Como tocar uma música com solos

    Autor Mensagem
    IsaqueHSS
    Membro Novato
    # ago/15


    Existe uma técnica pra tocar a música só solando, sem acordes, só no "instrumental"? Se alguém poder de ajudar, agradeço.

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Pegue o campo harmonico da musica (geralmente é o tom da mesma), depois pegue a escala do tom e com o ouvido identifique a melodia usando as notas da escala.

    davehetfield
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    guitarrista nerd
    É isso, não tem mistério. Porém você tem que ter um ouvido bem treinado (o que não é o meu caso).

    Boa sorte.

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    davehetfield
    Com pouco de treino dá até para arriscar um improviso, tem que saber identificar principalmente quando há caída na nota ou subida com a nota atual (Ascendência e descendência entre os graves e agudos) e ter uma noção de distancia entre as notas (distancia entre intervalos).
    Por exemplo notas que causam sensação de tensão ou choque (intervalos de 6 e 4), sensação de expectativa (intervalos de 2 e 7) ou repouso (T, 3, 5 e 8) no acorde em questão ( no momento da musica)e por ai vai.

    Crie o habito de ligar o radio e tentar imitar a melodia vocal com o instrumento independente da musica que estiver tocando, o único sacrifício é identificar o tom da musica e o resto vem mecanicamente na brincadeira mesmo (se conhecer bem o instrumento e escalas), geralmente sobre sertanejo ou pop que tem melodias mais simples com intervalos próximos.


    Abraços ;)

    davehetfield
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    guitarrista nerd
    É um ótimo treino. Eu consigo improvisar razoavelmente bem. Mas nunca tentei acompanhar o vocal da música com as notas da escala.

    Tentarei fazer isso, é interessante, e como eu disse, não deve ter mistério. hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar uma música com solos