Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


krixzy

"Existe alguns fanáticos que dizem e acreditam que o som de uma Gibson é algo superior a qualquer outra marca, então a ideia era desafiar esses caras mostrando que isso não existe, mas pelo jeito o FCC ta livre dessa ilusão, no fim o tópico gerou uma boa discussão."

Cara, 100% desses fanáticos não são capazes de dizer o que Jimmy Page gravou usando Fender Strato ou Tele em studio. Não são capazes de dizer o que David Gilmour gravou usando Gibson Les Paul e etc.

A marca/modelo, têm muito mais a ver com a adaptação, tocabilidade, gosto pessoal, identificação do guitarrista, do que com o som em si.

Dependendo da regulagem, amplis, efeitos, e etc, o som sofre tanta alteração que fica indistinguível a marca/modelo dela.

The Edge, grava cada música com uma guitarra diferente e se neguinho não ver as fotos ou ler a ficha técnica, nunca vai saber que guita ele usou.

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


https://soundcloud.com/user417988923/nighttrain

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


gravei com uma charvel sam dimas com seymour JB na ponte. ponte gotoh. essa guitarra é uma cópia da fender com as mesmas medidas,corpo em alder e braço em maple de uma peça. Não tem tone, apenas 1 volume e dois humbuking. um seymour 59 e um JB na ponte. Cabo george lynch direto num DI e na placa de áudio. M-Audio.

NeoRamza
Veterano
# nov/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Cara, 100% desses fanáticos não são capazes de dizer o que Jimmy Page gravou usando Fender Strato ou Tele em studio. Não são capazes de dizer o que David Gilmour gravou usando Gibson Les Paul e etc.

A marca/modelo, têm muito mais a ver com a adaptação, tocabilidade, gosto pessoal, identificação do guitarrista, do que com o som em si.


Isso mesmo.

E já que o tópico foi aberto com uma música do Guns, vale lembrar que a principal (e primeira) 'Gibson' do Slash é na verdade uma réplica. Essa Gibson falsificada é a que ele usa nas gravações de todos os discos até hoje.

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


goonies
Faltou liberar pra mim baixar

Lelo Mig
Isso mesmo x2


NeoRamza
Essa é polemica, não sabia... tem fonte disso?

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
alterei as permissões para download.

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
http://www.premierguitar.com/articles/The_Legend_of_Slashs_Appetite_fo r_Destruction_Les_Paul

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


aqui tá mais resumido: http://www.slashsworld.com/equipment/guitars/59-les-paul-replica-built -by-kris-derrig/

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Cara, cuidado com afirmações do tipo. Na banda que eu trabalho, o guitarra 1, tem uma Guibson LP Traditional, e uma Marshall AFD1000. O guitarra 2, tem uma Guibison SG e uma Gretsch LP, ligadas a um Mesa/Boogie Dual Rect. AMBOS usam uma Digitech POD HD500 EM LINHA, e o som é do baralho, e vc não é capaz de dizer que é simulado...

Eu não disse que os simuladores são ruins, muito pelo contrário, já usei e eles trimbram muito bem. Mas não vejo os sons dele como idênticos aos originais. Eu acho que os timbres lembram determinado equipamento. Mas um Marshall JCM800 de verdade tem muito mais som que um preset da POD HD500 hehehehe
Mas a praticidade de uma pedaleira é inegável, é plugar e tocar, pra algumas situações é excelente.
Mas nada substitui um bom ampli valvulado...

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Cara, 100% desses fanáticos não são capazes de dizer o que Jimmy Page gravou usando Fender Strato ou Tele em studio. Não são capazes de dizer o que David Gilmour gravou usando Gibson Les Paul e etc.

A marca/modelo, têm muito mais a ver com a adaptação, tocabilidade, gosto pessoal, identificação do guitarrista, do que com o som em si.

Dependendo da regulagem, amplis, efeitos, e etc, o som sofre tanta alteração que fica indistinguível a marca/modelo dela.

The Edge, grava cada música com uma guitarra diferente e se neguinho não ver as fotos ou ler a ficha técnica, nunca vai saber que guita ele usou.


Diferenciar tipos de guitarras usadas em gravação é uma coisa. Se o Gilmour não diz em entrevista que gravou o solo de "Another brick in the wall" com uma Gibson Les Paul plugada direto na mesa, ninguém jamais desconfiaria. Até pq timbre vem muito da mão de quem ta tocando, o Gilmour até com uma Tagima vai tirar som hahahaha
Mas outra coisa é a qualidade do instrumento, o que os entendidos desse tópico querem dizer é que um instrumento barato pode-se chegar ao mesmo trimbre de um equipamento top. Isso é muita ingênuidade, digam isso para caras como Eric Johnson, Scott Henderson, Joe Bonamassa que tem instrumentos tops de linha e tiram timbres únicos, que eles poderiam fazer o mesmo comprando uma guitarra Golden de 600 dilmas hahahahahahaha
Pior é que tem gente que acredita....

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


NeoRamza

Isso mesmo.

E já que o tópico foi aberto com uma música do Guns, vale lembrar que a principal (e primeira) 'Gibson' do Slash é na verdade uma réplica. Essa Gibson falsificada é a que ele usa nas gravações de todos os discos até hoje.


Não se esqueça que o luthier que fez a réplica da 'Gibson' do Slash, fez com os melhores materias possíveis, nos mínimos detalhes. Não ache que o Slash tocava com uma guitarra qualquer. Aquela Les Paul era uma cópia fiel da que o Joe Perry do Aerosmith usava.
Muito diferente dessas Les Pauls chinesas baratas da Epiphone,Shelter, SX, Vintage, Condor...

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


Eric 146

Claro, em momento nenhum quis dizer que era uma guitarra ruim por não ser GIbson. Muito pelo contrário, pra provar que uma boa les paul não precisa ser Gibson.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Eric 146
o que os entendidos desse tópico querem dizer é que um instrumento barato pode-se chegar ao mesmo trimbre de um equipamento top. Isso é muita ingênuidade, digam isso para caras como Eric Johnson, Scott Henderson, Joe Bonamassa que tem instrumentos tops de linha e tiram timbres únicos, que eles poderiam fazer o mesmo comprando uma guitarra Golden de 600 dilmas hahahahahahaha
Pior é que tem gente que acredita....


Ninguém ta falando de timbre igual, e sim de timbre igualmente bom, ninguém seria capaz de diferenciar só pelo ouvido qual é o som de uma Gibson pra uma SX usando o mesmo equipamento, e sim, todos esses caras ai que vc citou tiraria um timbre igualmente bom com uma SX, plugada no mesmo equipamento que eles plugam as guitarras top's.

O que diferencia é a construção, conforto, mas sonoramente falando, ninguém tem ouvidos pra dizer qual é qual.

goonies
Vou gravar com minhas 2 guitarras e posto aqui pra gente comparar.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Segue as 3 demos, em todas foi usado apenas os VST's Poulin LE456 + NadIR com impulse, todas com mesma configuração nos VST's.


Charvel Sam Dimas
Pickups: Seymour Duncan JB
Corpo: Alder
Braço: Maple 1 peça
Placa de áudio: M-Audio.
https://soundcloud.com/krixzy/charvel


Menphis MG32
Pickups: Jackson alto ganho
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Placa de áudio: Interface Scarlett 2i2
https://soundcloud.com/krixzy/mg32


Vintage AFD Paradise
Pickups: Originais Wilkinson
Corpo: Mogno, Top Maple
Braço: Mogno
Placa de áudio: Interface Scarlett 2i2
https://soundcloud.com/krixzy/vintage-afd-paradise

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Bacana heim! ficou show de bola. tomara que a galera poste os sons também.

eu achei bem parecidos os sons, não consegui identificar grandes diferenças entre as madeiras.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Oque eu qiero dizer é que temos que gravar a guitarra sem passar por nada alem de CABO>interface>PC sem passar por EQ E NADA, se alguem microfonar um marshall no canal limpo ja era a comparacao, assim a diferenca vai ser EXTREMAMENTE ABSURDA!

E outra vamos fazer uma coisa mais seria mesmo, comparasao das guitarras do forum riff/solo com captador do braco e outro com ponte, pra ter uma experencia mesmo...

Vou mandar amanha, mas se pudesse fazer algo mais serio mesmo em um outro topico eu trocaroa as cordas da minha guitarraque estao muito acabadas e tambem seria melhor hehe

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


goonies
Sim, há diferenças, mas não tão grandes, apesar de diferentes, o timbre se manteve igualmente bom nas 3, e olha que a Memphis é bem vagabunda rs...

Alex guitar man
Se vc gravar ai como a gente fez, cabo interface pc e mandar pra mim eu coloco os mesmos vsts e posto aqui pra comparar com essas 3.

Abrir um tópico pra fazer a comparação seria interessante, se muita gente participar, daria pra montar uma lista boa de demos de guitarras, vamos ver se a galera anima pra colaborar.

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


AllanGouveia
Não seria uma "LINE 6" POD HD500 ? hehehe

Seria, como pode ver, eu estava MENOS bêbado, não sóbrio.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Eric 146
nada substitui um bom ampli valvulado...


Sqn...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Definição perfeita do que quis dizer.

