braçõ de guitarra com falta de precisão na afinação

    Autor Mensagem
    Guitartiagolima
    Membro Novato
    # fev/15


    Boa noite meus companheiros de guitarra e luthieria, comprei um braço de guitarra, floral igual a do Steve Vai e montei em um corpo de guitarra para Floyd rose e 24 trastes como ele. mas reparei que a afinação na fica precisa, se afino a corda 6 Mizona certo, no primeiro traste o F sai 1/4 de meio tom acima, parece pouco mas os acordes ficam horríveis, já verifiquei o comprimento de escala e está na casa dos 65 cm, não achei nenhuma solução, alguém poderia me ajudar?

    JJJ
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Meça o tamanho no braço entre a ponta do nut de onde sai a corda e a 12ª casa. Essa distância deve ser a mesma daí até a ponte (com alguma variação, claro, mas tem que ser por aí). Se estiver muito diferente, o braço tem um comprimento de escala diferente do que você precisa. Se não for muita coisa, dá pra arrumar, talvez, dependendo do caso, mas vai precisar mexer.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Guitartiagolima

    Pode ser que a pestana esteja muito alta, então você faz mais força ao pressionar a corda nas primeiras casas, causando este problema de entonação. Já tive problema numa SX SST 57 e o problema foi resolvido no luthier ao abaixar a altura da pestana. No caso de uma guitarra com locking nut, provavelmente o luthier terá que tirá-lo para dar uma lixada no headstock de modo a abaixar o locking nut.

    Guitartiagolima
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    JJJ E Erico muito obrigado, vou dar uma olhada amanhã com calma e ver o que faço, obrigado mesmo

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Guitartiagolima

    Faça o que o JJJ disse. Se a distância estiver correta, existe a possibilidade de um ou mais trastes terem sido colocados nos lugares errados (obra de um luthier muito inexperiente).

    Só pra você saber: a Ibanez Jem 7VWH (eu tenho uma) tem escala de comprimento padrão Stratocaster, que é de 64,77 cm. Veja se seu comprimento de escala é esse.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Guitartiagolima
    Tinha uma planilha que calculava a posição dos trastes! Não deve ser uma coisa difícil de achar, caso você precise averiguar se eles foram colocados corretamente. Nunca vi isso acontecer, ainda mais se pensarmos nesses caras que fazem marchetaria - técnica mais sofisticada e que revela uma certa rodagem na área.

    Como os demais, também aposto que o problema deve estar na relação da distância ponte e o décimo segundo traste, já que o braço foi comprado separadamente e foi você que montou. A hipótese do erico.ascencao também é plausível, mas também seria falha do luthier.

    1/4 de semitom é muito fora. Mas vale lembrar que afinação realmente precisa, em instrumentos convencionais, non ecziste!

    [edit]

    Tava pensando aqui e não custa perguntar: você sabe regular as oitavas ou já mandou alguém regular? Quando você afina, a nota da corda solta e da 12ª ficam igualmente afinadas?

    Guitartiagolima
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Certo vou seguir as dicas entamoeba e
    Rachmaninoff e ver o que dá, com relação as oitavas sei como funciona sim, tanto a harmônica quanto a nota no 12 traste tem que ser exatas, dá pra regular no saddle da floyd rose

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Guitartiagolima
    tanto a harmônica quanto a nota no 12 traste tem que ser exatas

    Na verdade não é exatamente isso. O posicionamento dos trastes numa guitarra baseia-se no princípio da afinação temperada, onde as notas não ficam afinadas, mas "proporcionalmente desafinadas". Se você tentar ter exatamente a mesma nota com corda solta e harmônico, pode ser que haja diferença perceptível nas notas dos trastes. Você vai ficar maluco se tentar regular uma guitarra para as notas soarem 100% afinadas, porque não vai conseguir.

    Existem vários métodos para regular as oitavas. Corda solta + harmônico no 12º traste é só um deles (e é um dos piores métodos). Segundo o cara que mais entende de Ibanez no mundo, o sr. Rich Harris, a melhor maneira é checar a corda solta, a nota no último traste, e mais um ou dois trastes no meio do braço. Mais informações aqui:
    http://www.ibanezrules.com/tech/setup/intonation.htm

    JJJ
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Corda solta + harmônico no 12º traste

    Esse é o pior porque não funciona... hehehe

    O cara falou harmônico comparado a apertar a 12ª casa. É o que eu normalmente faço. Mas concordo com você que 100% de afinação é impossível por conta da diferença elástica ao apertar a corda, pela escala temperada, por leves deslocamentos do braço ao tocar, etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a braçõ de guitarra com falta de precisão na afinação