Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      amplitube para android - finalmente!

      Autor Mensagem
      EduBluesMan
      Veterano
      # mai/15 · Editado por: EduBluesMan


      Pessoal, não sei se isso é novidade por aqui, pois se alguém já postou tal tópico, peço aos moderadores que me redirecionem.
      O fato é que ontem, tive a grata surpresa de instalar no meu celular MotoG (sistema ANDROID) o maravilhoso AMPLITUBE. isso mesmo. Agora amplitube tá disponível para aparelhos com android.
      Entretanto, depois de instalar e plugar a guitarra no cabo e ligar meu irig no celular, o som não saiu.
      Confesso que fiquei chateado, mas depois disso fiquei sabendo que para utilizar no android, precisaríamos de um irig específico (denominado IRIG UA).
      Na verdade, ao invés de corrigir a latência que era problema nos androids, a IK Multimedia achou melhor deixar isso pra lá e resolveu processar o som externamente no irig UA.
      O problema, é que essa porcaria vai custar 90 doletas lá na gringa. Aí fica problema né?
      A propósito, quem souber de algo que possa driblar tal inconveniente, se manifeste aqui.

      Buja
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      Que legal. Gostei de saber que tem amplitube nos androids agora.
      Nada mais natural que comprar um iRig separado, porque até nos épous é assim!

      R. Carvalho
      Membro Novato
      # mai/15
      · votar


      Android simplesmente não tem capacidade de hardware e de sistema para rodar aplicações de audio bem como nos dispositivos da Apple. Tenho um iPad aqui, tenho cerca de 40 programas de audio. Simuladores de amps, VSTs de teclado, piano, bateria, orgão, violino, e até DAWs multi-pistas. O android anos depois deu um passo muito pequeno. Eu não investiria nesta plataforma. Quer mexer com audio nas plataformas mobile, compre um iPad. Que além de ter uma vasta gama de interfaces disponíveis, é um aparelho com o potencial amplamente utilizado. Tem MUITA coisa disponível. Eu comprei um iPad para mexer apenas com musica e não me arrependo nem um pouco.

      JJJ
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      EduBluesMan
      A propósito, quem souber de algo que possa driblar tal inconveniente, se manifeste aqui.

      Troca por um iPad. ;P

      EduBluesMan
      Veterano
      # mai/15 · Editado por: EduBluesMan
      · votar


      JJJ

      seria irônico, não fosse trágico.
      O problema, meu prezado, é que tem gente que não quer trocar ou não pretende fazê-lo, por "n" razões, especificamente a financeira.
      O foco do assunto, neste debate", é o acessório em comento (rebimboca da parafuseta), também conhecido como irig UA) que possibilita a esperada utilização do amplitube na plataforma android.
      Mas de qualquer forma, obrigado pelo comentário. Sinal de que se interessou pelo assunto.

      site da IK Multimedia
      ....
      Uma nova de criação musical no Android chegou: iRig UA é o primeiro processador e interface digital a permitir o processamento universal de guitarra com latência perto de zero com AmpliTube UA em todos os dispositivos com Android 4.2 ou superior que suportem Modo OTG/ Modo Host. Agora você pode usufruir de processamento de efeitos de alta qualidade em tempo real no seu dispositivo Android, não importa se ele é da Samsung, Sony, Motorola, LG, HTC, Xiaomi ou qualquer outro fabricante popular.

      iRig UA possui um inédito processador de sinal digital (DSP) embutido que resolve a questão da fragmentação da plataforma Android e a latência do OS movendo o todo o processamento um acessório externo. A solução está tanto no DSP do UA quanto em seu app companheiro, AmpliTube UA. O DSP dentro do iRig UA fornece a última geração de tecnologia de modelagem móvel, que pode ser controlada pelo AmpliTube UA — este oferece uma fácil-de-usar interface gráfica para editar o rig de guitarra e salvar ou recuperar presets instantaneamente.

      Um sistema versátil, iRig UA também pode ser usado como uma interface de gravação digital quando conectado a um dispositivo compatível com Samsung Professional Audio ou a um smartphone ou tablet com Android 5.0.

