Qual o benefício das Jams para os participantes?

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# out/14
· votar


Só pra criar uma polêmica...

Só praticipei de uma jam nesse fórum porque foi a única que me chamou a atenção: a do Lelo,
O resto é tudo igual, pqp. Tudo ritmo certinho, bunda mole. Blues/country/rock/metal/mpb/jazz. Porra, ponham umas jam mais da zuera ae, umas paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica... Umas paradas que te façam pensar e compor, não que seja só descobrir o tom da BT, escolher uma escala e ficar fazendo firula no tempo certinho, tudo previsível e certinho.

Marc Snow
Veterano
# out/14
· votar


d.u.n.h.a.
Bom, pode ser uma coisa a pensar tambem. Mas não adianta colocar muitas coisas nesse tipo, pois as pessoas acabam não participando.

As pessoas ouvem a BT e tentam colocar um solo em cima. Ouvir músicas que não atiçam a criatividade, não adianta muito, pois ninguem participa.

Acho que o esquema aqui é mais fazer o pessoal participar.

Mas a ideia é válida, até para experiencia.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/14
· votar


Marc Snow
Pois é man, acho que eu inclusive não saberia o que fazer com uma coisa muito diferente. Mas seria muito interessante.

Jube
Veterano
# out/14
· votar


d.u.n.h.a.
Só praticipei de uma jam nesse fórum porque foi a única que me chamou a atenção: a do Lelo,
O resto é tudo igual, pqp. Tudo ritmo certinho, bunda mole. Blues/country/rock/metal/mpb/jazz. Porra, ponham umas jam mais da zuera ae, umas paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica... Umas paradas que te façam pensar e compor, não que seja só descobrir o tom da BT, escolher uma escala e ficar fazendo firula no tempo certinho, tudo previsível e certinho.


Na minha modesta opinião, jam não é vestibular. É algo para ser simples, divertido e um aprendizado. O cara escuta a bt, sente musicalidade e se anima, ele entra e solta a criatividade.

MatheusRich
Membro
# out/14
· votar


Meu problema com as Jams é a gravação. Não tenho nada profissional aqui e fico receoso de gravar com o mic do note D:

krixzy
Veterano
# out/14
· votar


Marc Snow
Hahaha, Não me tenta cara!
Será a volta da E.H.T.M. ???




huehuehue...

Eu qro é hard rock, ja faz um tempo q n aparece uma JAM assim, ultimamente é só baladinha e jazz

manda uma no estilo motley crue pra abrir a temporada rs...

bielcamboim
Veterano
# out/14
· votar


To com saudades das 5 Jams por dia que tinha aqui, eu sempre tinha o q fzr, Agr raramente aparece uma, precisamos voltar a ativa pessoal! Marc Snow

Temos que fzr esse preguiçosos voltar a ativa! Vamos botar Jams!, Qualquer coisa posso fzr umas 2 por semana... e vc? quem aqui ta disposto a fzr isso?

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Jube
Na minha modesta opinião, jam não é vestibular.

Na jam do dinossauro que o Lelo lançou, se tinha uma coisa que não se exigia era o conhecimento musical, bastava ser criativo ou experimentar. O d.u.n.h.a. não tá pedindo uma BT do dream theater, mas algo difente do comum, algo que desafie o participante. De vez em quando essas BT são muito validas sim.

JJJ
Veterano
# out/14
· votar


Uma ideia para as jams ficarem um pouco mais "didáticas" seria sugerir uma ou duas escalas básicas para o solo.

Não seria obrigatório usar as escalas, claro. Os mais experientes usariam o que bem quisessem. Mas os mais inexperientes ganhariam uma aula de graça, não fariam os ouvidos alheios sofrerem e não teriam críticas de "nota fora".

Marc Snow
Veterano
# out/14
· votar


d.u.n.h.a.
Entendi. Por isso mesmo que as pessoas não participam das mais cabulosas. Primeiro: Não sabem o que fazer.
Segundo: Medo dos "experts"mererem o pau nos comentários

Jube
Exatamente. Vamos brincar e interagir

MatheusRich
posicionando bem, pode ser que fique audivel

krixzy
É cara! Bora ver!!

bielcamboim
Sim. EU

cafe_com_leite
Ima variada uma vez ou outra é bom para sair do normal

JJJ
Pode ser tambem. Todas as ideias são bem vindas!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
d.u.n.h.a.

Discordo de suas colocações. O desafio quem faz é o participante da jam. Se o cara quiser fazer paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica..., pensar e compor ele faz em qualquer BT.

Ao meu ver, as BTs que limitam mesmo são justamente as que são tipo as do Lelo.

Para ilustrar o que estou falando, cito a última jam do OT, realizada pelo Casper. A BT era bastante livre, só tinha um baixo com duas notas, os resultados foram extremamente diferentes e, graças à liberdade que a BT permitia, pude assumir dois desafios que me fizeram pensar: I. aplicar movimento cromático usando dominantes secundários e II. fugir da sonoridade alegre que a BT sugeria.

Em resumo, se o cara quiser ser criativo, pensar e compor, ele o fará em praticamente qualquer BT.

Marc Snow
Veterano
# out/14
· votar


Die Kunst der Fuge
PERFEITO o seu comentário

gupiguitar
Veterano
# out/14
· votar


Do ponto de vista de desenvolver meu som as jams ajudam muito na evolução do fraseado e criação.
Do ponto de vista social ajuda muito a conhecer a galera do forum.
Acho que foi no ano de 2010 que o Marc fazia altas jams. Participei de várias e curti muito.
l

MauricioBahia
Moderador
# out/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marc Snow

Além do que disse:

1) As jams são divertidas.
2) Você se expõe publicamente.
3) Implicitamente, está disposto a aprender.
4) Pode avalia sugestões/críticas de graça.
5) SE OUVE!!!!

Colocando bem em evidência o item (5). Muita gente toca sem se ouvir e isso é quase que "se achar" bonito sem ter um espelho. hehe

Abs

JJJ
Veterano
# out/14
· votar


MauricioBahia

Pois é, né seu Bahia? Tá na hora de V.Sa. também voltar a tocar por essas bandas.

Aliás, aproveitando o ensejo... tocar e cantar. Bem que você podia fazer o vocal de Living Loving Maid, lá nas colaborações, hein? Tá ficando bacana e eu tenho certeza que essa você consegue... hehehe

nanoSlash
Membro Novato
# out/14
· votar


como faço pra participar? foi mal a ignorancia rsrs spu novo aki.

RafaelBernatto
Veterano
# out/14
· votar


Apesar de ser iniciante na guitarra participei da minha primeira Jam ontem.. Achei bem legal.. E é provável que participe de todas as que minha técnica permitir...
Só acho (e isso já deve ter sido debatido no fórum) que seria mais interessante musicalmente o primeiro gravar e os seguintes irem adicionando suas contribuições, ou seja, ouvindo o que foi produzido antes... Daria mais trabalho mas acho que como um todo a Jam soaria bem melhor.. Nessa estrutura de todos gravarem em separado fica meio cada um por si...
Pode ser que eu esteja falando alguma besteira.. mas enfim...

Abç.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Se o cara quiser fazer paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica..., pensar e compor ele faz em qualquer BT.

Ao meu ver, as BTs que limitam mesmo são justamente as que são tipo as do Lelo.


Fodendo isto.

Uma BT "não convencional" vai te OBRIGAR seguir um caminho não convencional. Ela escolhe por ti. É limitador.

Uma BT comum te permite ir pelos dois (três, quatro, cinco...) caminhos. Quem decide é tu.

Jube
Veterano
# out/14
· votar


RafaelBernatto
Apesar de ser iniciante na guitarra participei da minha primeira Jam ontem.. Achei bem legal.. E é provável que participe de todas as que minha técnica permitir...
Só acho (e isso já deve ter sido debatido no fórum) que seria mais interessante musicalmente o primeiro gravar e os seguintes irem adicionando suas contribuições, ou seja, ouvindo o que foi produzido antes... Daria mais trabalho mas acho que como um todo a Jam soaria bem melhor.. Nessa estrutura de todos gravarem em separado fica meio cada um por si...
Pode ser que eu esteja falando alguma besteira.. mas enfim...

Abç.


É que fica meio complicado uma música com 10 guitarras solos.

RafaelBernatto
Veterano
# out/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Jube

Ouvi o resultado de minha primeira participação e retiro o que disse rsrs...
Mesmo nesse formato atual "cada um por si" (Não dá pra ouvir como se fosse uma música... Mas...) o resultado fica muito bom...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o benefício das Jams para os participantes?