Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Vc é um artista parabéns pela sua obra!!

Ismah
Eu tenho uma tupia zerada, quer comprar??

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr
JJJ
Ramsay
Valeu!

Ismah
Concluí que preciso de uma tupia rsrsrs
É muito útil mesmo, e da pra fazer muito mais comprando um jogo de fresas variadas, mas também é bastante perigosa, caso nunca tenha usado uma vai com calma rsrs.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Um passo muito importante na construção mais sem muito o que mostrar...
Fiz uns ajustes e colei o braço no corpo, agora só esperar 24hrs e ver se ficou bem firme.

Foto 01
Foto 02

Próximos passos:
trabalhar na escala, preciso comprar trastes e marcações e também resolver como fazer o raio pois não tenho os bloquinhos e são caros para comprar apenas para uma guitarra.

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ai ai....Voce faz parecer tão facil!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Hora do update diario

Braço bem colado então o dia foi dedicado a escala...

Preparando para furar os dots na escala
Escala bruta

Furos

Eu ia comprar umas bolinhas de abalone para a escala mas resolvi fazer algo diferente com o que tinha aqui em casa mesmo...
Então peguei um cabide azul e cortei umas fatias, e resolvi colocar um pedacinho de madre perola que ja estava cortado neste formato.
Instalando

Depois disso fui trabalhar no raio... como disse no post anterior não tenho o bloquinho de raiar então fiz um gabarito com raio de 12 polegadas, e fiz a escala a olho mesmo usando a plaina até bater com o angulo. parece que ficou bom.

Escala raiada

Escala pronta

Ja era meio tarde mas resolvi correr um pouco e ja colar a escala
Ultima foto antes de colar ao braço

Neste momento esta assim...

Todas as parte unidas :D por hoje é só!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm
Ai ai....Voce faz parecer tão facil!

Haha Não posso dizer que é fácil mas também não é difícil para mim pois ja construí muitas guitarras, só estou meio enferrujado...
Mas agora acho que tenho até mais paciência para as partes chatas, e não me preocupo em ficar seguindo os modelos originais, faço do jeito que quero.

Valeu por acompanhar o tópico!

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Haja sargento! kkkk

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Bah desanimei de postar aqui... Escrevi um mega texto ontem e o fórum entrou em manutenção e perdi tudo :'(

RodGuitars
JJJ

Me dão uma ideia... Os dots da minha Rubi afundaram e temo que isso vá acabar lascando a escala... Como sacar ele sem danificar? Colocar epoxi ou cola de silicone (cola quente) embaixo deles/no lugar?

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Haja sargento! kkkk
Na hora de colar a escala sempre uso todos que tenho disponível, contei 9 mas acho que tinha até mais antigamente hahaha.

Ismah
Bah desanimei de postar aqui... Escrevi um mega texto ontem e o fórum entrou em manutenção e perdi tudo :'(

Que chato... quando animar posta de novo,
Sobre seus dots depende de como esta (se puder tirar uma foto...) se acontecesse comigo eu provavelmente me preocuparia em apenas preencher o buraco, com um outro dot por cima ou epoxi, depende da profundidade.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Deve dar uns 2 ou 3mm. Queria segurar o padrão.

RodGuitars
Veterano
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


Olá galera, segue a construção...

Como o braço é colado não tem motivo para deixar aquele bloco de madeira então deixei mais rebaixado para maior conforto.

Antes
Durante
Depois
Ficou muito melhor.

Também tirei o excesso de madeira do braço e headstock e comecei a lixar a escala e corpo

Com as lixas mais finas os veios da madeira vão começando a aparecer
Corpo
Visão geral
Agora sim parece uma guitarra!

Comprei os trastes no Mercado Livre e deve chegar esta semana, ai após instalados vou poder fazer o shape do braço.
Enquanto isso vou lixando.

Até mais!

JoãoPW
Membro Novato
# mai/15
· votar


Caramba cara, parabéns, você tem uma precisão de cirurgião kkkkkkkkkk
curti o headstock invertido mano, ficou foda

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Já resolveu a cor? Espero que não seja sólida, porque essa figuração na madeira está linda.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


JoãoPW
Valeu cara, mas precisão de cirurgião é exagero haha

JJJ
Já resolveu a cor?
Sim! vai ser azul translucido.
Eu me inspirei nesta Chapman ML3 exatamente por isso eu usei freijó para o corpo, pois se fosse usar cor solida usaria Marupa ou Mogno pois tenho em "estoque".

A ideia é tingir com anilina e passar uma camada fina de seladora ou verniz só para proteger, quero um visual meio "rustico" parecido com o que fiz na minha Les Paul porem mais fosco.

RodGuitars
Veterano
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


Update

Terceiro video


Lixei a escala até 220 com a orbital e ficou perfeita.
Escala lixada

E depois passei duas camadas bem finas de seladora diluída, só para proteger. Ainda vou lixar novamente e passar uma ultima camada pouco antes de instalar os trastes.
Escala selada

Hoje também fiz alguns testes com tonalidades de anilina em alguns retalhos de freijó, pois logo vou começar a tingir o corpo.
Tons de Anilina

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Está ficando muito massa tua tele mano. Curti o tom de anilina azul forte, aquela da madeira do meio na foto.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Valeu Buja
Também gostei daquele tom esta bem próximo do que eu quero.

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Poxa, ta muito legal. Nada como ter ferramentas e saber usá-las!

Nessa foto aqui, o que é essa peça redonda entre a cavidade no fim da escala e o captador do braço?

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm
Isso nao seria o tensor?

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


DoisUm

É o ajuste do tensor, mas colocado do lado oposto do que o mais comum (que seria no headstock). Mas a do nosso colega vai ficar no headstock mesmo, pelas fotos.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm
Buja
Sim é a porca de ajuste do tensor, chamam de spoke nut funciona da mesma forma, mas geralmente fica do lado do corpo com isso deixa o headstock mais clean e eu diria resistente.

Nesta minha como bem observado pelo JJJ vou usar o comum (barra dupla e ação unica) pois foi o que encontrei na loja.

Por falar na Tele
Hoje fiz o shape do braço (não tirei foto mas vai estar no video 04) com isso posso dizer que a fase de construção propriamente dita esta praticamente finalizada :D falta apenas os trastes que não chegaram e ai é partir para o acabamento.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


O que muda no tensor de barra simples e dupla, é que o segundo não se apoia diretamente na madeira, certo?

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


RodGuitars
muito legal, só vi seu projeto agora, vou tentar acompanhar!

eu fiz uma teleca com ajuda dos mestres luthieres aqui do fórum, se quiser ver:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/

to curioso pra ver esse tingimento, tenho muita vontade de fazer algum instrumento assim!

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


Ismah
O que muda no tensor de barra simples e dupla, é que o segundo não se apoia diretamente na madeira, certo?
nao, o de barra dupla é uma barra que vai e vem, e quando apertado ele fica tipo um arco-e-flecha
assim: |)
entao ele nao é acorado no final.

o de barra simples tem uma acoragem no final (um cilindrinho atravessado), entao ele se curva contra a madeira.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Ahm, saquei...

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


kiki
Não tinha visto esse seu projeto.Ficou bem bonita!
Tem mais videos demonstrando essa guitarrinha? E como ficou a afinação das casas?

Adorei o seu martelo de borracha! kkkkkk

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


kiki
muito legal, só vi seu projeto agora, vou tentar acompanhar!
Opa valeu! fui ver seu projeto e achei muito legal como organizou e adicionou descrição em todas as etapas, e o resultado ficou muito bom!

Sobre tingir com anilina, eu ja fiz na minha Les Paul e como tenho ela desde 2007 sei que o resultado é bom Les Paul tingida

Falando em acabamento o que pode dizer da cera que você usou na sua?

Ismah
Isso mesmo que o Kiki falou sobre o tensor, o melhor mesmo é o de ação dupla pois corrige nas duas direções e nem é tão caro, mas como estava com pressa acabei comprando esse mesmo que foi o que tinha na loja.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Antes de ter a tupia, como vc escavava o corpo? É a única coisa que me deixa ainda em dúvida que eu quero fazer uma guitarra rsrs

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


kiki

Não sabia (ou não lembrava) dessa sua Teleca, cara. Show!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Você vai precisar de uma broca boa para madeira e um formão.
Faz um monte de furos tomando cuidado com a profundidade e depois escava a madeira com o formão, o resultado do acabamento nas bordas vai depender do quanto afiado esta o formão e da sua habilidade, mas é possível fazer sim!
Mesmo com tupia é comum usar essa tática dos furos para facilitar o trabalho e focar mesmo mais no acabamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.