[[Review]] Gibson SG Standard. Compensa?

    Autor Mensagem
    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/15


    Bom pessoal, eu sempre fui frequentador do fórum (apesar de nos últimos anos andar meio ausente por diversos motivos) e me senti na obrigação de escrever esse review sobre as tão badalas Gibsons...

    A história da aquisição...
    Inicialmente, quero dizer que sou guitarrista amador, apesar de ter banda com amigos e já ter me apresentado em alguns locais e até mesmo gravado um cd com músicas autorais, levo a música como hobby, porém pra mim é uma verdadeira paixão. Sempre tive o sonho de ter alguns dos tão aclamados modelos: Gibson Les Paul Standard, Gibson SG standard, Fender american standard, Fender Telecaster, Ibanez Jem, PRS...Acredito que muitos passam pelos mesmos "sonhos", mas poucos conseguem realizá-los, por isso que esse tipo de tópico geralmente é um dos mais comentados. Pois bem...Comecei a tocar por volta dos 12 anos, hoje tenho 29. Passei por diversas marcas, vale ressaltar que sou guitarrista canhoto, então quase todas as guitarras que tive são "left-hand"...Iniciei com uma samick strato para destro que quase me fez desistir, após isso tive uma eagle strato canhota, uma tagima 635 canhota, uma ibanez rg370dxl canhota, uma condor les paul clp2s, uma sx sst57, uma vintage strato v6, uma shelter les paul nashville...Enfim, essas são as que eu lembro...Depois de muito ralar e de passar por várias guitarras pude ir aprendendo um pouco sobre cada modelo e sobre as diferentes faixas de preço e de qualidade de guitarra....Recentemente me formei e pude investir no meu hobby. Aproveitei uma grande oportunidade...Dei minha strato vintage v6 (ótima strato, recomendo inclusive...) + 1800 reais e peguei uma Gibson SG Standard... oO What the fuck?! Isso mesmo...moro em Fortaleza e aqui tem uns grupos de amigos guitarristas, dentre eles um grupo de guitarristas canhotos...Pois bem, eu sempre estive de olho nessa guitarra, mas nunca tive dinheiro para comprá-la...Quando juntei uma boa grana não pensei duas vezes, dei o "lance"...O cara estava precisando de dinheiro e aceitou na hora....O que nos leva à primeira dica de ouro:

    - "Espere uma boa oportunidade e esteja com o dinheiro na mão. Oportunidades boas existem e acontecem, mas se você não estiver preparado (com o dinheiro em mãos), elas passam e você as perde".

    A título de curiosidade, essa guitarra foi comprada originalmente pelo ebay pelo guitarrista da banda cearense Arsenic (a que foi tocar no caldeirão do huck e depois tocou no rock in rio...). O primeiro dono fez algumas alterações estéticas: mudou a cor da chavinha seletora para preta e mudou as tarrachas (colocou pretas gotoh com trava, pois de acordo com ele as originais kluson style não seguravam afinação...). As modificações foram muito bem-vindas...

    Isso é uma verdade...eu mesmo na minha trajetória como guitarrista já fiz vários "negócios da china", do tipo pegar uma tagima 635 por 400 reais (hoje em dia vendida por até 1200 reais). Pegar uma Ibanez RG 370dxl por 900 reais...Enfim...Acreditem, basta esperar e ter a grana em mãos...Tá, mas e o review? Bom...após essa longa, mas necessária introdução, vamos ao que interessa:

    Modelo: Gibson SG Standard do ano de 2005 (Serial: 023050344).
    Corpo: mogno
    Braço: mogno (50's Rounded neck)
    Escala: rosewood com marcação trapezoidal em abalone
    Ponte: Tune o' matic
    Captadores: acredito que sejam os 490R/498T
    Tarrachas: originalmente kluson brancas...atualmente gotoh com trava.

    Aspecto geral: Bom, a primeira coisa que a gente nota quando põe as mãos em uma Gibson de verdade é o quanto a guitarra é "sólida". Não sei explicar, é como se a madeira fosse mais seca, dá pra sentir até o cheiro (não sei se da madeira em si ou do verniz...). É diferente sim. É algo sólido e clássico. As ferragens passam segurança, o binding na lateral da escala e as marcações em abalone são "padrão", obviamente superiores às imitações em material sintético...

    Tarrachas: pelo que pesquisei seriam o ponto fraco da guitarra, mas as minhas foram substituídas por tarrachas gotoh com trava, o que garante uma afinação estável na maior parte do tempo.

    Captadores: o ponto forte da guitarra na minha opinião, gostei bastante dessa combinação, consigo sonoridades de hard rock clássico com ele no braço e algo mais quente chegando ao high-gain com o captador da ponte. A posição do meio é perfeita para sons limpos (apesar de eu usar muito a posição do braço para esse fim)

    Braço/escala/ conforto: uma coisa que achei bem interessante é como as cordas ficam próximas ao braço e não há trastejamento ou perda de sustain. Acredito que pela curvatura do raio, seja uma das guitarras mais confortáveis para se tocar, com um excelente acesso às últimas casas (nesse quesito bem superior às les paul...Você consegue chegar confortavelmente à última casa em qualquer corda, pra mim é superior às stratos. Uma curiosidade: O nome SG significa Solid Guitar, pois a Gibson fabricou a SG como se fosse uma "evolução" do modelo les paul, com um peso menor e melhor acesso às últimas casas, pois essas eram duas reclamações constantes dos usuários de les paul...Tanto que as primeiras SG's recebiam o nome de Les Paul SG).

    Corpo/Ressonância e madeiras: Já tive várias guitarras e pude experimentar ao longo do tempo o timbre de cada madeira. O mogno da SG é equilibrado...a construção com braço colado garante um bom sustain e a guitarra "ronca", tendo graves definidos, médios numa faixa confortável e um som algo estalado e anasalado quando usamos o captador da ponte (obviamente menos estalado que uma strato e com mais "corpo"). Acredito que seja um das guitarras mais equilibradas, não sendo tão grave quanto uma les paul nem tão estridente quanto uma telecaster.

    Ponte/ferragens afinação: A afinação se mantém estável, a ponte possui boa qualidade e é responsável por boa parte do sustain.

    Vale a pena? É o santo graal das guitarras? É coisa de outro mundo?

    Conclusão: Olha, sendo bem sincero, a primeira impressão que tive quando peguei essa guitarra foi: "tudo está no lugar". Como assim? Vou explicar: sempre que eu pego uma guitarra, algo me incomoda. Seja um trastejamento, uma chiadeira, uma má regulagem, um som mais abafado...Enfim...Sempre falta algo. Sabem essa sensação de que a guitarra ainda não chega lá? Pois bem, com a Gibson tudo está no lugar. Não precisa mudar a guitarra...Obviamente, somos guitarristas, gostamos de fuçar. Quando eu peguei a guitarra, pelo preço que eu peguei, ela veio com o jack com mau-contato, knobs feios (o dono tinha trocado) e meio desregulada; mandei para um BOM LUTHIER (sério pessoal, isso é MUITO necessário, ainda mais com uma Gibson) e regulei do jeito que eu queria. Com a guitarra em mãos e após testar alguns dias pude concluir que é uma guitarra realmente para a vida toda, é diferente das outras que eu testei, que por mais que eu regulasse, nunca chegariam lá...pelo simples motivo:

    - Uma Gibson é uma gibson. Assim como uma fender é uma fender. Assim como uma tagima é uma tagima...Deu pra entender? Explico: por exemplo...eu já tive uma tagima 635 que eu amava e tinha um timbre incrível, mas jamais chegaria a ser uma fender american standard, por mais que eu mudasse tudo...Poderia chegar próximo, mas nunca seria a mesma coisa, pois são madeiras diferentes (cedro x alder) e construções diferentes. O que não significa que a tagima seja ruim, é apenas DIFERENTE. Alguém pode achar certa característica sonora da tagima 635 melhor para determinada aplicação. Por exemplo, o cedro tem médios bonitos, talvez para rock ou heavy metal, a tagima 635 com caps humbuckers seja melhor que a fender com caps humbuckers. Ou talvez o cara prefira médios mais evidentes e um som mais encorpado, nesse caso a tagima 635 seria melhor. Mas uma coisa eu afirmo: fender e gibson não estão onde estão à toa. Outra conclusão que eu tiro é a seguinte:

