Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD

Autor Mensagem
AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


Galera, vou deixar minha opinião pessoal, sem querer polemizar nem nada, mas eu concordo com o Led Zé quando ele diz que não se tira! Assim como Gibson não tira de Vintage. Cada uma tem um som...

Tem muita gente aqui no fórum que sabe que eu não gosto de Les paul (não falo do som, mas não gosto do visual, da tocabilidade...), minha vibe é Strato e Teleca... Mas já toquei em algumas guitarras que me fizeram perceber que cada modelo, cada marca, cada guitarrista tem uma proposta...

Eu toquei uma vez em uma Gibson les Paul custom e particularmente (experiencia pessoal a qual pode ter sido influenciado pelo resto do equip) achei o som mais matador que qualquer outra Les Paul que eu já tinha tocado (é bem verdade que as outras Lespas eram bem mais simples e preço bem abaixo, ou seja, não é uma comparação justa)...

Eu acho que vai muito do que o cara quer... Eu nunca daria o valor de uma Gibson Lespa Custom nela... Eu compraria uma teleca com H-H, mas porque não curto mesmo a tocabilidade da guitarra... Eu uso uma guitarra bem mais barata que uma gibson custom, mas não trocaria ela numa gibson lespa nem ferrando... é questão de gosto mesmo...

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


AllanGouveia
Galera, vou deixar minha opinião pessoal, sem querer polemizar nem nada, mas eu concordo com o Led Zé quando ele diz que não se tira! Assim como Gibson não tira de Vintage. Cada uma tem um som...

Vale fixar que isso ocorre também entre guitarras da mesma marca e modelo, independente de que marca seja.

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


krixzy
Vale fixar que isso ocorre também entre guitarras da mesma marca, independente de que marca seja.
Exato!

Resumindo: É gosto pessoal e quem tem dinheiro gasta no que quer! hehe

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/14
· votar


É isso aí mesmo.

Cada guitarra tem seu som, se o cara gosta ou não é o que realmente importa mais no final.

Agora partindo pro lado das grandes marcas, bem, nem sempre o comprador vai levar por causa do som. Alguns vão mais pelo "status", outros pensando num possível valor de revenda, ou então até pelo valor que o instrumento pode ter, sei lá, valor histórico ou algo do tipo (dependendo da "idade").

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

O maior problema é que a galera ouve o som de estúdio de uma Xipson, vê e ouve o cara tocando uma, com recursos de estúdio - técnico de som top, equipo top etc, e pensa que a guitarra soa assim sozinha...

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


krixzy

Não entendi muito bem o intuito deste tópico...

Cara, infelizmente estou impossibilitado de gravar instrumentos reais. (estou morando provisoriamente e meu equipo esta todo encaixotado, já comentei isso em outro post).

Se pudesse eu entrava nesse "desafio", timbrava igual o requerido e gravava... com uma Strato!

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Falou tudo

Lelo Mig
Existe alguns fanáticos que dizem e acreditam que o som de uma Gibson é algo superior a qualquer outra marca, então a ideia era desafiar esses caras mostrando que isso não existe, mas pelo jeito o FCC ta livre dessa ilusão, no fim o tópico gerou uma boa discussão.


No geral, eu acredito que a qualidade do som tem mais haver com amp/efeitos/músico do que com o próprio instrumento, já fui capaz de tirar timbre de mg 32 tão bom quanto timbre de muita guitarra cara, mas é claro que em questões de conforto não da pra comparar.

Delson
Veterano
# nov/14
· votar


Som de Gibson (seja bom ou ruim) só se consegue com Gibson
Som de Fender (seja bom ou ruim) só se consegue com Fender
Som de PRS (seja bom ou ruim) só se consegue com PRS
Som de Tonante (seja bom ou ruim) só se consegue com Tonante

Só pra semear a discórdia, hehe...

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Delson
Som de Gibson (seja bom ou ruim) só se consegue com Gibson
Som de Fender (seja bom ou ruim) só se consegue com Fender
Som de PRS (seja bom ou ruim) só se consegue com PRS
Som de Tonante (seja bom ou ruim) só se consegue com Tonante


Citar dessa forma, faz parecer que cada marca tem um som próprio, cada guitarra tem um som diferente (seja bom ou ruim) independente de serem da mesma marca ou não. E som de marca de grife não é superior as outras.

renatocaster
Moderador
# nov/14
· votar


krixzy

E som de marca de grife não é superior as outras.

Vc não pode afirmar isso pq seu conceito de "som superior" pode ser diferente dos outros. O que vc está dizendo é a sua opinião, e não uma verdade absoluta.

No geral, eu acredito que a qualidade do som tem mais haver com amp/efeitos/músico do que com o próprio instrumento

Exatamente. O timbre é uma soma de vários fatores, a guitarra é apenas um deles. E na boa, o principal é quem toca, o músico. É indiferente vc ter uma guitarra de 1.000 ou 10.000 reais se vc não sabe direito o que fazer com ela. Equipamento não faz nada sozinho.

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


Esse tópico é uma heresia!!!! Coisa de quem não tem experiência suficiente para diferenciar uma guitarra boa de uma mais simples.
Tem que ser muito ingênuo para acreditar que uma guitarra de 1000 dilmas vai ser tão boa como uma guitarra TOP de mais de 5K.
Áudio do Youtube não é referência pra nada, o teste é valido tocando essas guitarras em um ampli valvulado bem alto.
Nessas horas entendemos o porque uma Fender e Gibson custam muito mais.
Eu já acreditei nisso de que guitarras baratas com upgrades soam tão bem como uma top. Mas em outubro estive de férias na Califórnia e comprei a minha tão sonhada Fender Stratocaster e pude testar as melhores guitarras na Guitar Center, e é outra vida.
A minha Squier toda cheia de upgrades não chega nem perto, ela tem um som bacana, mas a Fender é anos luz a frente.
A diferença está nos detalhes meus caros, quanto mais top é a guitarra, mais no detalhe ela se diferencia.
Isso vale também para os que acham que simuladores digitais tem o mesmo som que um ampli valvulado, é muita inocência acreditar nisso. Coisa de guitarrista que só toca no quarto e nunca subiu em um palco pra fazer um show com volume alto.
Uma guitarra top plugada em um ampli valvulado é o céu!!!!!!

Mas pra gravar vídeo pro Youtube, uma guitarrinha de 500 mangos com guitar rig serve....

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Eric 146
Mas em outubro estive de férias na Califórnia e comprei a minha tão sonhada Fender Stratocaster e pude testar as melhores guitarras na Guitar Center, e é outra vida.
A minha Squier toda cheia de upgrades não chega nem perto, ela tem um som bacana, mas a Fender é anos luz a frente.


Em questões sonoras, vc não conseguiria dizer qual é sua squier e a fender plugadas no mesmo equipamento tocadas por outra pessoa.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Se bem quando nós pegarmos uma CLP90 e uma GB LP em um amp clean, iremos ver um diferença absurda em questão de timbre! (não que uma seja melhor que a outra)

Só toquei uma vez com uma gibson em um vox ac30.. não acho que vale o investimento em relação ao meu salario...

Eric 146
Veterano
# nov/14 · Editado por: Eric 146
· votar


krixzy


Em questões sonoras, vc não conseguiria dizer qual é sua squier e a fender plugadas no mesmo equipamento tocadas por outra pessoa.


Conseguiria fácil, sabe porque????

Porque a Squier tem captadores Seymour Duncan STK Fury, que são os caps do Malmsteen, eles não tem som de single com os da Fender, é um humbucker.
A Fender tem aquele som estaladinho, magrinho que é o som clássico da Fender...

Esse seu argumento de que não se diferencia o som é um achismo seu. Tocando ao vivo com volume alto, depois de um tempo o nosso ouvido não distingue muitas frequências.
Pegue duas guitarras e grave microfonando o ampli. Uma guitarra boa entrega muito mais timbre, nuâncias..
Em termos de Stratocaster, só de tirar a tampa traseira da guitarra, já altera o timbre do instrumento. Mas a percepção sonora é relativa, varia de cada pessoa, a minha mãe também acha que as minhas guitarras são todas iguais....

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Você já ouviu falar em Reamplificação?

Para que essa comparação seja efetiva eu proponho que as guitarras sejam gravadas com um DI em linha direto com o mesmo riff no mesmo tempo. Isso significa que não terá nenhum efeito, nenhum amplificador , nenhum falante, nenhum mic, nenhum eq compressor pedal etc.. apenas o guitarra.

Aí, todos postam o mp3 e eu reamplifico as guitarras usando o mesmo amplificador, mesmo falante, mesmas configuração de volume bass treble mid, mesmo microfone, mesma interface de áudio, mesmos pedais.

Dessa forma você compara apenas a guitarra.

Estou pensando em abrir um novo tópico para quem quiser experimentar.

abs

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Eric 146
Conseguiria fácil, sabe porque????

Porque a Squier tem captadores Seymour Dunca STK Fury, que são os caps do Malmsteen, eles não tem som de single com os da Fender, é um humbucker.
A Fender tem aquele som estaladinho, magrinho que é o som clássico da Fender...

Esse seu argumento de que não se diferencia o som é um achismo seu. Tocando ao vivo com volume alto, depois de um tempo o nosso ouvido não distingue muitas frequências.
Pegue duas guitarras e grave microfonando o ampli. Uma guitarra boa entrega muito mais timbre, nuâncias..
Em termos de Stratocaster, só de tirar a tampa traseira da guitarra, já altera o timbre do instrumento. Mas a percepção sonora é relativa, varia de cada pessoa, a minha mãe também acha que as minhas guitarras são todas iguais....


Se eu pegasse elas duas tocaria e vc iria se perder em dizer qual é qual.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


goonies

Não seria o mesmo que pegar o som clean e jogar os mesmo vst's? Acho que não será necessário abrir outro tópico, ninguém apareceu pra fazer o teste.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
goonies

Vamos fazer isso!!! Mas não com Gibson, com varia LP de marcas diferentes, nos enviamos um solo com som limpo, depois você só joga no mesmo VST com a mesma configuração!

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Alex guitar man

eu acho que não precisa ser apenas gibson, pode ser um tópico interessante para comparar qualquer guitarra, madeiras, captadores, regulagem.

Sendo com o mesmo riff ou solo, no mesmo tempo musical.

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Não seria o mesmo que pegar o som clean e jogar os mesmo vst's? Acho que não será necessário abrir outro tópico, ninguém apareceu pra fazer o teste.

sim, isso mesmo.

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


só que eu vou além, jogar em um amplificador real com microfone capturando o som.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Essa também quero tentar gravar!!!

Eric 146
Isso vale também para os que acham que simuladores digitais tem o mesmo som que um ampli valvulado, é muita inocência acreditar nisso. Coisa de guitarrista que só toca no quarto e nunca subiu em um palco pra fazer um show com volume alto.

Cara, cuidado com afirmações do tipo. Na banda que eu trabalho, o guitarra 1, tem uma Guibson LP Traditional, e uma Marshall AFD1000. O guitarra 2, tem uma Guibison SG e uma Gretsch LP, ligadas a um Mesa/Boogie Dual Rect. AMBOS usam uma Digitech POD HD500 EM LINHA, e o som é do baralho, e vc não é capaz de dizer que é simulado...

krixzy

Menos bebo, consegui formular a frase melhor:

O problema é que a maioria é ignorante, escuta o som da guitarra processada (pedais, amp, operador de som, PA - ou pedais, amp, mix, e master) e pensa que é só a guitarra, pedaos e amp que influi no som ouvido... Pensa...


Lelo Mig
Se pudesse eu entrava nesse "desafio", timbrava igual o requerido e gravava... com uma Strato!

Não fala e grava jurando que é LP, depois conta e vê os revoltados se escabelarem... Literalmente, deixa o circo pegar fogo kkk

e_merson
Veterano
# nov/14
· votar


Achei o experimento interessante, independentemente de ser polêmico ou não. Particularmente não dou a mínima pra polêmica. Só não participo porque não tenho uma Gibson. Mwahaha.

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


Ismah
AMBOS usam uma Digitech POD HD500

Não seria uma "LINE 6" POD HD500 ? hehehe

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man
goonies
e_merson

Mandem pra mim o som da guitarra de vc, seguindo a musica que postei la no inicio, ai mandem com o som limpo e eu coloco o msm set de vst's, ai a gente ver o resultado de uma guitarra pra outra, basta o primeiro riff mesmo

Alex guitar man
Veterano
# nov/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Vamos fazer uma exigencia

O pessoal tem que mandar o som puro, não pode passar pelo amplificador ou nenhum pré de guitarra, tem que ser no IN da placa de som e só!!

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Não adianta, cara... Não existe "som puro". Passou por um cabo (e tem que passar, obrigatoriamente...), já mudou!

Eu vim crente que o krixzy tinha gravado ambas as guitarras, com o mesmo ampli, mesmo setup, mesmo cabo, mesmo programa de gravação, mesmas cordas, mesma altura de captadores, mesmo tudo. Se não for assim, esse "experimento" não faz o menor sentido, desculpem...

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
Mas o objetivo não é fazer um som exatamente igual cara, e sim um igualmente bom.

Alex guitar man
vc pode usar uma interface de áudio se tiver, não axo que vai alterar significativamente o som, apenas vai ter uma qualidade melhor.

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

vou gravar agora o riff, só que eu não tenho les paul só fender strato com humbuking. Pode ser?

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


goonies
Qualquer uma, é só uma experiencia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD