Será que chegou o momento de abandonar as Floyd Roses?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
A respeito dos Hot Rails, JB Jr. e '59 Jr. da vida: são boas opções pra substituir os singles de strato sem perder muito para os humbuckers "de verdade"? Pergunto isso pois outra opção que eu penso é pegar uma segunda Fender GC-1 Stratocaster, que já vem com o Roland GK-3 embutido, e colocar captação HSH e ponte com 2 pivôs. Tentei ver se a minha GC-1 tem a "piscina" no corpo mas não consegui tirar o escudo pra avaliar com clareza, o que eu vi é que tem espaço pra um humbucker "de verdade" na ponte.

renatocaster
Moderador
# jan/15
· votar


erico.ascencao

A respeito dos Hot Rails, JB Jr. e '59 Jr. da vida: são boas opções pra substituir os singles de strato sem perder muito para os humbuckers "de verdade"?

De boa? Para mim esses captadores stacks (singles de bobina dupla) só são humbuckers no aspecto teórico e construtivo, já que levam 2 bobinas e 4 condutores (a grande maioria), igual ao humbucker tradicional.

Mas o som em si cara...eu não acho a mesma coisa não. Sou fã confesso desses stacks, e recomendo. Mas não espere um som 100% fidedigno ao "humbuckão" tradicional.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


renatocaster
É mesmo cara? Andei vendo uns vídeos en passant e fiquei convencido, porém não achei nada comparando o JB Jr. com o JB "de verdade", por exemplo. Em último caso, escavo o corpo pra caber o humbucker e foda-se, vai ficar sob o escudo mesmo... :P.

ogner
Veterano
# jan/15 · Editado por: ogner
· votar


renatocaster
Cara, ja usei minibunbs tipo hotrails de varias marcas e sempre ficam no meio do caminho. Nem é humbs nem é single. É outra coisa que ajuda bastante, pricipalmente e unicamente pela estética.

Precisava de uma guitarra com mais peso na ponte, e resolvi testar um mini humbuker ( de verdade, mini mesmo, hehe ) entrylevel xexelentinho da belcat numa SX, e o sesultado foi BEMMM bacana, inclusive esteticamente. Uso essa guitarra pra uma banda de covers que arrumei. Se vc for mandar fazer me luthier, considere essa sugestão!!



EDIT:
FOTO......

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Hehehehe... E só pra constar, pq é pertinente, essa guitarra esta com a ponte travada...Com moedas!!! hehehe!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


erico.ascencao
Vou falar sobre os captadores que vieram na Squier, não conheço os hot rails originais. Acho que se assemelham bem aos seymour duncan.
Esses captadores tem uma opção de trabalharem com 2 bobinas ou com uma só. eu instalei um potenciômetro push/pull e agora posso selecionar 1 ou duas bobinas, do captador da ponte.

essa guitarra eu ja testei num mesa boogie,marshall jcm800 e um amplificador AX84 de 5W.

Como humbuker:
O som é agressivo, pesado e da pra tocar "metal fron hell" de boa.Apesar de metal e sons mais pesados não ser minha praia, não vi diferenças entre um humbucker tradicional. Eu toco ska e punk rock e não exagero em distorções. Este captador como humbucker funcionou bem para o estilo, mas a saida é alta então ele vai distorcer bem com muitos equipamentos. Som limpo com ele sempre vai ter bastante grave.
Uma qualidade dele é ter baixo ruido, muito silencioso e eu usaria esta guitarra para gravação.

como single coil : Chia bem, como um captador single comum, mas o som não é igual. A equalização tende mais para o agudo/médio mas o ganho é acima do comum. Funciona mas eu não costumo usar essa configuração e eu acho muito difícil alguém tirar um som meio SRV com esse captador.

foto 1

foto 2

Falando um pouco da guitarra, ela é bem leve. tenho uma fender jeff beck e acho essa Squier mais macia do que a fender. Paguei 1600$ ha um ano atras. o preço é atrativo pela qualidade dela. eu acho que é muito interessante testar um dos modelos da marca.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


ogner
Nunca tinha visto mini-humbuckers à la Gibson anos 70 em Stratocaster. Achei interesasnte, porém não curti muito o timbre, achei meio fechado. Eu procuro algo rasgadão mesmo, coisa na qual o JB é muito bom. Além do que, se for seguir nesta praia de Fender com humbuckers, eu queria algo com este visual - ou seja, queria captadores com cobertura branca.

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Saquei!!

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Esses captadores tem uma opção de trabalharem com 2 bobinas ou com uma só. eu instalei um potenciômetro push/pull e agora posso selecionar 1 ou duas bobinas, do captador da ponte.

Isso é uma coisa que eu considero, só que gostaria de colocar duas chaves pra splitar os humbuckers de forma independente. Aí daria pra variar as combinações entre HSH, HSS, SSS...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Então, pode colocar 3 chaves, usar os 3 potenciômetros da strato. Mas considere que o potenciômetro vai ficar mais alto, eu inicialmente tinha instalado no de volume, embaixo da ponte, minha mão ficou batendo toda hora nele. Então comprei outro pot e instalei no ultimo, de tone. Pode deixar os potenciômetros e instalar chaves, mas converse muito com luthier e a galera mais experiente nessas modificações porque acho que esse tipo de alteração pode dar algum problema elétrico no circuito. ficar ligando e desligando bobina, sendo que a bobina do meio precisa ficar invertida...enfim é importante fazer um bom projeto.

Um detalhe, o potenciômetro de volume tem o valor de 1M para humbucker, e para single coil ele precisa ter o valor de 500k. se não alterar a resistência de acordo com a configuração, da problema tonal(ou falta agudo ou fica em excesso). resolvi isso da seguinte forma, na minha guitarra veio um pot de 1M, quando eu faço o chaveamento eu coloco em paralelo um resistor de 560K, assim a resistência equivalente do pot de volume fica em torno de 500k, para single coil.

krixzy
Veterano
# jan/15 · Editado por: krixzy
· votar


erico.ascencao

http://intl.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/american-deluxe-stra tocaster-hsh-rosewood-fingerboard-olympic-pearl/

http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page15.php?year=2015&area_id=2&cat _id=1&series_id=9&data_id=200&color=CL01

Ou pode simplesmente comprar uma uma strato qualquer e mudar o escudo pra configuração HSH, simples conseguir o que tu quer.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Bom, após as 3 páginas do tópico, estou praticamente decidido a abandonar a Floyd Rose e partir pra uma ponte de 2 pivôs com GK-3 embutido. As opções em mente são:
- Music Maker Custom Pro;
- Aulas de luthieria com Rubens Kison pra eu mesmo fazer a guitarra;
- Fender GC-1 Stratocaster com upgrades de captadores, ponte e tarraxas.

Fiz as contas e os preços não são tão distantes uns dos outros. As peças acabam encarecendo o projeto em todas as opções. O negócio agora é pesar as vantagens e desvantagens.

Drinho
Veterano
# jan/15 · Editado por: Drinho
· votar


Hitman

Eu acho elas boas cara, normalmente costumo preferir as fenders em termos de som e até ergonomia, creio que seja pelo fato de eu estar mais acostumado com stratos tradicionais, mas na minha opinião se formos fugir do que há de tradicional do mercado, sendo stratos, teles, lespauls, sgs e acusticas tradicionais, partindo pra idéia de guitarras rápidas, modernas e etc....
Temos a ibanez como exemplo, music man e por aí vai....
Neste departamento a Suhr dá trabalho e na minha opinião, baseado no que já testei por aí ela está de fato á frente das demais e não é pouca coisa, acho as music man fantásticas também, talvez o melhor instrumento industrializado do mercado, não vou dizer que morro de amores pelo timbre das music man, mas são guitarras que te deixam muito solto e pra mim isso é muito importante .....

Essa guitarra aí que eu encomendei, que eu estava comentando com nosso amigo, puxa bem essa idéia sonora, humbuckers suhr, trastes altos, um conceito mais moderno, mas deixei claro pra ele que preciso segurar uma fender tradicional, então vai muito de gosto também, gosto de vários mundos.....

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Ontem troquei uma ideia com meu luthier sobre a ideia de fazer uma guitarra. Ao pedir uma opinião dele sobre fazer aulas de luthieria para construir a guitarra ou ele mesmo fazê-la, ele recomendou a segunda opção considerando os quesitos facilidade, custo e prazo. Ele comentou que fazer uma primeira guitarra é difícil, é normal restarem falhas ao final do projeto, então desisti das aulas de luthieria - por hora.

Discutindo sobre o projeto da guitarra, acho que não deve ter muito segredo. O negócio é seguir a estrutura básica da Ibanez EGEN8: corpo em mogno, tampo em canela para dar figuração ao invés do veneer de maple, braço em marfim ao invés de maple, escala em pau-ferro ao invés de rosewood. Talvez o corpo deva ser mais espesso pra acomodar a parte eletrônica do GK.

Enfim, vou ver e amadureço a ideia (inclusive financeiramente)...

Drinho
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao

é...

divide o projeto em 3

O que você quer segurar
O que você quer ouvir
O que você quer ter de recurso

e fala pro cabra se virar.... se alguma das suas loucuras for inviável o cara deverá te orientar com argumentos que façam sentido e isso deverá ser visto no resultado final ou em testes paralelos a seu projeto


em 2015 os caras tão fazendo milagres.....




erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Andei dando uma afrouxada nas molas da Floyd Rose da Ibanez nos últimos dias e acredito ter chegado no limite - ou seja, se soltar mais um pouquinho a ponte começa a subir. No fim das contas surtiu um resultado melhor, ou seja, a ponte deu uma "amaciada". Acredito que, tal qual ocorre com as cordas, as molas também sofrem um processo de laceamento após a troca de encordoamento (antes que me perguntem, eu tiro todas as cordas de uma vez para polir os trastes da guitarra e depois coloco o encordoamento novo). Mas ainda assim a ponte está pesadinha.

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Andei dando uma afrouxada nas molas da Floyd Rose da Ibanez nos últimos dias e acredito ter chegado no limite - ou seja, se soltar mais um pouquinho a ponte começa a subir. No fim das contas surtiu um resultado melhor

Você usa cordas de que espessura e em qual afinação? Se você usar cordas muito pesadas não tem como evitar a tensão maior nas molas.

MMI
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao

Ele comentou que fazer uma primeira guitarra é difícil, é normal restarem falhas ao final do projeto, então desisti das aulas de luthieria - por hora.

Muitos luthiers que dão aulas não recomendam começar com uma guitarra dessas, é mais complexa. Geralmente falam para fazer uma tele, costuma ser a primeira guitarra dos iniciantes. Digamos que é meio que um pau com cordas, né? rs

Se você quer uma guitarra legal, bem feita, já que você já tem uma estrada nisso, melhor pedir para fazerem. Ou comprar uma de alguma marca... Fica de olho, pintam umas oportunidades.

MMI
Veterano
# jan/15
· votar


Drinho

Esse PT-100 é fenomenal. Me arrependo de não ter pego um, fico até meio triste de ver um pela frente. kkkkkkkkkkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


krixzy
Você usa cordas de que espessura e em qual afinação?

Uso 0,009 - 0,042 afinado em E.

MMI
Também achava um pouco ousado da minha parte começar logo com uma guitarra dessas. Teve um aluno dele que fez uma RG da vida com braço inteiriço e Floyd Rose logo de primeira e a guitarra ficou fantástica. Mas foi um projeto de um ano... quase um ano e meio.

Headstock invertido
Veterano
# jan/15
· votar


Tune-o-Matic é tudo na minha vida.

Drinho
Veterano
# jan/15 · Editado por: Drinho
· votar


MMI

Parece ser venenoso mesmo, se bobear os amplificadores dos caras dão bucha nas guitarras, aquele custom audio é chapado demais, e aqueles plexis malucos deles... minha nossa, o que eu não dava só pra testar 30 segundos....
pq comprar eu não vou mesmo....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que chegou o momento de abandonar as Floyd Roses?