Estudar guitarra com afinação Db/C# é loucura ?

Autor Mensagem
Healt
Membro Novato
# ago/15


galera venho estudando guitarra ja faz um bom tempo, n tenho 2 guitarras e meu foco eh em power chords, se eu fizer um regulagem em drop Db/C#..

Drop Db / Drop C# tuning is:
Db Ab Db Gb Bb Eb / C# G# C# F# A# D#

vou ter que ajeitar todos os acordes ( maiores, menores, com 7, sus) e inclusive me readaptar como ler partitura. aquelas notas disonnantes vão mudar tb no 5 e 7 frets ?

isso eh loucura ? em suma vale apena como musico estudar assim ou tipo vou ter que comprar uma guitarra pra estudo ?

o estilo de musica que quero compor a grande maioria das musica são composta com esse tipo de guitarra.

LeandroP
Moderador
# ago/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Healt

Não acho loucura.
Normal.

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP
Normal.

+1.

Healt
Membro Novato
# ago/15
· votar


Solos / Riffs
Estudos de pentatonica
Escalas na guitarra
muito acordes vou ter que mudar o shape
etc

vocês acham q da pra se adpatar de boa entaum ne ?
blz galera obrigado LeandroP e Rachmaninoff vou pagar pra ver entaum

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Healt

Tá viajando rapaz... O shape não muda, apenas vc vai trabalhar meio tom abaixo...

EnTÃO, poderia estudar em drop D, que ia dar (quase) na mesma coisa... E quando se fala em power chords, não engulo muito bem que você precisa usar a afinação X pra tocar música Y... To tocando músicas compostas em/para guitarras de 8 cordas, nas minhas 6 e aquele octaver pra dar um peso extra...

em suma vale apena como musico estudar assim ou tipo vou ter que comprar uma guitarra pra estudo ?

Se vc estudar isso e for pra uma banda onde o repertório não usa uma música assim, é quase inútil.

EU penso que é um recurso extra. No caso de acontecer o que mencionei, um capo pode te resolver praticamente a situação. Por exemplo, estou considerando afinar em Standart com cordas .012 e usar capo pra tocar em Eb e E, e outros tons (algumas eu uso capo no lugar de uma pestana fixa).

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar


Healt
muito acordes vou ter que mudar o shape

Não vai. Tecnicamente falando, se você baixa a afinação da guitarra, ela simplesmente se torna um instrumento transpositor.

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


Healt

O mestre Lou Reed usava essa afinação aí. Um exemplo marcante é o clássico Pale Blue Eyes.

Não tem nada de mais. Porém entendi o que você disse. Se você for executar uma partitura qualquer, realmente as montagens dos acordes de músicas compostas para guitarras em afinação "padrão" terão os shapes alterados.

Sinceramente, para um músico pica isso aí não é nada. Ele faz na hora esse tipo de "transposição".

Porém, na prática, não é isso que vemos os profissionais fazendo, daí ser normal terem várias guitarras no palco para as diferentes afinações.

Healt
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Healt
· votar


Se você for executar uma partitura qualquer, realmente as montagens dos acordes de músicas compostas para guitarras em afinação "padrão" terão os shapes alterados.


To fazendo a tranposição dos shapes usando as formulas, n sei acho que a galera não esta contando com o fato que os acordes soltos/abertos n estao em afinação padrao.

afinação padrão( acorde A) (A,C#,E):

E|---0-----| (X)
B|---2-----| (C#)
G|---2-----| (A)
D|---2-----| (E)
A|---O-----| (A)
E|---X----| (X)

Minha afinação ( acorde A) (A,C#,E)

D#|---X-----| (X) OR D#|---6-----| (A)
A#|---X-----| (X) OR A#|---3-----| (C#)
F#|---3-----| (A)
C#|---0-----| (C#) OR C#|---3-----| (E) OR C#|---3-----| (F)
G#|---1-----| (A)
C#|---X----| (X)

em resumo algumas acorde vão mudar certo ? o shape das escalas e das pentatonicas tb pq esta afinado em C#....se eu tiver falando besteira por favor me corrijam, eu ja me decide tentar 1 mes com essa afinação se ficar muito complicado eu dou um jeito de comprar uma guitarra barrata pra treino

vintagentleman
Veterano
# ago/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Healt


Cara, a partitura será a mesma, o som da nota o mesmo, música a mesma, só muda a posição das notas no braço e, portanto, o shape de diversos acordes, em regra, os sem pestana. Os com pestana vão só se deslocar no braço.

