Como fosquear partes cromadas?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/15


Galera, estou dando um "up" grande na minha velha Teleca.

Ocorre que ela já tem uma "estrada" razoável, então tem suas pequenas marcas e cicatrizes. O hardware que vou colocar é todo novinho, brilhando, reluzente. Acho que não vai "combinar" muito bem.

Mas, atenção: não se trata de "relic". Não quero ferrar as peças, lascar, arranhar, nada disso! Só quero fosquear tarraxas, ponte, plates, knobs, captador do braço, etc, porque acho que vai ficar muito mais interessante o visual.

A pergunta é: como fosquear direito, sem arranhar? Eu só quero fosco, não arranhado... Se meter bombril, vai arranhar tudo... Pensei em esponja de lavar louça (a parte "dura"), mas mesmo assim, tenho dúvidas.

Alguém por aí já fez isso com bons resultados?

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Tirei todo o verniz da minha guitarra com esponja. Arranhar, arranha, porque é assim que o brilho sai. Mas com a esponja é bem menos agressivo que com a palha de aço.

No final, passei o aço na guitarra também pra garantir que ficasse BEM fosca. Ficou, mas um fosco arranhado. Mas como fiz os riscos em um único sentido, ficou até bonito, como "veios".

Mas em peças de metal não sei se ficaria legal isso.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Eu iria de lixa automotiva.
vou dar um CHUTE de usar algo tipo 2000

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Headstock invertido

Em madeira eu já fiz com esponja também e ficou ótimo. Mas os cromados eu estou na dúvida. Claro que vou dar uma experimentada, mas se alguém já tiver a solução pronta, melhor...

Hitman

Eu tenho uma 1200 aqui, já é quase lisa... Acho que 2000 não deve funcionar muito bem. O maior problema com lixas são as partes arredondadas. Imagina as tarraxas. Fica difícil "entrar" com a lixa nos cantinhos...

Fiquei pensando em algo tipo um banho de água sanitária... algo assim... hehehe

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Tenho uma 8000 pra trastes da guitarra, vou comprar mais alguns.

Pra pintura da minha moto eu uso 400 pra tirar arranhado feio (caso caia e plastico arranhe contra o asfalto) Demora pra caramba mas uma hora ou outra sai e fica bem lisa e, depois parto pra 800 e depois 1000. Ela fica bem fosca.

Tenta a 1200. Aparencia de arranhado nao vai ter. Com certeza vai tirar o brilho, so nao sei se vai ficar do seu gosto!

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Faço com a esponja de lavar louça...uso os 2 lados.
O detalhe sobre ficar bom ou ruim, é ligado ditetente a sua habilidade... Força, movimentos, paciencia...

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Hitman

8000??? Isso é uma folha de papel comum... kkkkkkkkk

ogner

Fotos? rs

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
8000 basicamente deixa ela bem lisa. aquela sensacao gostosa de dar bend ou vibrato. haha

se tentar a 1200 me avise como ficou!

Quando eu passo lixa nesse tipo de coisa, nao sei como fala em portugues mas eh Wet sanding. Voce molha a peca o tempo todo e nao lixa no seco.
Paciencia eh chave. duas ou tres passadinhas nao vao fazer nada! haha

Abraco!

Edson Caetano
Veterano
# mar/15
· votar


Lixa 8000 deve ser mais lisa do que o papel higiênico de muito boteco por aí kkkkk finalizar a retifica dos trastes com isso deve levar uma eternidade

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Edson Caetano

Pois é!

Pode até ser a nova polêmica do fórum em vez da madeira do corpo ter influência ou não:

"Lixa 8000, fato ou ficção?"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Usar química é uma opção ácido muriático (ácido clorídrico) diluído, pesquise pela diluição ideal e sobre os cuidados com o manuseio.

Depois do banho as tarrachas precisam ser novamente lubrificadas e a vida útil das juntas plásticas diminui. Uma diluição grande minimiza os "efeitos colaterais" em plásticos e borrachas. Para um relic pesado aplique mais puro com conta gotas em lugares específicos.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk

Pois é, nas tarraxas não vou dar banho, não... Estou com receio de ferrar com elas, tão novinhas... rs

Mas no resto, talvez seja interessante. Valeu.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


JJJ
Nas tarraxas é wet sand mesmo, eu bom português: lixa d'água e não precisa ser dessas ultra finas não, mantenha a peça molhada quando estiver lixando que não arranha.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Eh uma lixa basicamente pra polir. Nao eh dificil encontrar ate 12000

http://www.micromark.com/micro-mesh-12-000-grit-4-inch-x-6-inch-sheet, 7607.html

Nao he algo que se usa em tudo. Traste eh mole e delicado. Lixa fina do tipo da uma ajudada no feel do braco. Fundamentos de atritio... fisica.

Abraco.

Ismah
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ismah
· votar


Hitman

É coisa de chapeador não de marceneiro/luthier. A 12k é pra vidros/CD's se bem lembro.

Hitman
Veterano
# mar/15 · Editado por: Hitman
· votar


Ismah
Mas eu jamais disse que eu uso 12k, muito menos em madeira!

Ja usar a 8000 na guitarra nao eh raro... Bote no google.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Haushaushausa
Cuidado que fosquear deixa o brilho do timbre kkkkkk falta essa no fcc,
ja que ate o adesivo altera o timbre

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man

ihhhhhh, será que vou deixar a guitarra sem brilho também?


auhauhauhauha

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Sim amigo, mas por isso o povo desconhece.

JJJ

Mandei msg in-box.

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Galera

Fiz 2 testes aqui no verso de um neck plate: esponja (lado duro) e lixa d´agua 1200. Mesmo bem de leve, os riscos são evidentes. Una buesta...

Acho que, pra ficar legal mesmo, tem que ser processo químico... Mas não sei se tenho coragem de pegar as peças novinhas e meter no ácido! kkkkkkkk

Ismah
respondido

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


JJJ

Cara, eu conheço dois tipos de cromo. O cromo brilhante, que é o mais comum de ver por aí. E o cromo duro. É um tipo de cromo mais resistente ao atrito, por exemplo (melhor pra ponte) e o seu aspecto é mais fosco. O inconveniente é que você terá que mandar decapar (retirar o cromo original) pra depois cromar.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Tem fotos?

vai passando lixas mais finas pra ver se melhora.
Essas lixas (pelo menos as que eu recomendei) sao pra pintura de carro entao se estiver riscnado, tem algo de errado.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Vai ver 1200 ainda é muito...

LeandroP
O inconveniente é que você terá que mandar decapar (retirar o cromo original) pra depois cromar.

Vixe... Se for pra tanto, deixo brilhando mesmo... rs

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ,

o ácido muriático puro funciona. Vc deve pssar com cuidado e com pincel nas partes que quer atacar o cromo e por no máximo 15 minutos. Depois precisa lavar com uma solução de soda.

Com lixa, só acima de 2000 e ainda somente usada com uma politriz ou mini retífica com no mínimo 2800 rpm.

Tem um outro jeito. Veja se perto de sua casa/trabalho tem alguma oficina que tenha jato de areia. Peça para passar as peças em areia fina e levemente, sem retirar o cromo. Proteja com graxa as partes que vc não quer atacar.

saudações

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


boblau
JJJ
Essa dica do pincel foi boa ! A proteção com graxa branca nas juntas das tarraxas também funciona. Jateamento com areia está proibido se não me engano.

Como é esse banho de soda para parar o processo ? Pode dar detalhes sobre qual soda e qual diluição ? Eu sempre lavei com mangueira de água corrente... Rssssss

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


boblau
SkyHawk

Eu vi um vídeo na web onde o cara não dá o banho com o ácido, mas deixa a peça fechada (a seco) num pote com o ácido puro. Os "vapores" dão a desgastada.

Mas eu acho que vou desistir. São muitas peças e a chance de ficar uma merda é grande... kkkkk

No entanto, vou deixar o tópico correr, caso alguém (eu mesmo, no futuro... rs) queira tentar, já que não vi nenhum outro tópico sobre o assunto aqui no fórum.

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


É a mesma soda que se usa para desentupir ralo (em escamas) e também é usada em culinária para fazer Pretzels.... hmmmm

Jateamento de areia em cabines não está proibido não. Está proibido ao ar livre...

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


boblau
Soda em flocos tipo Diabo Verde ??? Qual concentração ? O diabo verde também é forte pra caramba... Uso na minha casa e até tenho um pouco guardado.

Estou começando a me preparar para um projeto de relic, mas morro de dó de lenhar um corpo bem acabado !!! Estou pensando em comprar algo já meio lenhado, mas como quero uma guitarra de alto nível, fico entre a cruz e a espada ... Rssssssss

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


depois de tanto experimento esse hardware vai virar uma gosma viscosa e vai pro ralo abaixo.. hahaha

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk

Diabo Verde não dá para fazer Pretzel... É uma mistura de vários produtos químicos.

É soda mesmo. Hidróxido de Sódio. Vende no supermercado. Faz uma diluição de 50% em peso do produto em escamas.

Cuidado que é forte prá danar...

Se vc manusear sem luvas, ele penetra embaixo das suas unhas e não para de corroer a carne até acabar a concentração. Aí vc vai tocar guitarra só daqui a um ano....

Mas a soda é só para terminar com a ação do ácido muriático sobre o cromo, Portanto é só um pouquinho.


Saudações
(Tô achando que eu não deveria ter dado a idéia...)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fosquear partes cromadas?