A Guitarra foi feita para o rock?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # nov/14


    Não achei nenhum tópico sobre isso.

    Posso estar escrevendo besteiras, mas estava pensando comigo, o estilo que ela mais se encaixa é o rock, embora ela possa ser utilizada em outros estilos. Por isso ela seria um instrumento que foi feita para o rock?

    Sou bem leigo no assunto rs.

    Comentem, obrigado!

    krixzy
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    sanabria
    o estilo que ela mais se encaixa é o rock, embora ela possa ser utilizada em outros estilos. Por isso ela seria um instrumento que foi feita para o rock?

    Não, na verdade guitarra/violão/viola é o mesmo instrumento, fora do Brasil não existe violão nem viola, é tudo guitarra, guitarra elétrica ou guitarra acústica, no pensamento aqui do Brasil guitarra seria a versão elétrica do violão, então se você pensar direito, violão/guitarra/viola é usado em praticamente todos os estilos musicais, vai da musica clássica ao metal.

    A guitarra elétrica com distorção é predominante no rock/metal, mas sem distorção ou com pouco drive, ela ta presente em vários gêneros musicais.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    sanabria

    Por isso ela seria um instrumento que foi feita para o rock?

    Não exclusivamente, mas ela foi "imortalizada" no rock. Impossível alguém não associar a guitarra elétrica ao rock. É um efeito imediato.

    Mas a guitarra também é muito difundida no blues, no jazz. No blues então, nem se fala. Não consigo imaginar o blues sem guitarra. A predominância da guitarra nesse estilo também é bem evidente.

    MMJr
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: MMJr
    · votar


    A guitarra eletrica surgiu antes do Rock em 1931. Os primeiros musicos a usarem a guitarra eletrica, tocavam em bandas de JAZZ..

    O rock so foi aparecer nos anos 40 / 50 e se popularizou nos anos 60...

    The Electric Guitar:
    Invented in 1931, the electric guitar became a necessity as jazz guitarists sought to amplify their sound in the big band format...

    During the 1950s and 1960s, the electric guitar became the most important instrument in pop music...

    http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_guitar


    ...

    sanabria
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: sanabria
    · votar


    krixzy

    "Não, na verdade guitarra/violão/viola é o mesmo instrumento, fora do Brasil não existe violão nem viola, é tudo guitarra,..."

    Bem lembrado, eu deveria ter escrito Guitarra elétrica, não apenas guitarra.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MMJr

    Vou dar uma lida sobre a origem dela, não sei muita coisa.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: sanabria
    · votar


    renatocaster

    Realmente, estava me esquecendo destes gêneros.

    Rock em si teria influencia de blues na sua opinião?

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    sanabria
    Rock em si teria influencia de blues na sua opinião?

    Sei que a pergunta foi para o Renatocaster, mas sim, teve muita influência do blues.

    Eu diria que o rock meio que foi uma salada, oriunda do blues e do gospel (god spell) principalmente, aliado a uma postura de questionamento de certos valores morais e religiosos.

    Mas não teve influências somente de blues, como também do country e de vários outros estilos (até no flamenco o rock já buscou "empréstimos"). Na verdade o "rock" parece o PMDB, o que lhe agrada é válido. Kkkkkkkk.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts

    Acho que essa ultima pergunta minha foi meio óbvia, mas como disse sou bem leigo.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    sanabria
    Acho que essa ultima pergunta minha foi meio óbvia, mas como disse sou bem leigo.

    Esquenta não, não tem pergunta idiota (quer dizer, sim tem algumas, mas não foi o caso da sua não).

    Abç.

    R Verissimo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Feita para o rock não. Mas "imortalizada" por ele. No mais, guitarra é um instrumento como qualquer outro e pode-se tocar o que quiser com ela desde que esteja nos limites de um instrumento temperado com trastes.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Pode sair um pouco do assunto do tópico, mas o que vocês gostam de tocar ou já tocaram na guitarra que não seja rock?

    krixzy
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    sanabria
    Cara agora que vc falou, a única coisa que toquei na guitarra que não seja rock, foi beethoven e top gear kkkk...

    Apesar de curtir o som do blues (só os bem antigos la no inicio), nunca toquei uma musica do gênero.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    sanabria

    Várias coisas, rock, pop, blues, heavy metal, country, mpb...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    krixzy
    Não, na verdade guitarra/violão/viola é o mesmo instrumento, fora do Brasil não existe violão nem viola, é tudo guitarra, guitarra elétrica ou guitarra acústica

    Correto. E, por causa disso, pode-se dizer que a guitarra foi feita não para o rock, mas para a música barroca, no final do século XVI. Tudo o que veio depois foram variações desta guitarra inicial.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: sanabria
    · votar


    rcorts

    Estava com vontade de começar na guitarra, mas não queria ficar só no rock, gosto muito de alguns estilos de música brasileira como MPB.

    sanabria
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: sanabria
    · votar


    Rachmaninoff

    Muito interessante isso, saber como tudo surgiu.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    sanabria

    Não tem problema começar na guitarra. Isto não será impedimento para aprender outros estilos, de forma alguma. E te digo mais, não aceite preconceitos musicais. Toque o que der na telha e o que mexer com sua percepção e gosto pessoal, somente isso.

    Eu não aconselharia guitarra para tocar flamenco e violão clássico, principalmente por conta das técnicas de tremolo e outras que utilizam as unhas, pois unhas desgastam muito rapidamente com cordas de aço, mas para tocar MPB, jazz, rock, blues, country, pop, heavy metal, black music e por aí vai praticamente de um tudo dá pra tocar na guitarra.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts
    mas para tocar MPB


    MPB cai melhor com um violãozinho de nylon, mas nada impede também. Eu mesmo toco mais MPB do que rock na minha guitarra.

    SuicideGuy
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Acho que o cara se referia a guitarra elétrica, que é o que dá nome ao nosso fórum certo? Baseado nisso, fiz uma rápida pesquisa na internet pra achar algum artigo que explicasse bem. Aconselharia dar uma olhada nesse artigo da revista "Mundo Estranho".

    http:// mundoestranho.abril .com .br/materia/quem-inventou-a-guitarra-eletrica

    R Verissimo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Toco MPB com uma guitarra acústica, hollow body e é ótimo. A guitarra tem suas limitações como eu disse acima, mas dá pra tocar de tudo nela. Exceto coisas como flamenco e algumas peças clássicas que dependem da acústica do tampo para soarem bem. Mas nada que você não posso adaptar.

    Esse é um grande mestre da guitarra elétrica br.



    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Eu sou totalmente contra as afirmações:

    Guitarra é rock
    Guitarra é distorção

    Eu amo som limpo de um Lespaul



    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Resumidamente:

    A guitarra foi feita para o rock?

    De maneira nenhuma. O rock que foi feito para a guitarra, como boa parte da música dita "clássica", foi feita para orquestras, piano ou órgão (principalmente a sacra mais antiga)...

    A origem da eletric guitar, arremete a acoustic guitar, que precisava de alguma amplificação para acompanhar o volume dos outros instrumentos. A acoustic guitar, por sua vez, vem do começo da aproximação da música popular e erudita. Os alaúdes e derivados (todas as palavras começas com "al-" tem origem árabe - conhecida por moura, na época - e o alaúde não foi diferente), muito comuns na região portuguesa e (na época totalmente) hispânica, era já usado no período meso-medieval, por camponeses que ainda cultuavam seus deuses (os ditos pagãos).

    Acredita-se que a origem do alaúde se dê na lira, mas aí a história se perde e diverge muito.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    sanabria

    Cara, alguns gêneros assumem alguns instrumentos como principal, mas não porque alguém "acha" que deva ser... simplesmente acontece, vira uma cultura, a coisa se difunde e acaba virando quase um padrão. Se você olhar ao seu redor, em outros estilos, verá que não há novidade alguma na relação do rock com a guitarra, apenas "formaram" um casal, assim como quase todo estilo possui.

    - Você consegue imaginar:
    - Forró (de raiz) sem sanfona?
    - Música cigana sem Rabeca?
    - Chorinho sem Bandolin ou Flauta?
    - Fado sem Guitarra Portuguesa?
    - Seresta sem Violão de 7 cordas?
    - Música Caipira sem Viola?
    - Tango sem Bandoneon?
    - Música Andina sem Charango?

    (poderia citar uma centena de exemplos, mas é apenas para você perceber, que a formação de "casais" é bastante comum)

    Obs: Existem estes gêneros sem os instrumentos citados? Sim, mas não é a regra. Assim como existe Rock sem guitarra.



    sanabria
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig

    Gostei da sua analogia, deu bem para entender, que isso vem de uma cultura, a guitarra é como fosse um símbolo que marcou o rock.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Obs: Existem estes gêneros sem os instrumentos citados? Sim, mas não é a regra. Assim como existe Rock sem guitarra.


    ELP prova isso. Mas de fato, é muito raro uma banda de rock sem guitarra. Acho que das famosas dá pra contar numa mão.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Obs: Existem estes gêneros sem os instrumentos citados? Sim, mas não é a regra. Assim como existe Rock sem guitarra.


    ELP prova isso. Mas de fato, é muito raro uma banda de rock sem guitarra. Acho que das famosas dá pra contar numa mão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Guitarra foi feita para o rock?