Comprei: Gibson Les Paul LPJ 2014

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# nov/14 · Editado por: edalko


Olá pessoal

Como gosto de lespas, mas não estou a fim de usar uma guita de alto valor agregado para tocar na night (Gibson Boneyard c/ bigbsy), resolvi dar uma olhada nas guitas disponíveis.

E me deparei com essas Gibson Les Paul LPJ 2014.

São as guitarras de entrada da Gibson:

FEATURES
Body: Mahogany /“Traditional” weight relief
Top: Maple top / Mahogany back
Neck: Maple, '50s Rounded Profile
Fingerboard: Rosewood Trapezoid Inlays with 120th Anniversary logo
Hardware: Satin Chrome tune-o-matic,
New Larger strap pins
Electronics: New ’61 Zebra Humbuckers
Finish: 20 Sheen Ultra smooth satin
Plastics: New Black Max Grip Speed Knobs
Case: Premium Gig Bag

Special 120th Anniversary Features:
Banner inlay on all instruments at the 12th fret
Max grip speed knobs
New extra large strap button
Cleartone coated strings
Graph Tech nut
Cryogenic treated fret wire for longer life and corrosion resistance

A única coisa MUITO diferente das demais Gibson (standard, traditional, studio e tribute) que já tive é o braço em maple.
De resto... olha... nem tocando pra notar kkkk

Gostei bastante dos Caps 61, achei que soam muito bem, e o drive limpa facilmente no knob de volume. O caps do braço tem um "q" de sonoridade single muito interessante.

O acabamento "satin", fosco, é muito interessante e bonito por sinal.
Eu comprei a cor fireburst,e ao contrário das fotos postadas na net, não tem o burst vermelho tão pronunciando, tendo uma bela coloração:

FOTO

A escala é em rosewood, o que é bem interessante, já que a Gibson esta adotando umas madeiras bem bisonhas, como o maple tostado e outras.
O braço é estilo anos 50, que é aquele mais grosso, bem na linha das PRS que eu curto.

Lendo alguns reviews, eles foram unânimes em destacar o excelente custo x benefício, pois com o preço de uma Epiphone (3,5k) vc está levando uma guitarra Gibson, americana, com corpo em mogno (weight relief), tampo em maple, escala em rosewood, e excelente acabamento.

Aliás, por ser uma guitarra de entrada da Gibson, o acabamento é de tirar o chapéu.
Não vi nenhum detalhe. Nada!
Nem detalhe na confecção, pintura, acabamento... Nota 10!!!!!!!!!!!!!!

Apesar de muitos desdenharem a guitarra, acho que o fazem sem conhecimento real dela.
Eu gostei bastante e está sendo minha guita de guerra.

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


edalko

Tive experiencias com Gibsons da linha de entrada Tribute, a LPJ não ainda.
Particularmente não gostei, nem um pouco. Talvez não seja significativa a opnião de alguém que não gosta nem da linha Studio. hahaha
Mas se você gostou, e atende ao que você procurava, é isso que conta.
Parabéns pela compra.
Boa sorte.

edalko
Veterano
# nov/14
· votar


BJAofficial

O que eu não gostava das Tribute (tive 3!) era o ângulo do braço em relação ao corpo... a guitarra parecia um berimbau.

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


edalko

Concordo totalmente. Além de feio era bastante desconfortável.
Muitas vezes cheguei a pensar que tinha algum defeito.

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


O cara chega aqui todo feliz contando da nova aquisição e todo mundo mete o pau. Vocês não tem coração!!! kkkkkk.

Brincadeiras a parte, eu tenho uma tribute e gosto dela apesar dos pesares.

BJAofficial
Veterano
# nov/14
· votar


NeoRamza

Fiquei pensando nisso enquanto escrevia. hahahaha
Desculpa ai edalko :(
Se bem que eu não falei nada da LPJ, como disse, nunca tive contato com uma.
Que tribute você tem?

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


edalko

O que eu não gostava das Tribute (tive 3!) era o ângulo do braço em relação ao corpo... a guitarra parecia um berimbau.

hahahahahahaha

Nunca achei que o negócio era sério mesmo. ;-)

edalko
Veterano
# nov/14
· votar


NeoRamza
BJAofficial

Nada a ver!
Fórum é isso mesmo, para que expressemos nossas opiniões.

NeoRamza
Veterano
# nov/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


BJAofficial a minha é uma tribute 50 com humbuckers.


O que eu não gostava das Tribute (tive 3!) era o ângulo do braço em relação ao corpo... a guitarra parecia um berimbau.

A minha tem 5° de ângulo. Estranho que no site da gibson diz que a standard também tem os mesmos 5°.

JoãoPW
Membro Novato
# nov/14
· votar


Nossa vei um sonho meu
por enquanto numa stratocaster baratinha aqui
um dia ainda chego lá :P

JLCampos
Membro Novato
# nov/14
· votar


edalko

Parabens pela compra e pelo Review

Deve ser realmente boa....qualquer hora dessas vou numa loja para ver e testar uma dessas.

Na minha opinião, você comprou o modelo com o acabamento mais bonito, ainda mais com esse humbucker Zebra.
A unica coisa que acho que a Gibson poderia melhorar são as opções de cores, mas isso é minha opinião.
O interessante é ver que a Gibson mantem um bom nivel em todos os modelos.

edalko
Veterano
# nov/14
· votar


Guitas e amps:

FOTO do SET

edalko
Veterano
# nov/14 · Editado por: edalko
· votar


post duplo

Damabiaah
Veterano
# nov/14
· votar


Comprei uma também, mesma cor.

Muito conforto para tocar, acabamento impecável e som incrível.

:)

NeoRamza
Veterano
# nov/14
· votar


Minha tribute é dessa mesma cor. Não sei o que acontece, mas ao vivo a cor fica mais bonita do que em fotos. E a nitro da minha já começou a relicar naturalmente no lugar onde apoio o braço. Vai ficar lindona daqui 10 anos.

Obs: Parabéns pelos amps.

francisco2004
Veterano
# dez/14
· votar


Voltei a tocar ultimamente com banda e sou strateiro há 20 anos.

No entanto, por um breve período de uns 2 anos, tive uma Epiphone SG G400, justamente quando estava mais ativo com bandas, aí eu tinha uma guitarra mais agressiva para solos e uma strato para swingadas e power chords pop/rock na posição 2.

Agora, mais adulto, ganhando melhor e tocando em banda de novo, resolvi voltar para o mundo humbucker. Andei testando alguns instrumentos para o meu bico, entre eles as LPJs e as LP Studios. Uma Standard só quando eu tiver os meus 50 e muitos anos e os filhos na faculdade hehehe.

Pois bem, acabei pegando a Studio 2014 (acabamento satin, mais barato que as Studio brilhantes e as Pro) porque achei o timbre mais gordo que o das LPJ. Em tocabilidade também achei a Studio melhor para o meu gosto, o braço parecia mais fino e tal.

Não quero botar as LPJ para baixo, até porque a minha Studio custou 4 mil depois de muito choro com o vendedor (o preço no site era 5 mil a prazo e 4500 no boleto). A LPJ dá para conseguir por menos de 3 mil à vista pesquisando e pechinchando. Ou seja, alguma coisa a LPJ tem que ter de pior do que uma Studio.

Na minha opinião, o que eu notei foi que a LPJ tem uma captação mais nervosa, satura fácil, mas tem pouco grave. Eu não entendo muito dos tipos de humbuckers da Gibson... Alnico II, Alnico V, burstbuckers, 490T e o caramba. Eu estava atrás de um timbre de humbucker que ficasse bacana num overdrive mais nervoso, mas também fosse bom para um som mais jazzy na posição do braço. A Studio pareceu mais a minha praia nesse sentido.

Talvez a LPJ seja mais versátil para quem usa muitos pedais. Como ela fica mais centrada em frequências médias, o equalizador do pedal dá o timbre que o cara quiser (imagino). Em suma, as duas guitarras são boas, desde que se tenha consciência do som que elas produzem.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


francisco2004
Não quero botar as LPJ para baixo, até porque a minha Studio custou 4 mil depois de muito choro com o vendedor (o preço no site era 5 mil a prazo e 4500 no boleto). A LPJ dá para conseguir por menos de 3 mil à vista pesquisando e pechinchando. Ou seja, alguma coisa a LPJ tem que ter de pior do que uma Studio.

Nao necessariamente cara...
O tipo de acabamento pode dar uma pela reducao de custo, entre outras pecas cosmeticas irrelevantes.. isso pode dar uma queda boa no preco quando as guitarras em teoria sao identicas....

edalko

Parabens pela compra!!
..nao era voce que tinha um Mark V um tempo atras??


Ja toquei em algumas studios e umas poucas LPJs. gostei bastante das LPJs que toquei comparado com as Studios tinham algumas bem legais mas a maioria nao me agradou muito nao.

MarcãoMetal
Membro Novato
# dez/14
· votar


francisco2004
Meu irmao esta querendo comprar uma Les Paul, poderia indicar a loja onde negociou nestes valores a studio e a outra onde conseguiu studio a menos de 3k? valeu!!!!

cheidpulga
Veterano
# dez/14 · Editado por: cheidpulga
· votar


edalko
Que SETão hein mano. Parabéns pelo bom gosto, principalmente o chapéu do brian johnson!

Fernando
Veterano
# dez/14
· votar


Toquei numa LPJ outro dia e gostei muito! Som de Gibson, bom acabamento, ótima pegada.

Já tive a antiga Studio Vintage Mahogany e gostei um pouco mais da LPJ.

francisco2004
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
Ja toquei em algumas studios e umas poucas LPJs. gostei bastante das LPJs que toquei comparado com as Studios tinham algumas bem legais mas a maioria nao me agradou muito nao.

É verdade, é questão de gosto. Achei as LPJ com um som meio "flat". O timbre da ponte e braço não mudavam muito. Eu gosto do captador do braço com um som mais gordo e o da ponte mais rico em médios.

francisco2004
Veterano
# dez/14
· votar


MarcãoMetal
Meu irmao esta querendo comprar uma Les Paul, poderia indicar a loja onde negociou nestes valores a studio e a outra onde conseguiu studio a menos de 3k? valeu!!!!

http://www.multisom.com.br
Link do anúncio da Studio (consegui fechar em 4K em 1x no crédito):
http://www.multisom.com.br/guitarra-gibson-les-paul-studio-2014-gloss- burs-c-bag-4896.html

Tem uma Studio Tribute 70s também na Mil Sons por 4131,00 (boleto). Certo que à vistão e telefonando fazem por 4000,00 senão menos (tem que ter cara de pau para chorar). O Black Friday é você quem faz hehe.
http://www.milsons.com.br/guitarra-les-paul-studio-tribute-70s-gold-gi bson

Dá uma pesquisada nesses sites. Tem umas SG Tribute 60 interessantes, porém é captação P90. Tem também Melody Makers por 2000 na Mil Sons, e esse valor geralmente admite desconto, então é uma chance de ter uma Gibson por menos de 2000.

Não é que esses preços estejam muito baratos, mas se bem que vendo oo site da Made in Brazil, até que estão baratos sim hehe. Ambas as lojas ficam em Porto Alegre.

francisco2004
Veterano
# dez/14
· votar


Fernando
Toquei numa LPJ outro dia e gostei muito! Som de Gibson, bom acabamento, ótima pegada.

Já tive a antiga Studio Vintage Mahogany e gostei um pouco mais da LPJ.


Só por curiosidade, que tipo de som você toca. Queria saber mais ou menos o perfil de quem gosta das LPJs (mais metal, mais hard rock, etc).

Fernando
Veterano
# dez/14
· votar


francisco2004
Toco muitos sons diferentes, basicamente blues, rock, som mais ambient com efeitos e som moderno também (sem ser extremo). Curto timbres clássicos com um toque mais moderno e refinado, digamos assim.

Abs!

vintagentleman
Veterano
# dez/14 · Editado por: vintagentleman
· votar


edalko

Pois eu achei show de bola, boa, bonita e barata (relativamente).
A Gibson não faz instrumentos ruins. O pessoal aqui reclama de tudo, até da inovadora linha 2015.

Eu tenho uma Studio Tribute 50's com P'90. Original era boa. Mas tinha uns problemas. As tulipinhas originais desafinavam um tanto e os captadores eram ruidosos, embora no geral a guitarra tivesse baita som.

Botei uns captadores Joe Bardem nela, noiselles. P90's "falsos". Também coloquei umas Groover nela. Ficou perfeita. Sem brincadeira.

Essa é a vantagem dessas guitarras " baratas" da Gibson. São boas. Mexendo um pouquinho ficam umas naves.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


vintagentleman
A Gibson não faz instrumentos ruins. O pessoal aqui reclama de tudo, até da inovadora linha 2015.

hahahaha.

So porque algo eh renomado nao quer dizer que tudo que eles fazem eh perfeito e nem por que sou fa tenho que idolatrar tudo que eles fazem!

Mas sim, ate onde vi por experiencia, gibson reduz custo com acabamento, as guitarras ainda sao exelentes.

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

Já dei minhas justificativas lá no tópico específico rsrsrs

Está havendo obviamente uma posição de defesa e reposicionamento da marca como premium... Se isso corresponde à verdade, sabemos que é mais questão de marketing do que de outra coisa.

Quanto ao fato de ser "de marca" e poder fazer produtos ruins, claro que eu sei que é possível. Veja o caso da Fender. A Gibson, porém (ainda) está num patamar acima. Só fabrica nos EUA e parece se preocupar mais com sua imagem.

Pikusteronagiba
Membro Novato
# dez/14
· votar


olha, eu tenho uma lpj 2013, com os humbuckers 490r e 498t, o som é de gibson.

Como eu gosto muito de Hard Rock e Country, essa guitarra me atende forma sensacional, o braço é rouded 50', então é "gordo", da pra dar uma pegada violenta em um solo huehue (demorei para me acostumar com o braço, pois tocava em uma ibanez, que tem o braço finissimo)

Não cheguei a tocar na nova lpj para efeito comparativo, mas se seguir a mesma linha da minha, é bom demais

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Quanto ao fato de ser "de marca" e poder fazer produtos ruins, claro que eu sei que é possível. Veja o caso da Fender. A Gibson, porém (ainda) está num patamar acima. Só fabrica nos EUA e parece se preocupar mais com sua imagem.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/313068/

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Cara, uma guitarra nao mata a imagem de uma lenda. Infelizmente a guitarra caiu na sua mao.
Quem quer perfeicao compra um Rolls Royce. Nao se pode esperar 100% de precisao 100% do tempo numa linha de producao. Isso nao eh realista. Apos ter tocado em centenas de gibsons, realmente vejo variacoes entre elas e por isso eu so compro guitarra escolhendo a dedo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei: Gibson Les Paul LPJ 2014