AllanGouveia
Membro
# nov/14 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Eric 146
Coisa de quem não tem experiência suficiente para diferenciar uma guitarra boa de uma mais simples.
Tem que ser muito ingênuo para acreditar que uma guitarra de 1000 dilmas vai ser tão boa como uma guitarra TOP de mais de 5K.
Áudio do Youtube não é referência pra nada, o teste é valido tocando essas guitarras em um ampli valvulado bem alto.


Como diria o Albert Einstein: "Tudo é relativo"

Não gosto de andar por nenhum dos extremos, nem que uma guitarrinha de 1000k é tão boa quanto uma de 5k, mas também não digo que de forma nenhuma essa guitarrinha de 1000k não pode ser tão boa quanto uma de 5k...

A superioridade de uma guitarra em relação a outra geralmente se dá por quem tocou e escolheu uma por seu gostos pessoais, seja o timbre, a resposta, o conforto, visual ou o nome da marca... Independente do valor, o que define um instrumento melhor que o outro é o gosto pessoal do usuário... Uma prova disso é que empresas grandes como Gibson e Fender tem várias guitarras com combinações de madeiras e captadores, etc, diferentes para cobrir um público maior...

Num teste cego poderia colocar um usuário normal com uma fender e o eric clapton com o mesmo equip, mas com uma guitarra Tagima de 900 dilmas, e tenho quase certeza que o som do eric soaria mais bonito... ou seja, depende de quem toca também...

Isso vale também para os que acham que simuladores digitais tem o mesmo som que um ampli valvulado, é muita inocência acreditar nisso

Concordo que não é o mesmo som, principalmente ao vivo, mas também se gravarem um cd em estúdio com faixas com amp valvulado e faixas com um POD HD Pro bem equalizado como o Silas Fernandes faz, acho que EU não perceberia em qual parte ele usou um ou outro...

Conclusão: Tudo é relativo e cada um ache o que quiser!

e_merson
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Ainda não tive tempo pra gravar. Mas to com duas guitarras em casa, a minha e uma de um amigo que tá perdida aqui faz um tempo. Vou gravar com as duas, que são completamente diferentes uma da outra.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Nao fui eu que disse isso! Kkk pelo geito ainta ta hahaha

Vou mamdar hoje povo bao!

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Gostei da comparação, vamos planejar e fazer um tópico só pra isso, vai ser gostoso, damos um prazo pra enviar, assim como as JAMs!! Pode ser?

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man
Pode ser, quando juntar uma galera boa ai posta a lista.

Poderia ser um tópico sobre análises de timbres de guitarras, com prazo para galera enviar, ou estabelecer um mínimo de demos a serem enviadas, ai no fim do prazo a gente posta uma lista de cada guitarra e informações sobre as guitarras como fiz acima.

edalko
Veterano
# nov/14
· votar


Pra mim, a aquisição de uma guitarra se resume a 4 fatores:
a) gosto
b) conforto
c) qualidade
d) valor de mercado (revenda)

E discutir sobre isso é completamente sem-noção, dado o primeiro fator: gosto!

Os demais, geralmente estão relacionados, onde há maior tecnologia (conforto) e o emprego de melhores componentes (qualidade), resulta em valor de marcado (aquisição) maior, possibilitando um bom retorno em revenda.

Já produtos com menos investimento em tecnologia, com qualidade duvidosa, podem até ter valor alto de aquisição, mas perde em revenda.

Produtos hand-made tbém seguem a mesma lógica... onde grandes luthiers (Benedetto etc) possuem instrumentos de alto valor (aquisição), com ótimo valor de revenda.

Assim, "se Gibson soa como Vintage, Golden, Samick, PRS etc" é, para mim, uma perda de tempo...

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Assim, "se Gibson soa como Vintage, Golden, Samick, PRS etc" é, para mim, uma perda de tempo...

E é pq o título do tópico se refere ao som....

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Editado, desculpe foi (mais um) engano.

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


Pra mim, a aquisição de uma guitarra se resume a 4 fatores:
a) gosto
b) conforto
c) qualidade
d) valor de mercado (revenda)


Para muitos tem outro fator:

e) Status

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


krixzy

Existe uma coisa que é preciso considerar, e quem é mais velho como eu, sabe bem o que significa.

Suponha que você queira (não importa o motivo) uma Telecaster (exemplo hipotético).

- Possui e esta disposto a pagar 1.500 reais.

Vai a lojas, experimenta algumas, gosta de uma Cort, gosta de uma Eagle, gosta de uma Chinesa.

Mas, nesse meio tempo, aparece um amigo que te traz uma Fender (Americana ou Mexicana), dentro desta faixa de preço.

Qual você compra?

Quando o custo x benefício são "parelhos" a marca não só pesa, como faz toda diferença.

Valor de revenda, status, sonho de consumo pessoal, fetiche, e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD