Compartilhando minha experiência ao trazer guita do exterior + pedindo sugestão

Autor Mensagem
emiliomiguel
Veterano
# set/14


Trouxe uma guitarra do México, e quero uma ajuda de vcs para as próximas :) Foi assim:

1) Na loja: pedi uma fatura no meu nome, para depois tentar obter estorno de IVA, que lá é de 15%. Para a viagem comprei um bag que dispensa qualquer hardcase (lá, instrumentos e acessórios são muito mais baratos);

2) Checkin / Despachar: no checkin a moça falou que não havia problema ao legar a guitarra como bagagem de mão. Eu li num tópico aqui que alguém uma vez guardou a guita no compartimento de ternos do avião. Para entrar na sala de embarque, passei pelo scanner mas ninguém falou nada da guitarra.

3) Embarcar no avião: Tive que falar com três pessoas para evitar ficar sentado por 9 horas com uma guitarra entre as pernas. na terceira pessoa eu que tive que sugerir o compartimento de ternos, e foi assim que ela foi...

4) Aduana: realmente foi extremamente simples, eu fui na fila de nada a declarar e segui andando até sair da sala de desembarque, ninguém me parou e tampouco passei minha bagagem por algum scanner ou revisão. não sei se foi sorte ou se é assim mesmo...

5) Em casa: antes de viajar eu não me dei o trabalho de regular nem nada, pq normalmente perde a afinação em voos. Não notei nenhum empenamento muito grave, preciso levar num luthier, como qualquer guitarra nova que acaba de ser comprada.

É isso, agora queria a ajuda de vocês com o seguinte: semana que vem to voltando pra lá ficar outros três meses, e como a diferença de preços é absurda (750 reais numa Ibanez RG350, a que eu trouxe; o mesmo preço também numa Viva Gold II), queria ver de enviar umas guitarras para cá e depois vender, mas não sei bem que marcas comprar. Busco algum modelo específico de Fender Stratocaster, ou outras?

Valeu :D

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


emiliomiguel
Começou bem mas escorregou feio no final !!! Parabéns pela guitarra mas esse negócio de trazer para vender é contabando !!!! Falei !!!!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


emiliomiguel

Trazer pra vender, assim na dura, de "caso pensado", concordo com o SkyHawk... Isso tem nome: contrabando. E é crime...

É diferente de você comprar uma coisa pra você, usar um tempo, encher o saco e vender usado, por exemplo (mas não sou advogado... não sei a "extensão" dessa diferença).

Quanto ao resto:

Nem sempre vão te deixar entrar no avião com a guitarra. Depende do aeroporto, do país, da companhia aérea e, em países com legislação pouco clara, do humor de quem estiver do outro lado do balcão.

Se você tiver que despachar como bagagem, um bag é perigoso...

Passar na alfândega aqui, também é sorte. Às vezes passa, às vezes não. Pelo menos quanto aos valores, a lei é clara: via aérea são 500 dólares por pessoa, sem possibilidade de juntar cotas. Passou disso, tem que pagar 50% sobre o excedente (se entrar na fila para declarar), Se quiser dar uma de João-sem-braço e tentar passar sem pagar e te pegarem, a taxa dobra (100% sobre o excedente). Quase certeza que as mercadorias OBVIAMENTE destinadas à comercialização (100 encordoamentos, por exemplo) é apreensão, sem choro nem vela.

emiliomiguel
Veterano
# set/14
· votar


Valeu pelas respostas. De fato a guitarra que eu comprei e trouxe dessa vez é pra mim, e pensei em trazer outras depois. Realmente essa parte não estava muito clara para mim quanto a quantidades e valores, obrigado :)

ogner
Veterano
# set/14
· votar


emiliomiguel
Vc chegou em qual aeroporto/cidade?

emiliomiguel
Veterano
# set/14
· votar


fui de aeroméxico de cidade do méxico até guarulhos. depois peguei um voo da gol de guarulhos até londrina. no segundo voo eu tambem levei como bagagem de mão.

Filippo14
Veterano
# set/14
· votar


emiliomiguel

De guarulhos até londrina é vôo interno, não faz sentido alguém olhar para a guitarra. Aliás, parabéns pela guitarra.

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


emiliomiguel
Desculpa ter sido duro no meu comentário, mas foi para o bem. Sempre que viajo trago 1 instrumento, assim já foram vários, mas sempre para uso pessoal. Nunca vendi nenhum !!! Qual seria a diferença de trazer um e vender, voltar lá trazer mais um e vender, etc, etc, etc ???? O conceito e o enfoque comercial é o que caracteriza o contrabando, a diferença é que o segundo caso é crime.

O controle alfandegário hoje não está nem aí para quantos dolares vc gastou, mas estão totalmente determinados a coibir a entrada de mercadoria para revenda, ou seja, barrar sacoleiros de todas as espécies independentemente do valor.

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Carai, mano... se a diferença de preços é tão "brutal" pq não trouxe uma Fender de uma vez???

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Ops... só pra corrigir meu post acima, agora que vi qual era a guitarra que trouxe. Pensei que era uma daquelas mais simples quando vi o preço.
Malz aí...

Boa sorte com a muambagem!!! hehehehehe

rafael_cpu
Veterano
# set/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar


SkyHawk
emiliomiguel
Desculpa ter sido duro no meu comentário, mas foi para o bem. Sempre que viajo trago 1 instrumento, assim já foram vários, mas sempre para uso pessoal. Nunca vendi nenhum !!! Qual seria a diferença de trazer um e vender, voltar lá trazer mais um e vender, etc, etc, etc ???? O conceito e o enfoque comercial é o que caracteriza o contrabando, a diferença é que o segundo caso é crime.



Então, amigo SkyHawk, não é bem assim...
Não se trata de contrabando (porque a mercadoria não é proibida), mas de descaminho (iludir o imposto devido pela entrada de mercadoria).
E a sua conduta também se enquadra no mesmo tipo penal (descaminho), ainda que não traga com intuito de comercialização.
:-)

T+

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


rafael_cpu
Não se trata de contrabando (porque a mercadoria não é proibida), mas de descaminho (iludir o imposto devido pela entrada de mercadoria).

Vivendo e aprendendo...

Então o nome "contrabando" é só quando a mercadoria é proibida? Não sabia.

Então trazer 300 jogos de corda "na cueca" com destinação obviamente comercial seria um "descaminho"?

E uma guitarra pra uso pessoal, a mesma coisa??? Explica melhor isso, amigo...

E a "Fender" pra vender? Já que a Fender tem distribuidor exclusivo aqui (infelizmente), também não seria "proibido" (portanto contrabando) trazer uma Fender pra vender?

Essas questões legais intrincadas me fundem a cabeça... Jamais seria advogado! rs

Lelo Mig
Membro
# set/14
· votar


JJJ

"Explica melhor isso, amigo..."

Essa confusão é normal, muito por conta da imprensa, que chama tudo de contrabando.

A diferença está no fato de que o descaminho têm características somente tributárias e pode ser sanado com o pagamento ou recolhimento do imposto, já o contrabando é crime conjunto de ordem penal e tributária inafiançável de produtos proibidos.

Se alguém traz uma televisão ou filmadora do Paraguai sem pagar os tributos devidos, o crime é descaminho. Se alguém traz cigarros (produto cuja importação é proibida pela lei brasileira) ou armas e munições (produtos que só podem ser importados sob autorização), o crime é de contrabando. As famosas sacoleiras não cometem o crime de contrabando, mas sim descaminho.

renatocaster
Moderador
# set/14
· votar


Vivendo e aprendendo...(2)

Lelo Mig
rafael_cpu

Também não sabia dessa diferença entre descaminho e contrabando. Para mim, era tudo contrabando também e ponto final, rsrsrsrs. Excelente explanação, amigos!

-Paul Gilbert-
Membro Novato
# set/14
· votar


Eu trouxe uma guitarra dos EUA e tomei no C%.

Fui parado pela polícia no aeroporto de Guarulhos e o cara me taxou sem dó. Todos os meus dons xavequísticos foram inúteis, hahaha.

Também, o cara deve ouvir xaveco o dia inteiro por causa das muambas.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


-Paul Gilbert-

Você tentou passar na dura, como "nada a declarar"?

strinbergshredder
Veterano
# set/14
· votar


-Paul Gilbert-
Foi a tua fireman q deu problema Adamo?

-Paul Gilbert-
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ
Você tentou passar na dura, como "nada a declarar"?

Foi, e eu já imaginava que ia me foder. Tanto que minha mulher passou com as malas cheia de muamba e eu passei com a guitarra e uma mala de roupa suja.

Tomei no c*.

strinbergshredder
Foi sim maninho, hahaha.

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


-Paul Gilbert-

É... essa guitarra custa o quê, uns 900, mil dólares?

Supondo 900. Seriam 400 além da cota. Portanto, 50% de imposto = 200 dólares.

Sairia 900+200 = 1100 dólares (se você tivesse ido direto na fila "a declarar").

Como você não foi, suponho que tenham te cobrado o imposto em dobro, correto?

900+400 = 1300 dólares. Acertei?

Bom... não sei quanto sairia por aqui (procurei no ML e não achei, nem em lojas), mas ainda assim, você saiu no lucro, acho...

-Paul Gilbert-
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ

Pior que não, ele me cobrou só os 50% além da cota.

Foram 900 dólares mesmo o valor da guitarra.

E sim, saí no lucro... 1 mês depois essa guitarra apareceu na Made In Brazil por APENAS 5 mil reais. Hoje você já acha por 3 mil e uns quebrados.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


-Paul Gilbert-

Então você se deu MUITO bem, porque o cara te cobrou "apenas" o que cobrariam se você tivesse entrado na fila certa... Se o cara quisesse te ferrar, ia cobrar em dobro.

