Prévia: construção da minha primeira guitarra (Les Paul)

Autor Mensagem
HSN
Membro Novato
# fev/15


Olá, pessoal.

Após 8 meses, eis a situação da guitarra modelo Les Paul que estou construindo, após polir o tampo envernizado com cera automotiva:



No momento estou aguardando secar o fundo, que pintei com verniz imbuia, para poder lixar e polir.

Como é o meu primeiro projeto, tudo foi feito no improviso por falta de ferramentas e material de apoio, mas, no decorrer do processo, fui comprando algumas mais importantes.

O objetivo principal é aprender todo o processo de construção de uma guitarra com pouco gasto, tanto de ferramentas e materiais quanto de peças e acessórios. Depois que "pegar o jeito", passo a utilizar materiais melhores.

Abraços!

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


Tá ficando muito bacana.

Se quiser ler vários relatos e imagens sobre montagem de guitarra de membros aqui do fórum:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ta ficando legal heim! Vai dar um banho de tinta nela??

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson,
Já dei um banho de tinta no fundo dela, na cor imbuia. Estou aguardando secar para poder lixar e polir.

Ramsay
Veterano
# fev/15
· votar


HSN

A guitarra tá ficando bonita, mas, pelo vídeo, parece que o corpo tem de 8 a 10 cm de espessura, é isso??
Se for, a sua guitarra vai pesar uns 10 Kg, dependendo do tipo de madeira utilizada no corpo!!

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Ramsay
Verdade, ela parece mesmo ter uma espessura maior que o normal, ali nos 26 segundos me parece que o braço nem chega a ficar rente ao corpo na parte de trás, qual será a característica sonora que isso causará?

Queria ver o resultado final.

Ramsay
Veterano
# fev/15
· votar


krixzy

Não tinha notado isso, mas, realmente, parece que o braço está muito alto em relação ao corpo!!
Será que o nosso amigo é marinheiro de primeira viagem e essa é a primeira guitarra que ele constroe??

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Ramsay
Vamos aguardar novas noticias e descobrir rs....

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


Ramsay
krixzy

Na SG que eu montei (que foi minha primeira montagem de braço colado), aconteceu do braço ficar um pouco mais alto que o normal. Uns 2mm, se tanto. A diferença é que tem que subir um pouco mais a ponte, mas não chegou a afetar a tocabilidade. No caso da Les Paul é um pouco mais complicado, devido à angulação maior e ao corpo ter aquela barriga, mas acho que não vai atrapalhar também.

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ramsay,
Acho que é só impressão. Deve ter sido a proximidade da câmera que deu a pensar que ela é muito alta.

A peça do fundo, quando comprei, tinha 6cm. Pedi para rebaixar para 5cm. Em casa eu rebaixei para 4cm de espessura. Já o tampo eu rebaixei as bordas para 0,8cm. Então, toda a borda dela está com cerca de 4,8 a 5cm, dependendo do local. No encontro do corpo com o braço, por exemplo, está com 5cm.

Não ficou tão pesada. Eu consigo segurá-la apenas com uma mão pelo braço dela. Veja a foto.

A madeira do fundo é bem leve... é marupá. Mas outras são pesadas: braço em jatobá e top em muiracatiara.

Tentei pesar agora mas a minha balança não conseguiu registrar o peso dela... acho que tem que pesar mais de 10kg pra poder "reconhecer".

Sim, sou marinheiro de primeira viagem. É meu primeiro projeto :D

Abraços!

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


krixzy
Verdade, ela parece mesmo ter uma espessura maior que o normal, ali nos 26 segundos me parece que o braço nem chega a ficar rente ao corpo na parte de trás

Os modelos Les Paul têm esse degrau entre o fundo do braço e o corpo. Mas, no meu caso, acho que poderia reduzir um pouco. O meu medo é que a marupá, por ser bem macia e leve, pode não suportar uma camada tão fina para deixar rente com o braço.

qual será a característica sonora que isso causará?
Também quero saber!!! Ainda é um filho na barriga.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


HSN

Cara vendo seu vídeo da prévia 2, me parace que a parte da junção do Cutaway da tua guitarra com o braço(onde eles se encontram) aos 0:38 do video da pra ver rapidamente;me paraceu ter ficado um pouco grosso demais se tratando de Les Paul.Espero que tu tenha entendido apesar da minha explicação + ou - (se não, eu circulo em uma foto).

