Escalas, técnicas e firulas de músicas Westerns/faroeste

    Autor Mensagem
    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/15


    Bom dia, jovens.

    Estava tentando incorporar um som voltado pra música Western nas besteiras que toco na guitarra, mas desconheço muita coisa do gênero. Queria saber se alguém aqui tem sugestões de escalas e técnicas para estudar nessa busca.
    Além disso, se alguém puder dar algumas dicas de como usar Slides, seria agilizo. Sei que os músicos mudam as afinações para usar o acessório com primazia, mas admito não fazer ideia de como usá-lo.

    Show.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Charlizard
    Primeiro, não tem necessidade de mudar de afinação, isso vai de cada um. Eu acho mais importante ter as cordas LEVEMENTE mais altas que aquele padrão baixo de fritação, isso ajuda no slide para mim.

    De escalas, usam muito os modos mixolídio e o eólio mesmo, nada de especial, para esse tipo de sonoridade pode esquecer escalas mais complexas.

    De técnicas, uma que difere bastante e que é bem interessante para todo mundo saber é o chicken picking, que consiste em dedilhar segurando a palheta ao mesmo tempo.

    Abração

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Charlizard
    Cara, eu tenho um pouco de experiência com afinações alternativas. O que se usa bastante pra country/western/hillbilly é afinação aberta. Isso significa afinar o violão de um jeito que, se você tocar todas as cordas soltas, sai um acorde. Assim você pode usar o slide facilmente pra fazer acordes ao longo do braço.

    O lado negativo disso é que muda tudo: formatos de acorde, escalas, licks... basicamente tem que reaprender o braço da guitarra. Eu uso bastante open G e open D. Uma gravação minha mais puxada pro country, com afinação em open D, por exemplo:
    https://soundcloud.com/brothercrow/out-my-back-door-creedence-cover

    Mas mais importante que aprender as técnicas é escutar MUITO o estilo. Acostuma o ouvido que tudo fica mais fácil. Abraço e boa sorte.

    De Ros
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Charlizard

    Musica de western tipo essa que fiz em homenagem ao Clint Eastwood, são bem simples, geralmente usando escalas maiores ou menores, e a harmonia também não é nada de complexa.

    Agora, se tu estiver falando de country music, aí o buraco é bem mais embaixo. Pesquise sobre Johnny Hiland, Danny Gatton, Albert Lee e Jerry Donahue. Existem muitos outros, mas esses já darão uma excelente noção da encrenca que tu está arranjando...





    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Filippo14
    BrotherCrow
    De Ros
    Valeu galera, vou tirar um tempo pra analisar tudo que vocês citaram e comentaram aí.

    De Ros, chegando em casa vou ouvir tua música e os artistas de referência que citastes.

    Obrigado pelas recomendações.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Charlizard

    Eu tmb curto incorporar alguns elementos do country nos meus solos...

    Os primeiros licks q eu aprendi do estilo foi ouvindo Beatles (tanto o Harrison como o Lennon tem influencias de country)...

    Eu iniciei na guitarra através do rock, sendo assim, é mais fácil para eu assimilar um novo estilo ou linguagem quando ela esta fundida com o rock... Olhando por essa óptica, o primeiro album dos Dire Strais me ajudou a pegar alguns toques de country...

    Algumas técnicas q ja foram citadas acima ajudam muito a ter uma sonoridade country, entre elas está o uso de codas soltas no meio dos links, o chicken picking, e os bends q imitam pedal steel....

    Eu posso estar enganado, mas pra mim, diferente do q o Filippo14 falou, o chicken picking nao consiste em usar palheta e dedos ao msm tempo, isso na minha opinião é apenas uma opção de dedilhado.... O chicken picking consiste em tocar uma nota abafada antes de tocar a nota definitiva simulando um "som de galinha", tipo um " P' CÓ"... rsrsrs Mark Knoplfler faz muito isso usando apenas os dedos....

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    De Ros
    Pesquise sobre Johnny Hiland, Danny Gatton, Albert Lee e Jerry Donahue.

    Xiiii vc foi bem a fundo já... Não tem mais muito que falar de técnicas...

    Charlizard

    É legal perceber que essa ideia de western na guitarra se desenvolveu recentemente, com a onda de "filmes de bang bang", que existiu em 80. Surgiram principalmente filmes italianos, sobre o tema.

    O som do velho oeste antigo (1800 e antigamente), é cunhado em cima do piano principalmente de armário nos "saloon's", do do fiddle/rabeca (algo semelhante a um violino), clarinete, harmônica e flauta (indígena). Um pouco do que seria um bandoneon primitivo também é relatado.

    Por incrível que pareça, o violão é menos usado que o cinema mostra,de fato é bem presente em algumas regiões, no lado hispânico do velho oeste americano (sul da Califórnia e arredores) e México.

    Voltando ao som western requerido, perceba que é muito comum na época se usar o efeito de tremolo, e isso foi aplicado aos temas dos filmes. Especificamente, o tremolo foi tão importante, que MUITOS amplificadores americanos, vinham com o efeito embarcado, além do reverb. No lado de lá (europa), não percebi essa questão.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Luis A.
    Realmente pode ser isso ai que voce falou, sem duvida, mas sempre vi o pessoal fazendo essa tecnica da forma que eu disse, com palheta e dedos ao mesmo tempo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Charlizard

    Nosso amigo De Ros sintetizou bem... "mas esses já darão uma excelente noção da encrenca que tu está arranjando..."



    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    com a onda de "filmes de bang bang", que existiu em 80

    Hã?
    Faroeste dos anos 80?
    Hã?

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Tem aquelas animadinahas, estilo pianola, e tem aquelas estilo Enio Morricone...

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Há um erro gravíssimo, porque postei na dúvida... Os filmes chegaram no país, por volta de 75 em diante... Mas são dos anos 60, em maioria, e alguns dos anos 70.

    Se te interessa veja alguns títulos

    Aqui um exemplo do que eu entendi que era solicitado...

    https://youtu.be/4Z16P5B_6wQ?t=361

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig

    Mas... Isso não é southern rock?!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    "Mas... Isso não é southern rock?!"

    Sim! Mas Southern Rock nada mais é que um sub gênero do rock (o povo adora criar novos rótulos) que é filho direto do country.

    Elvis Presley é o mais popular artista do Southern e sua banda era toda formada por caras do country.

    O sujeito não toca southern se não tocar country.

    Mas se quer um gênio "root"...então vamos lá, Joe Maphis, também conhecido como "o humilhador de shreds".....kkkkk:



    HPetrucci
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Esse tipo de musica, se não me engano rola muita menor harmonica

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig

    Q MONSTRO!!!!! KKKKKKK

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Luis A.

    Q MONSTRO!!!!! KKKKKKK

    Dá até raiva dum cara desse, né?

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig

    Cara, confesso nao conheço nada da historia do country, tudo q ja estudei estava de certa forma "corrompido" pelo rock...

    Eu sempre vi o country como a musica dos brancos e o blues como a dos negros, mas nunca me aprofundei... não sei exatamente em q momento esses estilos se mesclam, mas é visível uma fusão deles no rock dos anos 50, e a influencia do country vai ficando mais discreta no decorrer dos 60s...

    Recentemente adquiri uma tele, agora vou começar a estudar alguns riffs desses caras das antigas, quero ver se pego algumas matrizes do fraseado country, o nome do Joe Maphis ta anotado, valeu!!! srsrsrsr

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Sou um grande fã do Johnny Hiland, mas como ele já foi citado, deixo aqui outro cara de quem eu sou muito fã... Greg Koch:



    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig

    Chegou a ouvir o que postei? Tinha isso em mente, não algo mais contemporâneo, como o que vc postou.

    se quer um gênio "root"...então vamos lá, Joe Maphis

    É um dos ícones. Dentro do gênero, temos velocistas que põe cabeludo no chinelo. Acho que a origem, está no som com decay rápido do banjo. Que pra ter continuidade no som vc precisa arpejar as cordas... Tem galera fazendo isso com os 10 dedos rsrs

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Eu ouvi! Mas, entendi no tópico que ele queria algo mais prá praia do country.

    Apesar de Country & Western andarem de mãos dadas muitas vezes, este western de cowboy, têm mais a ver com o Folk Celta + slow blues, influência dos irlandeses e não é muito exigente em termos técnicos, ainda que sonoramente agradável.

    David Gilmour, ainda que muitos não saibam, têm muita influência do western, é outra linguagem, feita de climas, pausas e bends.




    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Eita chipotle, quanta resposta.

    Valeu galera, os artistas de referência e as sugestões do que incorporar vão ajudar um bocado.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig

    Texas, Califórnia, Arizona, Oregon, Colorado... Pode crer... É bem essa a vibe dos caras, mesmo o som moderno (surf) tem essa pegada, a influência eu não sabia... Tinha suposto que era celta, mas não quem levou pra lá (esses lados tem mais ligação com o Canadá, que com o resto do país - tal qual RS e o lado hispano da América)...

    Cres
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Charlizard
    Só fazendo um comentário genérico que pode ser que te ajude: se você quer adentrar mais em um estilo que você não conhece muito, uma das coisas mais importantes é ouvir e tirar músicas desse estilo. Acredito que saber de escalas é mais um complemento para isso do que o essencial.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Acho que pode ajudar para a causa...

    A série Sons of Anarchy trás uma trilha sonora bem "west country rock" bem atual...



    geronimo.correa
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah
    Acho que pode ajudar para a causa...

    A série Sons of Anarchy trás uma trilha sonora bem "west country rock" bem atual...

    Olhei o video achei que era o De Ros hehehe Dois caras que curto pra caramba, Danny Gatton e Brad Paisley... vale a pena ouvir, abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas, técnicas e firulas de músicas Westerns/faroeste