Review - vintage v100pgm

    Autor Mensagem
    Hilcky
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Hilcky


    Olá!
    Breve resumo:
    Arranho no violão tem cerca de 6 meses, apesar de não tocar guitarra fui tão bem ajudado por essa comunidade do FCC que me sinto na obrigação de repassar o pouco de informação que tenho, quando tiver mais conhecimento editarei o review e darei um "up" no tópico.
    Resido atualmente em instalações da empresa ao qual trabalho (só vou em casa a cada 3 meses) fazer barulho esta fora de cogitação, então acabei seguindo a dica e investindo na guitarra e um usb guitar link para tocar pelo notebook.
    ______________
    Especificações:
    Modelo: V100PGM
    Série: V100 series
    Corpo: Mogno, tampo em flamed maple.
    Braço: Mogno (Colado)
    Escala: Rosewood
    Cordas: 6 cordas
    Trastes: 22
    Marcação: Pearloid Crown
    Captadores e ferragens: Wilkinson

    Primeiras impressões:
    É bem pesada, creio que deva ter em torno de 5 quilos, o corpo veio composto de 2 pedaços de mogno (ou 3 se considerar uma junção menor na ponta do cutway), inicialmente achei que tinha outra colagem maior, mas depois de olhar bem e prestar atenção na parte lateral ficou óbvio que é apenas um friso (não sei se essa é a definição correta) da própria madeira.
    Depois de passar o torpor inicial, olhei minuciosamente o acabamento da guitarra, não encontrei sequer um arranhão ou respingo de tinta, não me arrisco a dizer que esta perfeita pois posso ter deixado algo passar.
    Humbuckers na configuração clássica onde o da ponte soa mais agressivo e o do braço soa mais aveludado, gostei mais desse último, com a chave na posição do meio o captador do braço pareceu se sobressair ao da ponte, para realmente deixar um "misto" foi necessário deixar o da ponte com mais volume que o do braço.
    A guitarra desplugada ressoa bastante, mais do que qualquer outra que peguei em lojas para experimentar, até estranhei isso, tocando pelo guitar rig com fone de ouvido se não estiver bem alto eu consigo ouvir o som das cordas junto...
    Cronometrei 15 segundos de sustain da mizona solta no clean e 22 segundos com um drive pesado, sinceramente não sei nem me virar com tanto sustain, vou ter que me adaptar.
    A guitarra me foi enviada pela BarraMusic já regulada via transportadora, chegou em 5 dias, peguei nela ontem (07/06) duas semanas depois do recebimento, cordas vieram baixinhas, sem o mínimo de trastejamento, quase 20 dias depois e não abaixou nem um pouquinho a afinação.

    Braço: Composto por dois pedaços de madeira (aquela colagem próximo ao headstock que reforça o braço), shape em C, não tenho em que me basear, mas é pouca coisa mais fino do que o braço do meu violão, então me adaptei super bem, marcações em madrepérola estão impecáveis.
    Trastes: Novamente não tenho critério aqui, mas adianto que tinha certa dificuldade com bends e vibratos no violão pois parecia que o atrito da corda com o traste era muito grande, isso não acontece na guitarra, acredito que seja devido ao polimento, pestanas então nem se fala é de uma facilidade sobrenatural.
    Knobs e Chave de 3 posições: Não vieram com o clássico problema de soltarem com facilidade (também não tive coragem de puxar com força haha), os knobs de volume se mostraram serem bem lineares ao contrário do que tinha lido sobre cair demais o volume quando não estava no máximo.
    Ponte e Tarraxas: Nenhuma queixa já que seguraram a afinação depois do transporte e dias parada, ressaltando que as tarraxas são verde claras o que achei bem peculiar o.O
    Headstock: única coisa que achei desnecessária foi ser pintado de preto na frente, se deixassem no tom natural da madeira seria mais bonito, a marca Vintage escrito em madrepérola muito bem feita e discreta.
    Cordas: Veio com encordoamento 0.10 com alguns pontos de ferrugem, esses dias comprarei um novo jogo ernie ball e trocarei (isso eu acho que sei fazer).

    Considerações finais:
    Como veio bem reguladinha vou salvar essa ida inicial ao luthier, bom que na próxima regulagem já troco o encordoamento para 0.11.
    Mais uma vez, obrigado a todos que ajudaram direta ou indiretamente, enfase aos senhores: SuicideGuy, rcorts, LeandroP, silvagt e Mauricio Luiz Bertola.

    Agora é partir para o próximo nível da GAS, vou seguindo o sonho de comprar uma com o pessoal da Dunamiz, provavelmente uma Tele ou outra LP (já até sei que será P90 no braço, humbucker na ponte, bigsby e pintura all-gold!)
    __________

    Área reservada para a segunda parte do review futuramente:
    Lembrete de quando levá-la ao luthier conferir se o tampo é realmente flamed maple (igual a V100AFD) ou apenas a folha de flamed maple (igual a V100 comum).

    Thendy Lock
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hilcky

    Grande guitarra!!!

    Tenho uma Vintage V100, com ferragens douradas, linda demais e com o som matador! Porém ela não tem o tampo em maple, por isso gostaria de saber se você já foi no luthier para ver esse detalhe da tua V100PGM quanto ao tampo de maple.

    Estou muito curioso pra saber desse detalhe. Por favor, nos mantenha informado.

    Até.

    Hilcky
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Thendy Lock
    Olha, tenho 99% de certeza que é sim maple (inclusive esse modelo é mais caro que a AFD no exterior), ela já veio regulada da loja por isso ainda não levei no luthier, mas ao fazer uma viagem de avião esses dias ela começou a trastejar nas duas ultimas cordas, como quero trocar o encordoamento para 0.11 vou levar para um check up agora no inicio de agosto e tiro essa dúvida.

    Thendy Lock
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hilcky

    Ok, se possível, nos mantenha informado.

    Até.

    davehetfield
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Essas lespas da vintage são todas de mogno mesmo?

    Hilcky
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    davehetfield
    Não sou entendo muito de madeiras para dar 100% de certeza, mas na pesquisa que fiz antes de comprar a guitarra não achei ninguém questionando isso.
    Sinceramente acredito que sejam sim de mogno, só lembrando que tem vários tipos de mogno.

    Para dar uma encrementada na resposta, pesquisando os defeitos que vi foram:
    Knobs desregulados (volume no 10 ok, volume no 9 desceu demais, volume no 8 já fica quase mudo)
    Chave seletora soltando com facilidade
    Defeito na rebarba dos escudos
    E a clássica, corpo da guitarra em 3 ou mais pedaços de madeira.
    Ressaltando que a chance de pegar qualquer uma dessas premiadas é bem pequena comparando a outras marcas.

    A minha tem 2 pedaços maiores e 1 bem pequeno pra completar a ponta daquela região oposta ao cutway (corrigirei o review em breve), isso são os que eu identifiquei então pode haver mais.

    Hitman
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hilcky
    Knobs desregulados (volume no 10 ok, volume no 9 desceu demais, volume no 8 já fica quase mudo)
    Tem certeza que isso eh mesmo um defeito ou falta de costume?

    Defeito na rebarba dos escudos
    Algo grotesco ou coisa facilmente resolvida com uma simples lixada?

    Ja que fez o review, embala de uma vez e tira foto!!!

    Abracos!

    davehetfield
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Hilcky
    Deve ser uma ótima guitarra, com um up de caps deve ficar melhor ainda.

    Acho que to preferindo elas a essas epiphones chinesas.

    Hilcky
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Hitman
    Não não, a minha não veio com isso, esses foram os problemas que vi gente reclamando quando estava pesquisando a compra da guitarra, inclusive a minha não tem escudo, e uso quase sempre com os knobs de volume no 2 ou 3 e os de tone zerados.

    davehetfield
    Pela opinião geral aqui do forum, elas são sim superiores as epiphone da mesma faixa de preço e até algumas mais caras.
    Porém se for um instrumento que voce pretende trocar depois a epiphone tem muito mais facilidade de revenda pelo nome.

    Sobre a trocar dos caps, não deixam a desejar não, eu achava que o captador do braço não tinha "som de LP", mas inverti ele e deu uma melhorada (só tirei e virei de cabeça pra baixo), eu estou realmente tentado a colocar este no lugar do captador do braço e pesquisaria outro para a ponte que case bem com ele... Sou doido para combinar um P-90 com outro humbucker...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Bacana, Hilcky! Parabéns pela aquisição e obrigado pelo seu review. Que a sua nova guitarra lhe inspire coisas boas ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review - vintage v100pgm