Review da Guitarra Golden GSD 180C

    Autor Mensagem
    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola


    Caros,
    Recentemente fiz uma regulagem geral numa dessas Goldens SG do guitarrista da minha banda, que a comprou usada.
    Minhas impressões:
    Braço:
    Padrão Gibson "normal", nem muito largo, nem estreito. com filetes, confortável, colado ao corpo, em bôrdo (maple) e escala em "rosewood" indiano, haviam algumas folgas no encrastamento das marcações (do tipo trapézio); a pestana estava com a altura das cordas bem regulada. Foi feita a regulagem do tensor, a hidratação da escala, o polimento dos trastes e o rebatimento de alguns deles, após a 12ª casa, pois, ao abaixar a ação, revelaram-se trastejamentos. Trastes médios; não apresentavam desgastes. De uma forma geral, o braço é adequado, e apresenta as mesmas necessidades de ajustes de qualquer guitarra "entry level". As tarraxas são do tipo "Kluson", foram reapertadas e tinham boa pressão (não apresentavam folgas ou "frouxidão"). Com a colocação correta das cordas e os procedimentos de estabilização da afinação, manteve-a bem.
    Corpo:
    Em tília (basswood). Madeira adequada, não dava para perceber o número de emendas, bem pintado (preto - não gosto muito dessa côr não) e sem falhas; não há "neck dive", posto que o corpo é relativamente pesado em relação ao braço, o design é um pouco mais largo que o da SG original, mas não tem as assimetrias de outras marcas, deixando a guitarra com um visual agradável e clássico
    Parte elétrica:
    Ponto alto do instrumento. Captadores Wilkinson, de qualidade mediana, mas bem superiores à maioria dos capts de guitarras dessa categoría do mercado, tiveram a altura devidamente regulada, principalmente o capt do braço (foi abaixado), que tem uma resposta mais "presente" que o da ponte (antes da regulagem). O timbre é surpreendentemente "claro", "aberto", mais que em uma SG original, um "meio-termo" entre uma Les Paul e uma Strato, mas mais "brilhante", isso se deve à madeira e aos capts. Boa sustentação (recomendo cordas 0.11, apesar desta estar equipada com 0.10, que é ok). O "jack" de saída apresentava ruídos e foi trocado por um novo, estereo, para maior segurança e durabilidade.
    Conclusão:
    Para quem quer uma SG de baixo custo, essa é uma boa pedida; seu nível é quase tão bom quanto o das antigas SX SSG STD, que tem um acabamento mais esmerado e é menos "brilhante". Timbre "claro", que combina bem com vários estilos musicais. Necessita de, ao ser comprada, de ações do luthier, principalmente em relação ao braço para que a altura das cordas fiquem bem baixa, sem trastejamentos; característica, aliás, comum à quase todas as guitarras do mercado atual.
    Abçs

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Bacana ter um review de quem manja.

    Tive uma igualzinha a essa entre 2012 e 2014, deixei pro meu irmao, q é iniciante no mundo das guitarras.

    Agora as impressoes de quem nao manja, mas q pode ser util:

    Comparando com o som da minha guita atual (com caps Wilkinson tbm, mas bem mais cara), acho o som do cap do braço da Golden sem vida e o da ponte, estridente, mas adequados ao preço da guita. Eu preferia o som do cap do braço da Epiphone SG Special, q foi minha guitarra anterior a ela.

    Dps vou postar uns sons aqui, é interessante p quem tá interessado em comprar uma dessa.

    SkyHawk
    Membro
    # jul/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ótimo review, como vc é um luthier experiente seria legal dar uma nota final para a guitarra.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    SkyHawk
    Sinceramente não vejo necessidade de dar nota. O "review" é auto-explicativo.
    Abç

    rafael_garcia
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Bacana! Eu tive uma dessas também, da mesma cor, e logo de cara tive que trocar a chave seletora que dependendo do jeito que mexia nela, cortava o som em qualquer posição... E as tarraxas não me agradavam nenhum um pouco.. hahaha Mas no geral gostava da guita, braço confortável, cordas baixinhas... Das "china" que tinha aqui era a melhorzinha.. hahaha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    rafael_garcia
    Como todas as guitarras "entry level",elas apresentam muitas variações, e é necessário testar e examinar bem várias delas, bem como, assim que comprar, levar a um bom luthier (isso vale para QUALQUER instrumento de cordas), e pensar nos "up-grades" de boa relação "custo-benefício".
    Abç

    rafael_garcia
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Concordo. Um up-grade que eu faria certamente no caso da minha seriam as tarraxas..

    e_merson
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Eu quase comprei uma dessas, e agora lendo o review, vejo que acabarei comprando... sempre quis uma SG de estimação.

    p.s.: finalmente descobri como se diz basswood em madeirês-português... haha!

    henriquelhrf2
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: henriquelhrf2
    · votar


    Nesse video usei as 3 combinacoes de caps dessa guita, dá p ter uma boa nocao do timbre:



    henriquelhrf2
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Pra quem quer ter uma ideia de como soa uma guitarra de baixo custo num amp de primeira:



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    henriquelhrf2
    Essa guitarra com os captadores de uma Epiphone Les Paul que eu tinha aqui em casa melhorou muito a sonoridade.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review da Guitarra Golden GSD 180C