Perfeccionismo, alguém sofre disso?

    Autor Mensagem
    Alekine
    Membro Novato
    # set/15


    Será que estou ficando velho e ranzinza?

    Sempre que vou tocar algo sempre tento reproduzir o mais fielmente possível, e o pior é que sou bem detalhista. Bends, vibratos, slides, alterações na palhetada e todos aqueles pequenos detalhes que as vezes fazem toda a diferença (pelo menos pra mim), e as vezes gravo algo e sempre tem aquela "da pra melhorar isso e isso" ou "hmm, essa parte não ficou muito boa" e sempre acabo deixando pra gravar de novo depois.

    E outra, as vezes assistindo shows ao vivo chega na parte daquele solo que você gosta, e vai naquela expectativa e o cara toca algo bem mais ou menos e já vem aquele pensamento "aff, esqueceu o solo" ou "vish, errou quase tudo". Um improviso as vezes é bem vindo, e algumas vezes fica tão bom quanto ou até melhor que a versão de estúdio, mas a maioria das vezes fica aquela insatisfação.

    Será que estou querendo de mais? Ficando chato? Ou isso é normal? haha

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Normal....acho que todo mundo é meio assim. Perfeccionismo é o que chega a atrapalhar. É aquele solo que voce tira que nunca ta certo pra voce. Passa a vida toda e nunca se agrada porque a onda sonora nao está exatamente a mesmissima onda sonora que voce ouve no seu player. Ai é teeeeeenso rsrs.

    Soultunes
    Membro
    # set/15
    · votar


    Alekine

    Isso me atrapalha desde sempre. Depois de tanto tempo tocando guitarra, posso dizer que é algo muito ruim.

    Perfeccionismo combina bem com uma rotina diária de estudos e malhação, aquele tipo de musico que acorda e vai dormir com o instrumento nas mãos.

    Não é meu caso, e isso me travou durante longos anos. Até hoje, mesmo com a consciência de que é algo prejudicial para mim, preciso ficar me policiando o tempo todo para tentar relaxar e apenas curtir um pouco o som.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Creio que Buscar a Excelência não seja problema;

    Pior é se contentar com as coisas feitas de qualquer jeito.

    Abç ! ! !

    #BrunoRodrigues

    nhoque on forevis door
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    #Bruno

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Perfeccionismo, alguém sofre disso?

    "sofre"

    Perfeito! Não tem palavra mais adequada! Perfeccionismo não quer dizer que você vá fazer algo perfeito ou sequer bom. Trata-se de uma modalidade de sofrimento e nada mais.

    Claro que há perfeccionismos funcionais e disfuncionais... se o teu perfeccionismo resulta em esmero e autocrítica, mas permite que os trabalhos sejam finalizados, tá ótimo. Se ele te trava ou te faz mexer demais na bagaça até estragar, aí você tem um problema...

    nhoque on forevis door
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    sou perfeccionista com o meu delay.

    Floydniaco
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine

    Sou bem assim !

    Na verdade, qualquer video que posto , passei dias e dias gravando milhares de takes, nunca satisfeito ! Um vídeo ou outro meu não está do jeito que eu gostaria , e isso horrivel ! Tanto que já deletei mts vídeos que as pessoas curtiam , mas eu não.

    Ultimamente mesmo, passei dias e madrugadas, tirando de ouvido e ensaiando Lenny do Stevie Ray Vaughan .... desisti de gravar. Até por que , se estou esperando soar como SRV, vou morrer e não vou gravar ! hahahaa

    Atrapalha sim .. claro que você não pode se contentar com qualquer coisa, gravar qualquer patifaria e sair divulgando, mas tudo em exagero é ruim.

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Eu gosto de buscar o melhor resultado. Mas chega um ponto em que voce se contenta com o melhor que pode tirar dos seus equipos, do seu ambiente, da sua capacidade. Neste ponto, eu decido se divulgo ou nao.

    Tenho mais de uns 40 videos salvos no meu pc, e que nunca "irão ao ar", kkkk.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Alekine

    Com relação a guitarra, sou de outra geração... a mesma do Brian May, que todo mundo tá comentando que errou várias vezes no Rock´n´Rio.

    Para esta geração, treinar um solo, uma passagem, ou qualquer coisa à exaustão para que ficasse absolutamente perfeito, não era muito comum. Afinal, é uma geração de discípulos de Jimi Hendrix, que errava prá caramba.

    Não é uma questão de certo ou errado, apenas uma questão cultural da época. Para os guitarristas dos 70 a precisão na execução não era a primeira coisa numa imensa lista de prioridades.

    Conheço pessoas onde o perfeccionismo é muito útil e admiro. Mas eu não sou e cada vez sou menos... o perfeccionismo me atrapalha, faz com que ache tudo ruim, nunca tá bom e no capricho de melhorar, melhorar, melhorar, acabo enjoando, deixando de lado e não finalizando.

    Se treino uma música até ficar perfeita, acabo enjoando dela e executando com precisão, mas sem tesão.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # set/15
    · votar


    nhoque on forevis door

    Eu também sou bem crítico quanto ao Delay e Eq - mas não perco o sono por isso...

    Abç ! ! !

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Alekine

    Já passei pelo mesmo problema.
    Como já citado, o perfeccionismo deve se limitar ao que é útil pra você, auxiliando na sua evolução e não permitindo que você faça suas coisas desleixadamente. Indo além disso ele pode te fazer almejar detalhes que pouco farão diferença nos seus covers ou composições. Mas te tomarão tempo e lhe fará andar em círculos.

    Já passei por isso... graças a Deus já passou!

    MMI
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Acho que eu sou um ET. Tudo que eu não quero é tocar igual, acho pavoroso. Buscar a perfeição é outra coisa, claro que é a meta. Mas também acho perfeita a imperfeição, umas erradinhas na dinâmica, no tempo ou sei lá o que humaniza o som.

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
    · votar


    MMI
    Tudo que eu não quero é tocar igual, acho pavoroso.
    Compartilho da mesma ideia. Acho lindo dois guitarristas com personalidades diferentes dividindo o palco. Umas das coisas mais difíceis é ser original, deixar sua personalidade imposta na música.

    Eu analiso os guitarristas que gosto, e tento tirar o proveito da cada técnicas deles e aplicar na minha forma de tocar.
    Se eu tocar hoje melhor do que eu tocava ontem, fico feliz.

    Por outro lado, Alekine
    ...buscar a perfeição não pode ser um sofrimento. É um processo que deve ser amado. E isto é um qualidade.


    E falando em personalidade:


    Alekine
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: Alekine
    · votar


    É, acho que isso em mim ta em um nível entre normal e se tornar um problema. Teve uma época que estava mais, chegando a começar a atrapalhar, já deletei várias coisas que hoje acho que deveria ter deixado, ou algumas até compartilhado.

    Procuro me policiar bastante em relação a isso não só na música, mas em tudo, porque as vezes posso acabar parecendo arrogante ou parecer que estou depreciando alguém, mesmo sem ter essa intenção. Por isso procuro ficar sempre alerta.

    Vou procurar tentar ser um pouco menos paranoico com isso hahaha.

    Quanto a tocar igual acho que depende. Quando se trata de um cover por exemplo, o meu objetivo é tentar conseguir passar aquela expressão que o artista seja ele qual for passa. Agora se por exemplo eu tenho uma banda e quero fazer um cover de uma música, aí sim colocar a identidade da banda na música é algo muito bem vindo. Agora quando se trata de criar algo ai pra mim é imprescindível que seja algo bem original. Pra mim nada melhor que aquelas bandas ou artistas que quando começa a música, já nas primeiras notas vem à cabeça "é aquela banda". Não que eles toquem sempre a mesma coisa, as vezes até variam bastante de um trabalho pra outro, mas conseguem manter aquela identidade/originalidade, e também inovar sem perder isso.

    Gostei, muito bom o vídeo Jeferson.Gomes

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine

    Se eu não me policiar, não consigo acabar nada por conta disso. Uma merda...

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    JJJ
    Se eu não me policiar, não consigo acabar nada por conta disso. Uma merda...
    +1
    Também sofro dessa paranóia!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine
    Perfeccionismo, alguém sofre disso?

    Com música sim ... isso me causa uma série de problemas que geram outros problemas e entro em um ciclo vicioso de problemas.
    Exemplo:

    1 - Tenho que executar a música com perfeição - como não tenho tempo (ou pouquíssimo) pra estudar (horário de trampo chato), prefiro não executar.

    2 - Pra escutar uma música, gosto de ligar o som em ambiente confortável, médios, graves e agudos bem regulados, volume adequado para cada tipo som - como eu tempo é escasso e não tenho um lugar reservado pra escutar som, poucas vezes ouço um som pra valer.

    3 - Pra tirar alguma música, gosto de ter disponível vários timbres para eu testar, regular um timbre igual ao original ou um timbre personalizado conforme eu quiser - Como trampo muuuuuito, tenho todo o necessário para isso (digitais, analógicos, valvulados, transistorizados, amplis, guitas e pedais) ... pena meu tempo ser escasso ...

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ

    "Se eu não me policiar, não consigo acabar nada por conta disso."

    É que a linha que divide, a busca pela perfeição e o exagero, é muito tênue. Conseguir identificar tal ponto é o maior desafio.

    Abç ! ! !

    Alekine
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: Alekine
    · votar


    JJJ
    Pois é...

    Fernando de almeida
    Sei bem como é, não tenho praticado/estudado muito ultimamente porque quando é pra tocar ou estudar música gosto de esquecer o mundo e aproveitar o momento, "viajar" na música hehe.

    BrunoRodrigues
    É verdade...

    Drinho
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine
    Acho que seja normal....

    Nunca me achei tão ruim quanto hoje....
    Incapaz de fazer boa música, incapaz de fazer um improviso interessante, incapaz de emocionar, incapaz de arranjar uma banda como eu gostaria......

    Mas não me torturo tanto com isso senão ficaria louco.....

    Alekine
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Drinho
    Hmmm... creio que seria interessante se perguntar o porque disso estar acontecendo.

    Pode até ser que tenha um pouco de perfeccionismo envolvido aí sim, mas pelo que disse pude notar um pouco de desmotivação também, no seu comentário.

    É só uma dica ;)

    Abraço

    Drinho
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine

    desmotivação não....

    amo tocar, estudar.... não estudo mais como antes mas ainda sim não largo do negócio....

    o negócio é ter parâmetros exagerados de exigência comigo mesmo.....

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Drinho

    "não estudo mais como antes mas ainda sim não largo do negócio...."

    O meu caso é mais ou menos parecido. Não tenho mais tempo e paciência para ficar estudando todo dia com "roteiro e tal", simplesmente pego a guitarra e toco (as vezes por horas).

    Abç ! ! !

    Alekine
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Drinho
    Ahh bom, então é só perfeccionismo mesmo hahaha.

    Abraço

    BrunoRodrigues
    Essa questão do tempo as vezes é complicado mesmo. E também não consigo seguir um roteiro não.

    Abraço

    Lukasmolin
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Eu costumo me dar prazos, um prazo justo, coeso, dps desse prazo ou tá pronto ou é lixo... Se não vc fica pra sempre naquilo... To aqui meio de gaiato pq n toco guitarra, mas no meu caso, tanto teclado, quanto cantando, quanto produzindo, eu me dou um prazo, as vezes ainda não sou musico o suficiente pra conseguir oq eu quero, qm sabe daqui a alguns meses/anos... Já soube de gente q tá a anos 'pra acabar' um album, pq smp quer tentar mudar/melhorar algo... Aí a coisa nunca saí, e se duvidar, perde até um pouco da naturalidade, pq dps de tocar a msm coisa mil vzs buscando perfeição, acho q corre o risco até de já estar mecânico e sem vida, até pelo seu desanimo de tentar e tentar e nunca ficar como vc quer...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perfeccionismo, alguém sofre disso?