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


É o preço de não ter ferramentas adequadas. Rebaixei tudo na grosa (tampo e fundo). Mas não ficou muito pesada por ser fundo em marupá... essa madeira é leve.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


HSN

Não digo isso pelo peso e sim pelo acesso as ultimas casas que pode fica dificultado devido a isso.

HSN
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: HSN
· votar


Sr.Saul Hudson
Entendi. Mas acho que isso não atrapalha. Veja os violões Folk, por exemplo. Eles têm o corpo bem largo, mas não interfere no acesso às últimas notas.

Se atrapalhar, eu faço aquele rebaixo por trás do braço, igual a Paula fez na Les Paul Begins:
foto 1
foto 2
foto 3

Quando comecei a fazer essa guitarra, não encontrei madeira para o corpo com espessura menor que 6cm... pelo menos a marupá. Quando estiver mais craque nessa arte, selecionarei madeiras melhores. Por enquanto, essa é só para aprendizado mesmo.

Rachmaninoff
Veterano
# fev/15
· votar


HSN

Também fiquei com a impressão de que o corpo ficou grosso demais. Quanto ao rebaixo na junção braço/corpo, eu faria igual ao da Gibson Les Paul Axcess.

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


HSN
O simbolo do batman no headstock ficou show!

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Rachmaninoff
Tenho que treinar muito pra tentar algo assim.

krixzy
A guitarra toda é um show de bola!!! Pura arte.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


krixzy

Limited Edition... Haha


HSN

Acho que ainda não conseguimos nos entender; estou me referindo a esta parte: https://imageshack.us/i/hjBUmawap

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Só desenhando mesmo!!! HAHAHAHA!!!
Cara, verdade! Ficou bem pra fora mesmo. E quem disse que eu tenho coragem de mexer nisso? Não confio na marupá. Ela é bem mole.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Bom como tu disse que é só pra aprendizado mesmo, então não tem problema.Quando tu for fazer uma com corpo em mogno já vai estar craque!

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Só mais uma pergunta:
Como tu fez pra cortar a madeira nesse formato?Mando em alguma luthieria,marcenaria, ou fez tu mesmo?

HSN
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: HSN
· votar


Sr.Saul Hudson

Tenho que treinar muito pra partir pro mogno!

Cara, eu mesmo cortei a madeira. Não tirei foto desse processo, mas tirei fotos do corte do tampo. Quando tiver um tempinho, dá uma olhada no meu Projeto Construção da Guitarra - Album de Fotos

Se vc se refere ao rebaixo nas bordas (deixando uma "barriga" no centro) eu fiz na grosa! Um domingo inteiro nesse processo.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


HSN

Legal quando chegar do trabalho olho com calma.Achei engraçado aquela foto que tem o desenho(projeto), encima do corpo da guitarra!Baixou ele da net(projeto)?

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


HSN

E qual os malagoli das fotos são pra essa guita?

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Achei engraçado aquela foto que tem o desenho(projeto), encima do corpo da guitarra!Baixou ele da net(projeto)?

Sim! Baixei ele do site da Paula Bifulco (Planta da Les Paul.)

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


E qual os malagoli das fotos são pra essa guita?

São estes:
* Traditional HB HOT Ponte
* Traditional HB Braço

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


HSN

São estes:
* Traditional HB HOT Ponte
* Traditional HB Braço


O Bertola também me recomendou estes pra minha Les Paul!

Sim! Baixei ele do site da Paula Bifulco (Planta da Les Paul.)

E tem gente vendendo no Mercado Livre!

HSN
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson
O Bertola também me recomendou estes pra minha Les Paul!
Ao pesquisar sobre quais captadores utilizar, mandei uma pergunta para o vendedor que tinha anunciado no Mercado Livre um desses captadores. Queria saber quais combinavam melhor com as madeiras que eu utilizei. O vendedor era o próprio Erico Malagoli. Ele quem respondeu. Legal, né?

E tem gente vendendo no Mercado Livre!
E tem gente que compra!!!

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


O vendedor era o próprio Erico Malagoli. Ele quem respondeu. Legal, né?


Que bacana, e aqueles caps zebra são meus preferidos!


E tem gente vendendo no Mercado Livre!
E tem gente que compra!!!


Hahahahahahahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Prévia: construção da minha primeira guitarra (Les Paul)