leiam isto, vale a pena

    Autor Mensagem
    guitartrek
    Veterano
    # jan/04


    peguei esses textos em um site gringo e traduzi.
    é de um professor, o storm stenvold.
    desculpem se a tradução num estiver muito boa.
    fiz o melhor que pude.


    texto 1:


    Quais são as vantagens de aprender em uma guitarra eletrica ou uma acustica ?
    Uma acustica coloca o foco em sua técnica e não sobre os "efeitos de som" que podem ser conseguidos com uma guitarra elétrica e um amplificador. As cordas um pouco mais pesadas da acustica encorajam uma técnica mais forte.
    Uma guitarra eletrica tem cordas mais leves e ação mais baixa, fazendo com que ela seja mais facil de tocar que uma acustica. A desvantagem é somada pelo custo do amplificador, cabos, etc. Algumas vezes se ajustar a uma guitarra acustica (violão) é desconfortavel para alguns que aprenderam em uma guitarra elétrica.

    O que eu devo praticar ?
    Uma boa rotina de estudos devera incluir os nucleos de algumas areas: Acordes/Ritmos, Notas/Improvisação, Leitura musical, Treirno de ouvido, Repertorio. Evite focar exclusivamente sobre uma dessas areas e você se tornara um musico completo. E mantenha atenção para aquela voz interior dizendo a você o que você realmente deve trabalhar sobre.

    Quanto eu devo praticar ?
    Você deve praticar tanto quanto você gostar, se você toca todos os dias. Nenhuma quantidade de leitura, observação ou audição de musica pode substituir o tempo na guitarra. Eu recomendo 140 minutos por semana para um iniciante, mais se você sentir necessidade disto. O mais importante é tocar todos os dias. Vinte minutos todos os dias trarão resultados muito maiores do que uma maratona de 3 horas de pratica todo sabado. Finalmente, mantenha o foco de sua pratica sobre o que você ainda não sabe. Tocar os riffs favoritos durante uma hora não conta como uma hora de prática.

    Quanto tempo eu levarei para ficar bom ?
    Esta é uma questão dificil de responder. Isto depende de muitos fatores tais como ja tocar outro instrumento, melhor coordenação de mãos/dedos e flexibilidade, o quão jovem você começa, e durante quanto tempo você pratica ao dia.
    Não há razão para que você não possa tocar guitarra. Não importa se você tem mãos muito grandes, muito pequenas, muitos largas, muito estreitas. Se você começou tarde na vida. Se sua mãe criou você ouvindo discos do Lawrence Welk e agora você é um fã dos Ramones.
    Guitarristas famosos tem sido cegos, perderam dedos, aprenderam em pobres equipamentos, etc. O mais importante obstáculo é conseguir ir além do pensamento que você não pode fazer isso. Diga a você mesmo que você pode fazer isso e qualquer coisa é possivel. A jornada para realizar seus objetivos musicais é percorrida em passos unicos. Desfrute cada passo do caminho rumo ao seu objetivo e você se divertirá. E você ainda poderá alcançar seu objetivo antes do que você imagina.

    Qual a idade na qual você está muito velho para aprender a tocar guitarra ?
    Você nunca está muito velho. Música é um hobby para vida.




    texto 2:

    Uma compilação de conselhos muito uteis.

    Começando

    Se você esta apenas começando na guitarra, não tente tocar musica imediatamente. Gaste um par de semanas apenas se concentrando nas técnicas basicas, estabelecendo bons hábitos com notas únicas, produzindo um bom tom, acordes soando limpo, etc. A musica vira bastante breve.

    Sempre usa uma correia quando tocando uma guitarra eletrica ou acustica. Troque o comprimento da correia para acomodar-se a você sentado ou em pé. Se você está tocando um violão classico, use uma banquetinha para melhorar a posição de tocar. Toque com sua cabeça para cima, as costas retas e o corpo relaxado. Tudo isso é importante e devera promover liberdade de movimento para ambas as mãos e ajudar você a conseguir uma tecnica consistente e respeitavel.

    Os grandes guitarristas fazem isso parecer facil. Lembre-se, eles não chegaram àquele ponto da noite para o dia. Dependendo de quão alto você ajusta suas metas, isto pode levar dias, semanas, meses, ou anos para alcançar seus objetivos. O mais importante é fazer isto divertido para você mesmo e tentar algo novo a cada dia.

