Shredder ou Blueseiro? O que você quer ser quando crescer?

Autor Mensagem
Marc Snow
Veterano
# nov/14 · Editado por: Marc Snow
· votar


Não da para ter rótulos. Oque precisamos é saber nos virar em situações diferentes. Ouçam o resultado desta jam, que muitos participaram... por isso agora que mse deu bem vai estar neste estilo???

jamestilodiferente

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Só complementando...

Hendrix uma vez falou nesse assunto. Disse que 90% do tempo o guitarrista faz BASE, por isso é muito importante saber fazer isso direito. Por outro lado, os 10% do solo é importante porque é a hora que o cara toma a frente da música e do palco, tem que fazer direito. O problema são os caras que querem inverter essa ordem, resolvem que vão solar 90% do tempo - fica chato prá car....

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


MMI
Jimi, por exemplo, e um guitarrista na grande maioria das vezes mais interessante fazendo base, do que solando.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

E na hora de solar? Vai de que jeito? Qual a intenção do solo?

Para mim vai na intenção da música e do momento. Não dá para predefinir.

Ah, tá bom então... Toma um 4 para você. kkkk

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


Marc Snow

Se não me engano, essa jam era de choro, né? Mas aí você apelou, né? Nada contra, mas a maioria de nós não toca choro no dia-a-dia... rs

MMI

Verdade. Concordo. Mas... ainda assim (que nem aquele cara chato, que fica cutucando com o dedo no ombro do outro sem parar): e na hora de solo? Vai o quê? hehehe

EDIT: Pô, você respondeu mais rápido que eu insisti na pergunta... kkk

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


ogner

Jimi, por exemplo, e um guitarrista na grande maioria das vezes mais interessante fazendo base, do que solando.

Sim. Talvez por isso falou da importância da base. kkkk

Marc Snow
Veterano
# nov/14
· votar


Como todo guitarrista gosta de aparecer, ele prefere solar que fazer base.
Para alguns, fazer base é um ultraje! Ele tem que solar!!!!!

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
E na hora de solar? Vai de que jeito? Qual a intenção do solo?

Exato. Era essa a intenção do tópico que eu tinha captado.

Logo, reitero: Blüsêro

Posso fazer um lick a 10.000 BPM, ele vai soar Blues... hehe

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Marc Snow

Pior que eu curto fazer base... Se for swingada então... delícia... hehehe

Marc Snow
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
Mas vc é vc, man. Mas a molecada não! Esse é o problema!
Quer solar!!!
Só que na grande maioria dos casos, querer não é poder! hehehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Marc Snow

Vai me apedrejar, mas dá pra conciliar os dois... Izzy Stradlin foi um dos caras que melhor fez isso...

Marc Snow
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Não vou não! Eu sei bem reconhecer o que é isso. Izzy Stradlin, que conheci na época do Rock in Rio II (chapado) me falou que nunca curtiu solos. Disse que prefere bases, acordes cheios e ritmados

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Delicie-se.

LucasGuitar9712
Veterano
# nov/14
· votar


Gosto dos dois lados, porém se tivesse de escolher apenas um, com certeza ficaria com o Blues. Não estou dizendo que não gosto de fritação, velocidade, essas coisas, mas prefiro o Blues à isso.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

essa jam era de choro, né? Mas aí você apelou, né? Nada contra, mas a maioria de nós não toca choro no dia-a-dia... rs

Cara, choro é sensacional. Há uns anos venho estudando o assunto (toscamente...). Tenho os livros do Almir Chediak, mas muita coisa tento de ouvido mesmo ou indo na cola do Hamilton de Holanda. Isso tanto nos mandolins como guitarra/violão.

Vou te dizer... Quem quer estudar harmonia, improvisação, palhetada alternada, solo e base, devia estudar choro. Quem sola em choro, faz qualquer solo.

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Eu não disse que é ruim. Eu gosto. Só não é a praia (pelo menos a praia "principal") de 99% dos guitarristas aqui.

Ismah

Não é exatamente o swingue ao qual eu me referia, pensei mais em algo assim, ó:



Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Marc Snow

Me pergunto como vc chegou a falar com ele... Mas me abstenho da resposta. É fato, que mencionar o "armas e rosas" é motivo de tomar pedrada aqui, eles tiveram o reconhecimento por mérito, e sim são ótimos espelhos para qualquer músico, de como se comportar em banda... As cordas casavam-se perfeitamente...

Ainda afirmo: toco blues... Quais músicas sabe? Poucas, mas meu solo de vaneira soa blues.

Marc Snow
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
Mas é o que eu estou falando. Não apelei nada!
O lance é o seguinte, o cara ter o feeling para sentir a musica e conseguir se adaptar à diferentes estilos e se virar em diferentes situações

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Marc Snow

Para alguns, fazer base é um ultraje! Ele tem que solar!!!!!

Tem um rapaz que até sola bem, mas é assim. Não fica em banda nenhuma, não toca com ninguém, ninguém aguenta tocar com ele. Um saco...

Marc Snow
Veterano
# nov/14 · Editado por: Marc Snow
· votar


Ismah
Simples, eu tive facilidade de acesso a todos os dias do Rock in Rio. Me hospedei no hotel, fuino aeroporto. Mas meu papo com ele foi no aeroporto do RJ mesmo. Estava ele e a mulher que dava uns trancos nele tipo: Responde!!
kkk

Sir Vinex
Veterano
# nov/14
· votar


Blueseiro.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Velho, o Marc Snow teve uma banda de Hard Rock que não devia NADA a nenhuma gringa nos anos dourados do estilo!!!

Inacreditável!! Lembro quando o Marc colocou os links aqui pra galera tem algum tempo ( muito), hehe!!!

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Tá...vou retirar a nota Zero e dar meio ponto prá ti....hehehe.

Mas eu não vejo como a grande maioria vê! (Isso não quer dizer que eu estou certo, é só visão, ok?).

Mas, para que você imagine melhor. O MMI, colocou bem, Hendrix!
Hendrix é guitarrista solo ou base?

Entendeu? Eu não vejo essa diferença. Se a música pede um acorde de Lá maior com sétima eu faço! E se depois pede uma saída, ou transição, em um lick para um solo, frase, ou outro acorde, eu faço! (claro, tem coisas que eu não faço, ainda que gostaria)

Não vou admitir um outro guitarrista fazendo as "pontes" entre meus acordes, os riffs e o solo, enquanto eu seguro apenas a harmonia principal. Minha mente egoísta e tosca não foi projetada para tal disparate. Segundo guitarrista (não guitarra base ou solo, mas SEGUNDO), só se for para termos um trabalho de composição e arranjos para duas guitarras!

Um exemplo bom, até porque é um guitarrista "meia boca" genial, é o Jimmy Page.

Ótimos e criativos solos e riffs, excelente harmonia!

Entendeu agora?

Obs: De boa, e sem ofensas, mas este negócio de "guitarra base e guitarra solo" prá mim é o mesmo que serrar um piano ao meio e colocar um canhoto na metade grave da escala, fazendo a harmonia e um destro na metade direita fazendo a melodia).

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Não mudou nada, continua uma base e oscilação de shapes/acordes sobre ela... Te confesso que parei de ver vídeos de guitarra pra pensar como banda... Onde cargas d'água vou aplicar o que soa a 2:22?

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


ogner
Marc Snow

Não tive a glória disso, seria pedir demais links?

EDIT: Não era acaso a Golpe de Estado?

felipelfln
Veterano
# nov/14
· votar


Eu queria aprender jazz... Não gosto de tocar metal, tocar com distorçao.. Gosto de ouvir, gosto bastante, mas tocar nem tanto, sei la pq..

Entre shred e blues fico com blues.

Devia rolar uma contagem pra saber se tem mais shredders ou mais bluesmen aqui no forum..

felipelfln
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Um exemplo bom, até porque é um guitarrista "meia boca" genial, é o Jimmy Page.



Acho mt bom esse som dele, a harmonia e tal

PguitarMaxx
Veterano
# nov/14
· votar


Blues :D

ogner
A minha favorita! hehe



Fernando
Veterano
# nov/14
· votar


Solos não têm feito a minha cabeça há muito tempo... Por isso tenho uma banda de rock instrumental que simplesmente não tem solos. haha

O Bruno Kayapy, guitarrista do Macaco Bong, uma vez disse:

"Acho guitarrista solo a coisa mais careta, crente e evangélica que existe. Vai, Satriani... Todo solo em si acho um tipo de linha de som muito datada para guitarra. Claro que sempre estou pesquisando novos caminhos e rumos para linguagem de solos, mas no geral acho chato. O negócio para mim hoje é riffs, frases e ruídos/gemidos".

Concordo em muito com ele. Ainda gosto de solar de vez em quando, e, quando faço isso, estou totalmente pro lado "blues" (gostaria de saber fritar, mas não sei). Mas solo deixou de ser minha prioridade faz tempo, e confesso que é um caminho muito legal de seguir.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


BLUES!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shredder ou Blueseiro? O que você quer ser quando crescer?