Em matéria de guitarra, idade e experiência andam juntas?

    Autor Mensagem
    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/15


    Boa noite!!!

    Faaaaaala rapaziada!
    Este é o segundo tópico que estou sugerindo a partir dos resultados da primeira parte da enquete.
    O que me chamou a atenção é que 35% dos usuários que responderam estão para cima dos 30 anos e se observarmos a próxima pergunta da enquete, 42% já tocam há mais de 10 anos.
    São poucos os usuários "teen", mas muita gente já está com uma boa dose de "calos nos dedos"...rs
    Além disso, acho que o segundo número nos mostra que apesar de não termos uma política séria de estímulo à cultura e à educação musical nas escolas, a persistência é algo que se destaca em nosso meio.
    Que tal?

    Valeu!!!

    MMI
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Penta_Blues

    Fiquei curioso em saber qual seria essa porcentagem dos feras que estão competindo neste momento no prêmio FCC (não me incluo nesses feras, que fique claro, mas estou em 1 categoria ali no meio). Acho que 10 anos de calos nos dedos é pouco ali...

    Strato.Freitas
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Penta_Blues

    Não penso assim cara... Eu tenho 16 anos e já estou no meu 7 ano de guitarra e nem por isso sou um fera na guita.
    Eu passei por uma fase meio dificil nos 2 primeiros anos, por que o que eu ouvia, não era o que eu conseguia tocar e acabei deixando a guita de lado uns meses. E eu também nunca fiz aula. Aprendi tudo sozinho ou com ajuda de amigos, mas ninguém profissional. Fico triste por isso, por que pelo tempo que eu tenho eu já deveria estar tocando muito bem, mas ainda sou meio travado com técnicas mais dificeis.

    No geral, acho que depende da sua dedicação e a sua força de vontade. Mesmo que você aprenda sozinho, não pode ter medo e raiva do que você ainda não consegue fazer.

    Abraços, espero ter ajudado em alguma coisa.

    Headstock invertido
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Estatisticamente, sim. Mas regra não é.

    Tem muito, mas muito mesmo, jovem com menos de 30 que já toca há pelo menos uma década e meia, tem um domínio absurdo do instrumento e uma experiência de vida (na música) bem sólida.

    Tudo depende de como o indivíduo leva/levou sua vida em relação a isso.

    Idade, por si só, não garante absolutamente nada a não ser rugas e artrite.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Penta_Blues

    Esse dado é interessante, pois eu achava que os usuários do fórum ainda eram, em sua maioria, adolescentes. Mas acho legal essas persistência dos mais velhos em continuar/iniciar a vida musical. Acho que o fato de ser mais velho não diz muito sobre o conhecimento musical que a pessoa tem pois, como o Headstock invertido disse acima tem muita molecada que já toca faz tempo, que da um show no pessoal mais velho (assim como oposto pode ocorrer).
    Minha conclusão: Idade não diz o quanto você toca!

    JJJ
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Penta_Blues

    35% dos usuários que responderam estão para cima dos 30 anos e se observarmos a próxima pergunta da enquete, 42% já tocam há mais de 10 anos.

    35% acima de 30 não me chocou. Esperava por aí.

    42% tocando há mais de 10 anos é um pouco mais inesperado. Pode significar que as pessoas só resolvem entrar aqui depois de um certo "tempo de vôo" (ou que está diminuindo o número de "novatos").

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    JJJ
    Pode significar que as pessoas só resolvem entrar aqui depois de um certo "tempo de vôo" (ou que está diminuindo o número de "novatos").

    Ou que os novatos, por alguma razão, não responderam a enquete.

    JJJ
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba

    Pode até ser, mas não vejo motivos pelos quais os novatos preferissem não responder.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Penta_Blues
    Em matéria de guitarra, idade e experiência andam juntas?

    Se experiência vem com o tempo, e idade é uma medida de passagem do tempo, creio que a pergunta tenha uma resposta óbvia. Entretanto, se o que está em discussão é se existem jovens experientes, a resposta é sim. Eu comecei a estudar violão clássico com 7 anos de idade, e quando a galera começou a se interessar por guitarra na adolescência, eu passei a ser considerado "fodão" porque já tinha 8 anos de experiência aos 15 anos de idade.

    Mas sei que pais que colocam os filhos pequenos para aprender um instrumento musical são pais que, eles próprios, já tocam ou têm interesse em tocar também. E esta parcela é pequena.

    EDIT:
    Cadê os gráficos dessa pesquisa?

    migueljab
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Em regra, acredito que sim! Como já disseram, tem suas exceções, tudo vai depender da vontade, persistência e do foco no aprendizado, independente da idade!

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    JJJ
    Pode até ser, mas não vejo motivos pelos quais os novatos preferissem não responder.

    Eu vejo. Desconfio que os novatos participam do fórum de outra maneira. Talvez não sendo tão assíduos, talvez se atendo a postar apenas dúvidas, talvez até tenham ficado pouco a vontade para compartilhar suas experiências.

    Rachmaninoff
    Se experiência vem com o tempo, e idade é uma medida de passagem do tempo, creio que a pergunta tenha uma resposta óbvia. Entretanto, se o que está em discussão é se existem jovens experientes, a resposta é sim.

    Por outro lado, a distância entre a data que o sujeito iniciou os estudos e a data presente não mensura adequadamente a "experiência", pois despreza as intensidade do estudo. Toco há 20 anos (caralho!), mas nunca pratiquei assiduamente. Tá cheio de moleque de 15 anos, mas que começou a tocar com 10 e pratica assiduamente, que tá no mesmo nível que eu (no que concerne à técnica).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em matéria de guitarra, idade e experiência andam juntas?