    - Existe coisa MUITO boa e com uma qualidade que se aproxima de uma gibson SG standard por um preço bem melhor. Ex: cort m600. Testei uma e e achei uma guitarra incrível. Claro, merece uns upgrades como qualquer guitarra, mas é uma guitarra bem construída e com bom acabamento.

    Resumindo:
    A gibson é uma guitarra foda? É! Sem dúvidas é uma guitarra pra vida toda.
    A gibson vale o preço que se cobra? Depende...isso é muito relativo, pelo preço que eu paguei, valeu muito. Mas pelo preço que se cobra, acredito que só vale se a pessoa puder pagar por esse "luxo", senão eu pegaria algo com melhor custo benefício, por exemplo uma SG da marca vintage ou então uma cort m600....


    OBS: Para quem quer entender como funciona o sistema de serial da Gibson...

    "The pattern is as follows:
    YDDDYRRR
    YY is the production year
    DDD is the day of the year
    RRR is the factory ranking/plant designation number.
    Prior to 1984 when the Kalamazoo, MI factory was closed, the numbers 001-499 indicated Kalamazoo production. Ranking numbers 500-999 continued to indicate Nashville production through 1989.

    Since 1989, all Gibson acoustics are built in Bozeman, MT and all Gibson electrics are built in Nashville or Memphis. Ranking numbers for Bozeman start each day at 001 and the electrics may start as low as the 300s.

    Examples: 70108276 means the instrument was produced on Jan. 10, 1978, in Kalamazoo and was the 276th instrument stamped that day.

    82765501 means the instrument was produced on Oct. 3, 1985, in Nashville and was the 1st instrument stamped that day.

    NOTE - Gibson USA goes to a 9 digit serial number in early July 2005..
    The sixth number is now a batch number- batch 0 starts at the beginning of the day, and once we stamp 699, the batch number will change to 1. The first 5 numbers remain the same, the last 3 numbers will remain the same. The only difference is the addition of this batch indicator. "

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Olá amigo ja tive gibson, sg, les paul, flying v, e sei como é a sensação quando se pega uma, o cheiro é do verniz nitro, a construção do instrumento é algo muito bem acabado, que chega a estranhar com quem esta acostumado com guitarras feitas na china e koreia.

    É um bom investimento, não pelo fato de ter banda de tocar profissionalmente, viver de musica, é algo inexplicável uma Gibson, nesta atual inflação que vivemos, quando tocamos numa guitarra dessa dá ate impressão que tocamos melhor (é tudo psicológico) mais acontece.

    Só o detalhe da tarraxa, todas minhas Gibson usam as tarraxas originais, nunca tive problema, a não ser que a tarraxa tenha quebrado, com folga, tive uma les paul assim que dai não tinha jeito desafinava mesmo.

    Eu prefiro não fazer upgrades pq Gibson é Gibson, não precisa disso. a não ser que seja um cara tipo Zakk Wylde que quer tocar numa banda famosa, e ter seu instrumento personalizado, dai é outra história.

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    edilsonaragaojr

    Opa!
    Ja deu pra ver q vc está bem feliz com a compra.... bacana cara, curte aí a realização!

    Ha ate outro topico muito antigo com um review das SG standard, mas ele está lotado de informações erradas, cheio de opiniões de quem nunca viu...

    Primeiro é bom eu lembrar q qualquer gibson standard, como o próprio nome indica, é apenas um instrumento padrão, porem para um mercado mais exigente . É fácil achar instrumentos de luthier no msm padrão ou superior à uma gibson por metade do preço.... Uma Gibson Standard é so uma guitarra q funciona como deve ser, porem é um item icônico da musica....

    A SG deriva da Les Paul, e nada mais é do q uma les paul com melhorias ergonómicas, melhorias estas q levaram a uma ligeira perda de sustain e mudança de timbre.

    Sendo assim, é quase uma opinião geral q, "SG é mais confortável e Les Paul tem o som melhor", mas ambas tem características sonoras muito próximas....

    A SG é uma guitarra ideal pra quem procura um timbre mais encorpado mas sente desconforto com Les Pauls. Entretanto, alem da SG não ter o timbre tão cheio, ha um brilho diferente nas Les Paul, q na minha crença vem do tampo de maple..... Na minha opinião, as SGs tem uma tendência a ficarem com o timbre mais ardido com overdrives, mas possuem um excelente timbre limpo, extremamente bem definido, e diferente do timbre da leis paul q tem mais harmônicos e complexidade.

    Ha diferenças de design entre as SG, provavelmente a sua de 2005 tem o rounded neck, q é mais cheio q o braço das SG 61. Teve uma boa variação disso nos últimos anos e algumas ate vieram com braço de maple... Eu gosto tanto do braço mais comum em standards (rounded 62), como do braço fininho das 61, mas minhas mãos não são grandes, algumas pessoas acham o 61 fino demais.

    Outra coisa q eu gosto nas SG com braço fininho é o fato delas serem levinhas, mas isso pode ser uma impressão q eu tenho devido à minha, alem do braço levemente mais largo, ter bigsby.... mas acredito q possa ser a diferença no tipo do mogno das standards para os modelos superiores....

    Eu uso uma SG standard como guitarra principal ha 17 anos, não sinto problemas com dive neck, e acho a SG muito fácil de ser manuseada, provavelmente uma questão de habito.

    Quanto aos captadores, a minha veio com os 490r e 498t, a partir de um momento eu comecei a não curtir o 498t, comecei a achar ele abafado na medida q ia tendo mais referencias... ja o 490r é um captador q eu gosto muito, ótimo para blues e jazz... Acabei substituindo os dois....

    Quanto às ferragens e demais componentes todos nos sabemos q existem coisas melhores no mercado, mas tudo q vem numa Gibson cumpre bem a função....

    Ja os upgrades, vc faz se sentir necessidade, se tudo estiver ok, não ha pq mexer...

    Eu nao vejo uma gibson standard como investimento, vejo como ferramenta de trabalho, e se ela precisar de alguma alteração para atender minhas necessidades, eu irei alterar...

    Sou musico, nao sou investidor, mas msm como músico, sei q uma Gibson standard não é um bom investimento. Afinal quanto uma Gibson fabricada a 30 anos atras (1985) se valorizou? Achar q uma Standard de hoje vai virar uma Burst é uma inocência tao grande quanto achar q sua banda será os novos beatles, vc será o novo hendrix e ser cabeludo vai voltar a chocar a sociedade.... A historia não se repete assim e o mundo so perde a virgindade uma vez...

    É muito bom ter um instrumento confiável para a gente trabalhar, uma gibson é so isso.... E quando o cara tem uma ferramenta boa de trabalho, não ha desculpas para ele não fazer o serviço bem feito... então é normal as pessoas (outros guitarristas) olharem pra quem ta com a gibson e avaliar se o cara é digno de te-la.... sendo assim, bons estudos srsrsrsrsrsr

    Hitman
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Luis A.
    então é normal as pessoas (outros guitarristas) olharem pra quem ta com a gibson e avaliar se o cara é digno de te-la.
    So se for para me dar a Gibson. Caso contrario sou digno de ter qualquer coisa que eu queira e caiba no meu bolso!
    Isso eh uma babaquice incrivel!

    Fora isso..
    Nunca vi uma Gibson SG com problemas de neck dive, ja em epiphone vi em varias..?

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Hitman

    Isso eh uma babaquice incrivel!

    Claro q é camarada!!! Mas quem q tem uma gibson e nunca ouviu o comentário, "vc tem uma gibson? então vc toca muito né?" ou algo do género...

    Gibson é sonho de consumo pra muito menino nesse brasil, muitos nunca nem viram uma, e olhando por essa perspectiva, imagina um cara chegando pra vc e dizendo q tem o seu sonho de consumo... Vamos supor q esse sonho seja uma Burst, e vc fica conhecendo um sujeito q tem 2 burts... com certeza sua cabeça iria fantasiar muita coisa.... concorda?

    Hitman
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Luis A.
    Nao necessariamente. Nao eh por que alguém tem um iate que vou achar que ela eh bom (boa) navegador(a).

    O cara que tem duas burst provavelmente nao toca muito pois gastou muito tempo ganhando dinheiro pra ser bom na guitarra. hahahaha.
    Brincadeiras aparte,

    As pessoas deveriam separar bem material de habilidade. Nao existe relação alguma entre eles e isso se ve em praticamente qualquer hobby. (Principalmente outro hobby meu, automobilístico)

    Por acaso você sabe do histórico dos captadores da SG Standard? A minha SG (2012) tem captador mais forte, "pesado" e muito mais gordo que minha LP (2011)

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Hitman

    O cara que tem duas burst provavelmente

    Esse "provavelmente" ja diz tudo kkkkkkkk, acho q é inevitável a gente não fantasiar algo, ou q o cara é milionário, ou é um baita musico nem tao famoso, etc. .... kkkkkk mas a verdade o cara pode ter herdado essas guitarras de um parente, elas podem nem estar em bom estado, e estes podem ser os únicos bens relativamente valiosos desse cara, q ele deixará guardado para os filhos....

    Ja vi um caso parecido, não com uma Burst, mas com um fender rhodes. Uma senhora tinha o piano em casa, o filho havia lhe trazido dos states na década de 70, ninguém na família tocava e ela acabou oferecendo o piano para um vizinho músico. Ta bom q não é uma Burst de meio milhão de dólares, mas é um instrumento icônico q vale pelo manos um carrinho usado, e eu não me importaria nada de ganhar um assim.... srsrsrsr

    Quanto aos captadores, os 490/498 começama a aparecer nas SG standard em 1991 e permanceram assim ate 2012.... Acho q foi nessa época q a Gibson começou a fazer as alterações q iriam resultar nos modelos de 2015... Começaram a surgir modelos com escala em baked maple, depois em 2013 elas ja vinham com classic 57, coil-split, afinador..... em 2014 veio fret over binding e 2015 tem um tópico à parte rsrsrsrsr.... Ano q vem todos modelos irão voltar a ser como eram em 2012 e terão um "T" no nome, q eu acho q significa traditional.....

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Luis A.
    e estes podem ser os únicos bens relativamente valiosos desse cara, q ele deixará guardado para os filhos....

    Essa é um pouco de minha história... Se me virar hoje não cai um botão, uma conta atrasada talvez. Ou se me ver na rua capaz de ofertar uma esmola... Mas o equipamento... Esse é top - não nescessariamente caro, mas com qualidade... kkkk

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Fábio Santiago
    Com certeza, é uma guitarra que cumpre o papel.
    Luis A.
    Já eu prefiro o modelo SG ao Les Paul, mas a SG standard só valeu a pena pra mim por conta do preço que eu paguei. Realmente um bom negócio. Tenho mãos grandes, esse braço caiu como uma luva. Achei muito confortável.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    acho que a questão "vc não é digno de ter uma gibson" se da mais pelo fato de que se voce só toca como hobby pra que uma guitarra de 5 mil reais?
    digo isso pq quando vendi minha shelter de 400 reais e peguei a jackson de 1.200 ( que eu não acho nem perto das tops) muita gente ja falou; pra que gastar isso numa guitarra se vc mal sabe tocar? Eu só de ver uma gibson na loja meus olhos brilham!! kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [[Review]] Gibson SG Standard. Compensa?