Acabamento em Goldleaf

    Autor Mensagem
    Tiso
    Veterano
    # ago/15


    Assisti alguns videos e um texto sobre este tipo de acabamento e verifiquei que este é um assunto inédito por aqui. Ele consiste em aplicar sobre o corpo lixado da guitarra umas folhas bem fininhas de papel dourado, tipo um papel chumbinho, mas ainda mais fino e frágil. A aplicação é precedida de uma camada de um tipo estranho de cola, uma cola bem líquida que é aplicada com um spray. Não parece ser uma cola normal, ela parece manter a folha rente ao corpo por fenômeno eletrostático ou algo assim. Em seguida os retalhos são posicionados e arraigados ao corpo com um tipo de pincel escovão. Embora os videos não mostrem, acredito que a finalização é feita com uma camada de poliuretano. O Eric Clapton tem uma guitarra assim, mas para quem nunca viu, segue um post do Paulo May em seu blog:

    http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/04/la-cabronita-custom-golden-l eaf.html

    Este vídeo mostra o passo-a-passo:

    https://youtu.be/XFpMjqb2gBA

    Parece ser um tipo de acabamento mais fácil de se fazer em casa (com bons resultados) do que pintar com um rolinho, por exemplo. Alguém aqui já se aventurou nesta técnica? Quais são os custos dos materiais?

    JJJ
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Já tinha visto.

    A impressão que me dá é que fica "áspero" demais... ou então tem que meter uma camada monstra de verniz e lixar, lixar, lixar... até ficar liso. Não curti muito...

    Mas fico curioso de ver, caso alguém tenha tentado fazer com outro tipo de cobertura, então vou acompanhando aqui.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Achei bonito. Penso que o inconveniente seja limpar a guitarra, com uma superfície "texturizada".

    Buja
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Achei interessante, mas não faria pra mim. Se ficasse nessa cor de ouro real, porem, lisinho como o gold top de uma les paul, ficaria mais legal.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Tiso

    É até bonita... mas vou ser sincero, nunca me senti confortável ao tocar uma guitarra ou violão que tivesse acabamento "caseiro" ou "hand made amador" se preferir.

    Já toquei em várias, inclusive uma revestida de "blue jeans"....rs.

    Sabe aquele verniz, super liso, que parece um vidro por sobre a pintura, que só as guitarras de fábrica e de luthiers com habilidade e instalações apropriadas conseguem fazer?

    É dessas que gosto prá mim........ o resto só acho bonita pros outros.

    Tiso
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig

    Concordo totalmente. Por isso pensei aqui se seria muito trampo passar um verniz por cima. Se ficaria consideravelmente mais barato do que pintar de fato.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Tiso

    Só acho que não deve compensar... porque passar um verniz em casa, mesmo com varias demãos e lixamento/polimento, não costuma ficar muito bom.

    Para o verniz ficar profissa, terá de procurar um profissional com técnica e equipamento/instalações.

    Buja
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Acho que fazendo a camada de verniz (vidro), ficaria mais interessante. Pareceria mais uma especie de 'flamed', mas ao passar a mao, nao se sentiria as imperfeições.

    JJJ
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lelo Mig
    nunca me senti confortável ao tocar uma guitarra ou violão que tivesse acabamento "caseiro" ou "hand made amador" se preferir.
    Sabe aquele verniz, super liso, que parece um vidro por sobre a pintura, que só as guitarras de fábrica e de luthiers com habilidade e instalações apropriadas conseguem fazer?


    Pois é, pra fazer esse acabamento super glossy, só tendo equipamento pro ou sendo super-fera na coisa. É muito difícil com equipamento e habilidades caseiras fazer algo que fique lisinho e tal.

    Mas tem outro tipo de acabamento que não é o super-glossy-vidro, mas é muito bom de "pegar" (até mais, eu acho), que é o acabamento acetinado (satin finished). É liso como o verniz, mas "desliza" muito melhor. Esse é o meu preferido. Só não brilha...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    Sei qual é... é isso. Eu também não me referi a brilho, e sim liso, até porque já vi guitarras foscas bem bonitas.

    Mas acho que este acabamento satin finished, se bobear, é até mais difícil de ser feito, bem, de forma caseira que o "vidrado".

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    JJJ
    Mas aí que tá... o que o Lelo gosta é justamente "aquele verniz, super liso, que parece um vidro por sobre a pintura, que só as guitarras de fábrica e de luthiers com habilidade e instalações apropriadas conseguem fazer?".. hehehehe

    @On-Topic

    Achei interessante o acabamento, mas também não faria em guitarra minha não..rsrs..

    Também prefiro acabamentos glossy ou fosco de vez, mas texturizado... nem tanto rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acabamento em Goldleaf