      Com iRig UA, a interface de guitarra e o app processador multi-efeitos virtual de guitarra digitais móveis mais populares finalmente chegaram ao Android

      JJJ
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      EduBluesMan

      Só estava brincando, cara. Mas, na boa, quanto vai custar essa interface? Se bobear, o preço de um tablet Android decente + essa interface chega perto de um iPad, hein... pelo menos de um usado. Eu também não nado em grana, meu iPad é o 2 de 16GB. Não precisa ser o Air de trocentos GB, não.

      makumbator
      Veterano
      # mai/15 · Editado por: makumbator
      · votar


      EduBluesMan

      Como explicado antes, o sistema do Android não consegue trabalhar o áudio de maneira realmente eficaz, com isso a IK teve que contornar retirando o processamento do aparelho. Não acho que exista solução melhor para esse problema.

      O ruim disso é que mesmo com essa opção da Ik há muitos poucos aplicativos para áudio no universo do Android, o que o torna muito menos atrativo e útil para quem deseja usá-lo na música. Nesse ponto o IOS espanca totalmente o Android. Não tem nem comparação.

      Há algum tempo abandonei o Android em favor do IOS e o benefício na área musical foi um extra muito bom. Consigo gravar no Ipad como se estivesse no computador, tem trocentos aplicativos para áudio (vários destinados a guitarra), controlo o Cubase através do Ipad, tem samplers, synths, etc...

      EduBluesMan
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      JJJ
      kkkkk meu velho trinca de J.
      Você tem razão, a interface da IK tá custando 90 doláres lá na gringa.
      Isso, por aqui ficaria mais de 300 pilas, o que torna o equipo inviável.
      Quanto ao uso dos ipads ou iphones para tanto, não tenho duvidas de que ambos dão um verdadeiro "passeio" nos androids no quesito som.
      De fato, a IK deu uma solução, mas NÃO RESOLVEU O PROBLEMA.
      Fica frio irmão. É nóix

      rhoadsvsvai
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      nunca gostei de IOS, minha mãe ja teve o iphone 4, minhã vó ja teve o 4s e tem um ipad 2. não troco meu android nunca.
      Mas pra Audio, o android perde FEIO, n consigo gostar de um aplicativo.

      alexandrecoppo
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      O ruim disso é que mesmo com essa opção da Ik há muitos poucos aplicativos para áudio no universo do Android, o que o torna muito menos atrativo e útil para quem deseja usá-lo na música. Nesse ponto o IOS espanca totalmente o Android. Não tem nem comparação.

      É fato que o IOS está anos luz do Android nesse quesito porém será que agora os desenvolvedores não tomam gosto pelo robozinho depois dessa?

      BrunoRodrigues
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      R. Carvalho
      "Android simplesmente não tem capacidade de hardware e de sistema para rodar aplicações de audio"

      Procure se informar antes de fazer tais afirmações.

      O Hardware dos Top Android's são muito superiores aos aparelhos da Apple. No quesito Software a Maça ainda vence com folga.


      EduBluesMan
      "tá custando 90 doláres lá na gringa. Isso, por aqui ficaria mais de 300 pilas"

      Esse preço apenas convertando pra "moeda nacional", porém, faltou acrescentar os impostos, que legalmente chegaria - tranquilo - a 400 mangos.

      makumbator
      Veterano
      # mai/15 · Editado por: makumbator
      · votar


      BrunoRodrigues

      O problema obviamente não é o hardware e sim o software (ou seja, o Android propriamente dito).

      Acompanhei no fórum da Steinberg os programadores deles comentando que tentaram de tudo pra fazer a portabilidade do Cubasis (daw para IOS) para o Android. Ficaram testando um tempão(mais de um ano) e desistiram. Já vi declarações parecidas de outros fabricantes. Duvido que invistam em Android, pois o público alvo (quem tem a tal interface da IK e um aparelho parrudo com Android recente) vai ser muito diminuto. Nem deve ser viável comercialmente.

