A guitarra mágica que abrirá o portal para o mundo dos mega rockstars

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# out/14


Desculpem se o post for inapropriado, mas dada a subjetividade do assunto, pelo menos pelas buscas que eu fiz até há alguns tópicos que tratam de assuntos similares, porém com abordagens diferentes. Por isso achei que vale a pena abrir o tópico. Então vamos lá:

Quem já não ouviu a infame frase "Les Paul é Gibson, se não for, não é Les Paul"?

Pois é, isto abre caminho pra uma série de generalizações e "opiniões formadas", do tipo "ah, esquece, já toquei nessa guitarra e é até bonitinha, mas tem timbre de lata, ou outros blá, blá, blás parecidos". Quantos de nós já não dissemos isso sem plena convicção?

Isto acontece geralmente em se tratando de guitarras baratas. Mas vamos refletir: será que se tocássemos numa guitarra sem termos noção alguma do preço dela, num teste às cegas (ou quase isso), a impressão seria a mesma? até que ponto nossa impressão e aprovação é influenciada pelo preço ou pela marca de um instrumento?

Ou ainda: será que muitas vezes, quando após tocar uma guitarra barata, acabamos soltando algo do tipo "ah, mas falta aquela cor no timbre", ou "a guitarra até que é boa, só que o timbre é meio embolado", não estamos de certa forma sendo influenciados por estigmas criados pelo preço ou pela marca, e nos negamos a aceitar que este instrumento pode sim ser bom e barato. Ou isto é algo inexoravelmente possível?

E muitas vezes, se pensarmos racionalmente, tudo de que precisamos é de uma guitarra para simplesmente tocar num barzinho, num churrasco no final de semana, ou mesmo dentro do nosso próprio quarto.

Bom, a quem teve paciência de ler até aqui eu agradeço. Deixo acima alguns pontos para nossa reflexão, e explico abaixo o motivo de ter criado este tópico:

Um aluno meu tocava com uma guitarra rocky Condor. Bem fraquinha, mas estava mal regulada, e essa guitarra estava atrapalhando ele a progredir. Então derrepente ele aparece na próxima aula com uma Les Paul da Golden. Sinceramente, para uma guitarra na faixa de R$ 500,00 a 600,00, a guitarra me surpreendeu, tanto em tocabilidade, quanto acabamento e até mesmo no timbre.

Sinceramente! não sou endorser de marca alguma e nem tenho porque falar da Golden. Aliás, há alguns anos toquei em uma Les Paul da Golden e não me impressionou em nada. Mas este modelo mais recente me surpreendeu. Tá certo, levando em conta que é uma guitarra de série, mais barata, corpo de basswood (nunca pensei que falaria bem de uma guitarra com corpo de basswood) e que pode ter muita variação dentro da mesma linha, mesmo assim, confesso que eu não esperava um custo x benefício deste nível numa guitarra dessa faixa de preço.

Então, ontem eu estava assistindo o programa Altas Horas e o Pepeu Gomes tocou lá com a banda dele. Então, meio que levei um tapa na cara. Pepeu Gomes tocando com uma Golden Les Paul, a mesma que meu aluno usa. O baixista do Pepeu tocando num baixo Eagle. Poxa! e tome-lhe tapa na cara. E o som? vos digo, muito gostoso de ouvir, valeu cada segundo, e a guitarrinha Golden de forma alguma diminuiu o talento do Pepeu.

Então é isso pessoal, não quero ser o dono da verdade, mas acho que serve para nós nos tornarmos guitarristas melhores (ou pelo menos menos chatos), refletir sobre o fato de que não existe guitarra mágica, "A guitarra" e outras coisas do gênero.

O Ayrton Senna nunca será esquecido por todos nós brasileiros que um dia o assistimos correndo um circuito de fórmula 1, e ele nem sempre correu com o melhor carro da melhor equipe. Porque em se tratando de guitarras que tem muito menos desenvolvimento tecnológico do que os carros de fórmula 1 a estória tem de ser assim tão diferente?

SkyHawk
Membro
# out/14
· votar


Minha primeira guitarra foi uma Golden Les Paul, GSH-570 semi-sólida. Não troco, não empresto e não dou por nada !!!! Adoro a guitarra, essa morre comigo !!!!

Teddy.Picker
Membro Novato
# out/14
· votar


isso ae poow, o que conta são os dedos , a criatividade, eu tenho uma strinberg, é a ovelha negra do FCC , mas eu gosto dela, me julguem

SkyHawk
Membro
# out/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Fiquei curioso e fui procurar o video, basta da em Google em "Pepeu Gomes canta ‘Eu também quero beijar’ no Altas Horas", muito legal ele tá com a Golden mesmo e toda original, inclusive captadores.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Eu sou bem objetivo quanto a isso e minha opinião é simples:

A grande maioria só conseguiria realizar uma distinção no caso de extremos. Por exemplo, ao tocar uma Jennifer ou Tonante, seria perceptível o fato de estar tocando em uma guitarra "ruim". Ao tocar uma PRS, saberia que aquilo que está nas mãos foi feito com o maior cuidado do mundo.

Mas no grande universo que existe entre uma Tonante e uma PRS? Acho muito pouco provável que a distinção seja precisa. Essas guitarras de até 800 reais que muita gente mete pau passariam tranquilamente no crivo dos "experts" em um teste cego e eles não saberiam identificar a margem de preço da guitarra.

Tanto para o som quanto para a tocabilidade. Mas acho que a tocabilidade "entrega" mais a qualidade geral da guitarra. Se é boa ou ruim. Se esse teste cego for feito plugando as concorrentes em um Orange ou Hiwatt top de linha, meua migo, nego vai se arrepiar com timbre de guitarra de 600 conto.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Headstock invertido
Essas guitarras de até 800 reais que muita gente mete pau passariam tranquilamente no crivo dos "experts" em um teste cego e eles não saberiam identificar a margem de preço da guitarra.

Muito bem colocado.Mas acho que a tocabilidade "entrega" mais a qualidade geral da guitarra. Se é boa ou ruim. Se esse teste cego for feito plugando as concorrentes em um Orange ou Hiwatt top de linha, meua migo, nego vai se arrepiar com timbre de guitarra de 600 conto.

Concordo, dois comentários: se o amp é uma porcaria, dificilmente a guitarra mostra todo o seu potencial timbrístico, por melhor que seja, mas em amps bons parece que até as mais fraquinhas produzem um som no mínimo agradável, senão espetacular. Afirmo isso por experiência própria.

Segundo é que depois que nós guitarristas vamos deixando aos poucos de ser cabeça dura, passamos a entender que guitarra é igual a carro em um aspecto: um carro pode até ser bom, mas se estiver todo fudido, desregulado, vira quase uma carroça.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


SkyHawk
Valeu por mencionar o nome da música, tinha esquecido. Vc podia postar por favor o link do vídeo do youtube pro pessoal ver e ouvir o que estamos falando?

Teddy.Picker

o que conta são os dedos , a criatividade, eu tenho uma strinberg, é a ovelha negra do FCC , mas eu gosto dela, me julguem

Tem cara que eu imagino, dado o talento acima da média poderia tirar som até de pedra, kkkk. Mas é isso mesmo, por exemplo, nos anos 70 a qualidade dos equipamentos de gravação provavelmente não alcançava a qualidade dos equipamentos de hoje em dia, mesmo assim os engenheiros de som conseguiam fazer verdadeiras obras primas em termos de produção. Tem de ter um talento envolvido, com certeza.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


rcorts

Esse assunto, de várias formas, já foi bastante discutido por aqui e como quase tudo neste mundo "guitarristíco", acaba indo para o campo subjetivo.

A priori, me desculpem, mas acho que só pode opinar com propriedade, quem têm pelo menos uma década "tocando nos palcos e stúdios da vida" e já passou por Tonantes, Phelpas, Gianninis, Goldens, Tagimas, Ibanez, Fenders, Gibsons, PSRs e por aí segue, nos dois sentidos.

Assim, como infelizmente, muito pouca gente do FCC teve a oportunidade de colocar nas mãos e tocar, uma guitarra de 3 mil dólares para cima, Top Series, Luthiers, Archtops e etc.

Sem dúvida existem guitarras simples, baratas e boas, com timbre e tocabilidade agradáveis.

Ao final, trata-se sempre do que se pode pagar, pelo que se deseja. E saber avaliar esta relação. A maioria das guitarras, baratas ou caras, não são o problema. O problema são seus donos.

JJJ
Veterano
# out/14
· votar


Eu nunca olhei a marca primeiro. Primeiro eu olho a guitarra.

Só pra comprovar: uma vez fiquei em dúvida numa compra entre uma Gibson e uma ilustre desconhecida Applause. Eram outros tempos e não tinha muita opção: era uma ou outra e tinha que ser naquela hora (estava no exterior). Não era uma Gibson 335, Les Paul ou SG, é verdade. Era uma Gibson estranhíssima, pesada pra carvalho e eu não gostei nem um pouco. Fiquei com a Applause... Detalhe: nunca tive uma Gibson, nem antes disso, nem depois.

No entanto, devo confessar que, se fosse hoje, pensaria em outras questões (valor de revenda, "nome", etc...).

Enfim, quanto ao tópico, nenhuma novidade. Existem guitarras "baratas" que, se bem tratadas, reguladas e, eventualmente, com um upgradezinho aqui ou ali, podem ficar muito boas e com um ótimo som.

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


bom, primeiro tenho que trocar as cordas da minha strato squier.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


rcorts

nunca pensei que falaria bem de uma guitarra com corpo de basswood

Ainda bem que essa experiência lhe serviu para se livrar desse pensamento "tacanho", digamos, com relação às guitarras de Basswood. Além disso, algumas guitarras signature que não são nada baratas usam essa madeira. Algumas Ibanez JEM do Steve Vai e a Music Man do John Petrucci são dois belos exemplos.

Essa história de que guitarra em Basswood não é boa é um dos maiores mimimis no meio dos guitarristas, ao lado da velha e enfadonha discussão do "analógico é melhor do que digital" e "valvulado é melhor do que transistorizado".

Ainda bem que existe a possibilidade de se realizar testes reais para desmistificar tudo isso. E é nisso que eu acredito e sempre acreditei. O alerta é que vivemos numa época em que as pessoas definem o que é bom e ruim em termos de equipamento mergulhando no imenso mundo de subjetividade, que é fomentado e patrocinado pelos "formadores de opinião".

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Basswood é uma madeira ótima para a fabricação de guitarras como qualquer outra (mogno, cedro, ash, alder, etc).

O preconceito vem de ser muito abundante. Consequentemente, mais barata. Consequentemente, usada em instrumentos baratos.

Quem sabe um dia lá na frente a disponibilidade de basswood seja reduzida drasticamente e ela passe a ser vista como uma madeira "elite" e cara, assim como o mogno é hoje.

JJJ
Veterano
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
Essa história de que guitarra em Basswood não é boa é um dos maiores mimimis no meio dos guitarristas, ao lado da velha e enfadonha discussão do "analógico é melhor do que digital" e "valvulado é melhor do que transistorizado".

Concordo plenamente e vou até mais longe. Algumas coisas tidas como "abomináveis" hoje em dia podem ter sido usadas em instrumentos razoavelmente decentes em outras épocas. Corpos de compensado, por exemplo. Antes que me xinguem: eu disse "razoavelmente decentes", não tops, ok? hehehe

Só tem um probleminha: como, para muitos, essas coisas são sinônimos de porcaria, as fábricas mais conceituadas acabam evitando. Então, uma guitarra em basswood, hoje, talvez acabe realmente sendo ruim. Não por causa do basswood em si, mas porque o nosso preconceito "jogou" o basswood (e outras madeiras menos badaladas) para o "lixo". O preço baixa, a procura diminui... No fim das contas, quem usa essas madeiras? As fábricas ruins que fazem guitarras ruins... Então a fama acaba se auto-justificando, e vemos comentários do tipo "tá vendo? olha que guitarra horrível! não falei que basswood era uma merda?"... Quando o basswood é o menos culpado na história...

MMI
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Esse assunto, de várias formas, já foi bastante discutido por aqui e como quase tudo neste mundo "guitarristíco", acaba indo para o campo subjetivo.

A priori, me desculpem, mas acho que só pode opinar com propriedade, quem têm pelo menos uma década "tocando nos palcos e stúdios da vida" e já passou por Tonantes, Phelpas, Gianninis, Goldens, Tagimas, Ibanez, Fenders, Gibsons, PSRs e por aí segue, nos dois sentidos.

Assim, como infelizmente, muito pouca gente do FCC teve a oportunidade de colocar nas mãos e tocar, uma guitarra de 3 mil dólares para cima, Top Series, Luthiers, Archtops e etc.

Sem dúvida existem guitarras simples, baratas e boas, com timbre e tocabilidade agradáveis.

Ao final, trata-se sempre do que se pode pagar, pelo que se deseja. E saber avaliar esta relação. A maioria das guitarras, baratas ou caras, não são o problema. O problema são seus donos.

Exatamente.

É impressionante como o pessoal tem opinião formada e conhece tão bem o que nunca viu na frente. Há pouco teve uma pesquisa rolando que tinha questões sobre guitarras vintage e todo mundo tinha opinião - queriam até redefinir o termo. kkkkkkk


renatocaster

Ainda bem que essa experiência lhe serviu para se livrar desse pensamento "tacanho", digamos, com relação às guitarras de Basswood. Além disso, algumas guitarras signature que não são nada baratas usam essa madeira. Algumas Ibanez JEM do Steve Vai e a Music Man do John Petrucci são dois belos exemplos.

Exato. Acrescento mais uma: a Wolfgang do EVH, que já tive uma da Peavey e era uma p... duma guitarra. Algumas das novas EVH Wolfgang (feitas pela Fender) também são dessa madeira. É uma madeira oferecida pela Suhr.

Essa história de que guitarra em Basswood não é boa é um dos maiores mimimis no meio dos guitarristas, ao lado da velha e enfadonha discussão do "analógico é melhor do que digital" e "valvulado é melhor do que transistorizado".

Acho que o mimimi do basswood é triste...

Natanael_DM
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
O Tom Anderson também é chegado em basswood.
E não precisa nem falar do nível de guita que o cara produz.

o/

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


A muito tempo concluí que hoje, dentro do mínimo (entenda-se corpo em madeira, ferragens estáveis etc), qualquer guitarra é usável.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Somos dois.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


MMI
JJJ
Headstock invertido
Natanael_DM

Pois é, não existe demérito algum um instrumento ser construído em Basswood. O que existe é um instrumento mal construído que vai ser ruim seja qual for a madeira utilizada.

Sobre a guitarra Golden em questão citada pelo rcorts no tópico, já não é de hoje que ouço elogios dela. Nunca toquei, mas não duvido das opiniões positivas. O que de certa forma é muito gratificante, pois o que eu me lembro das guitarras Golden fabricadas principalmente na década de 90...aí sim era sinônimo de guitarra "ruim", mal construída, mal acabada...

O curioso disso tudo é que provavelmente as guitarras Golden mais antigas usavam o Basswood, assim como é usado atualmente, só que agora num instrumento muito melhor construído e melhor acabado. Para mim, é aí é que está a diferença.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Poxa, não esperava tantas respostas no tópico. Primeiramente, muito obrigado pelos comentários.

Quanto à questão do basswood, gostaria de deixar claro que não é preconceito com a madeira em si, pois várias guitarras top de linha utilizam basswood no corpo e eu sou ciente disso. Mas sim um gosto pessoal meu. No geral as guitarras de corpo de basswood que eu já tive a chance de tocar ou mesmo ouvir, não me agradaram, mas reforçando, apenas gosto pessoal.

Essa Golden que eu citei, foi a primeira guitarra com corpo de basswood na qual eu toquei (das mais baratas, já que não toquei nessas top como Ibanez Prestige e etc...) que me agradou de verdade, e nisto estou sendo bem sincero.

Mas enfim, nem vou retroalimentar a discussão sobre o basswood, pois não foi esse o objetivo do tópico, e vale dizer que as opiniões que vocês deixaram acima sobre basswood foram todas muito sensatas.

A questão que eu quis levantar mesmo é a respeito da nossa própria honestidade e humildade quando avaliamos um instrumento. É isso que eu quero colocar em cheque. Independente do modelo, preço ou marca, penso que muitas vezes nós alimentamos nossa GAS, na maioria das vezes por equipamentos caríssimos e que para adquirirmos o custo vai além do próprio capital, como por exemplo deixarmos de gastar com coisas mais essenciais para adquirir "Aquela guitarra", ou "aquele pedal". E o pior é que esse comportamento e visão de mundo acaba geralmente corrompendo a galerinha que está começando a tocar guitarra e frequentar fóruns.

Muitas vezes por conta desse tipo de preconceito, acabamos mais dificultando a vida de quem está começando a tocar guitarra agora do que ajudando, criando ansiedade e coisa e tal. Só isso.

Como disse o Lelo Mig acima, e cito pois concordei plenamente:

"Ao final, trata-se sempre do que se pode pagar, pelo que se deseja. E saber avaliar esta relação. A maioria das guitarras, baratas ou caras, não são o problema. O problema são seus donos."

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

O curioso disso tudo é que provavelmente as guitarras Golden mais antigas usavam o Basswood, assim como é usado atualmente, só que agora num instrumento muito melhor construído e melhor acabado. Para mim, é aí é que está a diferença.

Pois é, quando toquei essa guitarra pensei a mesma coisa. O que deve ter mudado foi alguma linha de gestão dentro da marca, uma filosofia de marketing diferente, mais preocupada em oferecer um produto de maior qualidade para um segmento de mercado com menor poder aquisitivo, ou talvez com menos disposição de gastar muito dinheiro numa guitarra.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

O povo confunde um pouco, gostar, simpatizar, ter afinidade com "conhecimento de causa"!

Pode reparar, você não verá comentários meus, especulando detalhes técnicos em tópicos sobre Semi Acústicas. Nem mesmo em tópicos de Les Pauls eu escrevo nada sério. Já toquei nelas? Já, mais de uma vez! Conheço-as? Não! Nunca tive uma.

Tive Stratos, SGs, Supersonic, Telecaster... nestes modelos dou meus pitacos!

Uma Les Paul é um de meus desejos, que ainda realizarei, no tempo certo. E detalhe: GIBSON Les Paul!! Ahh mais a Les Paul da marca X, ou do luthier Y é melhor. Não importa, é desejo, é fantasia, é fetiche, têm de ser GIBSON!!

Não será uma guitarra para trabalho... nem com guitarra eu trabalho mais. Então "o que posso ter x o que desejo ter" se torna muito pessoal, consequentemente, subjetivo!

SkyHawk
Membro
# out/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Não consegui postar o link porque não consegui copiar no site da Globo, mas está muito fácil achar. No google faz a pesquisa como falei e nas ferramentas de pesquisa escolhe: "na última semana" !!! Vai aparecer de primeira.

Eu comecei com essa minha Golden GSH570, já fiz vários posts aqui elogiando a guitarra. Hoje tenho outros instrumentos, vários considerados "Tops" (apesar de não gostar nem um pouco dessa expressão), inclusive Les Paul Gibson e Fender Custom Shop, e continuo amando a Golden. Sempre mantive ela regulada, cordas novas, recentemente fiz um ajuste nos trastes (toco tanto nela que já estava merecendo), e fiz uma experiência com um set de captadores GFS Dream 90 (um tipo de P90 em formato de humbucker) ficou um show !!!! Perdi um pouco do peso original dos humbuckers Wilkinson, mas esse timbre eu tenho na Gibson e na Epiphone ES-335 Dot Royale, e ganhei uma guitarra com um clean lindo e um drive bem legal !!!

Só posso dizer que essa guitarra é muito bonita e muito bem acabada, a minha é com corpo em mogno em 3 peças, tampo em maple (me parece um tampo mesmo, mas se for só uma folha não tô nem aí pois é muito bonito e o som é muito bom !!!). Todo o hardware é Wilkinson, é dourado e nem um sinal de oxidação ou perda de brilho já depois de alguns anos !!!

rcorts
Veterano
# out/14 · Editado por: rcorts
· votar


Lelo Mig
Uma Les Paul é um de meus desejos, que ainda realizarei, no tempo certo. E detalhe: GIBSON Les Paul!! Ahh mais a Les Paul da marca X, ou do luthier Y é melhor. Não importa, é desejo, é fantasia, é fetiche, têm de ser GIBSON!!

Meu caro, não sei se quando você usou a expressão "o povo", se referiu a mim. Mas se foi, gostaria de esclarecer que não estou afirmando ter conhecimento de causa ou algo do tipo. Estou apenas propondo uma discussão saudável com espaço aberto para todos aqui manifestarem suas opiniões (de forma decente e respeitosa, se possível). Deixei claro desde o início que se tratam de opiniões subjetivas. Tem algum mal nisso?

E a questão central é: será que muitas vezes não avaliamos uma guitarra negativamente apenas pelo preço marca?

Ou seja, não tem nada a ver com crítica a quem quer adquirir a guitarra da marca tal ou qual, muito menos à marca x ou y. Se você entendeu assim, me perdoe, mas faltou interpretação quanto ao que eu coloquei. Não disse em momento algum que o cara deve abrir mão do sonho da Gibson para comprar qualquer outra LP. Eu por exemplo, tenho um sonho de adquirir um violão clássico de luthier modelo Hauser. Pesquise e verá que os mais baratos são caríssimos. No entanto, acho que eu posso ter uma postura de humildade e assumir que um violão Eagle de 300 a 400 reais serve pra eu tocar várias coisas que gosto no conforto da minha casa ou numa roda de amigos, inclusive algumas coisas de clássico que eu estou estudando (lógico que não pretendo ir para salas de concerto com um violão Eagle)

A discussão foi direcionada a injustiça que muitas vezes cometemos com os instrumentos baratos, quando os avaliamos por preço e marca, em vez de avaliarmos por nossas mãos e ouvidos. Afinal, se não formos capazes de fazer isto, melhor nos tornarmos pedreiros, kkkk. É lógico que tem muita coisa barata também que só serve pra atrapalhar o desenvolvimento dos estudantes de música, a mensagem que eu tentei passar é que hoje em dia, não dá para fazer generalizações a respeito de nada.

Aqui no fórum de uma forma geral não ganhamos dinheiro. Se tem algum benefício de estar aqui é apenas poder debater com pessoas com interesses comuns temas de interesse comuns. Tem certos momentos em que aqui no FCC parece que prevalece a lei do: "podemos discutir absolutamente sobre tudo, desde que seja tudo que eu queira". O cara ganha uma medalhinha virtual e já acha que pode demitir todo mundo.

Ha ha, seria triste se não fosse hilário.

MMI
Veterano
# out/14 · Editado por: MMI
· votar


rcorts

A questão que eu quis levantar mesmo é a respeito da nossa própria honestidade e humildade quando avaliamos um instrumento. É isso que eu quero colocar em cheque. Independente do modelo, preço ou marca, penso que muitas vezes nós alimentamos nossa GAS, na maioria das vezes por equipamentos caríssimos e que para adquirirmos o custo vai além do próprio capital, como por exemplo deixarmos de gastar com coisas mais essenciais para adquirir "Aquela guitarra", ou "aquele pedal". E o pior é que esse comportamento e visão de mundo acaba geralmente corrompendo a galerinha que está começando a tocar guitarra e frequentar fóruns.

