"Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


vintagentleman
Eu acho que quem ainda não tem um bom instrumento deve primeiro perseguir essa meta. Mas depois disso, e se for do interesse de cada um, uma incursão pelo mundo da montagem, construção e modificações tem muito a acrescentar. Eu inclusive virei um guitarrista melhor e passei a usar meus equipamentos de maneira mais adequada quando passei a entender na prática como cada peça vai construindo e contribuindo para a experiência com cada uma das guitarras.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk

Não sei se é assim, depois do primeiro instrumento, ou com o passar do tempo, no convívio com o primeiro instrumento.

Lembro-me bem da porcaria que ficou nas primeiras vezes que troquei cordas, a gente dá voltas demais, amontoa corda...

Daí passamos a um aperto numa tarraxa frouxa, daí a uma regulagem de ação... E vamos complicando...

Belo dia resolvemos ajustar a entonação, e aí nunca mais temos sossego. Começam os mistérios. O saddle que vai até o fim e a oitava não bate com a nota da corda. Macetes que vamos adquirindo pesquisando MUITO e ralando.

E chega o dia temido e fatídico em que perdemos nossa virgindade na luthieria. O famoso ajuste do tensor. Que afinal, nada tem de mais... Coisa ridícula, que o povão faz o maior alarde.

Daí para frente, entra tudo rsrs

Troca de potenciômetros, captadores, tarraxas, ponte etc.

Você adquire suas ferramentas, e passa a ter ciúme delas. É patético rsrs

Tem duas coisas que eu não arrisco, mesmo já tendo montado duas guitarras do zero e customizado outras tantas: substituição de trastes, que nunca fiz e mexer com pontes móveis tipo Floyd Rose, que eu nunca nem pus a mão, embora entenda o conceito.

E realmente, uma mexida dessas da China, jamais seria para um leigo. É coisa para quem tem várias guitarras e sabe exatamente o que quer, onde obter o material e como fazer.

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


vintagentleman
Rapaz como vc descreveu bem esse processo !!!! Comigo foram as mesmas etapas, principalmente o adquirir ferramentas e o ciumes delas ..... Kkkkkkkkkkkkkk. Tenho várias caixas de ferramentas, micro-retifica, furadeira, lixadeira, parafusadeira, sprays, óleos, grafite.... Virei um handy man ! DIY !

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
SkyHawk

É por aí mesmo. Também não me arrisquei a trocar trastes. Até já tirei, mas colocar... complica...

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Não vou dizer que não sou capaz de trocar os trastes. Mas arrisco dizer que das primeiras vezes o resultado não vai me agradar. E eu vou me incomodar com isso, e ter prejuízo. Depois, ainda não precisei fazer.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# mar/15
· votar


vintagentleman

curiosidade científica.

Boa essa, já registrou os direitos autorais ou posso pegar essa emprestado!Haha
Abraço e parabéns de novo!

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Sr.Saul Hudson

Meu tópico, nosso tópico. Gostou da expressão? É nossa também!

Mas há coisas que não divido ou empresto: minha mulher, minhas guitarras/ equipamentos, meus relógios, meus CDs DVDs Blu Rays, e cuecas.

Especialmente a mulher (e as cuecas). Kkkkkkkkkkk

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# mar/15
· votar


Especialmente a mulher (e as cuecas). Kkkkkkkkkkk

Ok cara, tudo bem hahahaha

Abraço

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
substituição de trastes

Tendo o martelo certo e a paciência necessária é tranquilo, os meus ainda não estão no limite, mas vou trocar eles por inox - se não vender a guitarra antes.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah

E como seria esse martelo? Pequeno e emborrachado?

Outra coisa: não me imagino precisando fazer isso um dia. Toco pouco e estou com nove guitarras.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


O martelo eu comprei em uma loja de chapeação (via ML). O Bertola aprovou rsrs

Ele tem um lado de silicone/emborrachado e outro plástico. Saiu umas 25 dilmas na época. Foto.

A aplicação dele é para peças que precisam ser marteladas, mas não podem ser deformadas, como martelinho de ouro e colocação de pisos/azulejos.

não me imagino precisando fazer isso um dia. Toco pouco e estou com nove guitarras.

Precisará rebater eles algum dia. Contra mim, que tenho apenas uma, suas chances de ter que fazer isso, são 9 vezes maiores. kkkk

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah

Precisará rebater eles algum dia.


Como assim? Eles vão se deslocando? Saindo do lugar? Tenho uma guitarra que tem um traste que eu gostaria que estivesse um pouco mais para baixo, devido a trastejamento numa nota específica. O tensor está bem regulado. Seria o caso?

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal, falando em guitarra chinesa... Onde eu posso achar uma replica da JPM100, Ibanez. Só o corpo já estaria ótimo.

andrecoelho
Veterano
# mar/15
· votar


Primeiramente gostaria de parabenizar o vintagentleman pela abertura do tópico. Muito pertinente em época de sucesso do Aliexpress aqui no Brasil.

Em segundo lugar gostaria de parabenizar a todos pela discussão em torno do tema, quando menos percebi já havia lido as 11 páginas, até agora, de uma vez!

E finalmente gostaria de deixar aqui o meu relato a respeito das "Chinas".

Realmente, o fator "sorte" precisa ser levado em conta mais do que qualquer coisa em uma negociação dessas. No meu caso, nunca trouxe uma guitarra direto pelo Aliexpress, mas tenho acompanhado relatos de amigos e usuários de outros fóruns e as conclusões são quase sempre as mesmas: "me dei mal".

A minha única guitarra de "grife" é uma PRS 24 SE Custom. É uma baita guitarra, feita na Indonésia, mas seguindo os critérios de qualidade que fizeram as guitarras Paul Reed Smith serem o que são hoje. Essa série SE é a de entrada da PRS, mas digo uma coisa, é pegar e mandar brasa! A única modificação que mandei fazer foi a instalação de um kill switch, além de uma revisão geral (coisa que deveria ser lei para todos as guitarras recém compradas). Costumo usá-la com a afinação Drop B.

Minhas duas outras são "chinas", mas cada uma com a sua história.

A Kramer, inicialmente parecia ser original, mas ao tirar a tinta e verificar a madeira, a luthier percebeu que na verdade a guitarra era de compensado. Tomei literalmente no zóio, uma vez que mandei uma Epiphone e uma Dean para pegar essa Kramer. Mas não me abalei tanto, seguimos com o projeto e hoje ela fala alto com um kit EVO da Malagoli. Gosto muito da guitarra, além dos EVO instalamos pots push pull, dando mais dinâmica para a branquela. Costumo chamá-la de "biscoito recheado", mas na verdade ela é a minha "Arm The Rabbit" rsrsrsrs. Costumo usá-la para sons mais agressivos. A afinação dela é padrão.

A telecaster Memphis é minha outra "china". Essa eu ganhei de dia dos pais e custou, se não me engano, uns 350 reais. A customização dela ficou a cargo de um kit Malagoli com vintage Plus no braço e um hot blade na ponte, assim como uma melhora nos trastes e blindagem. Também troquei a cor do escudo, de branco para preto. Agora ela é toda preta e costumo chamá-la de "Black Mamba". A afinação dela é Drop D.

As duas "chinas" fazem bem o seu papel, mas é claro que não se comparam a PRS ou a qualquer outra guitarra mais bem construída ou acabada. Porém, para mim, que sou um hobbista, está muito bom! O que percebo é que agora que estou melhorando na guitarra estou ficando mais exigente. E também viciado!!!

Nesse momento estou com um projeto em andamento com a Pauleira Guitars (A Kramer branca foi um projeto feito com ela também) e posso dizer o seguinte: O que gastei de madeira, ferragens, captador e mão de obra vai dar um pouquinho a mais do que trazer uma "china" para o Brasil. E vou dizer, é um tesão ficar imaginando, projetando, dando pitacos e ver a guitarra tomando forma. No caso da Paula, ela tem muita paciência e dedicação. Nunca diz não e está sempre disposta a encontrar soluções criativas e funcionais para os problemas e dúvidas que aparecem ao longo do projeto.

Resumindo: As "chinas" valem a pena? Depende.... Rsrsrsrs. No meu caso atual não. Mas há um ano atrás sim. No meu caso eu percebi que é muito gratificante montar uma guitarra direto daqui do Brasil, temos material, profissionais e tudo mais para fazer uma boa guitarra aqui.

É isso, espero ter contribuído com a discussão e mais uma vez parabéns ao
vintagentleman pelo tópico.

Abraços!

André Coelho

Obs: Estou na correria, mas assim que possível posto umas imagens das meninas. De bate pronto tenho essa track que fiz com a Kramer. Me perdoem os erros.

http://www.4shared.com/mp3/ulRcviqZce/Like_A_Stone_Teste1.html

vintagentleman
Veterano
# mar/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


andrecoelho

Obrigado pelo apoio, cara. O pior que pode acontecer é levar gato por lebre, como no caso dessa sua "Kramer". Fora isso, suas soluções técnicas são interessantes e acessíveis, principalmente o uso dos captadores Malagoli, que eu sempre defendo pelo ótimo custo X benefício.
No aguardo das fotos.

Abraço,

GALERA,

Enfim, concluí o PROJETO PARALELO SX. Para quem não sabe, ela é uma guitarra chinesa, porém vendida em lojas boas daqui, com representante local, controle de produção rígido etc. Sem mais delongas:

O MATERIAL

A BOA MADEIRA ASH

Interessante comentar o bom acabamento, e que as emendas do corpo não são aparentes.

COMPARAÇÃO DAS PONTES

Note-se que a original é ridícula, sem massa, frágil e descartável. Coloquei no lugar devido: o lixo. No lugar uma maravilhosa Malagoli trêmolo, tipo blocão, meio rústica, ótima para o meu projeto, ou para fazer musculação.
O problema é que descobriram que ela presta e acabaram com o estoque lá. Esses dias quis comprar outra e... bem, auto fecundei-me rsrsrs. Tive que comprar para outro projeto uma Fender vintage blocão pelo dobro do preço. Merrrrrrrda.

PONTE INSTALADA - VISTA POR BAIXO

Um problema das antigas SX é que elas tinham um corpo mais estreito que as Fender. Resultado: nas customizações, faltava madeira. Aparentemente isso foi resolvido, tanto que tudo serviu certinho na minha, sem adaptações. As molas ficaram perfeitamente acomodadas, a tampa fechou sem problemas. Aliás, eu coloquei mais duas molas e deixei elas muito bem esticadas, pois não gosto de postes móveis e não uso alavanca nunca.

PONTE INSTALADA - VISTA POR CIMA

Alguém aí disse que eu teria que refazer a furação? Pois estava certo rsrsrs
Só que eu trabalhei em marcenaria e me fiei na minha experiência. Como a diferença era pouca e a madeira tem alguma elasticidade, usei a velha técnica de ir empurrando os parafusos aos poucos, intercalados. Deu certo, mas causou a pequena rachadura visível aí na foto. Com o escudo, não aparece. Nada é perfeito e nunca sai exatamente como o previsto.

TROCA DE ESCUDOS

Acho isso fundamental nessa guitarra, pois o que vem nela é de baixo custo, aliás, como todos os demais genéricos vendidos por aí. A solução é o tortoise original, da Fender, por quase duzentos reais. O que ele tem de diferente? Ele tem um material melhor, não parece barato, pelo contrário, valoriza o instrumento. E não é exagerado nas cores como os genéricos. Ele é perfeito.

NÃO DEU CERTO

Comprei para essa guitarra um set de captadores Fender Custom Texas, que, para quem não sabe, são aqueles desenvolvidos para quem quer tirar Steve Ray Vaughn e não tem braço. Tem maior saída, são mais "quentes" e blá, blá, blá... Custaram 700 reais e vieram com capinhas brancas. A ideia era manter a estética original da SX com as beges, mas não couberam. A solução foi deixar as brancas, mas daí substituir o pininho do seletor dos captadores e também os knobs. Eu gostei do resultado, pois valorizou o caráter "customizado" e "acendeu" a guitarra:

DETALHE GUITARRA PRONTA

DETALHE GUITARRA PRONTA - FRENTE INTEIRA

TARRAXAS GOTOH

TESTES E COMPARATIVOS:

SX ORIGINAL

É uma ótima guitarra pelo preço. De inspiração fenderiana, tem até "twang".

AMERICAN FENDER STD STRAT

Um clássico absoluto. Som brilhante.

SX CUSTOMIZADA

Conclusões:

Quem acompanhou o tópico, viu que a conclusão geral sobre a experiência da Lespa chinesa não foi positiva, embora a guitarra tenha ficado muito boa.

Com essa SX, porém, o veredicto é outro. Ela é, na minha opinião, simplesmente A MELHOR GUITARRA PARA CUSTOMIZAR HOJE DISPONÍVEL.

Ela é relativamente barata, tem madeira excelente, quase tudo da Fender encaixa com facilidade e com simples substituição, sem adaptações que dão dor de cabeça.

Aí eu disse a vocês que a Lespa chinesa havia ficado boa, mas não se aproximava da Gibson, certo?

Agora, a história é diferente: de olhos fechados, a SX é uma Fender. E não uma Fender MIM ou uma Modern. Ela se compara em playability e sonoridade a uma Standard mesmo. Não igual a minha óbvio. Deixem-me explicar.

Minha Fender, usada no comparativo, é de alder e tem captadores FAT-50's. Pela madeira e captação, um som mais agudo e clean devido a menor saturação do amplificador, o VOX AC4TV, valvulado com pouquíssimo headroom.

Já a SX de ash com a captação Custom Texas saturou muito mais o amplificador com a mesma equalização. E teve muito mais frequências médias que agudas. Isso era exatamente o esperado da madeira/ captação.

Com essa guitarra, dá para tocar, mesmo com singles, simplesmente tudo de rock clássico e blues e até mesmo alguma coisa de hard rock, numa linha mais vintage, como Led Zeppelin.

Claro que o gasto com a customização aqui foi mais pesado, batendo nuns 1300,00 reais com captadores, tarraxas, ponte, escudo e acabamentos, além de fretes.

Ou seja, um custo total de uns 2500 reais num instrumento que fala e tem conforto de uma Fender Standard, porém sem marca no headstock.

Mas afinal, ela se compara COMO UM TODO com uma Fender?

Não. Status e tradição tem seu preço, além do acabamento, que não dá para comparar, case incluso na americana etc.

Porém, a compra da SX, seja ou não de ash, é altamente recomendada porque é feita aqui no Brasil (a compra), em nossas lojas, com garantia, parcelamento, nota, etc.

A customização pode ser programada e em níveis. Tem menos grana? Bota uns Malagolis, umas tarraxas Wilkinson.

Mexendo nessa guitarra, é fácil atingir um nível profissional de instrumento.

Bom galera, esse é o fim oficial da SAGA CHINESA DE DESCONSTRUÇÃO GUITARRÍSTICA. Deu trabalho prá cacete e custou uma puta grana, mas valeu a pena para mim. Espero que tenha sido bacana para vocês também.

Obrigado novamente pela paciência!!!

Vou deixar o tópico aberto caso alguém tenha dúvidas ou queira contribuir.

Abraços

andrecoelho
Veterano
# mar/15
· votar


Foi "duca" acompanhar sua epopeia, rsrsrs

Abraços

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
Com essa SX, porém, o veredicto é outro. Ela é, na minha opinião, simplesmente A MELHOR GUITARRA PARA CUSTOMIZAR HOJE DISPONÍVEL.
Ela é relativamente barata, tem madeira excelente, quase tudo da Fender encaixa com facilidade e com simples substituição, sem adaptações que dão dor de cabeça.


Pois é, cara. Bela história dessa SX. Esse seu projeto é muito parecido com o que acabei de fazer na minha Tagima Hand Made antiga (só que Telecaster). Da mesma forma, ela era excelente para um upgrade grande. Da mesma forma, ela "encaixava" com as peças tradicionais. Eu apoio fortemente esse tipo de projeto como alternativa à "mais valia" do logo. O meu acabou saindo um tanto mais barato porque eu apelei para peças compradas aqui e consegui pegar os últimos estoques a preços de dólar baixo. Acredito que, agora, as coisas devam subir (se já não subiram), porque é quase tudo importado. Peguei os captadores mais "top" da Malagoli para Tele (vintage plus - excelentes) e várias outras coisas de qualidade bacana. A guitarra ficou sensacional. Não vou ficar comparando com a, b ou c porque entra muito de gosto pessoal e pouco de ciência nisso, mas tenho certeza absoluta que, com a grana que gastei, jamais conseguiria comprar uma guitarra nova em estoque tão boa quanto.

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


andrecoelho

Valeu cara!

JJJ

O legal das SX é que dão liberdade de projetos de vários tipos de orçamento. Por exemplo, pode-se adquirir a de alder ou de ash e a partir daí usar as réplicas da Malagoli, ou partir para uma ampla gama de captadores Fender, noiseless, Fat 50's, Custom Texas ou Seymour ou Dimarzio etc ou ainda todas essas combinações com as mais diversas ferragens, das Fender, Wilkinson, Schaller, Gotoh etc.

Ou seja, o sujeito pode comprar a guitarra parcelada e ainda fazer a personalização de acordo com o bolso e por etapas. Muito legal.

e_merson
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman
Eu bem que andei cobiçando uma SX SST em swamp ash, mas nunca tive oportunidade de testar. Lendo todas essas coisas boas que você relatou sobre a mesma, estou quase comprando uma pela internet... já que estou sem uma strato "tradicional" e ando sentindo falta de uma dessas.

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman
O unico problema serio que algumas SX tem, ao meu ver, e afinação, se vc nao der sorte. Algumas precisam de uma retifica boa pra conseguir entonaçao boa.

Um amigo me trouxe uma outro dia e nao afinava nem por decreto... E ja ouvi outros relatos sobre isso.

Afina, e uando faz o Fa maior a la jimi ( sem o bordao, ou usando o dedao na sexta , hehe) da aquela dorzinha no ouvido..... Odeio isso!!!! hehehe

E isso de afinação vai alem... Desvirtuei, hehe...Estou com 2 Fenders, uma Mexicana 50's series com pups Abigayl Ybarra e outra Japponesa 54RI e as duas no afinador ficam PERFEITAS....mas nao sei pq diabos a Japonesa da uma sensaçao MUITO maior de afinaçao, e muito mehor tocar com ela, e tenho muita certeza isso nao é um subjetividade minha, hehehehe!! o.O

Qual o aparelho/afinador que aferi melhor a afinação de instrumentos de cordas?

Nefelibata
Veterano
# abr/15
· votar


JJJ
vintagentleman

Parabéns pelas guitarras, amigos. Acompanhei o projeto e tunagem das duas e gostei muito.

Provavelmente amanhã vou buscar uma strato hurricane moridaira japonesa no luthier. A guitarra estava tão detonada que salvei apenas corpo, ponte e braço. Resto vai ser tudo trocado: Nut novo de latão; tarraxas, captadores, escudo elétrica, retífica de trastes e um vernizinho no braço.

Postarei aqui os resultados!

Abraços

Ramsay
Veterano
# abr/15 · Editado por: Ramsay
· votar


vintagentleman

Parabéns pela guitarra, ficou show de bola!!
Eu também tenho uma SX Strato de Ash com escudo tortuga (original e de baixo custo), só que na minha a madeira já veio nua sem qualquer verniz. Coloquei nela 3 captadores Fender Texas Special e o som que já era bom ficou animal !!
Abaixo o link de fotos da minha ainda com o plástico de proteção do escudo:
[IMG]http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00886_zpsx1hxc aww.jpg[/IMG]

Mas, te faço uma pergunta: nessa ponte nova que vc comprou os 6 furos para os parafusos casaram certinho com os 6 furos da SX ou vc teve que refurar??

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


e_merson

Strato "tradicional" é Fender. As outras, inclusive essa boa SX aí, são inspiradas. Mas vale a aquisição sim.


ogner

A minha não deu problema algum de afinação e o braço é perfeito. Acredito que tenha dado sorte porque também já li uns relatos desses de braços de SX precisando de retifica logo de cara. Para aferir a afinação de forma precisa eu não sei dizer qual é o instrumento mais acurado não!

Mas adoraria saber! Eu uso afinadores digitais comuns.


Nefelibata

Estou ansioso para ver seu projeto. Se a base é boa, o resto é só trabalho (e grana rsrs) mesmo.



Ramsay

Bela guitarra, cara! Parabéns!

Olha, os furos ficaram próximos na troca da ponte, mas não coincidiram. Não refurei, e sim, usei uma técnica de marcenaria que aproveita a elasticidade natural da madeira. Está explicado ali em cima, com foto da ponte nova.

Deu certo em termos, pois causou a pequena rachadura visível na foto sem o escudo. Com ele, não dá para ver. Porém, a ponte ficou firmemente presa ao corpo.

john Norum
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman

A guitarra ficou ótima realmente esses ash das SX são bons.
Mas da próxima vez faz um sound test melhor porque esse ficou muito ruim (:

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


john Norum


Eu não sei tocar rsrs

john Norum
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman

Aventureiro rsrsrs, já se arisca a fazer upgrades em guitarras.

caohbf
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman
Se quiser saber sobre a madeira da guitarra, vale a pena pesquisar se não consegues um raio-x(sério). Você pode ir numa clinica, conversar com um técnico(o médico vai rir de você. paga uma breja e o valor da chapa pro tecnico e ele talvez ajude), peça para ele usar uns 30% da penetração de um raio-x comum e bate a chapa na guita. Dá pra ver emendas, alivio de peso, etc. se for um raio-x digital, vai ser ainda mais fácil: nem pegas a chapa, basta tirar uma foto da tela com o celular. Lembrar de tirar cordas, ferragens e captadores antes de bater.

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


caohbf

Fica a dica, porém, sinceramente, agora que estão montadas e boas, depois de toda a trabalheira, não desmontou "nem a pau" rsrsrsrs.

Abraço

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman

Coisa engraçada... Estava de bobeira dando uma zapeada no Ali e pensando se me aventurava a fazer algo semelhante ao que você fez (difícil...), quando procurei o anúncio da sua Les Paul azul. O vendedor não tem mais nenhum produto à venda. Esquisito...

Calime
Veterano
# abr/15
· votar


andrecoelho

Ah man, vc é o dono daquela Kramer que a Paulera trampou? Pow, curti mto ela, deve tá um show, a Paula parace ser extremamente boa no que faz, sempre acompanho o blog dela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa