Proxima Aquisição - Lespaul Luthier João Cassias !

Autor Mensagem
Paul Jackson Neto
Membro
# set/14


Pessoal,

estava engatilhado comprar uma Gibson Traditional ...

Porém poucos dias antes, vi alguns comentários de colegas aqui do Fórum que alias, manjam demais de Instrumentos ... MMI e NickHEndrix

Resolvi dar uma olhada nos Instrumentos dos Luthiers João Cassias e Dunamiz ...

Segundo relatos destes colegas e de outros que puderam tocar nos instrumentos de ambos, a qualidade é Nível CUSTOM SHOP Gibson ...

Falei com o Cássias, e vou te falar uma coisa ... Que educação, conhecimento, atenção ... O cara é TOP !

Em breve terei relatos aqui da próxima aquisição ...

mas já estou muito feliz de saber que aqui do lado de casa, tem Gente que faz trabalhos deste nível, e com toda esta atenção.

Estes merecem ser Valorizados !

Del-Rei
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto
Bacana, cara!
Minha única ressalva com equipamentos de luthier, é a questão da revenda. Mas se essa galera de peso do fórum aconselhou, tá falado!

Entrei no site do Cassias... Eles só fazem aqueles modelos/cores lá, ou pode escolher outros?
Os instrumentos não têm preços no site... Mas tu pode falar?

Um aceno de longe!!!

clebergf
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto

O Cassias é super gente boa e um dos grandes que temos no Brasil na construção de guitarra.
Ele faz Archtops nível internacional, só isso já abona bem o cara e as guitarras sólidas dele também são excelentes.

Del-Rei

Troca uma ideia com ele cara, ele é de boa e vai te atender muito bem.

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto

Fico muito contente que você fechou uma LP com o Cassias. Se você tiver tempo, dê uma passadinha lá e fale com ele pessoalmente. Ele vai lhe receber muito bem, com muita educação e respeito. Como lhe disse antes, não tenho dúvidas que ele é o luthier mais bem formado e informado do Brasil, na minha opinião. É um luthier top a nível mundial e está aqui no nosso país, com experiência ao lado das maiores lendas do mundo.

Acho que muito em breve ele será altamente concorrido e reconhecido.

Parabéns pela escolha. Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Infelizmente não conheço o trabalho dele. Vcs tem a referência do site?
Abç

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


Alguém sabe dizer se algum desses mencionados luthiers conseguem fazer inlays desse nível? :

http://www.guitar-academy.com/images/wallpapers/1280-neck.jpg

Paul Jackson Neto
Membro
# set/14
· votar


Del Rei

Minha intenção é ficar com o instrumento mesmo ... O shape do braço é personalizado. O que pra mim já deixa bembdiatante a possibilidade de pensar em revender ...

MMI

Vou visitar sim. O mesmo já me convidou a conhecer ... Na verdade nao Fechei ainda com ele. Iria lá para regular minha Legacy G&L e aproveitar para conhecer a lespaul heritage ...

Fiquei impressionado com a atenção do cara. Explica tudo. Aconselha ... Da até prazer comprar algo com um cara assim, e poder prestigiar um talento desse ...

Neoramza

Nao cheguei a conversar com ele a respeito desse tipo de customização. Mas como o MMI falou o cara é ferrado, então acredito que ele faça sim.

O designer da lespaul dele é um pouco diferente. Tem umas curvas que lembram um pouco as PRS ...

Outra luthieria que eu estava consultando é a Dunamiz. As lespaul deles na maioria tem o desenho tradicional ...

Vi uma strato deles com Relic. puts, coisa Linda.linda

MMI
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

Com certeza, fazem disso para melhor.

Estou fazendo um projeto muito audacioso com o João Cassias, que na verdade coordena o trabalho conjunto com o Fabrício da Dunamiz e Fabio Seiji. Os inlays foram criados pelo Fabricio, que estudou artes na Europa e é um grande artista na concepção da palavra. O Seiji está ajudando nos cortes a laser das aberturas e inlays, para ficar no mínimo perfeito.

Paul Jackson Neto

A Les Paul dele tem detalhes de PRS, mas é um desenho que ele criou. Ele não faz mais cópias.


Mauricio Luiz Bertola


Olha o site dele. Note que é endossado pelo Benedetto, isso porque outros ainda não mandaram, como o Ribbecke e o Somogyi, com quem ele trabalhou junto.

Hammer
Veterano
# set/14
· votar


MMI
E entao quando vai revelar o segredo?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Hammer

Vai demorar... kkkkkkk

É um projeto audacioso, um desafio para esses 3 luthiers que estão quebrando a cabeça. Já era para estar pronta, mas o desafio é muito grande para cumprirem o prazo e eu apressa-los. A obra de arte vai sair, só isso que sei.

krixzy
Veterano
# set/14
· votar


MMI
O trabalho do cara parece ser mesmo bom, mas não curti os shapes dos modelos LP dele, nem do headstock, mas isso é questão de gosto.

Na verdade não tem uma aparência tão próxima de uma LP, já é outro modelo que ele criou, como ele mesmo xama Heritage.

Agora só tenho uma dúvida, os preços são no mesmo nível de uma Gibson original ou menor?

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Gostaria de ter idéia, pelo menos vaga, dos valores desse tipo de projeto. Não precisa ser preciso, mas seria algo que passaria de 10mil? Passaria de 20mil?

EduJazz
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto

Parabéns brother! Não tenho dúvidas que será um senhor instrumento. Escolhestes um grande profissional!

Eu cogitei pegar uma Cassias, mas, como meu tesão era numa LP de design clássico, fui na Dunamiz, e não me arrependo. Tenho certeza que você também não se arrependerá!

Paul Jackson Neto
Membro
# set/14
· votar


NeoRamza

Cara, Bem abaixo dos 2 que você citou ...

Fica em torno de 6000,00 o modelo básico. ou seja, bem abaixo de uma Gibson traditional ... e segundo os colegas aqui do fórum que tem experiência com as guitars, o qualidade é BEM superior a este modelo de Gibson ... sendo do nível das Reissue Custom Shop ...

sinceramente, achei o preço Bemmm em conta, para o instrumento que foi relatado ... eu imaginei que ficaria em torno de uns 8.000 a 9.000,00

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto
Valeu cara. Bom saber. O serviço é tão elogiado que eu fiquei na dúvida se o pessoal resolvia fazer com eles por ficar superior em qualidade ou se era por ficar mais barato. Pelo jeito as duas coisas né.

MMI
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

Depende. O modelo básico é mais ou menos isso aí, até onde eu sei. O meu não tem nada de básico, é tudo de nível absurdo. Logo, o preço é bem mais alto para estes instrumentos one of a kind. Mas ainda é mais barata que um similar americano (que bate 20 mil dólares fácil).

Paul Jackson Neto
Membro
# set/14
· votar


MMI

Procurei na internet ( Videos ) com relação as LESPAUL do Cássias ... Aqueles modelo HERITAGE ... não encontrei absolutamente nada ...

Bom, como disse, irei visitar a oficina dele ... Porém como você já testemunhou as guitars dele, esta HERITAGE possui o timbre clássico de Lespa Mesmo ( aquele som bem encorpado, cremoso, com agudos na medida certa ) ? ou o timbre também é um pouco diferente, mais moderno ... ?

Depois de perguntar tantas coisas pro Cássias ainda me esqueci de falar sobre o prazo ... se for 1 ano, é bem esticado !!! as Dunamiz pelo que vi é de mais ou menos 3 a 4 meses ...

Hammer
Veterano
# set/14
· votar


MMI to numa curiosidade

rafael_cpu
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto

Legal, cara :)
Parabéns!

Já pensou na cor? Madeira? Caps?

T+

Paul Jackson Neto
Membro
# set/14
· votar


rafael_cpu

As madeiras seriam as padrões de uma Lespaul mesmo ... ou seja, Mogno, Jacarandá, Maple ... na verdade não cheguei a perguntar se este tipo de configuração é customizada ...

Os caps sim é possível substituir, o braço é a gosto do freguês, "com algumas ressalvas" ele próprio me disse que pode fazer braços mais grossos estilo Gibson 50s, ou bem mais finos estilo Ibanez, porém até certo limite que não comprometa a estrutura da guitarra em si ... Responsabilidade do caramba ... Não é fazer qualquer coisa pra vender não ... é fazer o melhor ...

A cor pensei em fazer aquela Desert Burst do site mesmo, vou perguntar se possível substituir, pois apesar de achar bonita, sou vidrado numa Wine Red !! :D

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Paul Jackson Neto

Procurei na internet ( Videos ) com relação as LESPAUL do Cássias ... Aqueles modelo HERITAGE ... não encontrei absolutamente nada ...

Não vai achar mesmo. Ele nem se liga tanto nesse tipo de divulgação, ao que tudo indica. Mesmo porque ele está abarrotado de encomendas com o pouco que tem. A propaganda dele é a qualidade extrema. O Michel Leme não conseguiu mais tocar na Gibson dele depois de tocar no protótipo de archtop do Cassias. kkkkkk

Porém como você já testemunhou as guitars dele, esta HERITAGE possui o timbre clássico de Lespa Mesmo ( aquele som bem encorpado, cremoso, com agudos na medida certa ) ? ou o timbre também é um pouco diferente, mais moderno ... ?

O que encantou o nichendrix na guitarra LP do Cassias é que o som dela é extremamente próximo da Les Paul do Mick Taylor em sua época de Rolling Stones, que é o som de Les Paul que ele mais gostou na vida (não tenho certeza se é uma 58 ou 59, se quiser, pergunte a ele que ele explica a história dessa guitarra). Aliás, essa Les Paul do Mick Taylor foi de um monte de gente, Clapton, Keith Richards etc.

Quanto ao prazo, pelo que eu sei ele está abarrotado de serviço, tem a minha guitarra na fila e mais 2 pelo menos do mesmo tipo da minha, várias archtops mais simples... Só vendo com ele. Aliás, esta semana vou lá fechar a encomenda de uma guitarra para um grande amigo.

Hammer

Manda um contato por MP que te explico alguns detalhes. Eu também estou curioso, muitos detalhes eu não tenho controle e não sei o que vai ser. Muita coisa a minha orientação foi: "surpreenda-me", ou seja, ele está fazendo um projeto onde o desafio é fazer além do melhor que ele jamais imaginou.


Paul Jackson Neto

As madeiras são tradicionais neste modelo, mogno, maple 3A, jacarandá da Bahia. Ele tem lá uma excelente quantidade e qualidade de madeiras, como maple 4A, 5A, ébano de alta qualidade, binding em celulóide (que pode ser de madeira figurada). Claro que vai variando o preço. A cor tenho a impressão que é a gosto do freguês, ele recentemente inaugurou sua própria cabine de pintura (imagine que ele fez pintura e acabamento para o Somogyi que o preço inicial, básico, começa em 30 mil dólares).

Ou seja, vá falar com ele.

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Você vai mostrar pra gente quando tiver pronta né?
Tem previsão para ficar pronta?

Ramsay
Veterano
# set/14
· votar


Confesso que também não curti os shapes dos modelos LP dele, mas, no final, o que vale é a qualidade do som da guitarra.
E é uma pena que o Cassias não faça guitarras com ponte flutuante.

- Sader -
Veterano
# set/14 · Editado por: - Sader -
· votar


Eu acho a Music Maker muito boa também. Acho que é uma outra proposta do Cassias, que me parece ser algo mais clássico, discreto e em menor escala. Belíssimo trabalho do Cassias por sinal, confesso que não conhecia.

Mas acho as Les Paul's(Aliás, quase todas as guitarras da M.M) do Ivan lindas e excelentes, toquei em umas 3 Music Makers e todas me apaixonei. O legal do Ivan é que ele não é muito purista, então ele curte fazer de projetos clássicos até mais modernos de Les Paul. Ele é um cara bastante atencioso também e você sente que ele curte o que faz.

http://www.musicmaker.com.br/subcategoria/index/3 - Se quiser dar uma conferida

Abraços.

MMI
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

Você vai mostrar pra gente quando tiver pronta né?

Não sei... Tenho dúvidas. rs

Tem previsão para ficar pronta?

Não tem pressa, o compromisso é com a qualidade. Está andando... Não sei quando sai, o prazo estourou e eu disse para desencanar.

Ramsay

não curti os shapes dos modelos LP dele

A intenção é não ser um modelo Les Paul. Para ele, quem quer uma Les Paul que procure uma Gibson ou luthier que faça cópia. Ele não faz cópia.

E é uma pena que o Cassias não faça guitarras com ponte flutuante.

Não? Nunca falei com ele sobre o assunto, não sabia.

- Sader -

A Music Maker já não é bem handmade. Aquilo é uma fábrica pequena, deixou de ser handmade propriamente.

O Ivan é um dos precursores da luthieria nacional, tem todos os méritos, assim como o Zaganin. Diga-se de passagem, um dos donos da Dunamiz trabalha com ele e o Cassias é um dos fornecedores de madeira dele. Acho que essa relação já explica muita coisa, inclusive o Ivan admitir reservadamente que a LP Dunamiz engole a dele com farinha numa tacada só. rs

Hammer
Veterano
# set/14
· votar


MMI
MP seria recado?
não posso dar meu contato tenho medo de sofrer retaliações depois da discução do tonerite... heheheh

FStanzani
Veterano
# set/14
· votar


Estou fazendo uma Les Paul com a Dunamiz. O projeto está atrasado, mas por razões que compreendo completamente, e sei que o resultado vai compensar os dois meses de atraso (eles mudaram a oficina de local, e além disso os correios do brasil atrasaram a entrega de alguns componentes que escolhi para a guitarra).

Eu estou contando um pouco da história aquiaqui, e vou atualizar em breve.

Abraços!

Forneria
Veterano
# set/14
· votar


Excelente, hein?

Sonho em pedir para fazer duas Jazz Elite (6 e 7 cordas). Pelo que já ouvi falar o trabalho dele é primoroso.

FStanzani
Veterano
# dez/14
· votar


Pessoal,

Como disse anteriormente, fiz a minha Les Paul com a Dunamiz.

Segue abaixo o link do meu blog com mais detalhes sobre o processo, os materiais, algumas fotos e vídeos para que vocês ouçam o timbre da criança:

Eu amo Guitarra - Les Paul Dunamiz

flavio guitar
Veterano
# mar/18
· votar


Pessoal,

Enfim recebi a minha Guitarra Cassias Modern.

A guitarra é espetacular !! em todos os sentidos. SOM, versatilidade, construção e visual !

Vou arrumar um jeito de postar algumas fotos dela aqui para vocês babarem. hehe. Mas já aviso pra quem não esta com o coração "tinindo" que as imagens são fortes ...

Mas apenas para vocês saberem alguns detalhes da construção

* Ela possui captação seymour duncan
* Elétrica com o sistema Treble Bleed ( Permite que mesmo com a redução do volume da guitarra até níveis mínimos, não se perca os agudos, como é comum ... )
* Muito ergonômica e confortável, não é pesada.
* ferragens Gotoh

Madeiras utilizadas:
* Mogno no corpo e braço
* Top em Quilted Maple 5A
* Capas dos captadores feita em Flamed Maple

Cor: Trans Whale ( ao estilo de algumas Suhr Modern )

Olha, realmente uma JÒIA !!

Ainda tive a oportunidade de conhecer a oficina dele, onde me mostrou algumas madeiras lá Lindissimas. O negócio é HIgh end Total !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Proxima Aquisição - Lespaul Luthier João Cassias !