Não vejo assim. Existe uma frase comum entres os gringos: you get what you pay for. Não vejo nenhuma falta de honestidade nem de humildade nisso e (me desculpe) acho deselegante "colocar isso em cheque". Essa não é uma regra absoluta, não quer dizer que obrigatoriamente uma Gibson tem que ser melhor que essa Golden, mas em linhas gerais funciona bem.

O nível desses instrumentos chineses baratos tem melhorado, acho indiscutível. Mas acho uma bobagem muito grande comparar com boas Les Paul.

Devo acrescentar: jamais deixei de gastar com coisas mais essenciais para gastar com equipamentos musicais. Jamais.

MMI
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Entendo. Te dou razão.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


MMI
Essa não é uma regra absoluta, não quer dizer que obrigatoriamente uma Gibson tem que ser melhor que essa Golden, mas em linhas gerais funciona bem.

Tens razão, mas em que momento eu estou fazendo comparação entre guitarras? nem foi esse o motivo do tópico.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


MMI

Sem falar que esse negócio de ficar comparando guitarras, ainda mais entre linhas de fabricação de dois extremos, só se for coisa de idiota mesmo.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


SkyHawk

Achei o link, segue aí:

http://globotv.globo.com/rede-globo/altas-horas/v/pepeu-gomes-canta-eu -tambem-quero-beijar-no-altas-horas/3675232/

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rcorts

Cara, você me entendeu mal...foi até um pouco agressivo. Mas, tá tudo de boa, no escrito as vezes interpretamos mal e nos expressamos mal, e se algo que eu disse pareceu arrogante, me desculpo.

Contudo, se ler minha primeira postagem, irá perceber que em momento algum falo mal de uma guitarra barata. Apenas entramos numa questão, eu e o MMI, em que em muitas situações opinamos sobre algo que não conhecemos à fundo.

Então, resumindo:

1- Acho que uma guitarra "barata" pode ser extremamente eficiente. Mas temos que entender que "grifes" para o bem e para o mal, existem em todos os produtos e costumam pesar no preço final dos mesmos. Aí entra a subjetividade, eu, por exemplo, não pago 30% à mais em um tênis ou calça de grife, porque não estou nem aí para tênis ou calças. Mas pago numa grife de guitarra, porque para mim a tradição de algumas marcas pesa muito.

2- Sobre a Golden em questão, nada a dizer, nunca tive uma e as que toquei, antigas, eram ruins.

Em tempo: Nunca falarei mal de guitarras por seu preço, até porque, já tive cada guitarra, amigo, que se você visse na época, me dava uma esmola!

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Não esquenta cara. A discussão só descambou pra outro lado que não teve nada a ver com a proposta inicial que eu coloquei. De forma alguma eu viria aqui querer dizer que Golden é melhor que Gibson, ainda mais sem ter tocado numa Gibson.

Eu toquei em umas Goldens LP antigas também que eram bem fraquinhas, mas esse modelo novo, como o Sky hawk que tem uma falou, melhorou consideravelmente e é uma guitarra muito decente, o que não significa que seja "alternativa" para Gibson. Isso é mesmo uma grande besteira (uma guitarra se alternativa para outra). Se o cara quer Gibson tem que comprar uma Gibson, pois outra marca pode até atender o tocador, mas não vai satisfazer a porção emotiva envolvida na compra.

O foco central da minha mensagem (diga-se, de toda essa balbúrdia), é que devemos ser menos preconceituosos antes de julgar instrumentos e equipamentos só com base em preço ou marca (a exemplo de uns pedais Joyo, baratos e que me agradaram bastante) etc... mas não tem nada de comparação envolvido nisso, ok!

Só quis citar o exemplo do Pepeu tocando com a Golden LP pois é um nome de respeito dentro da música brasileira e raramente se vê artistas usando instrumentos baratos (principalmente na TV) e o grande lance é que eu achei muita humildade e mesmo auto confiança na postura do cara. Achei que seria um bom ponto para reflexão.

Mas tranquilo, sem mágoas.

Vou só esperar para ver se alguém quer falar mais alguma coisa antes de fechar o tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra mágica que abrirá o portal para o mundo dos mega rockstars