Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
alexandrecoppo
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Ta ficando muito linda sua tele, acompanhando o projeto.

flw abraços!!!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Se começar a construir ou modificar algo posta aqui pra gente acompanhar também!

Fazem 5 anos que estou reformando um baixo Tonante, mas ele anda a passos lentos.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
5 anos que estou reformando um baixo Tonante

fotos?

Nefelibata
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Primeiramente, parabéns! Estou acompanhando e curtindo bastante.

Sobre a questão do tingimento, parece que vc queria dar destaque aos veios da madeira, pra fazer aquele efeito PRS, certo?

Pra esse tipo de efeito, normalmente primeiro se passa uma anilina escura (no seu caso, azul bem escuro ou preto mesmo) de leve e depois lixa. E isto é feito algumas vezes, de forma que no fim, apenas os veios restam destacados com a cor escura.

Depois vc passa a cor desejada, no caso azul. Assim, os veios aparecem muito, mesmo que vc escolha passar um azul bem clarinho pra finalizar.

Abraço

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Fazem 5 anos que estou reformando um baixo Tonante, mas ele anda a passos lentos.

Fotos2 (sou fotografo adoro fotos hahaha)

Poh da uma acelerada ai! a continuidade depende apenas de vontade ou envolve grana ou ferramentas que você não tem?

Nefelibata
Opa valeu por acompanhar!
Eu fiz esse processo que citou apenas duas vezes (passar escura depois lixar) acho que ficaria melhor se eu usasse preto para o fundo mas eu gostei de como ficou, tem algumas partes que lembra até um pedaço de abalone (azul puxando um pouco para o verde) é difícil ver nas fotos mas ainda vou postar fotos detalhadas.

JJJ
Como você ja fez muitas reformas eu queria perguntar se tem alguma recomendação de tarraxa com custo beneficio bom? minha preocupação maior são elas e os captadores (malagoli ainda a decidir o modelo) o resto praticamente vai ser bem simples e baratinho.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


RodGuitars

Tarraxa com bom custo/benefício?

Bom... a Condor vendia tarraxas 6 em linha muito boas, pesadas, por um preço razoável. Mas não sei se ainda tem e - o pior - não sei se são todas da mesma qualidade...

Saindo daí, temos uma fábrica (coreana, creio eu) chamada Jin-Ho, que fabrica tarraxas para a Wilkinson, Schecter e outras. As "sem marca" (só com o nome da própria Jin-Ho) são baratas e bem honestas (a Tagima usou essas na minha hand-made). O negócio é achar... Eu comprei as Wilkinson ez-lok (que são feitas pela Jin-Ho) e gostei. Paga-se um "plus a mais" pelo logo da contratante (claro...), mas são tarraxas diferenciadas, com 2 furos, de modo a funcionar como uma "pseudo" trava. Só não puxe tanto a corda... deixe uma voltinha pra não estourar pela tensão...

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Opa valeu! perguntei para o cara certo!
Vou procurar elas no Mercado Livre ou no Ebay, o que torna um pouco mais difícil é que as tarraxas precisam ser para headstock reverso/canhoto.

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
o que torna um pouco mais difícil é que as tarraxas precisam ser para headstock reverso/canhoto

Nao da pra comprar tarraxas em linha comuns e apenas inverter as posições delas? (nao é critica nao, eu nao sei mesmo se da ou nao)

RodGuitars
Veterano
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


Buja
Nao da pra comprar tarraxas em linha comuns e apenas inverter as posições delas?
Na teoria até da para usar sim mas não fica bom e fica feio.
Pra você ter uma ideia da uma olhada na parte de trás do seu headstock...
as tarraxas vão estar assim: (Se for 6 em linha)
YoYoYoYoYoYo
Ou seja a parte que você gira com o dedo fica a frente do pino, se você inverter vai ficar antes e vai ficar meio fora do começo do headstock

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
RodGuitars

Fotos eu não sei se tenho. Na época eu não conseguia quase acessar o fórum - escola, trabalho, banda, mulher, família...

O que me faltava eram os captadores, não quis trocar o escudo (leia-se não achei pronto, e não quis fazer um) agora achei os caps, vou encomendar semana que vem provavelmente.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

Pode não ter as fotos da mudança, mas pode tirar fotos ATUAIS, né?

Amigo, aqui não basta matar a cobra, TEM QUE MOSTRAR O PAU! ui... kkkkkkkkkkkkkkk

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Legal cara mas espero que agora o projeto va pra frente, e como o JJJ
disse queremos imagens!!! hahaha

Update no projeto 2015T

Bom acho que posso dizer que terminei o acabamento do corpo, e vou citar o processo novamente só para ficar claro...

Tingi o corpo com anilina azul, primeiro usando um tom mais escuro depois lixei boa parte até a cor natural e apliquei novamente anilina porem num tom bem mais claro, no total acho que foram 4 ou 5 demãos. aplicadas com "boneca"

Após isso passei uma primeira camada de seladora só pra fixar a cor, misturada com um pouquinho de anilina azul.

Em seguida varias camadas de seladora (acredito que no total umas 6 demãos) lixando entre elas com lixa d agua (400 600 1200)

O Freijó tem veios abertos o que dificulta um pouco a selagem, mas consegui igualar boa parte do corpo.

Agora vamos as imagens...
Como eu disse é difícil de retratar o real tom em fotos pois muda de acordo com o angulo e luz, pois isso tirei varias fotos para tentar exemplificar.

Foto01
Foto02
Foto03
Foto04
Foto05

E aqui alguns detalhes dos veios...
Detalhe01
Detalhe02
Detalhe03

Após a ultima camada de seladora passei palha de acho (BomBril) e ficou lizinho, a mão desliza livremente.
Não ficou perfeito mas estou satisfeito e vai ficar assim mesmo, pois gosto de um visual meio "rustico" nas minhas guitarras, se eu quisesse um acabamento perfeito teria mandado alguém fazer pois não tenho capacidade pra isso.

Pra "finalizar" falta fazer o nut (osso), nivelar os trastes e tirar algumas rebarbas na lateral do braço e selar, ai ela vai ficar parada por um tempo até eu conseguir comprar o hardware e captadores.

Ufa acho que é isso!

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Opaaa ta ficando legal, muito bom mesmo. Achei que ela iria ficar uma pitada mais clara que este azul, mas confesso que neste azul cruzeiro mafia azul time do coração, a guitarra ta ficando linda!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Tenho um par de "capitadô" do neck das tele aqui. São genéricos (CHINA), era para um amigo que queria fazer uma com dois caps metalicos (nem ideia do que dá isso), mas ele faleceu antes. Se te interessar chama no privado.

As fotos devem sair hoje - ouviu JJJ?! rs

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Buja
Valeu no começo eu queria mais claro mas fazendo testes com a anilina e vendo fotos na net acabei mudando de ideia.

Ismah
Opa agradeço mas para "capitadô" eu só uso Malagoli nas minhas guitas, esta vai ser um vintage no braço e um humb um pouco mais forte na ponte... não decidi ainda mas NÂO será o HH777 ou Intruder que ja tenha na LP e Explorer respectivamente, quero variar haha

Update
Ahh e o pedaço de OSSO chegou e comecei a fazer o nut, então a guitarra ta praticamente pronta, logo posto umas fotos finais da construção!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Seria um presente rsrs

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Opa muito gentil de sua parte, valeu...
Mas como eu acabaria não usando definitivamente não acho que "mereço" o presente, quem sabe você não constrói uma tele também! rsrs

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Seria chover no molhado. Tenho já a strato. rsrs

Quero algo maior pesado, e... clean, como uma firebird.

EduBluesMan
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Pirei.
Show de bola.
Será que o amigo poderia me enviar os gabaritos (principamente da explorer), contendo as medidas pra eu tentar fazer também??
Se puder, mande o contato através de recado em meu perfil.
Maravilhoso post.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Mais Tele é diferente, aquele som bem estalado do cap da ponte é muito legal, ja eu não curto muito as strato haha
Opa Firebird é bem loca!!! ai sou obrigado a concordar.

EduBluesMan
Opa valeu por dar uma olhada no meu tópico!
Não sei se foi aqui mesmo que comentei mas não tenho "gabaritos" bem na verdade tenho a planta impressa em tamanho real apenas da Les Paul, todos os outros modelos eu uso a seguinte "técnica" rsrs

Procuro imagens com boa resolução onde o angulo da guitarra esteja correto, ou seja geralmente aquelas fotos de catálogos nos sites das marcas. Em seguida colo 4 folhas de sulfite, amplio a imagem no monitor até o tamanho real, verifico proporções de partes com tamanho padrão por exemplo o nut ou captadores, colo a folha em cima e vou traçando com um lapis bem de leve. Você pode também imprimir se preferir.
Mas lembrando que esta tecnica é mais para copiar ou se inspirar no layout do corpo ou headstock, o mais importante é respeitar as medidas da escala e distancia da ponte e captadores que tem seus padrões.

Bom esta é a forma que eu faço mas dependendo do modelo acredito que possa encontrar plantas em PDF ou até gabaritos prontos ja em tamanho real.

Por falar em explorer vou trocar o braço da minha... mais isso eu posto depois.
Se resolver encarar a construção poste fotos pra gente acompanhar, eu curto muito esses projetos!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Tele é diferente, aquele som bem estalado do cap da ponte é muito legal

Concordo mesmo, mas no caso não posso fazer duas coisas, e o que preciso é uma guitarra pra som pesado.

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Aceito o presente. kkkkkk

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm

Tá construindo uma guitarra? Me ajude como o Rod fez e penso no seu caso rsrs

SkyHawk
Membro
# mai/15
· votar


Sou doido por tele e também não gosto muito de strato. Minha linha nesse momento é Jaguar com humbucker e começar a me aventurar no relic.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


http://luthieremsantos.blogspot.com.br/2015/01/os-vernizes-e-suas-cara cteristicas.html

Acho que vão gostar...

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


SkyHawk
Quando eu era mais novo eu achava a tele muito feia hahaha só gostava de modelos explorer, v e outros mais radicais. mas acabei pegando uma Telecaster Michael bem simpliszinha como parte de um pagamento de cliente, a intenção era vender ela depois mais acabei gostando e não pretendo me desfazer dela.
Sobre relic eu não sei gosto ou não rsrs na verdade eu minha explorer tem a pintura toda craquelada e no geral bem detonada e eu curto ela desta forma, acho que ser for algo que fique natural sim, mas se for exagerado não acho legal. Comprei uma Giannini StratosSonic da década de 80 por 100 conto, pelo que pesquisei é uma guitarra bem valorizada e vou restaurar ela, o corpo tem um monte de marcas e arranhados quem sabe esta não sera a minha relic... hahaha

Ismah
Legal o link valeu pela contribuição.

Update Construção concluída!

Pois é pessoal dou como terminada a fase de construção da minha Tele :D
Os últimos passos foram:
Mesmo protegendo bastante a escala acabou vazando um pouco de anilina no finalzinho da escala, consegui tirar quase tudo com lixa e uma lamina de estilete mas ainda ficou um pouco de resido.
Instalação do nut de osso. não curto muito nut fininho que geralmente é encontrado nos modelos fender então fiz um mais largo (ainda falta fazer os slots das cordas, que só serão feitos quando for colocar as mesmas)
Retifica e nivelamento inicial dos trastes (ainda vou precisar nivelar mais um pouco pois tem alguma irregularidade)
Acabamento do braço com seladora.

Aqui algumas fotos:
Foto 01
Foto 02
Foto 03

Sobre o headstock duas coisas...
Eu fiz besteira com a tupia naquela parte do ajuste do tensor e ficou meio feio por isso acho que vou colocar uma tampinha feita de um pedaço de marfim ou plastico mesmo.
Eu sei que no geral a galera não curtiu muito o logo tosco escrito a mão, eu até lixei ele fora quando estava dando o acabamento mas resolvi fazer novamente pois acho que da um toque rustico e pessoal na guitarra...
Braço

Eu fiquei positivamente surpreso com o resultado da seladora, ficou muito bom, só não sei como sera na questão de durabilidade, isso só o tempo vai dizer...

Por agora é isso, a guitarra vai ficar guardada alguns meses pois estou sem dinheiro para comprar o hardware.

Obrigado a todos que acompanharam até agora e se tiver duvidas ou perguntas fiquem a vontade para postar!

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Está ficando muito bacana sua telerod. É u7ma pena nao poder colocar logo tarrachas, caps e cordas nela logo pra gente sentir o som.

ps: So uma perguntinha? Será ponte fixa de tele mesmo? Me pergunto isso, porque o corpo da sua tele nao é retinho, tem umas depressoes estilo les paul. Que tipo de ponte será?

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Buja
Valeu...
Resolvi construir a guitarra do nada sem planejar, sou muito impulsivo e ansioso e deu nisso, mas não tem problema, me diverti bastante construindo ela e logo estará montada.

Sobre a ponte vai ser fixa mesmo no estilo PRS com as cordas passando por trás do corpo.

pedropohren
Membro Novato
# mai/15
· votar


Fala Rod!

Cara, uma pequena dica quanto ao braço: pra dar uma melhorada na pegada, tu n pensa em abrir um vinco no eixo central dele? coisa bem rasa, pq dessa forma teu dedo fica ali fixo e tua mão n foge do eixo... Melhoraria muito a pegada, ainda mais considerando que tu optaste por tirar o tróculo desse braço...

Dica dada, uma curiosidade: sou luthier, n fiz mta coisa ainda, mas já faz um bom tempo que acompanho os projetos do pessoal aqui no fórum (sem conseguir comentar nada pq o fórum demorou meses até eu conseguir me cadastrar) e tento postar o meu há esse mesmo tempo, mas agora que finalmente consegui criar o meu cadastro no fórum, tentei hospedar as fotos da minha homemade strato pra postar aqui e n consegui. Comofaz?

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren
Oi Pedro valeu cara,
Eu não toco nada cara... hahaha a parte divertida pra mim é construir e modificar as guitas, e quando toco minha pegada é mas naquele "estilo onde o dedão fica fora, acima da escala com isso tenho tendencia de achar mais confortáveis braços arredondados. Sobre tróculos se não for devido a necessidade estrutural eu não curto por isso fiz ele uma continuação do braço.

Bem vindo as postagens no forum e para postar imagens, você precisa hospedar elas em algum site ou host de imagens, estou usando o Photobuket, ai você pega o link direto desta img e quando for postar no forum usa o botão (planeta com uma correntinha) e pronto. Ah so toma cuidada para que as fotos não fiquem muito grandes pois prejudica a leitura do tópico.

Até mais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.