Então, o que a novidade traz de valor real, já que o antigo é considerado o máximo, o verdadeiro objeto de desejo? Tem algo que não bate nessa conta. O capitalismo é mágico! Feliz Natal.

Exato. Nunca será o verdadeiro objeto de desejo. :)

renatocaster

Perfeito.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Muita discussão pra algo que não é tão complicado assim.

A Gibson um dia teve que começar. E como "desconhecida", pra crescer se apoiou em qualidade. Ponto.

Um século depois, a marca anda por si só. A qualidade (e consequentemente os gastos de produção) caíram. Ponto.

Isso acontece com praticamente qualquer empresa gigante.

Quem compra Gibson compra qualidade, claro, mas também compra marca e status. E sabe disso. E quer isso. Ponto.

Nos EUA, comprar uma Gibson é uma atividade muito, mas muito mais corriqueira, natural e fácil que no Brasil. Ponto.

No Brasil, o status e percepção de qualidade da Gibson são absurdamente maiores devido ao preço absurdamente elevado composto quase que somente de impostos. Qualquer coisa que custe tão caro "deve ser muito bom". Ponto.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Wade

Quem compra Gibson compra qualidade, claro

Nem tanto... rs

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


MMI
Ah, cara. Relativa qualidade. Podem não ter a MESMA qualidade que um dia tiveram. Mas negar que um instrumento Gibson é de qualidade é forçar um pouco a barra.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Wade

Não é não. Até aqui no fórum tem colegas que compraram uma reissue (a mais cara das normais da Custom Shop) com defeitos toscos. Forçar a barra é dizer que tem sempre tem qualidade, especialmente nessa linha mais simples deles.

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


No final das contas um leigo nao ve diferenças absurdas entre uma boa condor e uma gibson, a nao ser o preço.
Nao acho, e nunca acharei, que uma gibson, qualquer que seja, valha o dobro de uma epipoca que seja, por causa da qualidade, timbre, isso e aquilo.

Ela vale mais por causa do headstock. Isso é definitivo. Claro, a madeira é diferente, as ferragens, o captador, o acabamento, o knob, etc etc...

Mas que o preço de uma guitarra dessas é justificavel apenas pelo fator 'investimento'. Voce perde pouco ao negociar uma gibson, fender, prs, surh, e tal.

Todo mundo ja sabe. Uma boa squier cv, com ups inteligentes nos lugares certos, bate uma fender am std.
Mesmo vale pra les pauls, qualquer guitarra.

Mas ao tentar negociar, a historia é outra. O headstock fala, e fala muito mais alto. O nome do instrumento manda muito. É o status. Esse é o preço que se paga. Por experiencia propria.

É por isso, que hoje, eu digo, que se alguem tem grana pra comprar uma epipoca, eu pergunto: Qual é seu objetivo?

Independente de ser profissional ou nao, quer uma boa guitarra, guitarra boa mesmo?
Junte grana e faça com um bom luthier e case com essa guitarra.

Quer uma guitarra boa, e nao quer casar com ela? Faça uma força pra pegar uma guitarra com status no headstock. Afinal, vai querer vender ela sem muito mimimi.

Nao liga muito pra marca, quer somente uma guitarra boa pra voce mesmo sem gastar muita grana? Compre uma guita boa sem muito status de head e faça os ups que achar necessario.

No mais penso assim. Que essa lionha 2016 mudou algo que vale 2,7 k, nao mudou nada de tao especial. Ela so justifica esse valor, justamente pelo contrario: o headstock nao mudou nada!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


MMI
Mas alegar que uma marca "não tem qualidade" devido a falhas pontuais é, no mínimo, desonesto.

Outra coisa é afirmar que Tonante não tem qualidade, por exemplo. Onde é uma característica inerente à marca. Não é pontual. Todos os instrumentos são desprovidos de. Fazia parte do objetivo da marca o sacrifício da qualidade em prol do baixo custo.

Pra mim, ainda é forçar a barra. Terminamos aqui.

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Quem compra Gibson compra qualidade, claro

Bom, era pra ser, aliás, na minha concepção, a gibson e a fender mais baratas já deveriam ser animais como padrão, eu fiquei meio decepcionado com a gibson ultimamente, eu botava mais fé nela do que na fender, acho que é porque eu não conhecia muito de gibson então pensava que qualquer gibson fosse legal, tenho procurado por amplificadores nos ultimos tempos e curiosamente as guitarras mais disponiveis para testes são as les paul standard e studio que, creio eu são as gibson que 98% das pessoas vão comprar.... eu honestamente acho até desrespeitoso o que o fabricante faz com seus clientes e provavelmente Mr. Les Paul deve estar se revirando na cova, pois é nítido um atentado a inteligência humana usando como base um nome extremamente poderoso no mundo da guitarra.....

sei lá.... quer fazer instrumento simples, nada contra, o mundo tambem precisa deles, mas chama de squier, epiphone...

Pô Fender e Gibson é Jimi Hendrix e BB King.... num pode causar desse jeito....

Hitman
Veterano
# nov/15 · Editado por: Hitman
· votar


Iversonfr
Pagar etiqueta para ter "status" é coisa de brasileiro.
LOL
Nao..
Desculpa amigo, mas nao..

Drinho
Bom, era pra ser, aliás, na minha concepção, a gibson e a fender mais baratas já deveriam ser animais como padrão, eu fiquei meio decepcionado com a gibson ultimamente, eu botava mais fé nela do que na fender, acho que é porque eu não conhecia muito de gibson então pensava que qualquer gibson fosse legal

Infelizmente isso esta muito longe de ser realidade.
(Vindo de um adimitido gibson fanboy)

Nefelibata
Veterano
# nov/15
· votar


Wade

Amigo, sobre a qualidade de fenders e gibsons, sou obrigado a concordar com o MMI.

Olha, concordo que é muito difícil pra gente (guitarrista) aceitar o que vou dizer agora, eu mesmo relutei muito em aceitar, mas a frustração com gibson e fender me convenceu. Vamos lá:

Minha experiência com elas não é um décimo do que o de muitos aqui, mas daquelas q já passaram na minha mão 90% eram guitarras apenas normais ou meia boca.

Sabe quem faz guitarras normais ou meia boca? A maior parte dos fabricantes asiáticos (corea, china, indonésia. etc).

A diferença é que vc paga 5 vezes mais numa gibson ou fender por algo que uma boa Cort, Squier, Sx, etc, oferecem (as vzs até sem precisar de upgrade).

Então, pra mim, desonestidade é a gibson e a fender cobrar 10k Reais praticamente no mesmo produto que vc pode pagar 1,5k Reais.

Obviamente existem exceções, com excelentes instrumentos no meio da linha de produção. Mas são apenas isto: exceções.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# nov/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster: Eu só acho equivocado uma pessoa com capacidade de investimento menor fazer das tripas coração para comprar uma guitarra cara dessas, e depois ficar aí todo enrolado, com contas atrasadas, etc..

Então, inflacionaram a coisa de tal forma que neguinho vende a mãe pra uma Gibson ou Fender. Pô, são apenas guitarras. Apenas guitarras. Esse é o meu ponto desde que entrei aqui pro FCC e levanto a bandeira de que é muito mais marketing do que música. Acontece com pedais, amps...

Fabricam ilusões e muita gente cai no Conto do Vigário pois não é a guitarra que vai lhe permitir tocar, mas você quem vai permitir que a guitarra toque!

Eu falo isso tudo aqui no FCC o que muuuita gente já sabe, mas como sei que tem muuuita criança que frequenta eu insisto no quesito que o guitarrista é quem faz a guitarra. Saiu a linha 2016. E dái? hehe

MMI: Exato. Nunca será o verdadeiro objeto de desejo. :)

Velho, essa frase me causou calafrios na propaganda da linha 2016 (parece até que estamos falando de veículos né?): "high performance guitars that reach all new heights of playability, innovation, and style"

Isso é tudo abobrinha pois, pra mim, nada mudou!

Abssssssss!!!!!

vitormk
Membro Novato
# nov/15
· votar


gostei pra caramba da Flying V Traditional...
a unica coisa que nao gostava muito era o escudo, agora que ta sem escudo ficou da hora...

sera que vale a pena essa Flying V da Gibson???

bruno_novatorj
Membro Novato
# nov/15
· votar


tudo é muito relativo e depende muito do ponto de vista de cada um. se nós estamos aqui discutindo a qualidade das Gibson imagine das outras? eo pior que não vai se chegar a nenhuma conclusão, pq não existe a "melhor guitarra" eu por exemplo quando comprei a jackson fiquei apaixonado, sempre achei aquele headstock irado, mas quando pensei em vender queriam me pagar 40% do valor da guitarra. não sou musico, mas acho a guitarra bem justa, mas por mais que eu goste sempre vão apontar mil defeitos. em relação a pegar um epipoca ou outra guitarra e ficar nessa de dar up eu não concordo pq nesse ponto as gibson e fender não precisam pois já vem prontas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha de produtos Gibson 2016