Como fosquear partes cromadas?

Autor Mensagem
Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


boblau
Precisa ser algo tao forte quando? nao basta uma outra base menos agresiva so pra neutralizar a reacao?

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


boblau
Moro em uma chácara e estou acostumado com ferramentas, venenos, ácidos, bases, máquinas de corte, esmeril, tesouras grandes, etc.... Rssssss. Quanto a luvas de borracha é fundamental para manipular químicos, assim como óculos de proteção pois algumas diluições são bem agressivas ao se adicionar em água e espirram mesmo.

Já fiz uns testes de corrosão como experiência para meu futuro relic minha dúvida agora é com ferragens douradas. O projeto é uma tele preta com ferragens douradas e relic pesado. Alguma dica ?

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


JJJ

Pois é, o processo desanima mesmo.

Deve haver algum produto químico que retira este brilho sem ter que lixar as peças ou retirar completamente o cromo.

http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6314-decapagem-quimica #.VQOKhdLF8tE

Quem sabe, a partir das informações da matéria acima, você não consegue uma solução pra aplicar nas peças?! Acho que dá pra pegar uma peça cromada qualquer (sem valor) e fazer um ensaio e depois verificar o resultado.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
não dá o banho com o ácido, mas deixa a peça fechada (a seco) num pote com o ácido puro. Os "vapores" dão a desgastada.

No norte do país eles polem cuias assim, usando uma mistura de urina e cinza (amônia).

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

LeandroP

O problema é que o cromo é um material extremamente linear e duro. Poucas coisas atacam verdadeiramente o cromo. O normal é a corrosão atacar onde o cromo foi aplicado. Então para atacar o cromo o composto precisa ser muito agressivo. E o antídoto também. Mas é importante testar primeiro.

Quanto a decapagem dificilmente vai fazer alguma diferença.

Eu apostaria em uma lixa extremamente fina e uma retifica tipo Dremel.

SkyHawk

Se vc tem prática com ferramentas, aposte em uma retifica tipo Dremel. Ela vem cheia de acessórios que vão fazer vc se divertir detonando uma tele....

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


boblau
Eu apostaria em uma lixa extremamente fina e uma retifica tipo Dremel.
2

JJJ

Segunda feira vou em uma Galvanoplastia, vou tentar me informar

Ramsay
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ramsay
· votar


JJJ

Cara, que eu saiba, o melhor jeito de tornar um cromado fosco de forma uniforme é por jateamento de areia.
Então, basta vc procurar uma empresa que faça jateamento de areia e que normalmente é encontrado em lojas que trabalham com vidros.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay

Nossa é verdade !! Concorto totalmente, o jato de area é perfeitopara esta aplicação!

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man

Nem tanto, pq as peças são BEM pequenas rs

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Ramsay

Jato de areia vai retirar todo o cromo.

E o acabamento não seria propriamente fosco, e sim texturizado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fosquear partes cromadas?