E quando VOCÊ é o professor?

    Autor Mensagem
    killeryoda
    Membro
    # out/15


    boa noite a todos!
    toco já tem um certo tempo, apesar de eu nunca estar 100% satisfeito com meu timbre e sempre achar que há algo a se melhorar (e muito) a família e amigos, ate alguns desconhecidos que dizem que eu toco bem, sempre achei que fosse uma questão de educação (patinho feio do mundo da musica hehehe)
    Mas um dia disse para alguns amigos
    -vocês tem que tomar vergonha na cara e ir aprender a tocar alguma coisa
    -então nos ensine!
    -ok, quando?

    acontecia que os horários dos dois não batia com o meu, e apesar dos meus conselhos eles optaram por video aulas (iniciantes...)
    Então apesar de eu não contar com um om equipamento, resolvi criar um canal no you tube, como tenho contato com o" publico" as aulas levam em conta as dificuldades que eu tive no primeiro contato com o instrumento e as que eles tem.
    Mas hoje eu estava pensando numa coisa:
    ja vamos para a quarta aula e eles ainda não sabem um acorde sequer!
    passei 3 aulas com exercícios, o plano é passar knokin on heavens door & like a rolling stone, para depois disso ensinar uma medley e dar noções de escalas e campo harmônico.
    além disso, o fato de eu ter (apenas) 18 anos, estar dando essas aulas gratuitas e ter (apenas) 5 anos de guitarra abrem uma serie de possíveis assuntos:
    1) desvalorização do musico por cusa das aulas gratuitas
    2) eu não seria muito novo em todos os aspectos para dar aulas? ou o fato de eu ter estado no lugr deles a pouco tempo, e ja ter tido experiencias bastante interessantes, principalmente com aquela "peça com dedos" me daria uma certa visão. e dessa forma eu poderia alerta-los e instruilos de forma mais organica?
    3) Como voce consideraria o "esqueleto" da didática/matérias para uma aula de musica?
    isso e muito mais nesse topico!

    e antes que eu me esqueça, minha cara à tapa no link:
    https://www.youtube.com/channel/UCOl8VoTHgGHGgvvTlytm6tg

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    killeryoda

    Opa, tudo bom? Comecei a dar aulas há uns 8 meses, minha cidade é pequena, porém em pouco tempo ja tinha 10 alunos. Uma coisa importante é você ter uma noção do que vai passar na aula, se precisar monte-a antes. Na questão de didática, é importante você perceber que seu aluno não sabe o que você sabe e o que é óbvio pra você pode não ser para a outra pessoa; um exemplo são as cifras, que vemos como simples, algumas pessoas tem grande dificuldade. Desses 10 alunos que me acompanham somente 1 está aprendendo campo harmônico, pois é bem complicado no início, principalmente pra quem nunca teve contato com música. Em relação a dar aulas de graça: se são seus amigos, dê elas sem cobrar, para treinar seus métodos de ensino, ai daqui um tempo você pode cobrar e quem sabe abrir suas aulas a novos alunos! Abraços.

    Drinho
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    1) desvalorização do musico por cusa das aulas gratuitas

    Não adianta lutar contra isso, a desvalorização do músico é resultado de uma série de fatores, O fato de você querer dar aulas de graça é a pontinha do iceberg e tem algo melhor para a humanidade do que acesso a conhecimento gratuito? Um conhecimento com mais enfase, mais qualidade vai custar mais caro, você tá fazendo por vontade própria, eu acho isso otimo...
    O mercado se renova sempre, a valorização está relacionada ao conceito de gerar valor á alguém ou á um grupo... Isso não necessariamente tem a ver com esforço ou conhecimento. O conhecimento tem um valor explendido, porém não necessariamente financeiro.

    a coisa que eu mais vejo é nego revoltado porque o neymar ganha mais que professor.... é simples.... um professor gera um valor incalculavel á algumas salas de aula o neymar gera valor incalculavel tambem (em sua esfera) ao planeta inteiro e a empresas gigantescas.... pode até ser triste.... mas é assim que a banda toca.... e se nao for desse jeito o mundo é inviável, não tenha duvida disso.... o professor tem seu valor, o neymar tem seu valor e o tiozinho que vende o caldo de cana tambem tem seu valor.... só que financeiramente você não consegue equiparar pois ha outras variaveis que fazem parte da brincadeira....

    2) eu não seria muito novo em todos os aspectos para dar aulas? ou o fato de eu ter estado no lugr deles a pouco tempo, e ja ter tido experiencias bastante interessantes, principalmente com aquela "peça com dedos" me daria uma certa visão. e dessa forma eu poderia alerta-los e instruilos de forma mais organica?

    Não existe um sistema regulatório para este setor que diga fulano está apto a dar aula, ciclano não.
    Não acho ruim que você divida seu conhecimento com as pessoas, até porque o Brasil é grande e existe muita gente que talvez não tenha condição de por exemplo vir para são paulo para estudar com um mozart mello da vida.....
    3) Como voce consideraria o "esqueleto" da didática/matérias para uma aula de musica?
    isso e muito mais nesse topico!


    Eu toco já deve fazer uns 15 anos e embora tenha estudado com alguns professores durante um tempo posso garantir que 90% do meu aprendizado veio de mim mesmo....
    Eu acredito em um formato de ensino que funcionou para mim, mas não sei até que ponto pode se levar metodos de ensino como padrão, pois cada um tem um objetivo, cada um tem suas preferencias e cada um tem uma forma de aprender. O grande diferencial de um bom professor é este, ele domina todos os conteudos só que ele vai comunicar ao joaozinho de uma forma e ao zezinho de outra, talvez em ordens de conteudo que eventualmente nem façam sentido.....


    não dá para responder sua pergunta, o meu unico conselho para você é o seguinte, seja o mais integro possível com voce mesmo.... quando eu tinha um ano de violao eu podia ensinar a minha irmã ou um amigo a tocar paralamas.... porque nao? mas o músico mais experiente ainda é um aprendiz então procure ir sempre evoluindo, procure estudar, teoria, tecnicas, ouvir musicas, percepção, outros instrumentos, vixi.. o mundo é grande....

    quando eu tinha 5 anos de guitarra eu achava que eu tocava pra caralho....
    e hoje com quase 15 eu constatei e te asseguro que eu sou um merda....

    literalmente um merda...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando VOCÊ é o professor?