Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Proxima Aquisição - Lespaul Luthier João Cassias !

      Autor Mensagem
      boblau
      Veterano
      # 07/ago/18 09:10
      · votar


      flavio guitar

      o Cassias é Strateiro nato... se tem uma coisa que ele entende é como tirar som desses paus com cordas.

      Parabéns pela aquisição e aproveite muito esta guitarra, pois pode ser que no mundo vc encontre uma igual, melhor não.

      Certa vez ele me contou qual foi a forma e o momento onde ele achou a fórmula para o som de Strato. Não dá para descrever aqui não.

      Rochaff

      Segundo ele, vai parar sim. Os instrumentos acústicos são para ele um desafio e um mercado mais atraente. A facilidade dele se distanciar da concorrência no mercado acústico é muito maior, do que ficar tentando quebrar o paradigma Fender/Gibson na cabeça de guitarrista. Ele está correto e eu, no que pude, apoiei a decisão dele.

      JJJ
      Veterano
      # 07/ago/18 10:24
      · votar


      boblau
      a fórmula para o som de Strato

      Eu concordo que existe um estereótipo de som de Strato, mas eu tenho 4 Stratos e cada uma tem um som diferente... e só uma delas tem (tinha, na verdade) um som que eu classificaria como ruim.

      Buja
      Veterano
      # 07/ago/18 11:29
      · votar


      Eu mudei meu conceito com formula de som de strato, ou de qualquer guitarra.

      Desde que a guitarra seja bem construida/montada, e tenho componentes razoaveis, é so plugar num amp razoavel tambem ,equalizar direito, e tocar direito, que o som sai. Sai som de menphis, sai som de fender.

      Claro que existe o iemanjar dos deuses ai, que so luthiers muito experientes conseguem fazer...
      mas pra 99% da massa, qualquer strato bem reguladinha, num amp joinha, tocado por um bom guitarrista, faz um som como qualquer fender, qualquer suhr, qualquer masterbuilt faria. Desencanei dessa...

      Bom, essa é so minha opiniao.

      JJJ
      Veterano
      # 07/ago/18 12:00
      · votar


      Buja

      O problema é que a soma das coisas não é matemática. O "bom captador" na "boa elétrica" na "guitarra bem regulada" ligada no "ampli legal" pode dar caldo ou não. Aliás, por isso que eu fuço tanto aqui e acabei tendo mais guitarras que o necessário! Eu vou trocando, mexendo, fazendo upgrade... até o som ficar legal. Nessa, quando olho, tem 4 stratos aqui! kkkkkkkk

      Mas agora, cada uma está equilibrada, com o seu som (exceto uma, que ainda estou mexendo). Foi uma trocação de peça danada pra chegar nisso...

      boblau
      Veterano
      # 07/ago/18 12:41 · Editado por: boblau
      · votar


      JJJ
      Eu concordo que existe um estereótipo de som de Strato, mas eu tenho 4 Stratos e cada uma tem um som diferente... e só uma delas tem (tinha, na verdade) um som que eu classificaria como ruim.

      Buja

      Claro que existe o iemanjar dos deuses ai, que so luthiers muito experientes conseguem fazer...
      mas pra 99% da massa, qualquer strato bem reguladinha, num amp joinha, tocado por um bom guitarrista, faz um som como qualquer fender, qualquer suhr, qualquer masterbuilt faria. Desencanei dessa...


      É exatamente por isso que o Cassias desistiu de fazer guitarras de corpo sólido. Se dá para fazer um som legal, aceitável, com diferenças pouco perceptíveis com uma guitarra de R$ 500,00 "reguladinha", por que um público grande o suficiente para manter uma linha de produção se prestaria a pagar muito mais caro por uma guitarra "melhor" e sem o logo no headstock?

      Já nos instrumentos acústicos a coisa é muito diferente mesmo. O headstock é uma das coisas que menos se olha (aliás a maioria dos instrumentos acústicos nem marca visível ostenta no instrumento).

      MatheusMX
      Veterano
      # 07/ago/18 13:43
      · votar


      boblau
      Certa vez ele me contou qual foi a forma e o momento onde ele achou a fórmula para o som de Strato. Não dá para descrever aqui não.

      Quando vc diz fórmula, está dizendo num contexto de regulagem e ajuste, ou da construção e componentes do instrumento?

      boblau
      Veterano
      # 07/ago/18 14:28
      · votar


      MatheusMX

      ele me disse que não conseguia chegar de jeito nenhum no som de uma Strato (seja lá o que isto pode significar para todos). Então ele começou a fazer várias experiências envolvendo captadores/elétrica/pontes/tarracha/nuts/trastes/cortes de madeira/junções/cordas/tensores/molas/regulagens/ajustes e muitos outros detalhes e não chegava. De repente, já bastante desanimado, ele conseguiu. Segundo ele, isto consumiu muitas horas e frustrações. Mas não dá para contar como foi. Tem que conversar com ele mesmo.

      Mas ele tem várias histórias como essa. O cara é uma enciclopédia, apesar da pouca idade.

      MMI
      Veterano
      # 07/ago/18 15:31
      · votar


      Parabéns, flavio guitar. Tenho certeza que é um instrumento do mais alto nível. Como disseram, nenhum outro fabricante pode dizer que faz melhor, igual eu posso acreditar.

      Eu tenho conversado muito com o João Cassias ultimamente, hoje mesmo falei com ele. Há um tempo também soube dos planos de parar com guitarras sólidas e achei a decisão mais acertada que ele poderia tomar mesmo, tanto que rumou para este caminho. Uma pessoa com a formação dele, os princípios e objetivos, não tem muito sentido em batalhar neste setor. Até porque ele está com mais de 1 ano da sua capacidade produtiva de archtops e violões contratada, neste ponto é melhor se concentrar no seu grande diferencial. Até porque, vale citar pelo mérito, o outro bom fabricante de archtops daqui, o R Gomes, depois de estagiar 3 meses com o Dan Erlewine, estava de mudança (mudou já?) para os EUA onde é o primeiro brasileiro contratado na Benedetto.

      Sou extremamente grato por ter como amigos o João e os meninos da Dunamiz, que aliás as 2 guitarras que tenho deles (Cassias e Dunamiz), tem referências das 2 luthierias em cada uma delas. Nisso pude acrescentar um pouco no desenvolvimento e ideias dos produtos deles. O segredo da strato do João Cassias eu não sei tão a fundo, conversei bastante com ele e sei alguma coisa dessa trilha que o boblau citou. Sei mais detalhes e minúcias do desenvolvimento da strato da Dunamiz, um trabalho incrível e impressionante, que há poucos meses foi aprimorado de novo. Posso dizer que são muitas horas, muitas frustrações, muito estudo, aproveitaram muitas oportunidades para desenvolverem uma visão crítica e diferenciada para hoje terem padrões para strato 50`s, 60`s e CBS cada uma com sua nuance. Foram baseadas em conceitos e medidas de algumas guitarras originais que puderam estudar a fundo, vendo qualidades de cada uma para atingir os resultados. Até por conta disso, o João Cassias hoje recomenda a Dunamiz para quem o procura para uma Les Paul ou strato.

      MatheusMX
      Veterano
      # 07/ago/18 15:58
      · votar


      boblau
      MMI
      Com certeza o know-how que esses caras tem é absurdo.
      Só de imaginar a quantidade de guitarras de ponta que já passou pelas mãos deles, de combinações de componentes, ajustes, etc... é coisa de louco.
      O grande desafio que vejo nos acústicos é que nada é tão simples como numa strato, que vc tem opção de ficar trocando e testando vários componentes apenas desparafusando.
      Num acústico, até descobrir que o que não está legal é o tampo, o cavalete, o braço, já se foi um projeto inteiro.

      EduJazz
      Veterano
      # 07/ago/18 16:00
      · votar


      MatheusMX

      Isso é verdade... na strato e nas demais dá pra, na medida do possível, "refazer". No acústico meu parceiro... na maioria das vezes não dá.

      Eu só tenho a parabenizar o flavio guitar. O Cassias é muito bacana, pude conversar com ele recentemente sobre um projeto que, por agora, não pôde, infelizmente, ir pra frente. O cara entende MUITO, e é extremamente acessível.

      Só uma coisa: CADÊ AS FOTOS, MEU CONSAGRADO?

      MMI
      Veterano
      # 07/ago/18 17:17 · Editado por: MMI
      · votar


      MatheusMX

      Posso dizer que na Dunamiz já vi vários instrumentos de mais de 50 anos. Muitos! O Cassias é discreto, mas já vi também, inclusive de amigos ex-FCC.

      Em relação ao Cassias... Ele trabalhou com o João Scremin, estudou fora, estagiou com Ribbecke, Somogyi, é mentor no curso de violões com o Robbie O'Brien. A gente pode gostar de instrumentos sólidos, mas é muito currículo para fazer stratos! Tem um conhecimento acumulado para fazer tampos, fundos, bracing que outros podem até ter adquirido de formas diversas, mas dificilmente como ele. O Somogyi é o mestre dos mestres, luthiers do mundo todo pagam (caro) por uma semana de curso dele, o João não fez o curso, trabalhou junto numa oportunidade única, nenhum brasileiro jamais atingiu essa possibilidade. Dos poucos que tiveram esta oportunidade, saíram o Michi Matsuda, Jason Kostal, Leo Buendia, Mario Beauregard, O segredo do Somogyi não é dobrar as laterais, por exemplo, mas acertar detalhes e o voicing ("The responsive gritar"). Com o Somogyi, trabalharam juntos em violões de 70-80 mil dólares, novos - e que são disputados, valem isso! Quantos luthiers você conhece que trabalharam em instrumentos novos que são precificados neste valor? Quem paga por isso espera que seja no mínimo perfeito... Por isso que ele vem sendo requisitado, tem fila para o que ele é realmente fenomenal e voltou seu foco para este tipo de trabalho. Lógico, a meu ver.

      Eu peguei um violão 000 com ele. Ainda está novo, mas é um absurdo o que vem crescendo. Não dá para ser melhor, igual ou parecido até acredito que tenha, mas com certeza ele supera violões que toquei de milhares de euros e dólares, consagrados. Esquece, não dá para comparar com qualquer Martin deste tipo que não seja vintage (que é outro tipo de violão, na minha opinião).

      Dá uma assistida na série da Custom Shop Brasil no Youtube que ele vem fazendo. Você vai ver do que se trata e a simplicidade dele.

      MatheusMX
      Veterano
      # 08/ago/18 13:57
      · votar


      MMI
      Realmente, uma galera de peso!
      Legal ver caras assim, que mesmo já sendo muito bons não se acomodam e estão sempre se capacitando e buscando aperfeiçoar ainda mais.

      Não conhecia essa serie Custom Shop Brasil. Muito bacana!
      Obrigado pela indicação!
      Pena que não moro em Sampa, queria ter mais contato com esse pessoal.
      Em Brasília é muito mais limitado.

      flavio guitar
      Veterano
      # 09/ago/18 18:33
      · votar


      Ae pessoal,

      Consegui postar algumas fotos das 2 guitarras, inclusive algumas durante que recebi durante o processo de construção delas.

      As da strato tirei com o celular, ficou bem ruinzinha não da pra pegar bacana o Figurado do braço, mas lhes afirmo que é maravilhoso !

      da Modern postei fotos tiradas pelo próprio João com uma camera de ótima qualidade, o resultado é que da para perceber MUITO MELHOR a beleza da guitarra ...

      Espero que curtam, eu to babando até agora

      Segue o link:

      https://imgbox.com/gallery/edit/ZsIqjqPZzw/tHngo3DXrUexyUvv

      MatheusMX
      Veterano
      # 10/ago/18 13:34
      · votar


      flavio guitar
      Show de bola!
      Curioso pra ouvir o som dessa strato!
      Quando tiver oportunidade nos mostre.

      Ramsay
      Veterano
      # 10/ago/18 23:41 · Editado por: Ramsay
      · votar


      flavio guitar
      Não sei não, pelo menos nessa imagem, o corpo da strato parece ter um acabamento horrível e feito a pincél.
      http://imgbox.com/XSV3X9T1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proxima Aquisição - Lespaul Luthier João Cassias !

      305.728 tópicos 7.895.131 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital