Como tirar um pouco do ferrugem das cordas da guitarra?

Autor Mensagem
Higo.
Membro Novato
# jan/15


Minhas mãos suam muito, aí com 3 semanas de uso, as cordas já estão enferrujadas, mas elas continuam com um timbre mais ou menos bom, porque elas só enferrujam lá no começo do braço.
Eu quero só dar uma limpadinha mesmo, eu sei que é melhor trocar, mas é só pra usar hoje e amanhã mesmo, que eu vou comprar cordas novas nessa terça.
Tem óleo singer e white lub aqui, serve?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.

Ferve elas no ácido (vinagre)

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.
Se vai usar por mais dois dias apenas, deixe elas assim po.

Ismah
Professor de quimica me disse pra ferver com alguma base por causa da gordura, pele, etc

makumbator
Moderador
# jan/15 · Editado por: makumbator
· votar


Higo.

Independente do que fazer com as cordas "velhas" já instaladas no seu instrumento pense em mudar no novo encordoamento.

Para pessoas que transpiram muito pelas mãos, um encordoamento como o Elixir é bastante indicado, pois como ele (e outros semelhantes) tem uma proteção nanométrica as cordas duram mais.

E no fim das contas elas são mais baratas que as cordas comuns (uma vez que duram muito mais, principalmente para pessoas com muita transpiração nas mãos, que costumam "destruir" cordas rapidamente).

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


makumbator
Fiquei com trauma da elixir depois de sentir ela toda estranha na mao e no meu segundo e terceiro pacote, a mizinha estourou antes de chegar na sua afinacao.

Elixir nem pintado a ouro na minha frente. haha

Tendo isso em mente, eu recomendaria POLYweb em vez da NANOweb para durabilidade e nao passar pano pra limpar as cordas. da um "pop" nas cordas pra limpar, apenas. Evitando tirar essa protecao da corda.

makumbator
Moderador
# jan/15
· votar


Hitman
Fiquei com trauma da elixir depois de sentir ela toda estranha na mao

Tem isso mesmo. Nem todo mundo se adapta à sensação de uma corda encapada. Mas vale a pena experimentar (como você fez, mesmo que no fim não tenha gostado).

Não sei qual o nível de sudorese do Higo., mas se for algo forte um encordoamento encapado é uma ótima opção, independente da marca ou modelo.

Higo.
Membro Novato
# jan/15
· votar


Hitman
Não vou deixar elas assim porque elas cortam os meus dedos, porque eu faço muito slide.
Pra ferver as cordas, posso usar bicarbonato de sódio?
E esse Ismah é famoso né, em todo tópico que eu crio, ele responde ou é citado.

makumbator
Vou comprar o encordamento elixir, ou outro que tenha essa mesma capa protetora, porque eu demoro quase dois meses para comprar outro encordamento, vai ajudar muito.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.
Limpe as cordas antes e depois de usar, algo como Fast-Fret da GHS ajuda, e sempre com paninho secando as mãos

E dúvido, dependendo de como foram colocadas as cordas, você consiga recolocar elas depois de fervidas... Ou seja já era, compra um encordoamento novo, o Elixir eu gosto bastante, e limpe as cordas antes e depois de usar, sempre com paninho secando as mãos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.
Lave as mãos antes de tocar com sabão de enxofre.
Limpe as cordas após tocar com pano de algodão, branco, limpo e sêco.
Passe Fast fret (ajuda um pouco).
Troque as cordas assim que perderem o brilho
porque eu demoro quase dois meses para comprar outro encordamento
Troque a cada 10 ou 15 dias.
Não há muito mais o que fazer não.
Abç

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre... me recomendaram uma coisa estranha e deu certo. A mais simples de todas: água! No começo estranhei, mas as cordas estão demorando muito mais a enferrujar e ficar com a aparência feia. Estou limpando até o resto da guitarra assim. Ficou até melhor sem a gordura de produtos de limpeza.
Basicamente é pegar um pano levemente umedecido (umas gotas de água numa ponta do pano) envolver as cordas e dar uma esfregada. Depois é só passar o pano seco. Bem que você uma vez me disse que gastar grana com essas coisas é mais frescura do que outra coisa...

Higo.
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu já lavo as mão antes de tocar, e eu sempre passo um pano nas cordas depois de tocar, mas eu nunca tinha ouvido falar de sabão de enxofre.

Rei Arthur Pendragon
Vou tentar o pano com água.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.
A água é o solvente universal. Faz sentido para limpar.
Quanto ao caso da suadeira, eu não fico suando tanto. Se você acha que no seu caso é algum problema, aí é bom ver mais alguma coisa pra prevenir. Mas 3 semanas não parece um tempo muito curto (se vc toca diariamente). Então talvez seja só uma boa limpeza toda vez que acabar de tocar. Tem hora que é cruel, mas é preciso. Tipo chegando de um show de madrugada sonolento e bêbado e ainda ter parar pra limpar a corda antes de dormir. Mas é necessário...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Rei Arthur Pendragon
Funciona apenas por um tempo, posto que vc retira o suor das cordas. Mas a água também é oxidante.
nunca tinha ouvido falar de sabão de enxofre.
É esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=sab%C3%A3o+de+enxofre+da+casa+grana do&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=WzrGVImV EcuCgwSnv4H4Ag&ved=0CCoQsAQ&dpr=1#imgdii=_&imgrc=b_GPXf1BHmACjM%253A%3 BPiyRU26gsaNxfM%3Bhttp%253A%252F%252Fultrafarma.r.worldssl.net%252Fmed ia%252Fimagens_produtos%252F250px%252F00%252F000%252F40%252F2%252F0004 2317.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ultrafarma.com.br%252Fproduto%252Fde talhes-2127%252Fpromocoes_ultrafarma.html%253Fgclid%253DCj0KEQjw5syiBR CwxPbE6o_MsK4BEiQAUowjpst0BKSnijaBSrYCqqXq5Mb3b6ZpCpOLdR8XiNKYrSkaAoBd 8P8HAQ%3B250%3B250

Delson
Veterano
# jan/15
· votar


Uma coisa que eu fiz quando eu tava muito sem grana foi passar MASSA DE POLIR Nº 2. Eu estava dando um trato na moto e me deu esse estalo. Elas duraram até que bem, mas perderam um pouco do "brilho" no timbre.