    Fique tão relaxado quanto possivel, quando você toca e pratica. Você usará sua energia com muito mais eficiencia e no final das contas sera capaz de tocar mais rápido e durante mais tempo. As areas problematicas de tensão são comumente: a respiração e a boca (dentes rangendo), os ombros, o pescoço, e particularmente as mãos. Observe-se no espelho para obter um feedback (resposta/avaliação).

    Praticando

    Uma boa rotina de estudos incluira nucleos de areas de estudo: Acordes/Ritmos, Solos/Improvisação, Visão de leitura, Treino de ouvido, Teoria, Repertorio. Evite focar exclusivamente sobre uma dessas areas e você se tornara um musico completo. Dê atenção para aquela voz interior dizendo a você o que você realmente precisa trabalhar mais. Obtenha tempo para simplesmente tocar, bem como para criar.

    O foco de sua pratica deve ser sobre coisas que sejam novas para você. Em outras palavras, você deve praticar o que você não faz, não o que você já faz bem. Alguns guitarristas tem tocado durante anos mas sempre os mesmos poucos riffs o tempo todo. As coisas novas podem ser frustrantes mas elas trazem progressos. Devote o final de sua pratica para atualizar o velho material e incorporar coisas novas.

    Para conseguir melhores resultados de suas sessões de pratica, não estude alem do necessario, e não estude menos que o necessario. Não ha necessidade de trabalhar sobre algo de maneira tão longa que você se canse demais e não consiga tocar de novo apos uma quantidade de descanso razoavel. É muito fácil se extinguir mentalmente se você se frustar a si mesmo pela expectativa de resultados e perfeição muito breves. Coisas que parecem ser impossiveis a primeira vista são alcançadas se quebrando estas em pequenos passos.

    Como você pratica uma canção é muito importante. Todo tempo em que você toca algo, certo ou errado, seu corpo está aprendendo isto. Se você constantemente faz um erro em um certo lick ou troca de acorde, não recomece do inicio. Você esta ensinando a si mesmo a fazer o erro ! Isole aquela parte e pratique ela separadamente. Use seu tempo, tocando isto vagarosamente e corretamente quantas vezes você puder. Só então aumente a velocidade e, por fim, incorpore isto novamente a canção.

    Tecnica

    Varie a força da sua pegada para trocar a sua dinamica. Uma pegada leve dará a você um som suave e uma pegada forte produzira notas altas e acentos.

    Improvisando

    Para ser capaz de improvisar, não tenha medo de memorizar riffs, licks e melodias. Eles podem ser seus ou de outros. Tente manter eles curtos e então toque longas frases através das cordas, juntando esses curtos riffs.
    Muito raramente uma improvisação é completamente unica. Ela é muito mais como uma conversação. Você pega frases e palavras que conhece e reorganiza elas espontaneamente.

    Para fazer seu solo mais melódico, use repetição de riffs simples e longas pausas entre eles. A repetição mantem o seu tocar menos complexo e mais memorável. As longas pausas (ou descanços) dão aos seus ouvintes tempo para digerir o que você acabou de tocar.

    Fazendo musica

    Não ha tal coisa como trapaça em musica. Faça o melhor que você puder para seguir as regras e passos das bases, mas em primeiro lugar, tente fazer as coisas trabalharem. Fazer bend é um grande exemplo. Faça o que puder para fazer o bend; você pode tornar a técnica mais limpa mais tarde.

    Quando estiver tocando uma progressão de acordes ou canção, concentre-se em manter uma batida estavel entre um acorde e o seguinte. A pausa quando da troca quebrara a continuidade da canção. Muitos ouvintes não notarão o esquecimento de uma batida de um acorde mas todos notarão se perceberem que não podem bater seus pés ou cantar durante aquilo que você toca. Você pode praticar sua técnica sobre cada acorde separadamente.

    A melhor ferramenta para trabalhar sobre o seu tempo é o metronomo. Antes voce pode experimentar tocando abaixo ou acima do tempo da batida, você deve ser capaz de manter uma batida estavel (constante). O metronomo deve estar funcionando durante a maior parte do seu treino.

    Após tocar uma nova canção ou riff umas poucas vezes, feche o livro, dobre sua partitura, ou olhe para fora do seu monitor, e então tente toca-lo. Se você não puder tocar isto de memória, você realmente não sabe tocá-lo. Se você puder toca-lo, então, você pode agora focar sobre a sua dinamica, tom e tecnica. Isto é onde a verdadeira musicalidade se encontra.

    O mais importante conselho para se tornar um musico: TOQUE COM OUTROS MUSICOS. Ser musico é fundamentalmente estar a par da comunicação e interação. Isto não pode ser aprendido por si mesmo. Em igual importancia e tocar em frente de outras pessoas. Cada hora tocando em frente de uma plateia, tem a importancia de 20 horas de pratica em sua casa. O palco é onde você aprende o que você sabe, o que você não faz, e o que você precisa treinar.

    Preenchimento vs. Lider vs. Copia -
    esteja certo que quando você esta tocando com outras pessoas, num dado momento, você sabe o seu papel. Você deve estar tocando um solo, ou preenchendo entre as linhas de vocal, ou tocando uma cópia (backup), ou nada ?
    Evite tocar acima ou abaixo do necessário. Se você não souber se está fazendo uma coisa ou outra, pergunte para as pessoas que estão tocando com você. Ou melhor ainda, grave a si mesmo, deixe a gravação repousar por um dia ou dois, e então julgue por você mesmo.

    Quando tocando com outros musicos, tente fazer a sua parte se encaixar dentro do grupo. Um lugar para ir é o oposto do que você ouviu em outra parte. Se a parte dos outros musicos é para cima, encontre sua parte indo para baixo. Se a parte deles é rápida, tente fazer um riff com notas mais longas. Se a parte deles é um acorde, tente solar. Praticar varios ritmos diferentes permitiram você preencher nestas diferentes camadas.

    Conselhos gerais

    Trabalhe sobre o seu repertorio. Você deve Ter muitas canções treinadas e prontas para tocar. Um par dessas canções poderiam ser solos: um instrumental ou um acompanhamento de você mesmo cantando. E conhecer um par de "faceis" canções que você possa rapidamente mostrar aos outros musicos iram fazer com que você consiga ser convidade para a proxima sessão de improvisos.

    A batida basica da maioria da musicas, 1/4 notas, que podem ser divididas em 2 tipos de 1/8 notas. Diretamente, 1/8 notas são 1/4 notas exatamente divididas na metade e isto dá a você um sentimento rock. O ritmado ou balançado de 1/8 notas são realmente a primeira e a terceira notas de uma tercina. O "ritmo" é o mais comum sentimento em blues, antes do rock and roll, e antes da musica country.

    Um grande musico uma vez disse "Toque somente o que você ouvir". Se você não puder cantar, ou assoviar um riff ou canção, você não tem ela em sua mente, e portanto, você realmente não conhece ela ainda. Uma vez memorizada, toque isto repetidamente.

    Seus 2 mais valorosos bens como musico são: um bom ouvido e um bom ritmo. Um guitarrista com um bom ouvido é capaz de tocar o que ele ou ela quizer e entender o que os outros estão tocando. Todos os grandes musicos tem 2 coisas em comum: um bom timbre (som) e um bom tempo (ritmo). Suas notas, seleções e riffs podem variar grandemente, mas eles fazem com que qualquer coisa que estejam tocando soe bem.

    Uma nota bem colocada tera mais significado do que dezenas de notas colocadas ao acaso.

    Uma vez que voce tenha um grupo de musicos ensaiando com você, seja claro com todos no grupo o que você quer realizar no proximo ensaio. Tenha todos fazendo uma pequena parte do trabalho em casa. Você pode encontrar um bocado mais dos seus objetivos e conseguir fazer mais em uma noite ou duas por semana do que o grupo que fica toda noite junto dizendo, "O que nós vamos fazer ?"

    Ouça o tanto quanto de musica você puder. Faça um tape ou cd com seus musicos favoritos ou canções. Leia a respeito dos seus favoritos, encontre que os inspirou, e busque nova inspiração musical. Isto é como o velho ditado " Você é aquilo que você come". Como um musico, você deve alimentar ativamente a sua mente musical. O estimulo que você consegue de uma dieta musical rica será mostrado no seu tocar.


    o site onde peguei é o:

    http://www.guitarteacher.com

    tenho outro texto dele aqui que ainda num tive tempo de traduzir.
    mas la tem todos os textos originais em ingles

    e tem tambem um jam track da hora pra quem quizer improvisar (na minha opiniao pessoal é claro):
    http://www.guitarteacher.com/stage/rock_jam1.htm


    bom é isso ai

    slash_sp
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    num tenho paciencia pra le isso

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eu tbm naum mas soh oq eu li por cima ja sakei q esse eh o texto q vai esclarecer duvidas q sempre tive sério mesmo...

    vlw ae guitartrek
    vai ajudar não soh a mim como mta gente

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    slash_sp
    tenho que reconhecer que o texto é grande mesmo

    Ps1c0
    vc matou em cima, foi o que pensei quando li o texto
    ajudou em muitas das minha duvidas

    Jean
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ta louco ver tudo isso.

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    guitartrek
    o interessante eh q essas são duvidas padrão assim...
    todo mundo as tem...
    num eh de escala ou campo harmonico eh de estudo em geral...

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Jean
    como disse o texto é realmente grande. mas é muito bom.

    Ps1c0
    é cara
    me liguei em muitas coisas que não havia me dado conta.

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    guitartrek
    MUITO BOM O TEXTO!!! VALE A PENA LER SIM!!!

    porra cara, muito legal mesmo, várias dicas úteis, principalmente pra quem ta começando a tocar em banda ou começando no instrumento, muito legal mesmo

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    caiohleal
    realmente, aquelas pra quem toca em banda são uma das melhores.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Uma nota bem colocada tera mais significado do que dezenas de notas colocadas ao acaso.
    huum....

    LeandroP
    Moderador
    # jan/04
    · votar


    dizem que a musica é a arte de ligar um silêncio ao outro (?)

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    LeandroPanucci
    heheheh esse (?) foi realmente bem colocado

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    dizem que a musica é a arte de ligar um silêncio ao outro (?)
    ô.ó

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Não há razão para que você não possa tocar guitarra. Não importa se você tem mãos muito grandes, muito pequenas, muitos largas, muito estreitas. Se você começou tarde na vida. Se sua mãe criou você ouvindo discos do Lawrence Welk e agora você é um fã dos Ramones.
    Guitarristas famosos tem sido cegos, perderam dedos, aprenderam em pobres equipamentos, etc. O mais importante obstáculo é conseguir ir além do pensamento que você não pode fazer isso. Diga a você mesmo que você pode fazer isso e qualquer coisa é possivel. A jornada para realizar seus objetivos musicais é percorrida em passos unicos. Desfrute cada passo do caminho rumo ao seu objetivo e você se divertirá. E você ainda poderá alcançar seu objetivo antes do que você imagina.


    caralho q lição de autoestima

    rafagg
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Muito manero o texto além do incentivo ele tb dá dicas, naum dicas d toria ou etc.., mas dicas d como "aprender" a tocar, enfim muito phoda!!!!!!!!!!

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    é bem o q falta pra galera q ta começando, pq quem ta começando a tocar e le alguma matéria sobre teoria ñ entende porra nenhuma

    rocknroll_guardian
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    guitartrek
    valeu cara! valeu mt ter lido esses dois textos!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu li, muito bom o texto.

    Boa tradução.

    etnanot
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    guitartrek
    Parabéns cara, seu esforço para traduzir o texto ajudou muita gente!

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    obrigado caras, fico feliz que tenham gostado.


    GuitarHouse
    é meu, é foda, notas ao acaso são o meu maior problema[b]

    ShelterYYZ
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    bom texto cara. valeu pela Traducao

    todescoguitar
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    guitartrek
    valeu pelo trampo.... o unico problema eh q eh comprido demais e quase ninguem alem de mim vai ler.... tem como resumir um pouco?

    Cel
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tem uma dica no site que é essa:
    "The basic beat of most music, 1/4 notes, can be divided into 2 types of 1/8 notes. Straight 1/8 notes are 1/4 notes exactly divided in half and give you a 'rock' feel. Shuffled or swung 1/8 notes are really the first and third notes of a triplet. The 'shuffle' is the most common groove or feel in blues, early rock and roll, and early country music."

    Eu não consegui entender direito... alguém sabe o que realmente significa?

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ShelterYYZ
    obrigado
    todescoguitar
    o foda é saber o que cortar
    Cel
    espero que alguem saiba, fiquei com duvidas nessa parte tambem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a leiam isto, vale a pena