      BrunoRodrigues
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      makumbator
      "O problema obviamente não é o hardware e sim o software"

      Mas foi exatamente isso que falei, que "Android pra Musica" (Software) não consegue competir com iOS, mas o Hardware é bem superior.

      Seria interessante que rodasse em ambos para termos um preço mais acessível, mas, como vc bem frisou, não será possível num futuro próximo

      Abç ! ! !

      e_merson
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      O título do tópico me animou de gravar com meu Moto G, já que meu PC faleceu esses dias... mas os comentários (principalmente sobre o preço do acessório) já fizeram eu mudar de idéia. :(

      Buja
      Veterano
      # 15/fev/17 15:49
      · votar


      Como está atualmente o forum quanto ao uso de apps simuladores em android?

      Estou com um tablet até bacana em configuracoes, e estou pensando em comprar uma pedaleira portatil + uma interface, ou talvez uma pedaleira que ja venha com usb, mas os preços andam bem desanimadores. Pagar quase 3k por uma gt100 por aqui, prefiro juntar e pegar a roland gr55 que é meu sonho de consumo.

      No caso, enquanto isso nao acontece, poderia tocar no pc, mas eu utilizo linux, no note por causa do meu trabalho e tenho uma maquina windows em casa, mas é de trabalho da minha esposa. Nao gosto de mexer nos equipos dela, assim como nao gosto que ela mexa nos meus.

      Sendo assim, via real possibilidade de ver como está o forum no quesito apps para android. Alguem usa? Em casa ou on-road? Tem bons timbres, boa resposta? Tem daw pra gravação? Como tá essa parada galera?

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 14:31
      · votar


      Buja
      E entao? Nada. Ninguem usa nada pra android?

      Esse dias resolvi plugar meu guitar link no note, e vi o quanto é ruidoso ainda a relação timbre/ruido usando equipos basicos no pc.

      O guitar link roda com o asio4all. Bom, tem muito ruido, mesmo em setups com pouquissimo drive. Inclusive com clean fica um "hmmmmm" bem expressivo mesmo. Se eu o configuro pra ter menos latencia, o ruido é enorme. Se com mais latencia, o ruido é menor mas a latencia impossibilita tocar.
      Fora os "ploc, ploc, ploc" que da. Sei que isso é problema do guitar link, que é uma interface baratinha. Eu uso o amplitibe fender, com a finalidade de conseguir melhores cleans. Percebo que simulando tambem no pc, alguns sets consomes bastante do processador, que em alguns sets chegam até a parar o audio por uns instantes.

      Bom, ai me vem aquela duvida cruel. Compro
      (1) uma interface presonus, focusrite, m-audio + um fcb1010 e simulo no pc?
      (2) uma mesa tipo xenix ou alesis + um fcb1010 e simulo no pc?
      (3) uma pedaleirazinha com usb e deixo o pc apenas com a daw?
      (4) uma pedaleirazinha barata (sem usb) + guitar link + fcb1010 e junta isso num pc?
      (5) um iRig UA + guitar link, simulo no android e gravo no pc? (Como fica a troca de patches com o pé? Foot controller bluetooth? E o preco disso?)
      (6) troco o tablet android por um iPad, compro um iRig HD faço o mesmo que o item 5?
      (7) Junto grana e compro um gravador multipistas tipo e-band?

      Estou realmente querendo saber se vale a pena essa area de simuladores para android/ios ou nao.

      makumbator
      Veterano
      # 27/fev/17 14:42
      · votar


      Buja

      Até onde sei, a coleção de apps de música para android é ridiculamente pequena. Não mudou muito de quando fiz minha pesquisa anos atrás e me voltei totalmente ao IOS (via ipad air e iphone).

      Tem muita opção (até demais, pra falar a verdade). Dá pra rodar uma daw no ipad e gravar como se estivéssemos no computador. Tem apps controladores, synths, simuladores diversos, efeitos, apps de notação musical, de estudo com playback, etc...

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 14:48 · Editado por: Buja
      · votar


      makumbator
      Entao +1 ponto pro iPad.
      Sabe como ficaria a questão da mudanca de patches com o pé?


      ps: Estou vendo um video agora mesmo sobre o AndRig para android. Tambem tem um outro chamado Dr. Amp. Na teoria, seria o guitar link plugando no tablet android. Acho que tem varios desse tipo. Seria bom pra tirar a simulacao do pc.

      Chegando em casa vou fazer os testes. Mas a duvida mais cruel é a relacao timbre/ruido/lags/troca de patches no android, ios e pc.


      ps2 e edit: Estou achando qnos videos que o timbre entre um guitar link + app android qualquer E o timbre de um iRig UA (de 600 reais) + amplitube nao é la tao diferente. Ai ja nao ta parecendo um investimento tao bom assim.
      Sera que o timbre/ruido/latencia de um aparato com tablets ésuperior a uma pedaleirazinha? É isso tipo de duvida que gostaria de sanar.

      makumbator
      Veterano
      # 27/fev/17 15:02 · Editado por: makumbator
      · votar


      Buja

      Você pode usar qualquer equipamento com conexão bluetooth ou mesmo via cabo para mudar os presets. Eu uso um que foi comprado inicialmente para ser meu virador de página no forscore (app de partitura), mas também serve em outros apps:


      https://store.airturn.com/products/airturn-ped-2

      Mas tem que importar, não tem no Brasil, e mesmo se tiver fica mais barato trazer direto.

      Tem apps melhores que amplitube no IOS (como o Bias, tonestack e jamup)

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 15:12
      · votar


      makumbator
      Interessante. Tinha visto que essa marca tem outros modelos por bons precos. Mas o ideal é saber quem usa e aprova. So uma duvidazinha? Isso é bluetooth ou dizem no site, wireless (quer dizer, é um dispositivo de rede que ocupa o driver wlan, e impossibilita entrar na internet via wlan?)

      E quanto ao Amplifi fx100 da Line 6? Teve oportunidade de testar, ou o iRig BlueBoard? Pergunto porqu estes me parecem beeem mais caros, porem, mais cheinhos de recursos? Ou é bobagem, tipo, pedalboard bluettoht é tudo praticamente a mesma coisa?!

      JulianoF.
      Membro Novato
      # 27/fev/17 15:33
      · votar


      Buja
      E quanto ao Amplifi fx100 da Line 6?
      Esse não é um pedal board bluetooth, ele é uma pedaleira independente. O recurso bluetooth, é para configurar os patches. Mas para tocar, não precisa de nada, além dela mesmo. O DSP e os sons estão internamente nela.
      E em relação a qualidade, pelo que entendi, são os mesmos algoritmos do POD XT.

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 15:44
      · votar


      JulianoF.
      Isso justifica o preco. Mas entre pegar uma pedaleira de 1500 ou mais, eu ja juntaria pra pegar a Roland gr55 que é o que realmente quero.

      Gostaria de alguma opcao pra efeitos/gravacao e portabilidade, abaixo de 1000 reais.

      makumbator
      Veterano
      # 27/fev/17 17:11
      · votar


      Buja

      É bluetooth. Não impossibilita usar wi-fi ao mesmo tempo no dispositivo.

      A vantagem dos controladores dedicados à guitarra é ter maiores opções (por exemplo, no meu só consigo ter acesso a dois presets, ou ligar e desligar dois efeitos, etc. por existirem apenas dois pedais). Nos dedicados você tem mais presets disponíveis imediatamente, pode ter em alguns acesso imediato a afinador, etc.

      Mas há viradores de página (como o meu) mas com 4 pedais. Nesse caso já ampliaria a gama de coisas a controlar em acesso imediato.

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 17:17
      · votar


      makumbator
      Mandei um email pra eles pra saber a compatibilidade com android 4.2.2, que é do meu lenovo yoga 10, e se existe jeito de colcoar um pedal de expressao ou outro produto que tenha isso (se bem que isso pra mim de certa forma é dispensavel). Apenas poder subir ou descer os bancos ja ta de bom tamanho.

      Se eu carregar um tablet + um pedal dessa finura + um irig ua ou até o guitar link mesmo, nao sei, e isso tudo caber numa mochila, ta perfeito.

      O problema do set tradicional, é ter que carregar um pedalboard cheio de pedais, fontes e tudo mais. Ou entao uma pedaleirazinha com um displayzinho de 2 polegadas com presets e timbres limitados, sendo que os knobs estão no pé. Se quiser mudar o tempo de um daley por exemplo, tem que agachar e fazer isso.

      Com o tablet na altura das maos, é mole. O pedal airturn ped so serviria mesmo pra ser uma virador de bancos up-down. Mais que o suficiente.

      makumbator
      Veterano
      # 27/fev/17 17:35 · Editado por: makumbator
      · votar


      Buja

      Se precisa apenas de subir e descer presets e ou bancos, um virador de páginas comum é suficiente (e bem mais barato que os dedicados à guitarra).

      O set mais portátil que já usei pra tocar foi iphone 6 + irig HD + airturn pedal 2 rodando o Bias.

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 18:17
      · votar


      makumbator
      O pessoal da AirTurn respondeu o email. Foram até bem rapidos.
      A boa noticia é que o negocio é bluetooth mesmo, funciona no meu android 4.2.2 e tudo mais.
      A má é que, nao tem nenhum app simulador pra android compativel. Apenas apps como music sheet, pdf reader e afins sao compativeis. Na plataforma android.
      Nao sei, mas acredito que pra funcionar com algum simulador android, teria que ser o foot com saida midi, e um adaptador midi-usb.
      Ai a parafernia ja comeca a ficar grande pra android. Inviavel.

      O set apple é muito, mas muito superior ainda.
      O rpboema é que vendendo meu tablet, so consigo pegar um Ipad 2 no maximo, sem ter que voltar muita grana. I pad 4, air, mais atual ,vou ter que voltar pelo menos uns 2 mil de diferença. Ja comeca a nao valer a pena financeiramente. A nao ser que o cara ja tenha o ipad ou iphone como telefone de uso normal. Eu uso android. Teria que fazer upgrade.

      Entao no caso, acho que a pedaleira ainda ta melhor, no quasito $$$. É uma pena, pois eu acho que seria super-massa botar um tabletao num suporte de mic, um foot bluetooth levissimo, e sair fazendo gigs nas casas dos amigos.

      Bom, voltamos ao normal de todo guitarrista mesmo. Montar a pedaleira rs.

      Buja
      Veterano
      # 27/fev/17 18:18 · Editado por: Buja
      · votar


      makumbator
      O set mais portátil que já usei pra tocar foi iphone 6 + irig HD + airturn pedal 2 rodando o Bias.

      E o timbre/ruido/latencia? Muito superior a uma pedaleira estilo gt100 ou pod hd500? Fica na mesma, ou fica devendo?

      makumbator
      Veterano
      # 27/fev/17 18:31
      · votar


      Buja

      Latência bastante baixa (O IOS consegue latência baixa). Pouquíssimo ruído. Achei bastante bom, ainda mais pensando no contexto de banda.

      SkyHawk
      Membro
      # 27/fev/17 18:45 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      JulianoF.
      Uso o controlador BlueBoard da IK, é bluetooth e funciona muito bem, além dos 4 controles diretos, tem preset up e down, e cada página vc pode atribuir 4 comandos midi diferentes. Na prática, ao vivo dá para controlar uns 12 efeitos com agilidade, 3 bancos de 4 posições.

      Mais do que isso é fácil se perder e a troca de bancos não é rápida o suficiente. Uma outra opção é configurar 4 efeitos para cada preset, e atribuir o preset a um banco, cada troca de banco um novo preset e 4 efeitos diretos e rápidos.

      Buja
      Veterano
      # 28/fev/17 09:30
      · votar


      SkyHawk
      E voce utiliza num iApple com Amplitube? Sabe se ele pode ser usado em mais situacoes, tipo, Android com outro simulador, ou ele é bem especifico mesmo.?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a amplitube para android - finalmente!

      303.703 tópicos 7.859.172 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital