Influencia da bateria nos captadores ativos

    Autor Mensagem
    sales100
    Membro
    # ago/15


    Fala galera!!!
    Tou com uma dúvida bem noob, tenho uma Dean 450 que vem equipada com os EMGs 81 e 85, minha dúvida é...
    Dependendo da qualidade da bateria o som pode ficar melhor ou pior?
    Ou qualquer bateria, desde que esteja nova, vai deixar o som o mesmo?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Qualidade é muito conceitual, tanto quanto melhor ou pior...

    Mas sim, uma bateria com tensão maior, pode gerar um timbre DIFERENTE, de uma com tensão menor. A corrente vai influenciar diretamente no headroom do pré da guitarra, mas nunca ouvi dizer nada disso.

    Alguns pedais a galera usa um simulador de dying battery (bateria velha), pra alterar o headroom e o efeito gerado...



    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Pelo q vi, o headroom que vc se refere está relacionado com a potência, ou seja, uma bateria q influencie negativamente no headroom pode gerar uma saída de menos ganho na guitarra?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Ganho é um fator de multiplicação.

    Por exemplo, eu entro com 100mV de um captador passivo, num circuito que vai amplificar isso 100 vezes (100, ou 1:100 é meu fator de ganho), então na saída terei 10V.

    Headroom é o fator máximo (isto é, o maior número de vezes) que o sistema consegue amplificar um sinal, sem distorcer (clip).

    É isso que diferencia um amp de 100W de um de 10W... O primeiro consegue amplificar mais vezes, e consequente maior volume, sem distorcer o sinal, em relação ao segundo.

    Potência é definido como a capacidade para realizar um trabalho (no caso, amplificar um sinal sem distorce-lo).

    P = Trabalho/tempo

    Em amplificadores dá para encarar como

    P = U*I -> Tensão multiplicada por corrente, resulta na potência

    A corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

    Quando eu terei uma tensão de entrada (U*I), que multiplicada pelo fator de ganho, seja maior que a tensão de energia disponível, terei o clip, ou simplesmente distorção.

    Distorção, é ir além do headroom, mas sempre gera maior potência que sinal limpo. Então quanto menor a tensão de energia disponível, menor o headroom, isto é, mais cedo o sinal distorce.

    uma bateria q influencie negativamente no headroom

    Isso não existe, a bateria pode apenas diminuir ou aumentar o headroom. Está atrelado a potência máxima que ela pode gerar, mas é irrelevante no momento.

    Então não, uma uma bateria com tensão menor, não vai gerar menos ganho, mas vai fazer com que o sistema de amplificação gere na saída, um sinal que vai distorcer mais cedo.

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Entendi, valeu pelo esclarecimento :)

    d.m
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Ismah
    adorei tua resposta, tu explicou melhor que muito professor por ai! haha

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    d.m

    Valeu :)
    Talvez se deva porque eu explico do ponto de vista de um músico.
    Aqui eu falo mais sobre o tema

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/322368/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Influencia da bateria nos captadores ativos