Gibson 1959 reissue R9 Specs

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Soultunes
Membro
# mar/15
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Filippo14
Ele mesmo falou super bem da CS da Fender

Não vi o vídeo todo, são varias partes e não peguei a q ele falou isso, mas pelo que lembro de cabeça aqui, a coleção de stratos do FCN é composta por masterbuilts (varios deles) e pré-cbs.

Acho que são instrumentos muito específicos os que ele tem, acima dos geralmente feitos pela custom shop da fender.

MMI
Veterano
# mar/15
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Soultunes

Desculpa a pergunta, mas você está colocando a mão no fogo por ele porque o cara é seu brother (FCN) ou você apenas o conhece no mundo virtual?

Não quero falar bem nem mal de ninguém, muito menos dele. Apenas digo que há de se ter uma visão crítica, racional e não justificar que que se ele tem x coisas então ele sabe de tudo. Quando se fala em colecionadores e guitarras vintage, o parâmetro é outro, é outro mercado, a coisa muda muito de figura. Explico...

A grande maioria dos donos de vintage e colecionadores não busca os holofotes, tirando os famosos como Slash e Bonamassa, por exemplo. O Nacif é um colecionador respeitável sim, mas nem fica entre os top 10 nacionais - aí entram até uns caras que figuram na Forbes, uns caras com seus "estoques" na Europa, etc. Tem muito chumbo grosso no meio, mas é um segmento bem escondido, velado, os caras não querem aparecer na maioria. Isso porque ninguém costuma expor a propriedade de uma fortuna como essa, mas não só isso, o mercado vintage se assemelha com o mercado de arte - com muita lavagem de dinheiro, entrada não declarada em países etc. Não estou falando que só tem bandido nisso, não estou falando que que toda vintage vem de mercado ilegal, mas tem disso. Mais ainda, tem dois caras grandes do ramo vintage, super entendedores, um de São Paulo e um do Rio, que se você bobear te vendem uma Tagima maquiada de Fender vintage (já fizeram isso, todo cuidado é pouco). Por isso que digo que não ponho minha mão no fogo por ninguém, este ramo é área de especialista e tem que tomar o triplo de cuidado em relação ao mercado mais acessível, é coisa de gente grande. Tem que olhar com um olhar crítico muito acima do normal e ter extremo cuidado. No mês passado mesmo vi um cara pagando mais que o dobro do valor correto por uma Fender pré-CBS - e fazendo mutreta.

Não tenho dúvida que o Gil Yaron faz excelentes guitarras, não vou questionar. Mas dizer que é o Holy Grail, melhor que há... Não mesmo, não dá.

clguitar
Membro
# mar/15
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MMI
Não tenho a menor dúvida que alguns raros luthiers produzem guitarras melhores que Fender e Gibson hoje em dia, pelo menos para tocar. Mas na hora de vender, qual você acha que é mais fácil: a Gibson ou a Gil Yaron? Isso torna uma melhor que a outra?

Concordo 100%. A maior parte das guitarras é vendida essencialmente pelo seu valor de uso, pelo prazer e utilidade que proporciona ao dono. A partir de um certo ponto (cada um determina qual é para si; para mim, acho que é a partir de uns 500 dólares, já que sou apenas um "bedroom rockstar", rsrsrs), o valor de mercado acaba pesando mais, e a guitarra é mais um investimento/patrimônio. Acho que uma analogia interessante é a dos relógios Casio vs. Rolex: os dois fazem essencialmente a mesma coisa, ambos bem, mas o Rolex, por ser feito a mão e por ser reconhecidamente de luxo, mantém ou até aumenta seu valor com o tempo. É algo que se pode passar de geração em geração, como uma jóia.

Principalmente para quem tem várias guitarras, o sentido de colecionar é um misto de decisão econômica racional (guardar parte do patrimônio em algo que mantém ou até pode aumentar seu valor) e impulso emocional (conseguir "aquela guitarra, só mais uma!!", rsrsrsrs). Acho que, depois de um certo ponto, o "viciado" guitarras acaba tentando organizar melhor essa atividade, de modo que não se torne um ralo de dinheiro. É o que eu tento fazer, pelo menos, com a minha coleçãozinha.

Há uma infinidade de grandes guitarristas, com ótimo timbre, que não entendem nada ou quase nada de construção, captação, guitarras "vintage" etc. Olham para a guitarra como uma ferramenta mesmo, e podem gastar nela mais ou menos, conforme encontrem as qualidades funcionais que buscam. Penso sempre no Brian May, que toca até hoje a guitarra que fez com o pai aos 16 anos, com todos os seus defeitos, e é um dos timbres mais fantásticos que eu conheço.

Por essas e outras, realmente o mundo das guitarras vintage ou caríssimas é uma coisa à parte que não se rege tanto pela utilidade do instrumento, mas por "regras" que são mais parecidas com o mundo das artes ou das jóias.

Finalizando: por isso, guitarra de luthier, na minha opinião, é algo que se justifica somente se o guitarrista realmente não encontra o que quer no mercado e se vai realmente usar o instrumento em caráter profissional. Do contrário, acredito, modestamente, que é um mau negócio. Exceto - e isto é muito raro - que se tenha a expectativa de que o luthier vai ficar muito famoso e reconhecido, aumentando o preço de suas guitarras do início de carreira, como aconteceu com o PRS.

MMI
Veterano
# mar/15
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clguitar

Finalizando: por isso, guitarra de luthier, na minha opinião, é algo que se justifica somente se o guitarrista realmente não encontra o que quer no mercado e se vai realmente usar o instrumento em caráter profissional. Do contrário, acredito, modestamente, que é um mau negócio. Exceto - e isto é muito raro - que se tenha a expectativa de que o luthier vai ficar muito famoso e reconhecido, aumentando o preço de suas guitarras do início de carreira, como aconteceu com o PRS.

Essa é a parte que eu não concordo. Depende muito da situação, acho que sua colocação é coerente com seu parâmetro: cada um determina qual é para si; para mim, acho que é a partir de uns 500 dólares, já que sou apenas um "bedroom rockstar", rsrsrs. Acontece que como você disse, cada um determina para si, ontem o Jorge Paulo Lemann comprou outra empresa por 40 bilhões de dólares, sendo algo que ele não precisava de fato porque já era o 26o mais rico do mundo. rs

Aqui no Brasil, dados os preços das grandes marcas, guitarra de luthier basicamente é uma alternativa barata para um produto um pouco mais legal. Alguns luthiers vem mudando isso, mas essa é a realidade nossa ainda. Em países com mais tradição, são produtos top, customizados, de altíssima qualidade. Se um guitarrista de onde quer que seja (daqui inclusive) quiser hoje uma guitarra archtop melhor, sólida, não vai conseguir fugir de um luthier - é brutal a diferença nesse caso. Mas no fim das contas o quanto o cara se dispõe a gastar e eventualmente perder numa eventual negociação é muito pessoal, os parâmetros variam muito. Não tem como generalizar.

rafael_cpu
Veterano
# mar/15
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Marcando para ler tudo depois...

T+

Junae
Veterano
# abr/15 · Editado por: Junae
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Segundo informações da loja themusiczoo, as custom shop historic de 2015 não terão os mesmos números de série tradicionais. Estão sendo chamadas de "true" historic, e seus preços irão variar de 8 a 11 mil dólares. As tiragens serão menores (com certeza, com esse preço) e já estão sendo feitas "custom orders". Me parece que não terão "long tenon" e os componentes serão "true" historic...É esperar para ver...

MMI
Veterano
# abr/15
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Junae

E sobe o preço...

O que seriam componentes true historic?

Vi que estão lançando séries de 25, acho que a proposta é "exclusividade".

Junae
Veterano
# abr/15
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Segue o link MMI. Não entendi direito, mas parece que o "true" significa que terão componentes da era 50 "de verdade".

http://www.themusiczoo.com/blog/2015/namm-15-new-gibson-true-historic- les-paul-specs/

Hitman
Veterano
# abr/15
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Junae
daqui um ou dois anos vao fazer a mesma coisa com nome de "truer than yesterday" e vai custar mais ainda.

Rx, pelo menos pra mim tem que ser tocada e apreciada e nao comprar por essas loucuras da gibson. Ja deu essa de todo ano fazem a guitarra perfeita e ano que vem fica mais perfeita que ontem e assim por diante. Sei que precisam vender mas porra.. demite essa rodinha que esta no marketing e contrata outros...

Junae
Veterano
# abr/15
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Serão poucas mesmo...segundo informações, segue abaixo quantas RX sairão em 2015...

http://www.lespaulforum.com/forum/showthread.php?194414-2015-True-Hist oric-details

MMI
Veterano
# abr/15
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Junae

Sei lá... Para ser sincero fiquei meio decepcionado. Esse "true" é meio falso, significa muito mais um aumento de preço que qualquer outra coisa.

Hitman
Veterano
# abr/15
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MMI
Sei lá... Para ser sincero fiquei meio decepcionado. Esse "true" é meio falso, significa muito mais um aumento de preço que qualquer outra coisa.

Esse ja era o objetivo das RX esse tempo todo e da noite pro dia redescobrem a guitarra e decidem dobrar o preco fazendo uma media de 400 cada por ano.

Papo...
Tambem acho uma desculpa pra aumentar os precos, como fizeram com todo o resto da linha. Pena para os que compraram uma RX antes de 2015, sao todas falsas. hahaha

Junae
Veterano
# abr/15 · Editado por: Junae
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Sorte de quem comprou antes...Interessante observar tambem uma grande quantidade de RX feitas em 2015, chegando agora nas lojas e com numeracao 2014...meio estranho isso...

