"Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


bruno-bryan

O rastreamento já funciona no site dos Correios sim. Foi bom você ter perguntado, porque eu nem tinha visto. A guitarra está no RJ, na fiscalização aduaneira.

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


Galera,

Hoje chegou minha SX de ASH. [url=Unpacking SX SSS Ash: http://youtu.be/C8aQcR3CB3Y] AQUI o vídeo de unpacking.[/url]
A guitarra é bonita e bem acabada, sem problemas de finish aparente. Braço muito bom e confortável, trastes bem alinhados, ação baixa, já veio do meu gosto. Tensor bem regulado.

Escudo pintado "falso tortoise" é feio. Até minha mulher reparou. É a única peça que ainda falta, das que encomendei, para fazer a customização. Não vou começar enquanto o escudo não chegar para não desperdiçar outro jogo de cordas. O que veio na guitarra é novo.

Quando fui afinar o instrumento tive dificuldades. Muita elasticidade. Achei que eram cordas de má qualidade. Ledo engano. Era a PÉSSIMA PONTE que se ergueu, talvez devido às molas ruins ou má fixação dos parafusos na madeira. À verificar. Péssimo. Ainda bem que previ substituir isso, viu Mestre Bertola?

Bem, pelo menos as tarraxas parecem razoáveis, embora eu vá trocá- las também.

Plugada a guitarra tem um timbre surpreendente. Realmente ela stock já tem som de strato. Com twang característico. Ainda assim vou trocar os captadores pelos Fender.

Depois eu mostro um vídeo do antes e do depois.

Abraços,

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Cara, desculpe, eu não sei qual a sua experiência com tremolos, mas é normal a ponte da Strato se erguer um pouco, quando apertamos as cordas... A afinação de uma guitarra com tremolo "solto" é mais complicada do que uma com ponte fixa. Se você quiser evitar isso, vai ter que apertar mais os 2 parafusos de trás, que prendem o plate das molas, mas a ponte vai ficar mais dura para a alavanca. Se quiser travar a ponte (torná-la "fixa"), pode colocar um bloquinho de madeira (tem vídeos na web explicando).

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Concordo com o JJJ.

A ponte ter se erguido não tem nada a ver com ela ser boa ou ruim, mas sim com o aperto/regulagem das molas atrás.

Se estiver com pouco aperto, isto aí acontece com qualquer ponte em qualquer guitarra do mundo.

Abraço

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ
Nefelibata

Como já expliquei várias vezes, minhas guitarras têm pontes fixas ou travadas, com exceção de uma Fender strato AM STD que NÃO FAZ ISSO rsrsrs. Essa aí parece molenga, deformável. Realmente, detesto pontes móveis.

Vou trocá-la pela Malagoli pesadona que comprei e enchê-la de molas. Podem ter certeza que não fará isso. Desculpem-me discordar, mas bons tremolos não erguem desse jeito, a ponto de dificultar a afinação da guitarra.

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
Desculpem-me discordar, mas bons tremolos não erguem desse jeito, a ponto de dificultar a afinação da guitarra.

Bom, eu não sei o quão mole está o seu bloco aí. Mas bons tremolos tem blocos maiores e mais pesados, que realmente dão maior estabilidade ao conjunto, sem dúvida. Mas se os parafusos de trás estiverem pouco apertados e as molas muito frouxas, a ponte vai subir também, conforme você apertar as cordas.

Eu ia sugerir apertar mais os parafusos ou colocar mais molas na ponte original da SX, mas... já que você está com a ponte da Malagoli aí (suponho que seja a vintage, certo? a mesma que eu usei numa das minhas), então, esquece e troca... hehehe

Ah... da próxima vez que filmar, deita a câmera, tá? uhauhauhauhauhau

vintagentleman
Veterano
# fev/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


JJJ
Ah... da próxima vez que filmar, deita a câmera, tá? uhauhauhauhauhau



Tá aí uma coisa que eu não sei fazer mesmo kkkkkkkkkkk

Ah, a ponte é a vintage.

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Fender strato AM STD que NÃO FAZ ISSO rsrsrs

Mas se vc soltar as molas atrás ela vai fazer. Repito, com qualquer ponte do mundo isso vai acontecer. Não tem a ver com qualidade da ponte, é mera regulagem (o que inclui aperto e quantidade de molas).

