Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# nov/14 · Editado por: sanabria
· votar


Ismah Muito interessante o que você passou, ele disse que não precisaria saber sustenidos, mas se ele for tocar uma música em F no campo harmônico dele, tem um A# ou em B teria um F#, G#m, etc.

Eu tenho que estudar estas coisas que você passou, desconheço algumas coisas, como disse sou bem iniciante na música.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Cara, a maioria das coisas é sem explicação, talvez o cara até soubesse os acordes de ouvido, mas não saberia nominá-los

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Pois é, isso nem todo mundo sabe. Mas tem também os shapes a partir de G e C aberto.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Ismah Muito interessante o que você passou, ele disse que não precisaria saber sustenidos, mas se ele for tocar uma música em F no campo harmônico dele, tem um A# ou em B teria um F#, G#m, etc.

Sanabria, o que o Ismah quis dizer faz sentido. Pra quem sempre foi acostumado a tocar modão de viola por exemplo, cada tom é visto como uma sequência básica (baseada no I IV V) que normalmente chamam de "sequência de Dó", "sequência de Lá", "sequência de Ré" e assim por diante.

Por exemplo:

a) sequência de Dó: C F G ou C7 F7 G7;
b) sequência de Ré: D G e A, ou D7 G7 A7;
c) sequência de Mi: E A e B, ou E7 A7 B7.

No blues isso também foi muito empregado. Então se pensar pelo contexto, o cara deve ter te falado isso porque a maioria das músicas que ele tocava devia se enquadrar nisso. Mas daí a dizer que não precisa saber nem acorde com sustenido são outros 500.

Isso que ele falou, nem de longe se aplica a tudo que é música popular. Pra tocar um simples pop rock ou um sertanejo universitário hoje em dia já é necessário saber pelo menos coisas tipo D7M, A7M, Bbº, D/F#, F#m, G#m e por aí vai. Se for tocar MPB então a coisa aperta um pouquinho mais. Já se partir pra onda do Samba, Jazz etc... aí a coisa muda radicalmente de figura.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Não saquei... Se vc se refere a shape de G, acho que ele é o menos aproveitado... e o que mais abre possíveis variações...

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

O shape de Sol é o menos aproveitado justamente por conta da distância entre as casas e necessidade de grande abertura dos dedos, você está certo, mas nem sempre é necessário tocar todo o shape já que ele pode ser utilizado para "resolver problemas".

Por exemplo, ultimamente eu ando meio preguiçoso, então muitas vezes pra fazer um Bb, por exemplo, em vez de fazer da forma convencional (na 1ª casa, a partir do shape de A), eu gosto de tocar o Bb da seguinte forma:


e------------------------------------------------------
B------3------------------------------------------------
G------3------------------------------------------------
D------3------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------6------------------------------------------------


É uma pestaninha sem muito esforço na 3ª casa e dedo 4 da mão esquerda na 6ª corda. Tá, entendi a questão que você falou de abrir a possibilidade de variações, mas o shape está lá presente, ainda que você possa se apropriar de somente parte dele. Veja o exemplo abaixo que fica legal de fazer (note que o shape de G está lá, só que foi adaptado pra fazer um arpejo):


e--------------------3-5-6-------------------------------
B--------------3-5-6-------------------------------------
G------------3------------------------------------------
D----------3--------------------------------------------
A--------5----------------------------------------------
E------6------------------------------------------------


Mas não vamos desvirtuar o tópico do menino não. Abç.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Eu ando usando ele de diversas formas principalmente em vaneira...


e-5---5---2---2--------------------------------------------
B-5---5---5---2--------------------------------------------
G-2---2---2---2--------------------------------------------
D-2---2---2---2--------------------------------------------
A-2---4---4---4--------------------------------------------
E-2---2---5---5--------------------------------------------
¹ ² ³ *


¹ Dá pra fazer duas pestanas, uma com o indicador e outra com o míndinho hehe
² Continua o esquema de duas pestanas mas com um detalhe a mais
³ Bem cara do Izzy essa, mas copiei de uma foto dele na bio do SlaX
* Fica massa como um power chord alternativo

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

He he, dessas que você citou aí eu costumo usar a 3 e a *, a 2, haja abertura de mão esquerda, kkkkkk.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Só gostaria de fazer uma observação simples, óbvia, porém pertinente:

O "acorde" de uma música (ou seja, a Harmonia) não é formado apenas por um único instrumento. Ele é a junção de todas as notas que estão soando num exato instante.

Sendo assim, imagine uma banda comum com 1 baixista, 2 guitarristas e 1 vocalista e a seguinte ocasião bem simples: O baixista contribui com uma nota para a harmonia, cada guitarrista contribui com 3 notas (estou dando um exemplo bem simples) e o vocalista com mais uma nota.

Temos aí 8 notas no total para formar a harmonia da música. Mesmo abrindo a possibilidade para a existência de notas dobradas (em uníssono ou oitava), isso é material suficiente pra se fazer a harmonia complexa que se quiser fazer, e neste exemplo nenhum dos guitarristas precisa fazer absolutamente nenhum acorde complexo.

rcorts
Veterano
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar


Die Kunst der Fuge

Muito bem colocado, mas aí mesmo pra harmonizar as diferentes vozes, de diferentes instrumentos, uma boa noção de harmonia ajuda e muito, concorda?

Ou se o cara tiver um puta ouvido resolve o problema também.

EDIT: Tem mais uma questão na qual pensei agora. Mesmo a harmonia sendo feita por todas as vozes de diferentes instrumentos (já que a voz também é um instrumento musical) o ouvido humano é capaz de separar as fontes das emissões pela diferença entre os timbres, pela distância das fontes em relação a onde o ouvinte está posicionado e, no caso de uma música gravada, ainda tem a questão do pan, lado esquerdo, lado direito etc.. além de uma série de aspectos como delay, reverberação e etc... que variam a cada mixagem.

Assim, mesmo que um power chord estivesse harmonizando com a linha do baixo (que em muitos casos não faz nada além de dobrar com a tônica) e o vocalista estivesse fazendo uma linda melódica evidenciando as terças e outras tensões do campo harmônico, o nosso ouvido provavelmente ainda seria capaz de perceber lá o power-chord destacado em meio às demais notas.

Enfim, mesmo tocando apenas power-chords, ser pelo menos um pouco criativo não custa, não é mesmo.

O vídeo abaixo dá uma boa ideia a respeito. Como tornar os power chords menos monótonos:




sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Pode ser isso também, conheço pessoas que tocam, mas nem sabem que acorde ou escala estão usando. Um dia disse para um cara dava para fazer um C# com a forma do D, só ir um casa para trás, seria um C#, o cara ficou dizendo que não, fiquei quieto.

Achei interessante uma pergunta de um cara, me perguntou, se o cara vai lá e faz algo na guitarra e fica bonito, mesmo ele não sabendo o que está fazendo, se isso seria possível, aí que entra as pessoas que tocam de ouvido, mas sabem pouco ou nada sobre teoria.

Não sei se escrevi besteira, se falei me corrijam rs.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Exatamente isso, ele sabia esta sequencia, mesmo. Se ele por exemplo fosse transportar para o F uma música que em E, já teria um sustenido ( A#).

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu não sabia disso, interessante.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
Isso que ele falou, nem de longe se aplica a tudo que é música popular. Pra tocar um simples pop rock ou um sertanejo universitário hoje em dia já é necessário saber pelo menos coisas tipo D7M, A7M, Bbº, D/F#, F#m, G#m e por aí vai. Se for tocar MPB então a coisa aperta um pouquinho mais.

