galera é melhor aprender tocar guitarra tirando musicas ou aprendendo tecnicas ?

    Autor Mensagem
    vinisony
    Membro Novato
    # set/14


    então pra aprender a tocar sozinho em casa, é melhor tentar tirar as musicas que a gente gosta,ou é melhor aprender as técnicas, que quando surgir em uma musica já vai saber como fazer e ter facilidade pra tirar a musica ?

    Cres
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Cara, fazer exercícios pra aprender técnicas é legal e até importante, mas o que realmente importa é tocar músicas, pois é nelas que você vai aplicar tudo o que você aprendeu.

    Não existe fórmula mágica pra isso, mas o que eu recomendo é aprender músicas que você gosta que tenham técnicas que você deseja aprender e, se sentir necessário, treinar algumas dessas técnicas a parte para melhor fixação delas.

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    vinisony
    Cara, vc precisa fazer as duas coisas, não tem pra onde correr.

    vinisony
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    vlw galera, mas aprendendo 1° as tecnicas vcs não acham que ficam mais facil pegar as músicas ?, claro que não é só ficar treinando tecnicas, + dar um pouco + de atenção pra elas doq pras musicas.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vinisony

    Sua pergunta não é muito clara. Vamos esclarecer alguns pontos:

    - Se você tirar música de ouvido, você não estará "aprendendo" técnica alguma, ou seja, ainda que aplique determinadas técnicas não saberá o que esta fazendo. (posso falar de "carteirinha" porque iniciei assim).

    Então, é importante, que pelo menos de forma autodidata você vá entender o que faz e o porque faz. (posso falar de "carteirinha" porque é como aprendi).

    Mas é mais importante ainda entender, que um bom professor corrigirá erros antes de virarem vícios, irá indicar o caminho mais fácil para determinadas aplicações e irá facilitar um bocado sua vida.

    Se têm bom ouvido, facilidade em aprender por observação e atenção, se é muito questionador de metodologias e têm problemas com disciplina, o "autodidatismo" é uma boa forma livre de se aprender... mas há um preço a se pagar, que geralmente é uma deficiência técnica em relação a quem estuda formalmente.

    Se não se enquadra no perfil acima, estude com um bom professor. Muita gente desenvolveu metodologias e técnicas de estudo e desenvolvimento ao longo das décadas. Existe um caminho das pedras que o autodidata não sabe e só aprende "nadando".

    Sou autodidata.

    Cres
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Concordo com o que o Lelo Mig falou sobre um professor. Um professor que te entenda e saiba o que passar pra você vai ajudar bastante(difícil é encontrar um professor que faça isso hahaha).

    PS: Lembrei de uma coisa que o Guthrie Govan falou numa entrevista. Perguntaram pra ele quanto tempo ele estudava e blablabla(pergunta clichê de entrevista de guitarrista). Ele respondeu que não "estudava", só tirava as músicas que gostava e assim foi aprendendo o que ele saiba.
    Claro que com as músicas ele deve ter acabado estudando várias técnicas e muito de teoria também, visto o tanto que ele toca. Mas achei legal a resposta dele.

    vinisony
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    blz então galera, vlw o/
    vou pegar algumas musicas, e estudar algumas tecnicas a parte, e teoria tbm

    Marc Snow
    Veterano
    # set/14
    · votar


    A melhor maneira é ter um professor decente, que te ensine, sem te enrolar

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Também recomendaria um professor...

    Mas faço um adendo. Talvez você não se adapte ao professor e se isso acontecer, é preciso saber trocar de professor.

    Alguns são mais flexíveis, outros menos, mas todo professor tem crenças sobre como as coisas "deveriam ser". É quase certo que uma parcela dessas crenças seja idiota e não é raro que alguma delas se torne um entrave para o aprendizado.

    Tem muito professor por aí mentindo para si mesmo, jurando que os seus alunos desistentes "não levavam jeito para música". Alguns simplesmente não se adaptaram ao método do professor.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    "...professor tem crenças sobre como as coisas "deveriam ser". É quase certo que uma parcela dessas crenças seja idiota..."

    Porque a grande maioria confunde "saber tocar" com "saber ensinar".

    Todo guitarrista mediano e com certo conhecimento teórico, ou mesmo guitarristas acima da média tecnicamente se julgam aptos a serem professores. E este é o grande erro... saber ensinar é um talento à parte e nada tem a ver com a matéria.

    Cansei nessa minha longa jornada de cruzar com "professores", arrogantes, impacientes, donos da verdade e do gosto musical, grosseiros, antipáticos e etc.

    vinisony
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    tipo galera, na vdd eu ja tenho um professor, soq acho um pouco estranho o jeito q ele ensina, ele fica passando somente pequenos solos. aí não sei se só pegando esses solinhos q ele passa vai ser suficiente pra aprender coisas realmente úteis. e ele não passa teoria.

    John13espindola
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    ah cara, não existe isso de "técnicas ou tirar músicas",o legal seria praticar músicas com a técnica que você esta aprendendo, assim se torna melhor e mais " interessante".
    espero ter ajudado,vlw

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vinisony

    Cara, desculpe, não quero jogar shit no ventilador, só dar minha opinião PESSOAL.

    Prá mim, professor tem que dar as músicas que o aluno gosta, aplicar a teoria e técnica dentro dessas músicas que o aluno escolheu e se a música for muito difícil ou complexa, iniciar com formas simplificadas da mesma. Se não é capaz de fazer isso, não têm didática ou tem preguiça de preparar material de estudo. É claro que algumas peças ou partes de músicas que o professor ache importantes para o desenvolvimento do aluno têm o seu espaço e se farão presentes, mas têm de dosar, se for só o que ele julga importante e "legal" a aula se torna chata e desestimuladora. É o que eu chamo de pedagogia reversa, ou seja, o aluno cada dia gosta menos e têm menos prazer.

    Infelizmente é o que eu mais vejo em "professores", principalmente de guitarra.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a galera é melhor aprender tocar guitarra tirando musicas ou aprendendo tecnicas ?