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


Nefelibata

Mas só deve fazer isso em caso de alavancada, não numa afinadinha, né?

Aí, das duas, uma, ou as molas são ruins ou os parafusos que as prendem estão desregulados.

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Se liga que, na vintage, a distância para as bordas das "mi's" é crítica! Tenha muito cuidado no alinhamento.

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Mas só deve fazer isso em caso de alavancada, não numa afinadinha, né?

Aí, das duas, uma, ou as molas são ruins ou os parafusos que as prendem estão desregulados.


Não. Se as molas estiverem com pouca tensão só de afinar a ponte vai subir. É um cabo de guerra em que as molas puxam pra um lado e as cordas do outro.

Se vc deixar as molas frouxas vai subir a ponte e pode ser ponte Callaham, Fender custom shop, Gotoh etc. O que regula a tensão das molas são aqueles dois parafusos que prendem o suporte de molas no corpo.

Tem vários vídeos no youtube mostrando isso.

vintagentleman
Veterano
# fev/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Nefelibata


Com parafusos desregulados eu quis dizer frouxos mesmo.


JJJ

Alinhamento crítico das mis, você diz na hora que eu for trocar de ponte? Para não ficar corda mais para a beira de um lado, ou desalinhado aos pólos dos captadores, é isso?

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman

Perdão! Li errado na pressa aqui do trampo Rs Rs

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
Alinhamento crítico das mis, você diz na hora que eu for trocar de ponte? Para não ficar corda mais para a beira de um lado, ou desalinhado aos pólos dos captadores, é isso?

Exato. Se quiser, pode até colocar um pouco mais pra cima, já que a mizona nas últimas casas quase não se usa (mas não exagera tanto quanto essa aqui! kkkkkk)

Ah, tem mais: a furação não vai bater, tá?... Compra um pacote de palitos e uma colinha... hehehe

vintagentleman
Veterano
# fev/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


JJJ


Não. Calma. Isso aí é um show de horror. Nem da primeira vez que eu fiz ficou ruim assim.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman
Opa... Só pra dizer que vi teu unboxing e achei a guitarra muito bonita!!
Curti!
\m/ \m/

Um aceno de longe!!!

ederfreire
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman
Onde comprou essa bela guitarra?

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


ederfreire

Numa loja, de Cuiabá. Mega som. Entregaram rápido, de SEDEX.

Foi menos de mil reais.

ederfreire
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman
É uma boa guitarra pra dar um "upgrade"! To pensando em fazer isso tbm, comprar uma SX e trocar os caps e ferragens... Mas isso é um plano pra mais pra frente hehe

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


ederfreire

Leia o tópico aí para cima. Tem até tutoriais em blogs sobre como tunar essa guitarra.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman


Vi uma SG nesse site, ainda to na duvida se pego ou não

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


Alex guitar man

Bom, eles me atenderam bem. O preço foi o de mercado, o frete não extrapolou, a guitarra veio bem embalada. A entrega foi por SEDEX, super rápida. Então sim, eu recomendo os serviços deles.

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


vintagentleman
Cara, tenho boas noticias pra voce!!!

Sei que cada caso eh um cso mas, acabei de pegar a banda de um conhecido por acaso no pud aqui do lado de casa. Infelizmente so cheguei pro set final porque so fui pra comer um petisco no meio da noite e o guitarrista fez o ultimo set com uma tele.. Do lado dela estavam duas gibsons, na verdade... uma.

Depois conversei com ele, a outra era uma falsificada chinesa que o antigo dono comprou de la e mudou todas as pecas, so sobrou corpo e braco. Trocou toda a fiacao, ponte, switch da gibson, tarraxa grover e captador da lollar. Ele disse que ama a guitarra e provou que faz show com ela lado a lado com a original. Parece que voce nao foi o primeiro a ter a ideia bacana! haha

Alguma novidade da chinesa?

Boa sorte nas aventuras!!!