MMI
Veterano
# abr/15
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Junae

Como você bem sabe, a partir de 2014 houve um aumento substancial nos preços lá fora - e tenho a informação (especulativa, eu sei) que a Gibson aumentou de uma vez e a Fender fez uma projeção de aumento mais gradual. Some a isso que aqui o Brasilzão entrou numa crise danada e o dólar pulou de 2,00 para 3,00 de repente, isso porque já tínhamos os maiores preços do mundo em vários produtos, acho que guitarras já estávamos no topo ou muito próximo.

O resultado disso é a linha 2014 e 2015 ficou proibitiva aqui. Tenho visto instrumentos raros sendo vendidos no ramo de usados, tanto semi-novos como vintage. Por isso tudo, este para mim não é um momento de olhar para reissues novas, apesar de não ser um mau negócio, não estou focado nelas. Tem também o fator que há luthiers aqui capazes de rivalizar ou superar as reissues, é um momento deles se estabelecerem.

Abç

Junae
Veterano
# abr/15 · Editado por: Junae
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MMI, a questão é que, mesmo com aumento, uma R0 que custa 6, 7 mil dólares lá, aqui custa 30 mil reais, no mínimo. Uma slash vermillion, já está 15 mil por aqui, e por aí vai. Digo isso considerando que essas guitarras, quando vieram para as lojas, foram adquiridas por um dólar bem mais baixo (antes do aumento). Aqui , sempre, sempre, vai ser bem mais caro....e continuo achando que as piores guitarras vem pra cá....os donos de lojas não gostam de ouvir, mas a maior parte das guitarras de marca vendidas por revendedores brasileiros não tem a qualidade das guitarras que trazemos do EUA. Digo isso porque já comprei 3 aqui (duas na teodoro sampaio) e cinco no exterior. Tem guitarra top aqui? Tem sim...Mas os preços aqui também são MEGA proibitivos...Espero que isso mude (mas não acho que vai mudar)...rs...até palheta aqui é um roubo...dá raiva...rs...

MMI
Veterano
# abr/15
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Junae

Mas isso aí é preço-Brasil. Se uma R9-R0 bateu em 30 mil nas lojas, não espere que um dia irão vender por menos (pelo menos nas mesas condições). Fiquei sabendo, desses meus amigos lojistas e importadores, de como fazem os preços por aqui. É de chorar...

Há uns 10 anos atrás, realmente mandavam um "resto" de guitarras dessas marcas para cá. É uma tradição que dura até hoje, de certa forma, mas nem tanto. Nosso mercado aceita qualquer droga desde que esteja escrito Fender ou Gibson no headstock, o padrão é bem para baixo mesmo. E isso é terreno fértil para comerciantes predadores de tudo que é tipo.

Hoje existe loja que se esforça para trabalhar mais honestamente e que traz instrumentos realmente bons. Todo ano tem chegado pelo menos 2 Gibson de série limitadíssima, realmente tops. A coisa muda aos poucos...

Qualquer dia a gente conversa e eu te conto uns bastidores disso aí.

Hitman
Veterano
# abr/16 · Editado por: Hitman
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Pessoal, eu baguncei as informacoes na cabeca e agora nao lembro qual guitarra usa o que e eu gostaria de uma luz no assunto, se puderem ajudar!

Vou dar um pequeno upgrade na minha LP Traditional e gostaria de deixa-la mais parecida com minha R9.

As reissues usam quais potenciometros no vol e quais no tone? Quais valores? Log/Lin? Valor do capacitador?

Desde ja agradeco!

Edit: Se por acaso alguem souber o que a Gibson andou colocando em suas tradicionais no ano 2011, eu nao recuso a informacao tambem nao! haha

morais.sc
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: morais.sc
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Hitman

Não é fonte oficial da Gibson, mas dá uma olhada aqui

Hitman
Veterano
# abr/16
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morais.sc
Belo post! Muitissimo obrigado!

Os pots do volume sao identicos aos do tone?

E alguem sabe me dizer o que estao colocando nas gibsons hoje em dia?

morais.sc
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: morais.sc
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Hitman


Os pots do volume sao identicos aos do tone?

Segundo o texto, sim. Ambos logarítmicos (audio) de 500K.
Porém, ele entra numa questão interessante... Que na década de 50 eles eram logarítmicos mas com uma razão menor (60/40), e hj eles estão como 80/20 (O tone na posição "8" lhe deixa como que apenas 20% do pot estivesse aberto). Tem um post interessante no fórum da Les Paul (que ele deixa o link) onde um membro fez vários testes com marcas diferentes e um multímetro medindo a razão logarítmica, e realmente comprovou que variam bastante, tendendo os mais modernos chineses a 80/20 mesmo. Porém, mostrou algumas marcas caras fazendo pots fieis à razão histórica.

Recomendo a leitura desse tópico AQUI. É bastante extenso, mas tem info boa no meio.

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