Podem me chamar de MacGyver.

sobrevivente
Veterano
# jan/15
· votar


Quando eu usava encordoamento D'addario, eu utilizava aqueles sprays de óleo desengripante nas cordas, funcionava bem pra mim. Agora com encordoamento Elixir algumas vezes passo somente um pano seco. Eu troco as cordas quando sinto que há uma perda no timbre (depois de meses), porque se fosse pela ferrugem, não trocaria nunca, rs.

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Delson
Hehehehe, teve uma época que eu passava aqueles "limpa prata"..

Minha mae tinha me colocado pra dar brilho na prataria, quando me deu o estalo!!! hauehuhauheua!!!

Limpava bem a corda...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/15
· votar


ogner
podicrê, kaol.

Agora o Brasil vai entrar em crise, a Petrobras ta capenga, aumentou o IOF...esses tópicos sobre "ferver corda" vão bombar uehueheuheuheue.

Hitman
ferver com base...hum.... não custa tentar.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Por isso que já estou comprando corda aos montes no ML. Logo vai aumentar essa porra... acho que vou aproveitar pra fazer logo minha compra de equipo que estava planejando. Logo será impossível.

Hangar18
Veterano
# jan/15
· votar


Eu uso há muito tempo WD-40 nas cordas e sempre deu certo até eu trocar pelas Elixir.

Dá uma sprayzada de WD-40 num paninho e depois passa nas Mi, Si e Sol meio que envolvendo a corda. Vai fazer um barulho horrível, mas é isso aí!

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
podicrê, kaol.
Esse mesmo!!! ahuehauheuhauheu!!!

Se a crise apertar, volto a usa-lo!!! ahuhuahuha

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


Fervam com bosta de galinha!

Nunca fiz... mas me disseram que fica beleza!

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


ferve com sangue de galo preto e vela vermelha derretida.

Quando eu fervia, geralmente era apenas com agua. Ajudava por um tempinho mas como o Mauricio Luiz Bertola disse, agua eh um oxidante entao logo as cordas iam pro saco novamente.


Abracos

JJJ
Veterano
# jan/15 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Fervam com bosta de galinha

Hitman
ferve com sangue de galo preto e vela vermelha derretida.

Senhores, há crianças que frequentam este fórum... Vai que acreditam!

---

LISTA DE COISAS QUE "FUNCIONAM" PRA LIMPAR CORDA:

ferver - com ou sem parangolé básico no meio
produtos de limpar metal - brasso, silvo, kaol, etc.
produtos para limpar cordas - fast fret, finger ease, dunlop 65, etc.
óleos anti-umidade - wd40 e similares
paninho ou papel toalha depois de tocar - o mais barato

Tudo isso, em maior ou menor grau, dá uma GUARIBADA na corda, quando ela já está meia-boca. Mas, o melhor mesmo, é trocar as cordas quando perderem o brilho sonoro ou COMEÇAREM a enferrujar. JAMAIS TOQUEM COM CORDAS ENFERRUJADAS!!! ELAS ARREBENTAM COM OS TRASTES!!! A RETÍFICA SAI BEM MAIS CARO QUE TROCAR DE CORDA!!! E AINDA POR CIMA, TEM O LANCE DO TÉTANO, que sei lá se é verdade, mas... melhor não arriscar, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Uma coisa que TODOS vcs estão esquecendo é que, ao ferver cordas vc altera a "elasticidade" do metal, a oxidação ídem. Por conseguinte, a corda não afinará mais direito....

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Algumas vezes, quando as cordas do violão estão a "meia vida", envolvo, uma a uma, com um pouco esponja de aço, e dou uma esfregada... Pano seco.. Desengripante... E pronto, volta um pouco daquele brilho metálico de quando novas... (Sonora e visualmente)

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esqueci de mencionar isso.
Tenho um ou outro amigo que ferve as cordas antes de coloca-las por causa de uso de floyd, etc etc. Aparentemente ele pegou isso do EVH..?

Delson
Veterano
# jan/15
· votar


ogner
Hehehehe, teve uma época que eu passava aqueles "limpa prata"..
Isso quando não rolava um BOMBRIL mesmo, kkkkkkk

Will Bejar
Veterano
# jan/15
· votar


Delson
RafaelBernatto
Já fiz isso tb... mas larguei dessa mania...

Higo.
Complicado... eu sempre lavo as mãos antes de tocar e passo pano seco depois de tocar. O que eu costumava fazer em época de muito calor, é colocar um ventilador apontado pro braço, assim dá uma "refrescada" na mão... pelo menos eu achava que suava menos!!! hehehehehe

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Higo.
E esse Ismah é famoso

Tá mais pra metido. Por ser roadie (à 7 anos, com média de 200 shows/ano, faça as contas), acabo passando por muitos músicos com teorias malucas, de não fazer nada, à perder meia hora esfregando cordas (?!).
E também estou sempre tendo/fazendo novas experiências, que faz juntar bagagem pra caramba.

Will Bejar
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
hauhauahuhauahuah... o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como tirar um pouco do ferrugem das cordas da guitarra?