Será que chegou o momento de abandonar as Floyd Roses?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jan/15
· votar


Bom, respeitando a opinião de todos. Eu já tive guitarra com ponte de dois pivôs (Wilkinson VS100) e algumas outras com FR. Posso garantir que não é a mesma coisa nem aqui, nem na China. Entre vantagens e desvantagens.

Entendo até que as explicações técnicas e teóricas da coisa fazem sentido, mas na prática é algo bem diferente. A mecânica da FR permite uma liberdade muito maior nos movimentos do que uma ponte 2 pivôs.

Para mim a única desvantagem da FR é quando vc dá um bend numa corda e as outras "sobem" tudo junto, pois com o movimento do bend a ponte se move como um todo, já que é flutuante.

Lipan
Veterano
# jan/15
· votar


Eu tinha o D-tuna instalado em uma floyd gotoh e acabei tirando pq me incomodava não poder movimentar a flloyd pra ambos os lados... Ficava parecendo mais uma ponte tremolo "normal" do que uma floyd.

Hj em dia acredito que existem mtas alternativas melhores do que FR no sentido de possibilidades de expressão x praticidade.

Nunca testei as pontes Kahler ou as Wilkinson de 2 pivos, mas me parecem ser bem mais estáveis e menos chatas para trocar as cordas ou mudar afinação e calibre.

ALF is back
Veterano
# jan/15
· votar


renatocaster
Bom, a FR atinge mais pitch que a d 2 pivos, isso é verdade, mas pela praticidade leva mtas vantagens. Pelo menos pra mim, sim. Eu usava a FR pra articular mais as frases, inserir mais silabas nos licks...um bend soa diferente de uma alavancada. Praticamente eu nao fazia dives ou coisas q pedissem mais q 2 tons de pitch...a 2 pivos substitui absolutamente a FR pra mim. E agora, q to com ponte fixa, quando pego uma 2 pinos na mao, nossa, é um universo a mais e mal sei usa-lo!
Tenho mto pouca paciencia com algumas coisas. Quando ia regular oitavas na floyd, meu amigo...dava vontade de traspassar a mizinha na minha cabeça pelas orelhas, ou enfiar aquele diabo de chavinha num olho pra sair no outro...era brochante quando a microafinacao nao alcancava a afinacao ideal...por vezes tocava desafinado mesmo...o trauma foi tamanho q fui da agua pro vinho, da floyd pra tune o matic kkkkk

renatocaster
Moderador
# jan/15
· votar


ALF is back

a 2 pivos substitui absolutamente a FR pra mim.

Acaba sendo também uma questão de adaptação. Houve uma época que eu tive as duas ao mesmo tempo (FR e 2 pivôs). Mas a "mágica" da FR é mais no sentido dela ser totalmente flutuante, proporcionando movimentos mais flexíveis, e tals. Tipo quando vc dá aqueles "tapinhas" de leve na alavanca para fazer aquele som característico, o próprio dive bomb, etc...

Em resumo, para fazer presepadas com a alavanca, eu prefiro ir de FR mesmo, kkkkkkkkk!

o trauma foi tamanho q fui da agua pro vinho, da floyd pra tune o matic kkkkk

Hoje eu tô na Tune-o-matic também. Em termos de regulagem e afinação não tem nem o que comparar mesmo, hehehe. O problema da FR é esse, tem também aquele lance de estourar uma corda e já era, desafina tudo, perde a regulagem...

Ponte fixa é outro mundo. Mas pra usar ponte móvel, minha preferência ainda é a FR.

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar


ALF is back
Esse lance de regulagem é de boa pra mim, já peguei os macetes da ponte ai acho que domei a coisa rs... nem demoro muito pra afinar na troca de cordas, tenho uma LP com ponte Tune-o-matic, e é bem simples mesmo, mas ainda assim não abro mão de uma bela floyd rose, o trabalho a mais vale muito a pena pra mim.

MMI
Veterano
# jan/15
· votar


Eu já tive FR, hoje não quero, não tenho nem vou ter mais. O D-Tuna é legal, mas da mesma forma, sem sentido para mim.

Uma das pontes mais legais que já tive para presepadas e alavancadas é da Steinberger, que funciona como ponte fixa e flutuante. Mas já foi, hoje tenho na strato 2 pivôs e na PRS o tremolo flutuante, basta. Para mim, hoje em dia, ponte legal é desse jeito aqui. kkkkkkk

Rachmaninoff
Veterano
# jan/15
· votar


renatocaster
Para mim a única desvantagem da FR é quando vc dá um bend numa corda e as outras "sobem" tudo junto, pois com o movimento do bend a ponte se move como um todo, já que é flutuante.

