Malditos parafusos altos nos carrinhos!

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: JJJ


    Galera, não sei se com vocês é assim... mas todas as minhas guitarras com pontes que tem carrinhos (saddles), cedo ou tarde acabam ficando com os parafusinhos que regulam a altura super pra cima (eu gosto de ação baixa...). De quebra, costumam ser meio ásperos e/ou ficar enferrujados.

    Enfim... Qualquer palm-mute é um roça-roça chato pra cacilda!

    Acabei de comprar no ebay dois jogos de parafusos menores, de 6mm pra trocar tudo aqui! Eles vendem só os parafusinhos, em separado.

    Chega de reco-reco na mão! o/

    MMJr
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    E possivel resolver este problema ajustando o angulo do braco em relacao ao corpo da guitarra... E para isso que serve o Micro-tilt presente nas guitarras fender, por exemplo....








    Valeu....

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    JJJ
    fala, pq nao cortou os parafusos? e so cortar eles em baixo e claro(nao na parte q tem o encaixe da allen senao vc nao regula mais a altura dos carrinhos), se nao tiver como cortar em casa vc leva em qualquer torneiro mecanico ou oficina e os caras cortam ou esmirilham eles na medida q te agrade,abraço

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    JJJ

    isso é foda! chegou um tempo que criei uma puta calosidade na lateral da mão kkkk

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    JJJ

    Como disse o sidguitar1: pq nao cortou os parafusos?

    Na minha guitarra adivinha qual o tipo de parafuso comprei... Inox, claro!

    Comprei, esmerilhei e tá lá até hoje... Sem ferrugem nenhuma ;)

    Se quiser eu te mando os que ajustam as oitavas, em inox... Mande uma mensagem inbox ;)

    JJJ
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Galera, eu sou "fuçador"... até pensei em cortar com a micro-retífica, mas sinceramente, além do perigo de levar o dedo embora cortando um treco tão pequeno, achei que ia ficar uma merda, torto, cada um de um tamanho...
    O LeandroP tem a manha com as paradas de aço, eu não tenho esse expertise todo... kkkkkkkk

    Quanto ao ajuste de "tilt"... Bom, nas minhas só com calço (nenhuma delas tem o ajuste - e ademais eu não gosto dele, por acabar com o contato entre corpo e braço).

    Sim, eu já coloquei calço quando precisei, mas tá tudo tão reguladinho... tirar o braço, achar o tamanho de calço correto... é bem chato... e eu acho esses parafusos "normais" (8 ou 10mm) grandes demais. Os de 6mm vão ficar mais bacanas, creio eu.

    Enfim... é uma opção, pra quem quiser.

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    LeandroP

    Como disse o sidguitar1: pq nao cortou os parafusos?

    Na minha guitarra adivinha qual o tipo de parafuso comprei... Inox, claro!

    Comprei, esmerilhei e tá lá até hoje... Sem ferrugem nenhuma ;)


    pois e , simples rapido e barato assim, se o carrinho nao for estilo vintage da pra cortar bem curto os parafusos q eles ficam um pouco pra dentro do carrinho e nunca vao incomodar tipo nos carrinhos das wilknson ou fender da decada de 80 pra cima(sem ser as ediçoes vintage, signature ou q usem carrinho vintage), lance de nao ter habilidade pra cortar no tamanho certo nao e problema pq qualquer mecanico, ou torneiro mecanico, enfim qualquer um q trabalhe ate em oficina de motos da vida corta eles com a maior facilidade do mundo e se for conhecido ou cliente eu tenho certeza q o cara fica ate com vergonha de cobrar pra cortar os parafusos

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    JJJ

    Eu não tenho as manhas. Na verdade é a falta de recursos que me obriga a meter as caras. As vezes dá certo e outras não. Mas isso você pode fazer sem medo. Pelo o que você já fez e demonstrou pra gente eu tenho certeza que sairá muito bem ;)

    JJJ
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sidguitar1
    se o carrinho nao for estilo vintage

    mas é... rs

    LeandroP
    Na verdade é a falta de recursos que me obriga a meter as caras.

    Sim, eu também "meto a cara" toda hora, mas é coisa barata. Mesmo com esse dólar estratosférico, foi 20 reais o jogo...

    SkyHawk
    Membro
    # ago/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    JJJ
    A Tele pimentinha tem ponte Fender original e os parafusos ficam tão altos que uso a capa Ash Tray para não machucar. Eu até inventei uma posição nova para colocar o Ash Tray que ficou bem legal...kkkkkkkk

    Uso ele mais atrás apenas no limite de cobrir os parafusos e deixando o captador da ponte amostra. Na posição tradicional é impossível fazer palm muting.

    MMJr
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    JJJ,
    A guitarra e sua, foi voce quem fez, voce resolve o problema da maneira que voce quiser e esta escolhendo a maneira mais facil...
    No primeiro video que eu postei o funcionario da Fender aponta "dois" problemas causados pelos carrinhos muito baixos.
    O primeiro a maioria ja sabe que e machucar a mao. E o segundo motivo??? Ninguem falou nada ainda....Alguem sabe????

    Valeu...

