Finalmente encontrei o meu tipo de som! Agora, uma ajuda pra aprendê-lo?

Autor Mensagem
Volare
Veterano
# nov/14 · Editado por: Volare


E aí galera.

Venho "passeando" pela guitarra, ciscando ali e aqui por um tempo. Entrei na guitarra ouvindo Iron Maiden, Angra, Stratovarius... Não tinha habilidade pra tocar, mas com o tempo fazendo aulas passei a ouvir e querer tocar Guns n Roses, Red Hot, Pearl Jam.
Meu professor recomendava ouvir Satriani, Steve Vai, Hendrix, Zakk Wylde, e eu ouvia, mas sinceramente ainda hoje acho MUITO CHATO. O Satriani ainda rola, mas os outros, digam o que quiserem, eu não tenho gosto nenhum de ouvir.

Bom, eu estacionei por um tempo entre o Grunge e o Hard Rock, consigo tocar um Heavy Metal aqui e ali sim, apesar de não gostar nem um pouco mais, e recentemente acabei indo experimentar esses indies, me divirto pra caralho ( Black Keys, The Killers, Mumford & Sons, Of Monsters and Men etc ). Porém, a maioria das bandas desse tipo que ouço usam violão.

Então, fuçando na Internet, vejo uma garota chamada Juliana Vieira fazendo um som lindo, sem fritura, é som na base da musicalidade e não de sair estilingando todas as cordas em 1 segundo.

( Segue pra que não conhece: https://www.facebook.com/video.php?v=939936769369115 )

Daí vi que ela se diz influenciada pelo John Mayer, e várias pessoas falam desse cara, e eu nunca ouvi, então baixei toda a discografia e fiquei viciado, haha.



Bom, esse tipo de som que eu quero tocar, achei animal. A pergunta, finalmente é, o que eu preciso saber pra tocar esse estilo?

Spect
Veterano
# nov/14
· votar


A pergunta, finalmente é, o que eu preciso saber pra tocar esse estilo?


Blues.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Volare
Esquenta não, daqui a pouco vc se cansa disso também e vai procurar outra coisa, não dar pra dizer que esse é teu som se tu acabou de conhecer.

Volare
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Dá sim, pq ouvindo outros guitarristas eu sentia tipo "Caralho, pq esses zagueiros ficam fazendo embaixadinha? Vsf e passa a bola".

Ouvindo esse som ( E o do The Edge, do U2, também, acho do caralho. ), tem aquele "Uau!".

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Volare
Hum sei n, mas vai com calma. No mais, isso ai é blues, eu curto blues, mas não esse, os mais antigos, apesar de curtir o som, não tenho tará em tocar, só ouvir mesmo, minha praia é death metal mesmo.

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/14
· votar


Volare
Esse tipo de som aê é popzinho com umas pitadas de blues. Sugiro começar a estudar o básico do blues mesmo.

krixzy
não dar pra dizer que esse é teu som se tu acabou de conhecer
Discordo.
Lembro que a primeira vez que ouvi Acid Bath falei "caralho, esse é o canal, isso aí que eu quero". Desde então já são quase 10 anos. Semelhante aconteceu a primeira vez que ouvi Cannibal Corpse hahaha.
Alguns eventuais desvios pro blues, jazz, outros estilos de metal mas o que sempre correu nas minhas veias foi o sludge e o death metal.
Acho que quando você encontra o seu som é que justamente acontece o "é isso aí que eu quero tocar".

Rachmaninoff
Veterano
# nov/14
· votar


d.u.n.h.a.
Esse tipo de som aê é popzinho com umas pitadas de blues. Sugiro começar a estudar o básico do blues mesmo.

Concordo 100%, John Mayer é música pop, direcionado às massas. Se quiser ir nas origens dessa parada aí, o blues de verdade, vá atrás de caras como Eric Clapton e Jeff Beck.

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


d.u.n.h.a.
Rachmaninoff

Concordo com ambos.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


d.u.n.h.a.
Rachmaninoff
JJJ

De boa? Prá mim (eu acho, particularmente, minha opinião, etc) a maior virtude de John Mayer é ser um garoto esperto!

Montou uma banda só com negão, faz "cover" do Sting e toca guitarra bem (mas nada que 200 mil outros guitarristas não façam nos E.U.A).

Que chovam as pedras.....

renatocaster
Moderador
# nov/14
· votar


Joe Bonamassa, Derek Trucks e Johnny Lang. Recomendo esses tbm.

raphael.rui
Veterano
# nov/14
· votar


ouça SRV, Clapton, Mark Knopfler, Jeff Beck, BB King e veja o que acha.

Hendrix e SRV sao ENORMES influencias do John Mayer, entre muitas outras claro. como tu nao gosta de hendrix vei? auhauhuaha

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

SO TRUE

Rachmaninoff
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

SO TRUE [2]

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/14
· votar


renatocaster
Derek trucks toca muito legal com o slide.

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
não dar pra dizer que esse é teu som se tu acabou de conhecer.

d.u.n.h.a.
Discordo.

eu concordo
:)
pode ser que daqui a algum tempo você escuta uns outros caras e até esquece desse facil
outro fato é que o artista está vivo, então nunca se sabe que rumo ele vai tomar na vida nos próximos trabalhos, porque ele também é um cara que pode sofre influencias de outros artistas, nessa ele lança um CD que você não vai com a cara e você procura outros artistas pra ouvir

fora isso, acho interessante você ouvir mais gente e se dedicar a eles também porque é muito chato quando você escuta um músico local e nota que a voz da pessoa é igual ao do djavan ou da elis regina ou uma dupla sertaneja cantando igual zezé de camargo ou das 6 músicas que uma banda tocou 4 foram dos beatles e ainda tem a noite toda pra ouvir

Volare
Veterano
# nov/14
· votar


raphael.rui

renatocaster

Curto SRV, mas não taaaanto assim. Eric Clapton sou fã!

Agora Bonamassa realmente nunca tinha parado pra ouvir direito, to achando foda.

Valeu por mostrarem o caminho!

lindoso
Veterano
# nov/14
· votar


Volare
Esse cara é foda! Ouço todos os discos e gosto da maioria de suas musicas! E acredito sim dessa parada de ser o seu som, apesar de eu amar o som de certas bandas como rhcp, audioslave, incubus, e de caras como richie kotzen, e o proprio jm, que por sinal são bem distintos, sinto que oq escuto hoje vou escutar pelo resto da minha vida, mas claro, a gente sempre vai descobrindo sons novos, e gostando de coisas novas...

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


Volare
cara, eu geralmente gosto de ouvir s caras que influenciaram os musicos que gosto... Por exemplo: Por causa do clapton eu comecei a ouvir buddy guy, BBKing... por causa do cacau santos comecei a ouvir frank gambale... por causa do matheus starling eu comecei a ouvir miles davis, pat metheny...

Assim, vc vai descobrindo muito mais coisas que gosta, e texturas sonoras diferentes... como aquele tipo de som mudou do influenciador até o influenciado...

Aí pode ajudar a aprender muita coisa legal...

Marcos UNI
Membro
# nov/14
· votar


Hahahahaha! Esse fórum tem hora que é engraçado pra cacetas!

O pessoal fala fala e estimula coisas novas, ai sempre voltamos a ficar nos mesmos bois velhos.

Apesar de John Mayer ser influenciado pelos jurássicos do Blues, eu recomendo você a escutar e ser influenciar pelo estilo dele, e outros dessa mesma linha dele. Porque simplesmente o que originou esse estilo, foi a mistura e as ideias dele com a atualidade ( embora ele foi influenciado pelos antigos bluseiros).

Não que você não irá escutar os mais antigos para ter uma idea, mas tente se focar no real estilo a qual você ficou maravilhado.

Abraços.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Que chovam as pedras..... - kkkkkk... Boa ! ! !

Como Disse Rachmaninoff & raphael.rui:
vá atrás de Eric Clapton e Jeff Beck + SRV, Mark Knopfler, Jeff Beck, BB King: Bom ponto de partida.

#BrunoRodrigues

Volare
Veterano
# nov/14 · Editado por: Volare
· votar


Marcos UNI

Sim eu imaginava que ia acontecer algo desse tipo aqui haha, mas não importa. Eu sei filtrar sugestão de opinião.

Muita gente fica emulando Hard Rock anos 70 e Blues 60 pro resto da vida e acha que isso vai levar pra algum lugar, e tudo que é novo é uma bosta, a não ser que sejam emulações de Woodstock, e ponto final. Isso é ridículo.

Tipo o Fernando Noronha, o cara é um puta dum guitarrista, mas o que ele toca É Stevie Ray Vaughan e ponto final. O cara é a cópia descarada dele. Fica emulando uma parada de 70 anos atrás dos Estados Unidos. Pra mim, é um desperdício. A não ser que seja por diversão, porque se for achando que vai fazer sucesso...


Até o Funk foi pra frente, galerinha...
Se não for assim, vira uma parada tipo The Voice, o cara sabe cantar: Igual os outros, não é capaz de fazer uma música, quanto mais uma moderna. Aí vai lá cantar em casamento e churrascaria, tipo a MPB que não anda, é a mesma coisa desde Chico Buarque até esses Silva's e Marcelo's Jeneci's. A diferença é que um fez a onda e o resto tá tentando nadar na areia molhada que ficou quando ela foi embora.


Do que falaram aqui, Stevie Ray, Eric Clapton, Joe Bonamassa, BBKing, Buddy Guy e Jonny Lang, já "piratebay" todos os discos, porém, apesar de eu achar o Eric Clapton, BBKing e o Stevie Ray Vaughan lendas (óbvio), acho muito chato de ouvir. Vai na linha do Hendrix e do Steve Vai. Os caras podem ser monstros, mas eu acho um saco, idaí? =z

Agora, Joe Bonamassa e Jonny Lang achei do caralho. O primeiro não tinha parado pra ouvir e o segundo não conhecia.

Valeu ae!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Volare
Cara, não seja tão radical.
O que interessa é o talento, mais nada...
A sua postura leva a uma posição em que 80% da música que se faz no mundo (e não estou falando do mercadinho pop) não presta...
O que seria então dos sambistas, dos chorões, dos músicos eruditos, dos mariaches, etc. Então tudo isso para vc seria "...ridículo..."?
Não confunda o seu gosto pessoal (que é respeitável), com o que é bom ou não...
É óbvio que caras como Joe Bonamassa estudaram profundamente o Blues "de raiz" e desenvolveram seu estilo próprio. Palmas para ele...
Música não é sucesso, nem muito menos inovação à todo custo (sentimento aliás, recente), mas prazer de tocar e prazer de ouvir, não importa o que dentro dos parâmetros mínimos de qualidade e talento individual.
Abç

renatocaster
Moderador
# nov/14
· votar


Volare

Agora, Joe Bonamassa e Jonny Lang achei do caralho. O primeiro não tinha parado pra ouvir e o segundo não conhecia.

Show de bola, né? Além de tocarem pra cacete, também cantam pra burro!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


renatocaster
Novidade pra mim são essas gatas bluseiras aqui... Kkkk.....
http://www.youtube.com/watch?v=Qx7FDGpZQsQ&list=RDHCPzKKhsGtRsU
http://www.youtube.com/watch?v=FvZc3iZE6kU
http://www.youtube.com/watch?v=XT4Lr_oVGQY
http://www.youtube.com/watch?v=McA81g8gN7o
http://www.youtube.com/watch?v=tD0yFH5An-I
E a rainha (atual) delas todas:
http://www.youtube.com/watch?v=9bXaY5f8Ok0

Ai,ai,ai,ai...... (suspiros infinitos)...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Continuando...
A gatinha Sadie Johnson (é ela no 4º vídeo postado acima!) com os veteranos do Blues Travellers... Sensacional!
Joe Bonamassa e Jhonny Lang é o ca.....!!!!!
Kkkkkkkkkkkkk...
http://www.youtube.com/watch?v=NLXHbzcslYY

longlivetheking
Veterano
# nov/14
· votar


Samantha fish e seu belo par de pernas, e ela faz questão de esfregar na nossa cara.
Sadie johnson eu ainda não conhecia, legal, sempre tem outras meninas tocando com ela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


longlivetheking
Samantha Fish e seu belo par de pernas
Ô....

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Putz, eu tenho uma birra desgraçada com essas pseudo-hipongas descalças e descabeladas. Provavelmente fruto de experiências pessoais hahahahaha
Dessas minas nesse estilo a única que sou realmente vidrado é a Grace Potter.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


d.u.n.h.a.
Provavelmente fruto de experiências pessoais hahahahaha
Ah,ah,ah,ah....
Grace Potter é demais!
http://www.youtube.com/watch?v=paeNnR33i5Q
Abç

Volare
Veterano
# nov/14
· votar


Foda essa Sadie Johnson.

Gary Clark Jr!
"Descobri" ele. Foda pra caralho. Ouçam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente encontrei o meu tipo de som! Agora, uma ajuda pra aprendê-lo?