Formato de áudio no Sonar 8.5 LE

    Autor Mensagem
    julianabp
    Membro Novato
    # out/15


    Pessoal, estou com uma dúvida enorme sobre a gravação de áudio no SONAR 8.5 LE. Não sei como aumentar o volume da gravação, pois sempre que gravo em formato Wave, não consigo escutar a música em um volume considerado "normal", pois ele fica muito, muito baixo.

    Outra dúvida: quando tento mudar o formato do áudio a ser gravado, não consigo deixá-lo em MP3, pois ele pede o desbloqueio do codificador no site. Alguém sabe que codificador é esse ? Onde posso encontrá-lo no site ?

    Agradeço a ajuda de vcs !

    Juh :)

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Tu é mais uma vítima da loudness war. Não é a música que está mais baixa, mas ela tem uma dinâmica maior, coisa que uma música comercial não tem.

    Não é o formato, mas a forma de onda registrada. Pode converter (usando um outro software, como o FormatFactory) para MP3 (ao menos 320Kbps sim), que ainda vai achar baixo.

    Mas nenhum software que queira se voltar para algo profissional, usará nativamente track's gravadas em MP3 devido as perdas pela compressão. Exportar vc precisa comprar uma

    O que vc precisa pra (estragar na minha opinião) a música, é compressão, e limiter na master, até que o VU se torne quase estático. Tem uma pequena chance de apenas faltar masterização nas suas músicas, mas ainda assim a compressão excessiva - que sim, gera uma pressão sonora média (vulgo volume RMS), mais alta que sem.

    Eu gosto dos masterizadores da Waves para isso.

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah

    Cara, me parece que o problema é mais comum... Pelo relato me parece que o volume está baixo, pura e simplesmente... Não sei qual o problema; talvez mic condensador sem phantom power?

    Quanto ao MP3 é porque o Sonar não vem com o codec liberado. Tem que pagar... Uma solução é usar um codec free, como o lame, por exemplo.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    JJJ

    Só pelo "normal" na frase eu já suspeito...

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Não dá para avaliar sem escutar, o que esta te parecendo som baixo.
    O problema pode ter diversas origens desde o processo de gravação ao uso de efeitos.
    Agora você pode exportar para wav numa melhor resolução de áudio possível e usar o Audacity para melhorar um pouco a questão do volume e depois exportar para mp3 caso seja o seu desejo.
    Tem também o Wavosaur que também é free e aceita até Vsts de efeito e dá até para fazer uma boa master, um outro bom editor de áudio.
    Esta questão de volume é problemática, mas tem vários meios diferentes de se obter um melhor nível.

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ismah , JJJ e Adler3x3, muito obrigada pela ajuda !!! :)
    Estou começando a usar o Sonar. Creio que nem cheguei a 10% do nível de aprendizagem referente a ele, kkk, por isso, tantas dúvidas :p
    Há 3 anos tenho a ME-25 mas só agora comecei a gravar o áudio via Sonar.

    É isso, agora falta-me direcionar mais tempo à aprendizagem.

    Abraços a todos !

    Juh :)

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Ismah

    Acho que você foi muito drástico no seu comentário...

    Como disse o Adler3x3, cada caso é um caso...

    O que vc precisa pra (estragar na minha opinião) a música, é compressão, e limiter na master

    Cara, o "ar" comprime...
    Adicionar compressores, reverbers, delays e etc... É "reambientar" a gravação, que já perdeu seus "efeitos" quando o microfone estava próximo "demais" da fonte sonora...

    Sobre o tópico:
    julianabp

    Primeiro seria interessante que você postasse o áudio gravado... Mas você pode tentar normalizar o áudio antes de trabalhar.... O programa vai aumentar o ganho até onde dá... Sem "estourar"..

    Sobre o mp3... A nível de gravação não é tão interessante gravar já em mp3.. É sempre bom dar uma polida depois no áudio... E é melhor que seja feito em arquivos de áudio sem compressão.. Como o Wav mesmo...

    Isso de ele pedir um codificador... Provavelmente (nunca usei o Sonar mas funciona assim no REAPER) falta uma dll (lame_enc64.dll pra sistemas 64bits e libmp3lame.dll para 32bits) que você pode baixar aqui: http://aegiscorp.free.fr/lame/

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    RafaelBernatto

    Contextualiza as cousas vivente! Estava falando de loudness war, fica (ou esperava que ficasse) subentendido que estou falando de compressão exagerada.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah

    Mal entendi mesmo!! Fui ler novamente... Erro meu!

    Mas ainda acho que talvez ela nem tenha chegado na parte da "lowdness war"... Talvez ela só esteja falando do áudio gravado mesmo.. Cru...

    Talvez ela apareça aqui com um sample...

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: julianabp
    · votar


    Olá, pessoal ! Tranquilo, agora estou entendendo como funciona a gravação de áudio no SONAR. Obrigada mesmo pela ajuda, RafaelBernatto e Ismah !

    Sim, sim ! Segue o link com a amostra.
    PS: não tenho nível pro em tocabilidade, kkkkkkkk.

    http://www.4shared.com/music/OsV-BarVce/Teste_nmero_1_Audio_Grab__46_. html

    O interessante é que tocando via WMA, o volume realmente fica lá embaixo, mas aqui não parece apresentar o mesmo problema.
    Outra coisa que observei agora são os ruídos na música. Pensei que fosse por oxidação em algum cabo (ou até mesmo pela qualidade de um deles), mas também não sei se é devido à placa de som do meu PC. Esse é mais um mistério a ser desvendado :o

    Abraços !

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    A princípio é a compressão que eu falei, aliada uma guitarra com saída baixa, aqui batia -22dB, basta dar ganho no software.

    Os estalos podem ser a interface. Parece um capacitor descarregando.
    Também pode ser a interface clipando, mas não coincide com picos de energia. Isso tende a melhorar com uma gravação mais alta (picos batendo mais próximo de 0dB).

    Uma possível solução (precisa testar) pra isso é colocar um buffer (direct box ou DI) na cadeia, e ver se melhora. Algum pedal com buffer, ou mesmo montar um (é bem simples), e se te pilhar comprar um, tinha alguns bem baratinhos no ML (apesar de 50 pila ainda ser caro, porque o circuito custa 5 reais).

    Uma gambi é colocar um pedal que tenha buffer (Boss, Waldman, Groovin...) e deixa ele desativado, apenas o buffer atuando...

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    julianabp
    Não tenho e não uso a ME 25 e o Sonar 8.5 LE.
    Os produtos da Roland são de qualidade.
    E pelo que entendi a ME 25 funciona como uma espécie de interface de áudio.
    Evite deixar outros programas abertos enquanto você esta trabalhando com áudio, deixe aberto somente o essencial, ou seja o Sonar funcionando.
    Instale ou reinstale a última versão do drive da ME 25, e depois de instalada corretamente, revise detalhadamente as configurações, assim como as configurações gerais de áudio do windows, que tem que ser compatíveis com as configurações da ME 25.
    Tem que saber o que esta fazendo, ao mexer em configurações tem que tomar cuidado, tem várias formas de otimizar o desempenho de um computador e interface de áudio.
    Consulte na internet como otimizar o computador para o áudio, mas lembro só altere aquilo que realmente sabe o que esta fazendo, se não sabe o que esta fazendo não altere nada.
    Comece com configurações mais baixas ou seja 44,10 Khz e 16 bits.
    A versão do Sonar que você esta usando é a LE - Limited Edition (edição limitada), não limitada na questão de venda de unidades e distribuição , mas sim na questão de limitação de recursos, isto é o Sonar 8.5 LE não é uma versão completa do Sonar, é uma versão como se diz na gíria, versão "capada".
    Mas mesmo assim deveria tudo funcionar bem, com uma boa qualidade de áudio, sem ruídos.
    Quanto ao codec do mp3 é uma prática normal do Sonar vender o arquivo a parte.
    Não sei se funciona o codec livre no Sonar.
    Mas isto não importa, você pode e deve exportar o seu áudio em Wav, como já foi dito, tente regular o nível de volume em -3 db.
    Só se exporta para mp3 ou wma no final do processo quando a música esta pronta conforme a mídia que o pessoal vai ouvir.
    Pois o normal é exportar tudo em wav no processo final do projeto na DAW, e depois usar um editor de áudio para exportar para mp3 ou wma.
    Por enquanto nem vamos falar de masterização, o que importa é que você consiga uma boa mixagem e um áudio final de razoável qualidade.
    Com o tempo você vai ganhar experiência e saber e entender de muitas outras coisas que estamos comentando.
    Estude sobre clip de áudio, que são aqueles estalos.
    Abrindo o arquivo no Audacity dá para observar se esta ocorrendo clip (aquele sinal vermelho, de que em certas partes o volume do áudio esta muito alto).
    Evite ficar muito perto de zero db.
    Aliás nunca deixe em zero db, tem que ter um espaço livre para poder manobrar melhor a adição de outros efeitos na sequência do projeto.
    Nunca exporte arquivos em mp3 ou em wma durante o processo de produção musical, tente usar uma resolução de áudio apropriada.
    A palavra compressão aqui se refere a "compressão" (processo de compactação) do áudio nos formatos mp3 e wma, e não a "compressão" feita por efeitos de compressores de áudio
    Experimente:
    44,10 Khz e 16 bits
    44,10 Khz e 24 bits
    48,00 Khz e 24 bits
    E se tiver resoluções maiores evite usar, pois para poder fazer isto tem que ter um computador bem poderoso, o que acredito não seja o seu caso.
    Comece pela resolução mais baixa, e vá experimentando, e lembre que a DAW Sonar 8.5 na verdade trabalha internamente em 32 bits, mas na hora de salvar o trabalho, pode salvar em 16 ou 24 bits, depende da interface de áudio (no caso aqui a Me25)
    Mas comece pelo nível mais baixo, depois de dominar aqui experimente aumentar a resolução se for possível, pois se gravar em 24 bits sempre fica melhor para depois poder usar efeitos de áudio.
    O problema deve ser unicamente uma questão de configuração, pois se for um computador com razoáveis recursos deveria funcionar bem.
    Pois o equipamento junto com o Sonar SE 8.5 foram projetados para isto.
    Revise todas as configurações no afã de fazer funcionar você pode ter selecionado algumas funções que exigem mais do computador do que ele pode dar.
    Leia cuidadosamente o manual do produto.
    O que importa é o equilíbrio entre os componentes, computador, interface, onde se destacam a velocidade do micro processador e a memória ram, velocidade do hd, espaço livre do hd além é claro de bons cabos.
    Uma boa opção é sempre desfragmentar o hd.
    Um hd fragmentado ou muito cheio prejudica o desempenho do áudio.
    Para trabalhar bem com áudio tem que ter sempre um bom espaço livre.
    Ou problemas elétricos, tente ligar o mínimo possível de coisas numa mesma tomada.
    O o problema é se o seu computador for muito fraco e pode não estar dando conta do recado. (processador lento e pouca memória ram)
    O que mais consome os recursos do computador nestes casos são os efeitos de guitarra, via software, mas não parece ser este o problema, pois a me 25 foi feita para aguentar e e ela que esta processando os efeitos.
    Experimente gravar pequenos trechos, anotando as configurações tanto de software como da própria me 25, até encontrar os níveis ideais de uso.
    Consulte também outros fórum especializados nesta pedaleira.
    Lembre que só de deve exportar para arquivos compactados do tipo mp3 e wma, somente no final do processo da gravação do projeto musical, que normalmente conta não só com a guitarra, mas com todos os outros instrumentos (baixo, bateria, teclado etc...), a resolução e masterização aqui vai depender da qualidade da mídia final.
    Nesta face inicial que você se encontra não se preocupe tanto com o volume baixo do arquivo wav, preocupe-se com a qualidade sonora, pois para ouvir mais alto, basta aumentar o nível de volume do botão de áudio.
    Mas você pode ir experimentando mas sempre evitando que o som clip, depois você vai aprender a usar outros efeitos da DAW para ajustar o nível de volume via softwares.
    E para os Editores de Áudio com codecs mp3 gratuitos você pode usar o Audacity, o Wavosaur e o Ocean Áudio (mais simples) mas bem funcional, e tem nos sites instruções de como instalar os codecs.
    Mas mais lá para frente quando você for aprendendo mais, pode ir pensando em trocar o Sonar 8.5 SE por uma versão completa, ou até uma outra DAW apropriada ao seu estilo musical.
    E o problema também em parte pode estar na execução musical, uma execução insegura com altos e baixo prejudica, e nestes casos depois se usam compressores e eq para ajustar, mas a execução (interpretação musical) tem que ser acima de tudo bem feita, e para isto antes de gravar tem que ensaiar, ensaiar e ensaiar, pois na verdade não tem recursos de pedaleira e efeitos de computador que deem jeito numa execução mal feita.
    Edit:
    E depende também do player de música em que você vai escutar o que gravou, o Windows Media Player é muito ruim e sofrível, assim como a maioria dos produtos da Microsoft para áudio, procure escutar em outros players.
    E o Windows M Player esta ligado diretamente ao sistema operacional e as configurações de áudio do windows em geral, e uso deste player pode ocasionar outros problemas.
    Também não use o player do Mac o Real Áudio, que é outro que só dá problemas, use por exemplo o Winamp e outros que são bem melhores, ou escute no próprio editor de áudio que são melhores que os players comuns.
    Se deve escutar nestes outros players, quando a intenção do arquivo final é justamente escutar nos players que a maioria usa, infelizmente aqui entra até o WMP, mas mais com a preocupação aos streaming das mídias on line e players de celulares e tablets, mas nem sempre vai dar para compatibilizar tudo, e assim conforme a mídia final vai exigir uma masterização diferente, mas isto é outra história, primeiro você tem que fazer o básico do básico.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    julianabp
    Uma outra pergunta básica.
    A fonte de alimentação da energia da ME 25 é original?
    Li num outro post aqui mesmo no fórum outras pessoas usando fontes não originais.

    Isto pode ser um problema.
    Tem loja que vende só o aparelho e não fornece a fonte, é uma forma artificial de baixar o preço, e aí a pessoa acaba comprando uma fonte inadequada e não funciona bem.
    Usar fontes vagabundas ou fora do padrão do fabricante pode afetar o desempenho e ruídos podem aparecer, além é claro que com o uso pode comprometer o aparelho. (não to dizendo que é este o seu caso), mas não custa perguntar.

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Muito obrigada mesmo pelas informações, Adler3x3 !!! Você não imagina o quanto aprendi ! :D Imaginei que a utilização do Sonar e outros exigisse bastante conhecimento, porém eu não fazia ideia por onde começar. E o resultado você escutou no sample, kkk. Também pensei que essa versão fosse completa, mas como vc falou, no momento preciso aprender o básico para futuramente progredir para outra versão.
    Conforme você disse, realmente há mais de um fator causando esse clip de áudio: meu PC não ajuda muito... a memória dele e o Windows 8 o matam. Por isso aí creio que já prejudica bastante a qualidade dos áudios gravados. Outro aspecto interessante pode mesmo estar relacionado à rede elétrica: como o bairro onde moro é bastante populoso, em horários há variações de energia bastante consideráveis. Já testei em outra rede elétrica e não verifiquei a ocorrência da interferência no áudio. Mas.... durante esse tempo, posso também ter alterado algo aqui no aplicativo sem ter conhecimento do resultado e não lembro. E... o que menos lembro de modificar: a questão dos cabos. Aos poucos irei eliminando cada uma das possíveis causas do problema. Bom... quanto à execução da música... preciso mesmo de mais prática, rsrsrs. Por conta do trabalho, não tenho tido muito tempo para me dedicar aos estudos de guitarra mas espero ir melhorando lentamente... (na verdade, mais lento do que eu previa, lol).

    Ahhh sim ! Sem problemas em perguntar ! A fonte da ME-25 é a original. Nunca a utilizei com outra fonte de alimentação. Nem me arrisquei a colocar outra porque bateu logo o medo de ter algum problema futuramente.
    Orientações registradas, vamos à pratica !

    Bom domingo para você ! E mais uma vez. obrigada !!! :)

    Abs !

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Obrigada, Ismah !!!

    Realmente, há uma série de fatores interferindo nisso. Vou testar de tudo o que for possível :)
    Isso da saída da guitarra ser baixa é algo comum de ocorrer ? Digo, é específico de alguns modelos ? Pergunto isso porque a minha é para iniciantes, sabe ? Não é nenhuma suuuuuuper guitarra: é uma Giannini Sonic X Series. Se for algum defeito nela, isso é corrigido pela substituição de algum item ? (ops, uma dúvida gerou outra, hahaha).
    Preciso praticar a utilização do Sonar para chegar pelo menos a 30% de aprendizagem, kkkk. Posso ter alterado alguma configuração nele e não lembro. Se depois de tudo ainda não der certo, mudarei o Sonar e meus arquivos para outro PC (a maior das mãos de obra que terei).
    A sugestão do pedal com buffer é boa (na verdade eu nem fazia ideia de que isso poderia ser feito), mas como o uso que faço da pedaleira é "doméstico" (rsrsrs), só valeria a pena se eu já estivesse mais evoluída nos conhecimentos musicais (e na questão de tocar mais também).
    Testarei o primeiro passo logo que ligar o kit guitar por aqui ! ;)

    Muito obrigadaaaaaa ! Ótimo domingo para você ! :)

    Abs !

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    julianabp
    Imaginei que a utilização do Sonar e outros exigisse bastante conhecimento, porém eu não fazia ideia por onde começar. E o resultado você escutou no sample, kkk.
    Vc já deu o passo mais importante: começar. Nunca teria a experiência que tenho, nem o Adler a dele, se nunca tivéssemos começado.

    Windows 8 o matam

    Não que seja bom (podem haver erros ainda, devido a incompatibilidade), mas aconselho que faça update para o WX (Windows 10) daqui algum tempo.

    a questão dos cabos

    Método do Peter Cornish
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/229264/

    a saída da guitarra ser baixa é algo comum de ocorrer ?

    Não é defeito, é característica. Eu tenho uma strato realmente com saída MUITO baixa e os captadores um pouco mais distantes das cordas. E uma LP com saída razoavelmente alta.

    A strato uso para sons regionais, onde preciso de clean, sons leves, no máximo um solo com drive.
    Já a LP uso para rock, metal, enfim, sons mais pesados (leia-se, com uso de drive).

    é específico de alguns modelos ?

    É mais comum em guitarras com singles, e em modelos muito antigos (telecaster, por exemplo), tem isso como característica.

    isso é corrigido pela substituição de algum item ?

    Dá pra melhorar aproximando os atuais captadores, das cordas.
    Correção se dá usando captadores com saída mais alta, mas isso significa que vc vai ter mais distorção: o que soa agora, como low drive, passa certamente, a um drive mais forte.

    Porém nem tudo são rosas!
    Das duas formas, quanto mais forte o magnetismo, seja por proximidade, ou por serem magnetos mais intensos, "prende/freia" a corda.

    Isso reduz o sustain, e aumenta o ataque. Por isso a Strato, que uso tem saída baixa, e é usada para sons mais clean: maior sustain.

    Uma alternativa que não caracteriza a perda de sustentação, é adicionar um pré antes da gravação. Seja como um clean booster antes da pedaleira (ou mesmo na pedaleira). Ou seja como um circuito ativo na guitarra.

    Tem louco para tudo, e o limite da loucura é a condição financeira, mas... O custo de um circuito ativo é um pouco alto, e não acho vantajoso pra ti.

    o uso que faço da pedaleira

    Esqueça o pedal. Já tens o buffer no sistema, não havia me percebido que a ME25 era a interface.

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Oiiii Ismah ! Obrigada !

    Tens razão ! Para tudo há um começo, então, mãos à obra ;) Tenho aprendido bastante com a contribuição de vocês.


    Tem louco para tudo, e o limite da loucura é a condição financeira, mas... O custo de um circuito ativo é um pouco alto, e não acho vantajoso pra ti.

    Nossa ! Posso imaginar... É mesmo. Sendo assim, passarei mais um tempo estudando e praticando antes de investir em novos itens.

    Se eu pudesse contabilizar o tempo total que tive de contato com a guitarra, seriam apenas 2 anos (e sem muitas horas de dedicação), pois ano passado mal pude praticar. Por aí você pode imaginar como estou despreparada. Daí até a evolução levará mais um tempo...

    É isso ! Espero testar tudo por aqui ainda essa semana.

    Até logo !
    Abs ! :)

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    E tocar fica bem longe de gravar rs

    julianabp
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Hahaha, pois é, Ismah !

    julianabp
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Olá Ismah ! Tudo bem ?

    Desculpe a demora em responder. Só hoje tive tempo de testar com calma a gravação de áudio no Sonar. Comecei atualizando o Win.8 para o 10. Logo percebi que para estabelecer a conexão USB com a pedaleira foi muito rápido, o que não ocorria no Win. 8. Muitas vezes tive que cancelar a operação e isso pode ter provocado uma má instalação da interface de áudio. Também testei ligar cada um dos equipamentos em tomadas diferentes. E.... resolvido o problema da interferência no áudio !!! :D
    Bom... não tenho certeza qual a causa do problema ou se foram ambos, mas finalmente foi resolvido. Isso é o que importa, hahaha.

    Muito obrigada mesmo pelas orientações !!!

    Bom final de semana para você !

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formato de áudio no Sonar 8.5 LE