É a mesma coisa de uma música tirada no teclado e no violão. Mesmas notas e acordes tirados de diferentes formas de organização física das teclas/casas.

É chatinho para quem acostumou de um jeito, mas tem cara que adapta na hora e sai a música. Porém, mais fácil é trocar a guitarra ou usar um capotraste. Assim são mantidos os formatos usuais e a posição das notas em relação ao fim de escala, no caso, o capo.

Obviamente, mudando a afinação, por exemplo, você pode tocar o G maior na posição usual, com pestana, a partir do bordão E, terceira casa, mas não vai sair esse som, e sim o F, na sua afinação.

Executando a partitura com a afinação abaixada em um tom e usando o instrumento como que em afinação "normal", vai abaixar em um tom a música. Não serão as mesmas notas e acordes tocados. Só o formato será igual.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Healt

Vc está fazendo confusão por causa do Drop C# e do standard E, pra ficar mais fácil, veja com drop Db. Ainda mais fácil é estudar a partir do Drop D

Soultunes
Membro
# ago/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Com o instrumento em afinação DROP, o primeiro bordão terá acordes e shapes das escalas alterados, mas apenas caso você use a primeira corda.

Isto pq a primeira corda ao invés de um E, terá um D.


Acho que é sua duvida, desde o primeiro post, certo ?

Tenho guitarra com afinação standard e com afinação meio tom abaixo, SEM DROP. Tem uma banda que toco de vez em quando que meio tom abaixo facilita bem para o vocalista.

Eu mesmo, se cantasse iria preferir meio tom abaixo, é muito mais natural para minha região vocal.

Neste caso de só baixar o instrumento todo meio tom, como já disseram acima, nada muda na formação dos acordes e escalas, já que a guitarra é um instrumento de transposição e os desenhos são os mesmos.

Por exemplo, a formação de um Lá Maior numa guitarra é a mesma na afinação standard e numa afinação meio tom abaixo - QUANDO VOCE NÃO ESTA USANDO UM DROP.

Claro que neste caso, de apenas usar meio tom abaixo, se você estiver acompanhando outros músicos e apenas teu instrumento estiver meio tom abaixo, coisa rara de ocorrer pois basta você afinar seu instrumento na mesma frequência da banda, enfim, caso seu instrumento esteja assim e o resto da banda acima, basta você tocar um A# que estará na mesma frequência do resto da banda que estará tocando um A standard (440hz no metrônomo) .

Já no piano ou teclado, caso o teclado não tenha o recurso de setar o pitch da nota em 436hz, ai o desenho muda para eles, diferente da guitarra que basta levar o mesmo shape para tras ou para frente.

Soultunes
Membro
# ago/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Para facilitar a visualização de alteração dos shapes, vou fazer os desenhos em afinação E e DROP D, ambos em afinação standard onde o A é em 440hz.

Power Chord em E (afinação standard - A em 440hz):

E5


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A-2-----------------------------------------------------
E-0-----------------------------------------------------


Power Chord em E (afinação drop D - A em 440hz):

E5


E------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
d------------------------------------------------------
A--2----------------------------------------------------
D--2----------------------------------------------------


Sol maior em standard



e---------3---------------------------------------------
B---------0---------------------------------------------
G---------0----------------------------------------------
D---------0---------------------------------------------
A---------2---------------------------------------------
E---------3---------------------------------------------


Sol maior em DROP D


E---------3---------------------------------------------
B---------0---------------------------------------------
G---------0---------------------------------------------
d---------0---------------------------------------------
A---------2---------------------------------------------
D---------5---------------------------------------------


Eu não usaria assim, mudaria o shape todo para ficar mais confortável.

Meu exemplo de Sol Maior em DROP D


E-------------------------------------------------------
B---------8---------------------------------------------
G---------7---------------------------------------------
d---------5---------------------------------------------
A---------5---------------------------------------------
D---------5---------------------------------------------


Soultunes
Membro
# ago/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Pentatonica de A menor em frequência standard 440hz


e------5-----------8-------------------------------------
B------5-----------8------------------------------------
G------5--------7--------------------------------------
D------5--------7-------------------------------------
A------5--------7---------------------------------------
E------5-----------8------------------------------------


Em DROP D, com frequência também nos 440hz


E-------5------------8-----------------------------------
B-------5------------8----------------------------------
G-------5---------7--------------------------------------
d-------5---------7-------------------------------------
A-------5---------7-------------------------------------
D-----------------7--------10-------------------------


ou



E-----------5------------8-------------------------------
B-----------5------------8-------------------------------
G-----------5---------7----------------------------------
d-----------5---------7----------------------------------
A---3-------5---------7----------------------------------
D---------------------7----------------------------------


Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Soultunes
440hz no metrônomo
afinação standard onde o A é em 440hz

Verifique se o que você escreveu era mesmo o que queria dizer...

Posso ter afinação standart, drop, open, half open... E isso nada se relaciona a frequência de referência (A3=440, 437, 432,... nHz).

Soultunes
Membro
# ago/15
· votar


Ismah
Sim...escrevi exatamente o que queria dizer.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Curioso, porque vc colocou coisas com muito sentido, mas essas duas foram sem pé nem cabeça...

Veja bem, o metrônomo não tem nada a ver com a frequência de afinação. Esta relacionado apenas ao andamento de uma execução.

Por sua vez, poderia ter A3 em qualquer valor, que isso seria irrelevante para o shape de escala, ou mesmo para a afinação - contanto que a nota A3 do instrumento (que no caso das 6 cordas, seria o segundo A que aparece no instrumento) vibre na frequência determinada.

Soultunes
Membro
# ago/15
· votar


Agora vi que escrevi em um pedaço do meu post a palavra metronomo.

O correto eh diapasão.

Soultunes
Membro
# ago/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Duplicou

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


Em suma, dá para tirar qualquer música, de modo idêntico, com praticamente qualquer afinação, simplesmente fazendo montagem ou transposição de acordes, sem mexer na afinação, qualquer que seja.

Ou, dá para tirar música em qualquer tonalidade usando os shapes dos acordes da afinação standard, porém, mudando a afinação do instrumento ou subindo o tom, com capotraste.

Não sei porque saiu confusão disso.

Healt
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Healt
· votar


eu no to conseguindo me fazer claro, eu to transpondo os shapes aqui, é até bom que decoro logo essas formulas de formação de acordes.

Meu ponto nesse poste era ver se tem gente que costuma tocar com essa afinação pq eu gostaria de perguntar se eu me prejudicaria de alguma forma em treinar usando essa afinação.

Depois coloco aqui os shapes dessa afinação, todos os acordes onde se é tocado com as cordas soltas tem um shape diferente da afinação padrão. depois que terminar os shapes, vou ver se a pentatonica tb tem alguma implicação.

Da uma olhada na transposição de D e C maior, até agora me parece os piores shapes so pra exemplificar o que to falando.

http://i.imgur.com/ZZ7WOzo.jpg

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Healt
até agora me parece os piores shapes so pra exemplificar o que to falando.

Bem vindo ao mundo da guitarra swingada, esses acordes são bem comuns por esses caminhos. No más, é por aí.

Eu lembro de ter visto por aí algumas possibilidades novas que a afinação drop trás.

Sobre prejudicar... Não tem nenhuma razão para... Apenas a dificuldade de execução de algumas músicas com riff nos bordões.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Em acordes sem pestana o shape vai mudar. Em acordes com pestana vai apenas alterar a localização da pestana, mas com o mesmo shape.

Em solos que foram compostos originalmente em afinação comum e aproveitam o uso de cordas soltas pra determinada parte, especialmente ligados, vai te dar um certo trabalho pra transpor, porque as cordas soltas não terão mais as mesmas notas das cordas soltas da afinação comum.

Mas no geral, é só questão de adaptação.

qew
Veterano
# ago/15 · Editado por: qew
· votar


Healt
Meu ponto nesse poste era ver se tem gente que costuma tocar com essa afinação pq eu gostaria de perguntar se eu me prejudicaria de alguma forma em treinar usando essa afinação.

Ainda não saquei sua dúvida. Os caras já falaram muita coisa interessante.

Só queria acrescentar uma coisa: esses shapes que parece os piores shapes são os mesmos shapes que vc fazia antes, porém, uma casa a frente.

Se vc afinar todas as cordas meio tom abaixo, colocar um capo no primeiro traste e tocar normalmente, vai soar na afinação standard. Veja que o que vc está fazendo alí nesses exemplos que vc postou, é o shape da afinação standard mais uma pestana com o indicador no primeiro traste (simulando o capo)

Como bem disse o Wade, Em acordes sem pestana o shape vai mudar. Considerando baixar um tom a afinação, se vc usar o acorde D, na verdade vai soar um C, um G vai soar como F, etc (considere aqui "soar" em relação a um outro instrumento, por exemplo, um violão afinado de forma padrão)

Se vc baixar somente meio tom, vai ser dificil conseguir os acordes maiores da afinação padrão com cordas soltas. O jeito vai ser o que eu falei acima com pestana/capo.

Soultunes
a formação de um Lá Maior numa guitarra é a mesma na afinação standard e numa afinação meio tom abaixo - QUANDO VOCE NÃO ESTA USANDO UM DROP.

Desculpe pela ignorancia, não sei se entendi bem, posso estar falando besteira, mas...

Quando se afina em "Drop alguma coisa", significa baixar a afinação, certo?

Como seria uma afinação meio tom abaixo "sem usar um drop"? O meio tom abaixo já caracteriza o drop em sí.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


qew
O termo "drop" na verdade se refere ao ato de baixar um tom na 6ª corda.

Por exemplo, "drop D" significa baixar apenas a corda 6 em um tom. As outras ficam na afinação padrão.

Já o "drop C" significa baixar apenas a 6 corda para um dó (ou seja, dois tons abaixo). Porém, nesse caso, as outras cordas baixam um tom para "acompanhar" o efeito.

Trocando em miúdos, a afinação "drop" é uma afinação que segue a relação da afinação padrão, porém sempre com a corda 6 um tom abaixo. Então se a 6 está em D, as outras estão inalteradas. Se estiver em Db, todas as outras estão um semitom abaixo, se está em C, as outras estão um tom abaixo e assim por diante.

Afinação padrão: EBGDAE
Afinação padrão drop: EBGDAD

E a partir dessa, se faz qualquer drop.

Drop C: DAFCGC
Drop B: CGEbBFB

Sacou?

qew
Veterano
# ago/15 · Editado por: qew
· votar


Wade
"drop D" significa baixar apenas a corda 6 em um tom. As outras ficam na afinação padrão
Sacou?

Saquei, e de quebra descobri que meu conceito de Drop era errado. Haha

Obrigado pela dica.

Healt
Membro Novato
# ago/15
· votar


Obrigado! Ismah, Soultunes, Vintagentleman, Qew, Wade
Se vocês acham que da pra se adaptar tranquilo e que eu n vou me prejudicar era so isso que eu queria saber. Eu agradeço pela paciencia de todos.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


qew
Se vc colocar um capo no primeiro traste e tocar normalmente, vai soar na afinação standard

Não, não vai soar em standar E, vai soar em Drop D :)

qew
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah

exatamente, já editei.

valeu pela correção

static-x-br
Membro Novato
# jun/18
· votar


Loucura nada mano, korn experimentou e deu certo, eles ja usaram musicas dropada em A# o bordão mano, Adema tbm fez muito isso. Eu uso no meu projeto dropado em C. Vai fundo velho, sem medo, agora saiba usar os drives adequados. Utiliza os packs do EzMix que tem muita coisa pronta la que da pra brincar, procura nos sites de torrent que é saaal. vlwwww

LeandroP
Moderador
# jun/18
· votar


static-x-br
Vai fundo velho, sem medo

Eu acho que ele já foi, heim?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudar guitarra com afinação Db/C# é loucura ?