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


Hitman

Fiz o rastreamento ontem, cara. Está no Brasil, já vindo para a minha cidade. Acredito que chegue em mais uns 15 dias.

vintagentleman
Veterano
# fev/15
· votar


Galera,

Hoje medi o corpo da minha SX com o paquímetro e também a ponte Malagoli, já planejando a instalação.

Parece que o meu modelo veio com espessura padrão de Strato, 4,5 cm enquanto o bloco da ponte tem 4,2 cm.

A boa notícia é que não terei que cortar o bloco.

Já a China e o escudo da SX ainda não chegaram.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Galera,

A China finalmente chegou. Achei que veio até rápido. Paguei menos de 200 reais de imposto de forma que o preço final do instrumento original ficou em R$ 1000,00, mais ou menos.

Conforme prometido, estou postando aqui as fotos e o vídeo de unpacking. A minha secretária do lar ajudou a confeccionar o vídeo e fez uma pertinente observação quanto a presença da inscrição MADE IN USA na guitarra. Algo com o qual eu não contava.

Como vocês podem ver, a Lespa foi aberta pela Receita e reembalada, de modo que não podemos dizer da qualidade da proteção que lhe foi dada da viagem da China. A proteção dos Correios eu considero ruim. Mero isopor. Não veio case.

Bem, trata-se de um instrumento de acabamento bastante impressionante considerando a montagem, encaixes e principalmente a pintura. Nota 9.0 nesses quesitos.

As ferragens são feias e o pigmento dourado de má qualidade e sem uniformização, porém, seguraram muito bem a afinação durante horas de testes, com bends, inclusive. Nota 7.0

Captação: o ponto mais fraco, mas ainda assim razoável, do instrumento. Não tenho nem ideia do que são. Só que são humbuckers, com ruído normal, nem alto, nem baixo. O captador da ponte é melhor, mais definido, o do braço um pouco mais embolado. Nenhum dos dois é ruim ou bom. Nota 6.0.

Braço: outro ponto alto. Muito confortável e com um finish quase perfeito. Os trastes muito bem assentados e alinhados, porém, um tanto ásperos. Vou polí-los durante a customização. Aliás, não há qualquer rebarba ou se notam as pontas deles nos cantos do braço. Ação levemente alta para o meu gosto. Oitavas bem afinadas. Surpreendente. Nota 9.0.

Avaliação geral: ainda vou tirar as tampas e fotografar o processo de personalização para os colegas, assim conheceremos os detalhes internos do instrumento, qualidade das soldas etc.
Mas de antemão, asseguro-lhes que essa é muita guitarra pelo valor pago. Estou falando dessa unidade específica, pois nada garante que outro usuário do fórum compre e chegue outro instrumento nas mesmas excelentes condições ou mesmo inteiro.

Aliás, no meu entendimento, a Receita poderia até ter apreendido o bem por conta do Made in USA...

Bem, vamos às mídias:

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

UNPACKING

O teste: de antes e depois vai ficar para após a customização para não estragar a surpresa e aumentar o contraste, se é que vai haver tanto. Como eu disse, esse aqui é um bom instrumento.

vintagentleman
Veterano
# mar/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Post duplo

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
Hum, bonita a guitarra, se possível verifica quantos pedaços de madeira foi usado no corpo dela, e se for lixar até chegar na madeira seria legal postar fotos.

Del-Rei
Veterano
# mar/15
· votar


Legal, cara!!
Bom saber que chegou bem a guitarra!
E realmente não demorou muito...

Fiquei surpreso com seu relato sobre a escala. Imaginei que não fossem tão bons.

Parabéns.

Um aceno de longe!!!

vintagentleman
Veterano
# mar/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


krixzy


Não vou lixar. A pintura dela é um ponto alto. Para ver madeira, talvez olhando por dentro, não espere muito. Provavelmente pintaram ela toda antes de montar. Vou tirar uma lasquinha, se assim for, porém, para termos uma ideia.

Precisar quantas partes então... Muito difícil. No top traseiro não se notam emendas, no frontal apenas uma, sutil, no meio.

Del-Rei


Pois é. Surpreendeu-me positivamente, e muito. Tudo alinhadinho, sem trastejamentos, carecendo de pequenos ajustes apenas. Só afinei e comecei a tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa