dificuldade de improvisar no IV e V de blues.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: rhoadsvsvai


    como sabem estou em uma longa jornada pra tentar melhorar meus improvisos, tenho feito de tudo que me recomendaram no ultimo topico.

    mas ouvindo varias improvisações minhas, e inclusive tendo parado pra tentar compor os solos nota por nota no lugar de improvisar eu percebo ainda com mais clareza algo q nunca tinha percebido, quando o blues vai pro IV e pro V parece que eu não tenho licks.

    estou falando de qualquer blues generico 12/8 com progressão I IV V (exemplo G C D)

    eu tenho percebido que no começo da improvisação a facilidade é muita,mas quando chega no iv eu simplesmente não consigo pensar no que tocar e acabo sempre tocando licks pré fabricados q eu sempre toco, é como se eu não tivesse licks pra esse momento,fiz o pequeno experimento de tentar começar e terminar os licks na nota do acorde correspondente usando a pentatonica usual para fazer a ligação,mas não parece tão simples, no acorde 5 é pior ainda,muito pouca coisa parece soar bem, e essas coisas q soam aceitaveis por estarem sendo muito repetidas (fazer bend na nota anterior pra atingir a raiz do acorde e outros truques baratos) estão tirando a graça das minhas improvisações pelo q percebo.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Já experimentou tocar a mesma coisa com um tom de diferença entre eles?

    Cres
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, o que eu tento fazer(não sou nenhum mestre da improvisação, longe disso) é mais ou menos o que você está tentando, que é acertar as notas do acorde, tocar os arpejos do acorde correspondente, fazer um bend pra chegar na nota, etc.

    Acontece que isso é realmente difícil no começo, parece que você nunca vai conseguir, mas como tudo na música, vai chegando com o tempo e o esforço dado nisso.

    Tem um cara que tem um blog de guitarra que escreveu dois posts sobre esse assunto, vou deixar o link pra você ler se quiser(ta em inglês), é bem legal.

    http://sixstringobsession.blogspot.com.br/2012/09/chord-tone-soloing-e xercise.html
    http://sixstringobsession.blogspot.com.br/2010/11/chord-tone-soloing-i -wish-someone-gave.html

    No mais, é isso aí cara, boa sorte aí ;)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    LeandroP
    não entendi bem o que quer dizer, vc diz por exemplo ir da pentatonica do 1 pra pentatonica do IV no momento que a musica muda pro 4?


    Cres
    vou dar uma lida, obrigado pela sujestão

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Amigo, essa infelizmente não posso ajudar. Sou tosco demais para tal refinamento.
    Quando improviso, de preferência não sei nem o tom da música quanto mais as pentas ou demais escalas a serem usadas.

    Vou me contentar em ler as respostas...

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: led123_del321
    · votar


    rhoadsvsvai

    Vamos dizer que você esteja tocando um blues em C, certo? Normalmente você vai usar a penta de Cm, correto?

    Então, quando chegar no V grau (acorde de G7), experimente usar a penta de "Dó Maior" ( C ).

    Faz isso...

    Chegou no V grau (G7)...


    e----------------13--15--------------------------
    B------13---15bend------13vibratocomcaretadeBBKing
    G--14---------------------------------------------
    D--------------------------------------------------
    A--------------------------------------------------
    E--------------------------------------------------


    É o que eu faço...

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    *Corrigi uma nota...

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Ou pode ficar alternando entra as notas da penta de Cm e da penta C (maior)....

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    led123_del321
    nesse caso a pentatonica relativa maior seria a de la não é?

    e-----------------------5-8------------------------------
    B-------------------5-8----------------------------------
    G---------------5-7--------------------------------------
    D-----------5-7------------------------------------------
    A-------5-7----------------------------------------------
    E---5-8--------------------------------------------------

    mas nesse lick q vc mostrou pq tem o fá no lugar do mi?(testei aqui e realmente soa bem sobre o quinto grau)
    a escala desse lick ficaria assim então?(trocando os mi por fa)


    e-----------------------5-8------------------------------
    B-------------------6-8----------------------------------
    G---------------5-8--------------------------------------
    D-----------5-7------------------------------------------
    A-------5-8----------------------------------------------
    E---5-8--------------------------------------------------


    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    led123_del321
    ah saquei agora, tem efeito de blue note.... gostei da dica realmente funciona, mas e pro iv grau o que eu faço?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    acabei de ver um apergio pro IV grau,mas tou me sentindo muito preso nele, e não soa blues soa jazz

    (entendendo que a primeira nota é a raiz do aperggio ficaria assim)

    e------------------3-6-----------------------------------
    B----------------5-----5---------------------------------
    G------------3-5---------5-3-----------------------------
    D--------2-5----------------5-2--------------------------
    A------3-----------------------3-------------------------
    E------------------------------------------------------


    led123_del321
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: led123_del321
    · votar


    rhoadsvsvai
    nesse caso a pentatonica relativa maior seria a de la não é?

    Isso... Mas esquece isso. Se concentra na tônica, que é o Dó!


    E a escala do lick que eu postei é a penta de Dó maior (Dó, Ré, Mi, Sol, Lá).

    Sobre misturar escala maior com menor, experimenta esse lick:


    e---------------8---------------------11-------------
    B----------8h10---11h8--10s13-13vvvvv----13vvvvvv---
    G------8h9------------------------------------------
    D---------------------------------------------------
    A---------------------------------------------------
    E---------------------------------------------------


    No IV grau, pode manter a penta maior (de Dó), ou ir pra menor (Cm), ou, como eu disse, misturar as duas. Se concentre na tônica, que é a ideia, nesse caso. Quer uma intenção mais alegre? Use a maior. Mais triste? A menor...

    E pode usar a maior no I grau também, sem problema ;)

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Ouve B.B. King...

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14
    · votar




    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    led123_del321
    NÃO hahahaha não é bem isso q tou perguntando, dessa onda de misturar a penta relativa maior com a menor eu ja conhecia, e inclusive sempre fiz muito isso nos meus improvisos, vc me alertou pra fazer isso especificamente no quinto grau e realmente no quinto grau funciona muito bem ,no primeiro tb,mas com o iv ela não me parece certa, e ela tem um problema, o ponto de descanso da relativa maior tem que ser a raiz do primeiro grau , se não soa fora, e se eu ficar 3 minutos parando na tonica do primeiro grau toda vez q eu for improvisar ninguem aguentara o tedio hauhau

    Soultunes
    Membro
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Tem um user daqui (nick Denis Warren), que já fez muitas postagens com excelentes lições e explicações.

    Acesse o perfil dele, tem um topico especifico sobre aplicação modal das pentatonicas.

    http://forum.cifraclub.com.br/membro_114511.html

    Caso queira aprofundar o estudo, sugiro que compre o método do Marcos Ottaviano, é excelente, muito organizado e vai te direcionar neste caminho. Acompanha um CD com as backing tracks e exemplos de aplicação.

    O investimento vale a pena.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Soultunes
    não tenho base pra entender alguem que explica isso a partir de modos,logico que esse tipo de conhecimento é importante,mas no momento tou procurando alguem que explique o basico de forma mais simplificada pra eu traçar meu proprio caminho até o mais avançado.

    led123_del321
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    No caso do primeiro grau, você pode usar a nota G como repouso também, não só a tônica.

    Faz isso, infinitamente, no primeiro grau...


    e------------------------------------------------
    B------------------------------------------------
    G-----------------------------------------------
    D-----5-------7--5--8--7--5----------------------
    A-------------------------------------------------
    E-------------------------------------------------


    Vai tocando, ouvindo, e achando os caminhos.

    Sobre a penta de Dó maior no IV grau, pra mim funciona :/


    Também to precisando estudar cara... O que eu sei é bem pouco, especificamente no quesito riqueza do fraseado.

    Soultunes
    Membro
    # ago/14
    · votar


    Resumindo minha experiencia com o assunto:

    Num blues em SOL: G (I) , C (IV) e D (V)

    Muitos optam por usar a penta menor de G ou a penta maior de G. Sem nenhum problema nisto, muitos bluesmans de extrema qualidade fazem apenas isto.

    Vale dizer que B.B King não é um destes, ele usa e abusa de modulações, arpegios, diminutas e etcetaras. Basta ouvir com bastante atenção para sacar que ele tem um super dominio do instrumento, inclusive teorico.

    No caso de usar apenas a penta de G, tanto a menor quanto a maior funcionarão bem em todos os graus, você precisa apenas decorar alguns turnarounds para fechar o ultimo compasso e voltar, isto é importante pois é uma carateristica muito forte do blues este "fechamento" no ultimo compasso.

    O primeiro passo para ir mudando a sonoridade é aprender a misturar a maior e menor, pelo que li acima, voce já vem fazendo.

    Mesmo misturando ambas pentas de G, maior e menor, procure fechar o ultimo compasso com um turnaround (gosto de faze-los na tonalidade menor, mas tem varios usando a penta maior de G também).

    E você ir além:

    Caso seja um base em fast change.

    Na primeira ida do I para o IV, usa a penta m6 de G.

    No quarto grau, ao invés de continuar na penta de G (maior ou menor) você pode modular, vá para a penta maior de C ... mas você pode usar a penta menor de C também, sem problemas.

    No quinto grau, module novamente, vá para a penta menor de D (ou a maior de D), idem acima.

    Mesmo modulando tudo, faça o turnaround para fechar , sugiro voltar para a penta menor de G.

    Leia o topico do Denis Warren que a explicação dele é mais teorica e facil de assimilar que o texto que escrevi acima.

    E o metodo do Marcos Ottaviano é separado por capitulos, só menor, só maior, misturando e por fim modulando.

    Soultunes
    Membro
    # ago/14
    · votar


    Se uma imagem vale mais que mil palavras.

    Segue uma imagem, com som rs...

    Todo este bla bla bla que escrevi acima, é isto aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=41sLhL59lYo





    Um improviso simples do Marcos, descompromissado. Ele estava testando o amp do Roberto Lasco.

    Acompanha na base com sua guitarra ai, e veja como ele modula o solo nos graus.

    Dá para sacar apenas ouvindo tambem.


    Este tipo de fraseado já vem de caras como B.B King, Albert King... na geração mais nova, é basicamente por onde Larry Carlton e Roben Ford caminham.

    O Clapton é mestre nisto e o fraseado dele é tao fluido que parece que o cara esta usando o tempo todo uma penta menor só, mas ele passeou por varias e a gente nem percebe.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Soultunes
    esse seu texto foi revelador, vou estudar de acordo com o que vc disse, muito obrigado! :D

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Soultunes
    só uma ultima coisa, o que vc quer dizer com penta m6 de sol? o que seria isso? escreve a tab ai?

    Soultunes
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Soultunes
    · votar


    São estas notas:

    Gm6 - G Bb C D E
    Gm - G Bb C D F

    Vai achando a melhor maneira de digitar ai, mas pode ser aquele desenho I da penta mesmo, na ultima nota, vai no E (que é uma sexta em relação ao G).

    Faz devagar uma e outra, vc vai sacar no ouvido que já tem uma diferença de sonoridade bonita entre elas.

    Filippo14
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Pega um lick que você faz na pentatonica do eolio e "passa" ele para uma pentatonica maior, para uma pentatonica do dorico, locrio. Usa a mesma digitação e não as mesmas notas. Assim voce cria novos licks com a mesma ideia ritmica dos outros, já fica diferente. Tem que saber usar os modos para isso funcionar.

    psicocooks
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Antes de pensar em escala, matemática, etc..
    Faz um solfejo, tenta fazer frases bluseiras com sua voz... acompanha as mudanças de acordes, se der grava e depois tira seu solfejo com a guitarra.
    Tenta entender o que aconteceu, depois vê as escalas. Assim a coisa fica menos "burocrática" e mais natural.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    psicocooks
    eu ja tinha visto essa dica no canal de um cara q da aulas no youtube,bem famoso até, mas como falei la,no momento iv e v parece que as ideias somen da cabeça,a questão não é achar elas no braço.

    Filippo14
    não faço a minima ideia de como aplicar o que vc disse.

    Filippo14
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Penta menor tradicional:

    e------------------------------------------------------
    B------8----5--------5---------------------------------
    G---------------7--------5--------5-----7vv-------------
    D-----------------------------5-------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Penta do mixolídio:

    e------------------------------------------------------
    B---8----5--------5-------------------------------------
    G------------7--------6-------6---7vv--------------------
    D-------------------------5-----------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Penta dórico (m6)

    e------------------------------------------------------
    B-----7--5-------5--------------------------------------
    G------------7------5-------5----7vv---------------------
    D-----------------------5-------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Penta lócrio(meio diminuto)


    e------------------------------------------------------
    B------8---4------4-------------------------------------
    G-------------7------5------5-----7vv-------------------
    D-----------------------5-------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------



    A digitação e o motivo rítmico são os mesmos, só que a frase foi adaptada para cada um dos shapes.

    O cuidado que se deve tomar é de utilizar cada um dos modos no local correto, por isso que tem que saber modos para fazer isso que eu falei.

    Exemplo:

    Se nesse caso o A fosse a tõnica da penta menor tradicional (eólio), o resto seria G mixo, B lócrio e D dórico.

    psicocooks
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    É cara... tocar blues não é tão fácil.
    São três acordes dominantes I7 IV7 V7 (na forma mais simples do blues). E cada acorde dominante desse aceita alterações nas 5ªs e 9ªs alterando assim o fraseado, sem contar a aplicação de II V I, sobreposições de tríades, etc... pra cada acorde desse.
    Os grandes guitarristas usam essas coisas, nosso ouvido acostuma e às vezes não conseguimos soar como queremos.
    >>> Te indico estudar Intervalos, Notas Diferenciais e Funções Harmônicas dos acordes dos Campos Harmônicos.
    Entendendo esses assuntos acima, harmonizar e improvisar em qualquer cadência se torna mais fácil, sem precisar "memorizar" infinitos desenhos de acordes e escalas e não saber usá-los, entendeu?
    Vc monta qualquer acorde e chega a qualquer sonoridade no fraseado simplesmente explorando as Notas Diferenciais e suas Funções Harmônicas e Melódicas em cada acorde que está sendo tocado.
    O negócio é estudar mesmo pra entender, vai nessa de "macete" não que vc não vai entender o que está fazendo e vai ficar na mão quando precisar disso em um momento surpresa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dificuldade de improvisar no IV e V de blues.