Fica com os pés no chão man... Tá cheio de cara tocando, de barzinho a show grande, todos esses estilos com tríades maiores, sem nem mesmo usar um diminuto...

haja abertura de mão esquerda, kkkkkk

Bom eu sou suspeito pra falar, tenho naturalmente mãos grandes (21cm) e certa abertura de mão por causa do teclado. Mas acho super importante a abertura de mão ser praticada, acordes como G5(9) soam bem pra caramba...


D--7--
A--5--
E--3--


sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Eu gosto de toca músicas sertanejas mais antigas, e só uso o básico sustenidos, com sétima, nona, quarta, mas não vejo diminuto nestas músicas.

Até queria sair desse basicão kkk

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

D--7--
A--5--
E--3--


Ahh que delicia! Foofigth everlong cria reações não definidas no meu celebro, igual ao clipe ultra maravilhoso....


Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?

Na minha opinião, sim!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Não captei a relação dos "Caçadores de Tofu" com meu exemplo de acorde kkk

carlcarl
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
para aprender solfejo,leitura musical,harmonia.
na internet tem varias pessoas disponibilizando e é "0800"(gratis)
atualmente não é privilegio de quem tem dinheiro estudar musica,basta estar afim e ser disciplinado.
o que te aconselho é:
quer tocar samba?escuta samba
quer toca jazz?escuta jazz
quer tocar rock?escuta rock
que tocar musica erudita?procura um conservatorio(esta não da pra improvisar)
porem não adianta ouvir como um ouvinte qualquer,tem que ouvir com atitude de musico ou seja,preste atenção em todos os instrumentos,tente isolar um e ouvir.escute a mesma musica inúmeras vezes.
quer aprender harmonia?comece(se ja sabe deixa pra la) a estudar harmonização de escalas que resultara em formação dos acordes.
se voce ainda não entendeu entendera porque temos acordes maior,menor,diminuto....e onde emprega-los na hora de harmonizar uma melodia.
é complicado explicar desta forma mas espero que em breve voce nos surpreendera com o teu progresso.
deixo a tua disposição o pouco que sei...
abç

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


carlcarl

Boa dica, vou estudar bastante.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Fica com os pés no chão man... Tá cheio de cara tocando, de barzinho a show grande, todos esses estilos com tríades maiores, sem nem mesmo usar um diminuto...


Isso é verdade, tinha um vocalista com quem toquei na minha última banda, excelente nos vocais. O cara também fazia barzinhos e happy hours, com um repertório de mais de 60 músicas, e ele não era muito de usar acordes invertidos diminutos e tal não. Aliás, até os "solinhos" que ele fazia era algo bem "pu rumo" mesmo. Kkkkkk.

Mas no caso dele qualquer coisa que ele tocasse salvava, por que o cara canta bem demais.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Se o cara canta bem, acho que não vai fazer muita diferença, ainda mais se o público for leigo na música, o povo não entender que ele não está usando um E/G# por exemplo.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
rcorts

Me tragam o vídeo do sertanejo que fez um acorde foda pra caralho, só lembro do Victor (Victor e Léo)...

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Eu acho bem simples as músicas do Victor e Leo, qual música?

Rednef2
Veterano
# nov/14
· votar


cafe_com_leite
Tenha em mente que o roque em rou é um gênero musical morto no que tange a criatividade. Então quanto mais elementos que te agrade tu acrescentar a ele, melhor. Digo isso se tu quer ser um guitarrista diferente da media.

Acho que isso se aplica a todos os outros estilos.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Rednef2
Acho que tem generos musicais que ainda cabe inovações, mesmo usando as suas próprias caracteristicas. Creio nisso porque há gêneros em que as possibilidades são muito maiores tanto na harmonia, quanto na melodia, quanto no ritmo.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Power acorde com 7 é legal também. Uso bastante.

Calime
Veterano
# nov/14
· votar


Boa discussão. Marcando pra ver dps...

Calime
Veterano
# nov/14
· votar


Boa discussão. Marcando pra ver dps...

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


como faz power acorde com 7?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire


D--5--
A--7--
E--5--


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?