MMI
Veterano
# set/14 · Editado por: MMI
· votar


Eu conhecia a diferença de contrabando e descaminho. Por isso acho melhor chamar de "muamba". kkkkkk

Aí, seus muambeiros, a festa está ficando cada vez mais difícil. Pensem bem...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1521922-receita-vai-apert ar-o-cerco-nos-aeroportos-a-partir-de-2015.shtml

EduJazz
Veterano
# out/14
· votar


Eu acabei de sair da aduana em Brasília com um amp (acabei mesmo, ainda estou no aeroporto) e a receita nem tchum.

Tudo bem que o imposto seria mínimo, mas serve pra ilustrar o fato de que sempre depende de sorte.

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


EduJazz
mas serve pra ilustrar o fato de que sempre depende de sorte.
Ou da cara do cidadão... quando estava entrando em Hong Kong, o cara me viu lá de longe e foi só esperando eu chegar pra me passar no raio-x... hehehehehe
Deve ter pensado... "ou é brasileiro, ou é bolívia, ou os dois!"
kkkkkkkkkkkkkk

vintagentleman
Veterano
# out/14 · Editado por: vintagentleman
· votar


Pessoal,

Esse negócio de ser parado em fiscalizações policiais em geral, tem muito a ver com a atitude do "suspeito". Em geral vale a máxima "quem não deve, não teme" e "fica tranquilo".

Cara que já chega preocupado, cuidando geral, suando, gaguejando... Está estranho e merece um cuidado especial.

Isso aí vale pra tudo: falta de habilitação, contrabando, descaminho, tráfico, terrorismo etc.

Depois de um tempo no serviço, o policial ou fiscal fica adestrado (esse é o termo), com o olhar acostumado a pegar esse tipo de alteração. De longe já dá para ver.

Os policiais americanos usam uma expressão interessante, "red flag", para esses casos suspeitos.

Fora isso são utilizados outros critérios também, por amostragem, aleatórios, denúncias etc.

Muitos já devem ter visto em aeroportos do exterior o tal botão. Todo mundo aperta. Se acender luz verde passa. Se acender vermelha, pente fino.

As polícias e fiscalizações em geral podem ter deficiências. Mas seus agentes não são burros.

EduJazz
Veterano
# out/14
· votar


Will Bejar
vintagentleman

Na minha experiência de hoje (sei que não é a regra) não teve isso da "atitude " do cidadão. Simplesmente não havia fiscalização, isso pq se tratava de vôo oriundo do Panamá (onde, todos sabem, é feita conexão de vôos vindos dos EUA).

Sei que foi a mais pura sorte!

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


vintagentleman

Mas o problema é que quando vc está errado, fica difícil não expressar, fazer aquela cara de culpado, hehehe. Acho que só psicopatas que possuem essa habilidade, de saber que está fazendo merda e ainda sim conseguir agir naturalmente.

vintagentleman
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

Mas o problema é que quando vc está errado, fica difícil não expressar, fazer aquela cara de culpado, hehehe. Acho que só psicopatas que possuem essa habilidade, de saber que está fazendo merda e ainda sim conseguir agir naturalmente.


Não Renato. Tem gente que mente bem e engana até mesmo polícia, padre e psicólogo, sem ser psicopata. Vou lhe dar um exemplo concreto: estelionatários "bem sucedidos", os que conseguiram aplicar grandes golpes, ganhando muito dinheiro, são assim.
Outro exemplo: bons atores.

Outra coisa: pessoas normais podem se condicionar a mentir bem e dissimular reações corporais naturais, como medo ou tensão. Há técnicas para isso, mas aqui acho que só convém informar que isso existe mesmo.

elchapa
Veterano
# out/14
· votar


emiliomiguel
Fala man!

Cara eu trouxe a minha assim como você, da mesma forma. A diferença é que eu declarei sim.

Quanod é para você, vale a pena arriscar e ir na fila do nada declarar. Uma guita só, da nada.

Agora fazer isso com a intenção de ganhar uma grana, é crime. E a pena não é essas moleza de 6 meses e multa não, é 5 anos de cana filhote.

Além disso, dessa vez vc não vai ter só uma guita, terá várias pra tentar vender, é muito mais arriscado e chama muito mais atenção.

Portanto, se eu fosse vc, faria isso somente com pedais, que dá pra maquiar que é seu, pq todo guitarrista tem 700 pedais, e ainda não chama tanto atenção.

Abraço!

vintagentleman
Veterano
# out/14
· votar


elchapa

Portanto, se eu fosse vc, faria isso somente com pedais, que dá pra maquiar que é seu, pq todo guitarrista tem 700 pedais, e ainda não chama tanto atenção.


Sinceramente. Se o cara tem condição de viajar para fora e ainda fazer compras, com certeza tem condição de pagar por estudo de qualidade.

Portanto, se eu fosse você, parava de dar esse tipo de conselho rsrs. Se eu fosse ele, iria estudar para me qualificar e arrumar um trabalho mais digno que muambeiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhando minha experiência ao trazer guita do exterior + pedindo sugestão