Isso deixa de ser um problema quando você se habitua a apoiar a mão direita em cima da ponte na hora de fazer um bend.


ALF is back
Quando ia regular oitavas na floyd, meu amigo...dava vontade de traspassar a mizinha na minha cabeça pelas orelhas

Dizem que a Coreia do Norte condena seus prisioneiros mais rebeldes a regularem oitavas de Floyd durante 3 horas por dia. Tortura desumana!!


renatocaster
O problema da FR é esse, tem também aquele lance de estourar uma corda e já era, desafina tudo, perde a regulagem...

Isso sim é de matar... quem faz show com Floyd tem que ter uma guitarra de backup, e torcer pra corda arrebentar só no final da música. Se arrebentar, no meio do refrão, já era!


MMI
Eu já tive FR, hoje não quero, não tenho nem vou ter mais.

Até o mês passado minha guitarra principal era uma Jem, aí esse mês eu comprei uma PRS com aquela ponte proprietária deles que lembra uma strato vintage, com 6 parafusos. Tenho que confessar que essa ponte da PRS está suprindo muito bem minhas necessidades, estou seriamente considerando a possibilidade de abandonar as Floyds (que eu uso desde os 14 anos).

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Passou da hora, velhão!!

Se vc esta com banda, e toca rock, floyd só atrapalha!!

Floyd é pra guitarrista de quarto!!! Ihhhhhhhhh!!!

#Polemica
#Caos

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar


ogner
huehuehuehue.... vou atirar a primeira pedra em vc!

erico.ascencao
Veterano
# jan/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Quando eu fazia aula de guitarra eu toquei com uma Music Man Luke, que tem uma ponte de 2 pivôs prioritária da Music Man. Aquela não era uma teta, era duas tetas da Ellen Roche! Que delícia aquela ponte, muito suave e mantinha a afinação muito bem.

ALF is back
Veterano
# jan/15 · Editado por: ALF is back
· votar


renatocaster
O problema da FR é esse, tem também aquele lance de estourar uma corda e já era, desafina tudo, perde a regulagem...
noooooooooooooosssa nem me fale caraaaaa...olha até arrepiei agora!
nunca sofri desse mal em show ao vivo, mas puts, nao sei como a galera consegue! eu arrebento minha mizinha em pouquissimo tempo de uso...pra mim, uma corda extra é mais importante levar pra uma apresentação ao vivo que um cabo...nem imagino o que eu faria com uma FR na mão shauuhasuhashu

krixzy
pois é! sahuasuhas
gosto é que nem ponte de guitarra, cada um tem o seu! =p

Rachmaninoff
3 horas seria mto pouco pra mim...pra finalizar uma regulagem eu levaria 3 dias! kkkkkkkkk
nao posso ir pra coreia do norte!

erico.ascencao
quando falamos de guita com ponte 2 pinos que segura mto bem a afinação, falamos de uma ponte top, um senhor nut e uma tarracha com trava...esse conjunto é indesafinável! =p

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


ALF is back
quando falamos de guita com ponte 2 pinos que segura mto bem a afinação, falamos de uma ponte top, um senhor nut e uma tarracha com trava

Wilkinson/Gotoh VS100, Graph Tech (daqueles pretinhos) e Schaller ou Sperzel com travas?

ALF is back
Veterano
# jan/15 · Editado por: ALF is back
· votar


erico.ascencao
isso aí! o nut de teflon da graphtech é realmente um belo investimento...eu coloquei na minha e não notei nenhuma diferença, pq a ponte é fixa sahuhuasuhas
ela já nao desafinava nem a pau, mas agora ela nao desafina NEM A PAU!
esse nut parece que ta ensaboado, é extremamente liso e a corda nao fica presa de jeito nenhum...vale a pena principalmente pra quem tem ponte tremolo tradicional ou a 2 pinos

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao

Cara, a sua pergunta é bem pertinente e baseado na minha experiência de tocar guitarra há muito tempo eu teço as seguintes considerações:

1) Uma ponte com 6 parafusos pode ficar tão deliciosa de se tocar quanto uma de 2 pivôs, basta desapertar 1/2 volta em cada um dos 6 parafusos da ponte. (eu faço isso e sou feliz).

2) O D-Tuna, por usar uma mola, deixa a alavancada mais dura e difícil de se fazer.

3) A qualidade e maleabilidade das molas é essencial para uma alavancada mais fácil ou mais difícil.
As melhores molas que existem atualmente são umas molas pretas fabricadas pela Fender e que não se encontra em lugar nenhum pra vender.

Eu só as tenho porque comprei uma ponte Fender e as molas pretas vieram com ela e eu as pus na minha guitarra favorita, cuja alavancada e estabilidade de afinação ficaram como num sonho.

Assim como vc, eu também sou viciado em pontes flutuantes e não toco sem elas.

Pra mim, a Floyd Rose seria imbatível, se não houvesse o problema de que com as alavancadas a coisa afrouxa e vc tem que reapertá-la com a mão à toda hora.

Por isso, atualmente as pontes de guitarra que eu mais curto, seja com 2 pivôs ou 6 parafusos, são aquelas que não tem rosca, ou seja, uma alavanca lisa inserida em um buraco na ponte.

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Ramsay
Pra mim, a Floyd Rose seria imbatível, se não houvesse o problema de que com as alavancadas a coisa afrouxa e vc tem que reapertá-la com a mão à toda hora.

Voce se refere a uma OFR? (Original floyd rose)

Toda guitarra que eu tive e que toquei que tinha OFR, botou corda nova, afinou, travou, esqueceu... Nunca tive problemas.

A minha unica treta foi que estava reconstruindo uma guitarra antiga e perdi os parafusos e os bloquinhos das travas que, por sinal, alguem sabe onde achar?

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Hitman
Acho que dá pra comprar na Stewmac. Na pior das hipóteses, dá pra comprar um conjunto completo de pestana que lá eles vendem.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


A TODOS OS QUE OPINARAM

Agradeço muito a opinião de vocês. Ultimamente tem sido difícil rolar uma discussão de alto nível aqui no FCC e vocês contribuíram muito neste sentido.

Bom, agora começa o "qual guitarra comprar". É bem difícil achar uma guitarra HSH com ponte tremolo de dois pivôs no mercado. Achei as seguintes:
- Tagima ME1: falta o single do meio e bons captadores;
- Cort G280: falta o single do meio e essa nem apareceu no Brasil;
- Cort G Custom: captadores ativos não me apetecem, além de faltar o humbucker do braço;
- Ibanez SA960QM: falta o humbucker do braço;
- Brian Moore iGuitar.91.13.USB: guitarra lindíssima com a configuração que eu quero, porém cheia de paranauês e cara pra cacete (isso sem os upgrades de captadores SD e tarraxas com trava).

Tudo isso me leva talvez a enveredar para as luthierias. Estou aqui analisando algumas possibilidades como montar uma guitarra na Music Maker com o sistema GK-3 embutido ou fazer aulas de luthieria com meu luthier e ir construindo a guitarra aos poucos ao longo de um ano.

Alguém conhece outras alternativas de guitarras de linha com ponte de 2 pivôs e HSH?

Rachmaninoff
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Bom, agora começa o "qual guitarra comprar".
Tagima ME1

As Tagima de hoje em dia estão péssimas, fuja delas.

ALF is back
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
e quanto as opções de luthiers?

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


http://intl.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/classic-player-60s-s tratocaster-rosewood-fingerboard-candy-apple-red/

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


Caras, eu nem uso Floyd Rose, hoje em dia, nem mais alavanca nenhuma...nem sou muito chegado nos estilos que abusam delas.

Mas temos de ser coerentes.....se neguinho quer fazer este tipo de som, tem que ter uma.

Se alguém aqui tira esse som sem uma Floyd, posta aí que eu quero ver:



Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Acho que dá pra comprar na Stewmac. Na pior das hipóteses, dá pra comprar um conjunto completo de pestana que lá eles vendem.
Essa eh a minha questao comprei um kit da All Parts e as pecas eram lixo. Parafuso espanou sem segurar a afinacao. Eu ia comprar parafusos especiais numa loja de hardware (provavelmente titanio ou aco inox) mas os bloquinhos achei complicado. No site da OFR esta tudo esgotado.

Se for pegar uma floyd, tenha isso em mente. nem toda peca serve para reposicao.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Hitman
No site da Stewmac e na Warmoth eles vendem os nuts das marcas em questão (Schaller, OFR...) separadamente. Eles fazem isso para viabilizar a escolha do nut (R2, R3 ou R4) na hora de comprar o set completo de Floyd Rose.

ALF is back
Ivan Freitas (Music Maker) e Rubens Kison, meu luthier que conheço desde que comecei a tocar guitarra.

O Ivan tem experiência em guitarras com o sistema de captação "MIDI" embutida; porém usando captadores RMC, pré-amp interno e sem os botões de troca de patch do GK-3. Ele também faz com o GK-3 implantado, porém eu teria que comprar o sistema por fora, o que encareceria o projeto. Já tive oportunidade de tocar com uma strato feita por ele e só tenho elogios.

O Rubens eu conheço há quase 10 anos e ele dá aulas de luthieria nas quais você vai construindo o seu próprio instrumento. O atrativo desta opção é que eu posso construir a guitarra usando madeiras do estoque dele sem custo adicional às mensalidades, portanto o custo total seria o das mensalidades e das peças. A desvantagem é que seria um projeto longo, de um ano talvez. Conheço um aluno dele que fez uma guitarra à la Ibanez RG com Floyd e o caralho, ficou show de bola. Outra coisa legal é que fazer uma guitarra tem um fator afetivo envolvido, acredito que deva ser extremamente grafiticamente tocar com um instrumento feito por você mesmo. Portanto, se for pra ter uma guitarra de luthier e "casar" com ela, que seja uma feita por minhas mãos :P.

Rafael A.
Veterano
# jan/15 · Editado por: Rafael A.
· votar


erico.ascencao

Acho que a solução mais prática e rápida é pegar uma das HSS que vc citou, e colocar um mini-humbucker no braço. Mas não sei se vai atingir o mesmo resultado que vc quer.

Agora, se dinheiro não for nenhum problema, eu iria sugerir uma dessa abaixo. E veja que dá para brincar bastante com o tremolo. Quem me dera um dia poder comprar uma, rsrsrs... Mas pelo que vi no site da Music Maker, é só coisa top também. Seria outra grande opção.

https://www.youtube.com/watch?v=EMK6NdjnN84



erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Rafael A.
Coisa fina hein? Eu vi também umas Brian Moore que tinha o GK embutido, porém a brincadeira parte de US$1300, sem contar com SDs e Gotoh :S.

Drinho
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao

É, me identifico com sua história rapaz....
Antigamente eu achava legal essas coisas malucas, alavanca, pedal, escalope....

Mês passado eu encomendei um instrumento que deve chegar nos proximos 4 meses e velho o mais interessante é que ficou praticamente dois pedaços de pau com corda, absolutamente nada de sofisticado, não tem molas atras, não tem tonalidade, enfim... só desejo que fique sonoro, se não for pedir demais...

Acho que é a sensação de preguiça e o gosto pela simplicidade vão aparecendo com o passar do tempo,creio que seja normal....

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


Drinho
Instrumento de luthier? Qual?

Drinho
Veterano
# jan/15 · Editado por: Drinho
· votar


erico.ascencao
Do João Cassias, que o MMI me indicou há um tempo atras mas eu estive muito sem tempo esse ultimo ano, tanto é que nem apareci direito por aqui, ai antes do natal falei, dane-se... vou me presentear com uma guitarra, já to na merda mesmo, não é essa grana que vai me deixar mais rico ou mais pobre....fui lá na oficina dele discutimos rapidamente o projeto que já estava 99% decidido na minha cabeça e fechamos a encomenda.....

nem olho mais pra instrumento de marca, se você pegar uma marca famosa ai é impagável e eventualmente nem são tão interessantes assim, normalmente uma ou outra que custam os olhos da cara...

Eu quase fechei uma zaganin ou uma music maker.... porque de fato era o que tinha e estava digamos dentro da minha condição de pagamento, eu já tinha desencanado de guitarra de loja porque elas não estavam tão legais e também não tinha uma na loja que atendesse 100% o que eu queria, ai fui lá no joão, experimentei uma guitarra maluca dele lá e nunca mais me lembrei de zaganin, maker e marcas famosas.... Devo minha vida ao MMI
Uma semana antes de ir no João, eu passei na soulshine, testei uma suhr, uma tom anderson e uma john cruz 56, então eu tava com elas digamos frescas na cabeça....

kkk

pode até parecer piada, mas a guitarra do joão era mais bonita, mais confortável, tinha mais timbre que as 3 e custa 5 vezes menos....

ah detalhe

as gringas eu testei em um ampli custom audio electronics

e a do joão eu testei num frontman 25w

kkkkkkkkkkkkkkkkk

me lembro que o MMI me dizia..."jamais duvide da capacidade desse cara"

e de fato ele tinha razão....

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/15
· votar


erico.ascencao
Eu sugiro uma Squier Hot Rails. eu tenho uma e gosto muito.



Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Rafael A.
Drinho
Ja testei algumas Suhrs e de verdade... estou perdendo o que toda essa galera ve nessa guitarra. Nenhuma foi nada demais. Nao digo que sao ruins, mas muita fumaca por fogo de palha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que chegou o momento de abandonar as Floyd Roses?