    JJJ
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    MMJr

    OK, vamos elaborar mais então, pro tópico ficar um pouco mais útil.

    Carrinhos muito baixos (portanto, com os parafusos muito pra fora - tema do tópico) podem ser consequência de problemas (braço angulado demais, mal cortado, mal instalado, corpo com medidas erradas, braço "berimbau", etc).

    Porém... carrinhos muito baixos também podem ser causa de problemas (trastejamento, desconforto ao fazer palm-mute por conta da altura dos parafusos, diminuição do sustain devido à proximidade das cordas com os captadores, etc).

    Na verdade, a altura dos carrinhos faz parte do conjunto de coisas a serem ajustadas numa regulagem da guitarra e eles não podem ser vistos sem o "contexto" todo (todas as medidas envolvidas no setup). De modo geral, se a pessoa não sabe fazer, vai fazer merda... então, o melhor é procurar um luthier (bom; porque se for um luthier meia-boca, é melhor a pessoa tentar aprender e fazer... rs).

    No entanto, as guitarras que me referi (as minhas) estão perfeitamente reguladas, apenas com os parafusos dos carrinhos pra fora, e EU (opinião pessoal, mas se quiserem aprofundar, fiquem à vontade) prefiro que o braço esteja "intimamente" ligado ao corpo (por isso que não me agrada muito a ideia do micro-tilt). Nesse caso, a ideia de usar um parafuso menor nos carrinhos, me parece perfeitamente razoável.

    Outra coisa: no vídeo, após o ajuste do micro-tilt, mesmo assim, não creio que o cara tenha conseguido eliminar toda a parte dos parafusos que estava pra fora... Pra isso teria que subir muito o ajuste. O fato é que a guitarra, com o tempo e pela pressão enorme sobre aquela parte da junção, pode se ajustar de forma meio "afundada" demais. Então, mesmo com o ajuste de micro-tilt no máximo (dentro do razoável), eventualmente os parafusos podem continuar aparentes (como, acho eu, seria o caso do vídeo). Posso estar errado, mas acho que o cara ia, sim, diminuir o excesso, mas não creio que ia eliminá-lo totalmente, que seria o meu intuito. Eu quero zero de rosca pra fora (eita... hehehe).

    MMJr
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    JJJ

    Nao estou falando do micro-tilt. A guitarra em questao (sua) nao tem micro-tilt.

    ... carrinhos muito baixos também podem ser causa de problemas (trastejamento, desconforto ao fazer pal-mute por conta da altura dos parafusos, diminuição do sustain devido à proximidade das cordas com os captadores, etc).

    Faltou um detalhe ainda: O Break Angle ou Angulo de Quebra

    A parada e o seguinte:
    O "Break Angle" correto pode ser determinante para obter o melhor timbre possivel de um instrumento. Um angulo muito raso pode causar uma perda de energia de sustentacao da corda, acarretando em perda do timbre maximo possivel, Por outro lado os carrinhos muito altos podem acarretar em quebras da cordas com mais facilidade.

    Veja algumas ilustracoes do que eu estou falando:

    http://www.es-335.org/wp-content/uploads/2011/10/torquemodel.gif

    http://iheartguitarblog.com/wp-content/uploads/2013/07/strat-back-angl e-pic.jpg


    >>>


    No video vido acima o cara da Fender fala sobre isso entre os tempos 1:05 e 1:20....

    Apenas um pequeno e importante detalhe....

    Valeu...

    JJJ
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Inacreditável!!! Comprei no dia que fiz o tópico (18), chegou hoje (28)!!!!!!!!

    Ah se toda encomenda chegasse nessa velocidade...

    Acho que o grande lance foi que o cara mandou por carta. Como o produto é minúsculo, passou batido, como carta comum.

    Tudo bem que por carta o risco é grande, sem rastreio nenhum. Mas chegou...

    A única sacanagem é que o ebay me cobrou 3 dólares e pouco pelo frete e o selo foi 22 centavos de dólar... Mas pela rapidez, valeu!

    Will Bejar
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Peguei uma Squier standard há algum tempo e ela veio com saddles menores nas cordas mizinha e mizona. E os da lá, ré, sol e si parecem menores que o normal. =)

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Will Bejar

    Tem umas pontes que já vem assim.

    boblau
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ

    Acho que o grande lance foi que o cara mandou por carta. Como o produto é minúsculo, passou batido, como carta comum.

    Da próxima vez dá para postar uns diamantes então...kkkkkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    boblau

    Acho que fica só um pouco mais caro que alguns parafusos...

    Will Bejar
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ
    Então, achei louco!!! Hehehhehe

    qew
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ

    esses dias eu fui tirar uma música pra tocar com uma galera e lembrei deste tópico hahaha

    acho que vou fazer o mesmo que vc fez

    JJJ
    Veterano
    # set/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    qew

    Cara, eu troquei aqui e ficou show.

    Só tem um detalhe: 6mm é BEEEEM BAIXO!

    Dependendo da altura dos carrinhos, 8mm é mais adequado em alguns casos onde os parafusos estão sobrando...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Malditos parafusos altos nos carrinhos!