O futuro das distorções

Autor Mensagem
Caio-San
Membro
# nov/14 · Editado por: Caio-San


Eae galera, nesse tópico gostaria falar de um assunto que me passou pela cabeça porem creio não ter conhecimento suficiente para dar continuidade a ele sozinho, o futuro das distorções, anos atras não passavam de "ruídos/chiados" do no som da guitarra, como na musica "Rock around the clock - Bill Haley & His Comets" (Que é muito legal e tem uma vibe muito dançante!) e hoje temos distorções ULTRA FUCKING METAL OF DOOM FROM HELL , e gostaria de saber o que os colegas do FCC pensam sobre isso...
Como serão daqui uns anos? Ainda há espaço para inovação?

Obs: Por favor, discussões construtivas hein galera...
Obs2: Não sei se postei no lugar certo, se é aqui em "Guitarras" ou no OT .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Caio-San
Distorção é apenas um efeito, nada mais...
O "futuro" da música e do róquenrrol não depende dela, depende de boas composições, com, ou sem elas... As distorções "...ULTRA FUCKING METAL OF DOOM FROM HELL..." são característica apenas de UM estilo, que aliás, é derivativo, um bêco sem-saída estético e que apela para esse tipo de recurso para se "desenvolver", para se manter de pé...
Aliás, a busca de inovação à todo custo também é um bêco-sem-saída....
Aquilo que não tem fim, finalizado está
Abç

Caio-San
Membro
# nov/14 · Editado por: Caio-San
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito bom o ponto em o senhor fez a observação, fico grato por compartilhar de seu pensamento a respeito, reflete realidade acerca do estilo...

Porém gostaria de ressaltar que apenas usei o termo "...ULTRA FUCKING METAL OF DOOM FROM HELL..." como "adjetivo de intensidade" na questão de peso no som, creio que pela forma que escrevi acima tenha levado a quem ler entender que pergunto somente na questão de peso/ganho/etc.....porem o pensamento em que eu gostaria de evidenciar é que "na sua opinião, assim como hendrix inovou em explorar e utilizar a microfonia a seu favor, é possível inovar nas distorções? é possível que tenham um som ou uso diferente algum dia?"

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


Caio-San

Realmente uma pergunta interessante.
Eu particularmente acho que que a evolução fica mais devagar com o tempo, sempre teremos melhoras por vir, porém o avanço é cada vez mais lento e menos 'chamativo'.

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


Eu acredito que a evolução é cíclica. Vai chegar um ponto que vão desenterrar coisas antigas e dizer que não novas. Em relação a distorção por exemplo, parece que com o tempo a distorção vai ficando maior e mais comprimida, vai chegar um ponto em que "estar na moda" vai ser usar menos distorção. Acredito nisso porque pra mim essas mudanças de tendência nem é evolução propriamente dita, é questão de moda mesmo.

Caio-San
Membro
# nov/14 · Editado por: Caio-San
· votar


BJAofficial
NeoRamza
Realmente, a questão de ser "chamativo" é um ponto importante...
Por esses dias vi em algum lugar (Não me lembro se foi aqui mesmo no fórum) sobre alguém falando a respeito de um projeto no kickstarter de um captador( uma bobina tinha a parte ativa, e era um "singlebucker") que um cara tinha desenvolvido que unia o som de um guitarra com um baixo, sendo assim tocava-se os dois ao mesmo tempo, no mesmo vídeo de demonstração mostraram alguns músicos (que eu particularmente não conheço, com exceção de um deles que eu conhecia apenas por nome, e já nem me lembro de quem é mais) demonstrando o funcionamento dele , eu mesmo não identifiquei muita diferença no som, apenas em uma parte onde eles tocavam no clean e realmente, ouvia-se quase que nitidamente o som de um baixo acompanhando o som da guitarra. E no final das contas é sim algo bastante diferente do usual(talvez não em questão de revolucionar os captadores, mas em questão de tocar acredito que deva ser bastante interessante) , porem NUNCA MAIS eu li alguém falando sobre ele.

Obs: foi mal pelo livro que acabei escrevendo, e da forma que escrevi(Culpa do ENEM), é que é um assunto venho a muito tempo divagando sobre...

e_merson
Veterano
# nov/14
· votar


Imagino que o peso da distorção varie cada vez que um ponto extremo é atingido. Quando chega ao ponto de que é tão pesado que acaba sendo inutilizável, vão diminuindo até os crunchs leves, e deve ficar nesse vai-e-vem eternamente. Poderia até montar um gráfico pra ilustrar isso:

Gráfico improvisado...

No mais, uma distorção sozinha não é nada sem um bom baixo e uma pegada bacana de bateria pra somar. Isso sim, dá o peso da música!

ALF is back
Veterano
# nov/14
· votar


Caio-San
no caso desse captador, entendo que não é algo com potencial "pra pegar"...esse tipo de coisa já existe sob formato de efeito, o pitch simulando uma oitava abaixo, por exemplo, o que é muito mais interessante considerando que vc não precisa fazer upgrade nenhum na guitarra e pode gerar o efeito offline após a gravação (ou em tempo real) com plugins grátis. Quase nunca é interessante que o baixo fique oitavando a guitarra, por exemplo. Qualquer arranjo diferente em um dos 2 instrumentos ficaria impossível ser feito, deixando a harmonia mais dura...talvez funcionaria bem pra bandas de punk rock com escassez de baixista e algumas outras aplicações mais específicas. No ramo de captadores, vejo inovação maior nos captadores MIDI, por exemplo, que tranformam o sinal em midi, onde é possível colocar qualquer VSTi depois e simular som de qualquer coisa: guitarras single coils ou hambuckers de vários tipos diferentes, violão, strings, synths, piano, baixo e até voz singular ou coro e percussões (bateria inclusive), dependendo do VSTi e do mapa midi. Seria como se a guitarra virasse um teclado mesmo...esse dispositivo já existe, por exemplo, nas gibsons darkfire...
Quanto a evolução de estilos e da própria distorção, também acredito na moda..
por exemplo, no começo da década de 90 os timbres "modern" high gain estavam em ascensão. Metallica havia lançado o black album com os drives porradas dos mesa boogies. Aí em 93 Greg Howe lança um album chamado Introspection (um dos melhores albums da história, na minha opinião). Esse album é um prato cheio de fusion e técnicas bizarras de guitarra que musicalmente e tecnicamente impressiona qualquer guitarrista moderno. Tudo utilizando pouco ganho. Tem timbres usados no album que parecem até clean (vide jump start e button up), e fritações com palhetada alternada, chicken e hibrid picking, ligados, arpejos e tappings com dificuldades assombrosas comem solto. Quantos guitarristas conhecem esse album hoje? Menos ainda conheciam na época de lançamento. Justamente porque o estilo (tanto da musica quanto de timbragem) não era moda. Hoje que o fusion esta mais em alta, as pessoas passaram a admirar esse album e o trabalho do Howe.
Então realmente acredito que existe uma moda ou tendência, e não tenho bagagem pra pensar no que poderia influenciar essas tendencias! =p

tomarock
Veterano
# nov/14 · Editado por: tomarock
· votar


Bem.. na minha opinião, esse tanto de timbres de distorção que se desenvolveram em 4 décadas foi proporcional à quantidade/talento dos músicos e bandas do rock que apareceram. Eles precisavam de algo a mais e por isso o mercado foi se adaptando de maneira "exponencial" tentando suprir a exigência do gênio. No entanto, essa curva em exponencial de talentos já encontra-se em repouso, e na minha opinião não voltará mais. Tamanha a quantidade e qualidade de efeitos, e a falta de "vertentes" novas e originais, não acredito que muita coisa vá mudar significativamente no próximo século no que tange "novas"/"novidades" em distorções. Talvez role umas misturas de distorções ou parâmetros alterados para que soem de uma maneira diferente, mas nada original de fato... Isso me referindo à quantidade e novidades em distorções novas. Imagino que o que mais agregará qualidade serão os simuladores digitais que passarão a soar identicamente ao original. E isso sim, acredito que ainda estarei vivo (com meu valvuladão à moda antiga) para ver.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


Caio-San

Não há, em minha opinião, uma real evolução na distorção. Muitas bandas usam os mesmos valvulados saturados dos anos 60.

Não há muito prá onde correr.......existe um limite onde a coisa deixa de ser audível, para se tornar um ruído sem definição. Neste ponto volta-se para trás.

Muda mais a forma de aplicar os equipos do que os equipos em si. Exemplo, acho que este "ULTRA FUCKING METAL OF DOOM FROM HELL" se deve mais as baixas afinações e encordoamento ultra pesado, a forma de palhetar aplicando velocidade nos power chords, do que com os efeitos utilizados.

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


A distorção foi junto com as guitarras de 7 cordas ou mais para uma mesmice estranha. Guitarra tem 6 cordas e com essas simples 6 cordinhas dá para fazer um mega som, distorção é ENGL bem calibrado com um bom compressor, um OD/boost, Eq e ambiência.

MauricioBahia
Moderador
# nov/14
· votar


O futuro das distorções está no passado.

:)

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


O futuro das distorções está no passado. Muito precisa sua colocação, MauricioBahia.

A guitarra, apesar de ser um instrumento relativamente novo (60 anos no caso das sólidas), já teve muito do seu desenvolvimento sonoro. Até podem aparecer novas referências, mas grande parte da sonoridade se baseia nos 10, 20 primeiros anos de experimentações e esta sempre vai ser a referência. Não dá para esperar muito de um "futuro das distorções".

Por outro lado a música de forma geral anda sofrendo muito... O rock e metal, que basicamente é a música com guitarras que se tornou popular mundialmente, cada vez mais é a música sem dinâmica, tudo soa cada vez mais comprimido. Isso talvez seja repensado, voltar às origens na sonoridade das gravações (de forma nenhuma estou falando em analógico x digital!).

O mercado da música também precisa ser reformulado. As "majors" viraram pequenas, saíram do Brasil inclusive, o negócio da música está cada vez pior. É necessário que se pague por música para que se trabalhe com música.

Acredito que esses são 2 pontos que precisam reformular de alguma forma, muito mais que um "futuro das distorções", que é um beco sem saída como falaram ali atrás.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


NeoRamza
vai chegar um ponto em que "estar na moda" vai ser usar menos distorção.
MauricioBahia
O futuro das distorções está no passado.

Dizem tudo. Nada mais precisa ser dito.

Caio-San
Lelo Mig

E pensar que temos drive porque o sax era pra parecer com o sax :)

SkyHawk
distorção é ENGL bem calibrado com um bom compressor, um OD/boost, Eq e ambiência.

Eu já dou um dedo pelos sons que chamo "Fender Surf&Country", de amps como o Blackface, Tremolux etc, comuns ao Country de 90's e bandas de surf mais moderno...

Michel Top
Veterano
# nov/14
· votar


MauricioBahia
"O futuro das distorções está no passado"

Perfeita colocação, amigo! :)

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


Estritamente com relação ao tópico...

A BOSS andou lançando alguma coisa "nova" em termos de distorção:

http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=1271

Distorção "adaptativa", segundo eles, com as seguintes características:
"Distortion that adapts to create the ideal sound in every register;
Ultra-responsive to volume changes and playing dynamics;
High-clarity sound, even when playing two or more notes at the same time;
Very low noise, even with high-gain settings"

A Electro-Harmonix tem a EHX Tortion, que foge um pouco do padrão "volume-tone-drive":

http://www.ehx.com/products/ehx_tortion

Eu acho que o "futuro" está nessas inovações, de modo geral com o digital ganhando espaço. Claro que o mundo analógico sempre terá o apelo "tradicionalista", nostálgico (e o som melhor, para muitos de nós... rs). Mas inovação mesmo, provavelmente vai vir mais pelo lado digital.

Interessante o tópico e podia ser estendido a todo o tipo de pedal.

Mas devia estar no fórum de pedais, né?...

MauricioBahia
Moderador
# nov/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Mas devia estar no fórum de pedais, né?...

Foi!

:)

ps. essa da Boss hein... Vou caçar uns vídeos pra ouvir a novidade. Valeu!!!

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


MauricioBahia
Digital. Deve ser uma merda.




hehehehehehe

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Vou caçar uns vídeos pra ouvir a novidade.

Ihhhh... ataque de GAS à vista...

Led Zé

analog radical detected! hehehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Led Zé

Semeador de uma figa kkk

Caio-San
Membro
# nov/14 · Editado por: Caio-San
· votar


ALF is back

Obrigado pela dica do Introspectum! O degustarei assim que possível (se eu encontrar ele).

Ismah
E pensar que temos drive porque o sax era pra parecer com o sax :)
Como assim? Não entendi...

SkyHawk
distorção é ENGL bem calibrado com um bom compressor, um OD/boost, Eq e ambiência.

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas ao criador do tópico por talvez estar desvirtuando o tópico, mas é só eu que não curto usar compressor? ( Só tive experiencias por meio de simulações e pedaleira, me julguem!) Não sei, mas pelo que ouvi do compressor tira a dinâmica da força da palheta e não deixa eu controlar a distorção pelo pot de volume...

rcorts
Veterano
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar


JJJ

Posso estar sendo meio careta, mas conceitualmente essa inovação da Boss me sugere, e digo sugere pois ainda não escutei nenhum demo, mas me sugere algo muito processado, que influencia muito na dinâmica.

A todos que postaram anteriormente:

Eu discordo das opiniões de que o futuro das distorções está no passado. Muito provavelmente quando criaram o primeiro telefone celular alguém deve ter pensado que as coisas já estavam muito evoluídas. Quando apareceu o SMS e a internet no celular então, devem ter pensado, poxa, estamos quase lá.

Hoje os smartphones estão aí na nossa fuça e todo dia há inovações, porém menos chamativas, ou talvez menos abismais do que as inovações do passado dos aparelhos de telefonia móvel. Muita gente hoje em dia pode estar pensando, ah, agora quero ver o que há pra vir depois da TV de LED 3D e dos Smartphones que fazem tudo.

Bem, no Star Wars as armas utilizavam a tecnologia do laser e as pessoas se comunicavam à distância por hologramas tridimensionais.

Concordo que a distorção de guitarra tenha atingido um patamar onde hoje seja meio difícil pensar no que ainda há por vir, mas como algumas pessoas disseram aí em cima, o digital talvez seja o maior caminho do avanço das distorções.

Talvez daqui a 20 anos o senso estético tenha mudado radicalmente e a tão afamada distorção de valvulado tenha perdido quase totalmente espaço para uma distorção futurista, mais próxima dos sintetizadores digitais de hoje do que das válvulas quentes de outrora.

Outro ponto de avanço é o da programação. Hoje existem modelos de pedais de distorção que oferecem alguma capacidade de programação. Geralmente as distorções embutidas em pedaleiras não oferecem (pelo menos na opinião de grande parte de nós guitarristas) um timbre agradável quanto os de amps valvulados. Mas quem sabe no futuro o digital não nos brinde com uma radical revolução nas simulações analógicas e tudo isso unido à capacidade de programação?

Enfim, eu não sei, nem consigo traçar uma perspectiva para o "futuro" das distorções de guitarra, mas não me atrevo a dizer que tudo já foi feito. Acho precipitado.

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
Posso estar sendo meio careta, mas conceitualmente essa inovação da Boss me sugere, e digo sugere pois ainda não escutei nenhum demo, mas me sugere algo muito processado, que influencia muito na dinâmica.
Pelo que eu entendi é exatamente o contrário. Esse pedal usa tecnologia de processamento para dar mais dinâmica . Se conseguiram eu não sei. Nunca toquei em um.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Led Zé

Pois é, por isso mesmo que eu disse que me sugere essa ideia, pois eu também nunca toquei em um, mas eu entendi o que você quis dizer. Em tese se funcionasse seria muito bom, porém em termos de timbre, tenho um certo recei dessa "adaptação" dinâmica soar muito processada.

Nos poucos pedais que eu já toquei o que eu percebi foi exatamente o contrário, quanto menos o pedal era "processado", mais variação dinâmica tinha. Me desculpe, acho que estou tendo dificuldade em expressar o que eu quero dizer com os termos técnicos corretos.

Abç.

MauricioBahia
Moderador
# nov/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Led Zé: Digital. Deve ser uma merda.

Hehe. Vou fazer um Black Friday com meus digitais. São muito ruins. A Eventide Modfactor então... Faz uns sons estranhos! Mó loucura!

Hehe

JJJ

Não compro equipo há mais de um ano! Mas se começar... GAS é pior que crack!!!

ABS!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Caio-San
Como assim? Não entendi... (distorção ter origem em querer fazer da guitarra um sax)

Se perdeu ao longo da história, a realidade... Mas... Há uma teoria que diz que o fuzz em pedal teve origem, primeiro em fazer a guitarra soar como o sax...

Mas não há como provar...

entamoeba
Membro Novato
# nov/14
· votar


Acho que o futuro das distorções está em uma utilização mais dinâmica, está em riffs com trocas de distorções... sei lá...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
discordo das opiniões de que o futuro das distorções está no passado

Quando disseram isso, me pareceu, que era em referência a quantidade extrema de ganho, e não pela forma como o efeito é gerado...

Caio-San
Membro
# dez/14
· votar


Ismah

Ahhhh, agora entendi, uma vez li que "a distorção veio de uma das gravações dos Beatles, e o guitarrista deles estava bêbado, e chutou o falante, daí curtiram o som e daí ficou....."

Quando disseram isso, me pareceu, que era em referência a quantidade extrema de ganho, e não pela forma como o efeito é gerado...

Imagino que exista uma parte de culpa minha nessa questão, acho que da forma em que criei o tópico acabou ficando essa ambiguidade, porém, admito que gostei do rumo que conversa tomou por causa disso...
Afinal acima tivemos opiniões variadas acerca do assunto.

Bleed
Veterano
# dez/14
· votar


Penso em um único pedal ou pedaleira que consiga unir dois ou mais drive simultaneamente. Ex um ts9+RAT. Bom pessoal se isso já existe me corrijam por favor. Agora surgir algo novo em acho difícil,mas não impossível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O futuro das distorções