Captadores P90 e ponte para telecaster

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# ago/14 · Editado por: Pepe Le P


Bom dia gente boa, voltei a tocar guitarra a alguns meses e estou pensando em montar uma telecaster, de modo que gostaria de algumas sugestõesde captadores. A princípio a configuração seria conforme abaixo:

Braço; P90 (de preferência com cancelamento de "hum").

Ponte: Captador para telecaster de saída moderada. Não procuro exatamente o "som das telecaster", simplesmente quero um cap com boa definição das notas, que não seja muito estridente e que segure legal um som mais rockn'roll. De preferência sem "hum" também.

A ideia é que, quem tiver conhecimento de modelos de qualidade, possa me listar pra que eu pesquise melhor sobre eles e veja qual(is) me agradam mais. Vale captador brasileiro ou gringo. Se tiver vídeo, gravação de som ou souber indicar algum guitarrista que usa, melhor ainda.

A guitarra, a princípio, seria uma telecaster com braço/escala em maple, comprimento da escala 25,5'' e pots de 250K.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Obs: Custo não é um fator muito determinante, o foco é a qualidade. Mas obviamente não pretendo pagar 300 dólares num captador.

Obs 2: Tenho a possibilidade de trazer dos EUA.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P

Bem vindo de volta. Andou sumido... Parou de tocar por que????

Quando se fala em P-90, especialmente sem hum, me vem logo à cabeça os do Lindy Fralin, além de que ele tem captadores fenomenais para qualquer guitarra, inclusive tele.





Uns P-90 sem hum interessantes, um pouco mais para humbuckers, mas que ainda são P-90 são os Joe Barden.



procure mais sobre eles na net que você vai achar bastante coisa. Eu uso os Lindy Fralin P-90 Hum-cancelling em uma Les Paul e sao muito bons.

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Valeu MMI!

Já dei uma sondada nos Frailin, achei os sons bens interessantes. Curti os JBS também, vou pesquisar mais sobre eles.

Fiquei uns anos no limbo, tocando muito lá de vez em quando, aquela velha história... filha pequena, trabalho, etc. Mas o principal é que minha banda estava parada e agora estamos tentando retomar as atividades, mesmo que em marcha meio lenta.

Quando o negócio engrenar quem sabe eu dou as caras mais seguido por aqui, nem que seja pra fazer review!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
Para uma opção mais em conta, dê uma sacada nos GFS. Tem uns modelos de P90 lá bem interessantes e de mui boa qualidade (eu já usei).
Abç

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu a dica, vou dar uma conferida. Mas estes tem hum correto?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
Mas estes tem hum correto?
Cara, isso não é importante (timbre é...)
Acho essa coisa de ter "hum" secundário. Em 1º lugar por poder ser diminuído com uma blindagem, em 2º lugar porque, no contêxto da música ele "some", em 3º lugar porque em situações de estúdio ele também quase some... Se não, ninguém usaría Stratos e teles;;;
Abç

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


Eu concordo, ter sigles ou p90 e reclamar do hum é como ter um fusca e não gostar do barulho do motor :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man
Pódiscrê!
Abç

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Pepe Le P

Grande Pedro! Bem vindo de volta! :)

Cara, P-90 com hum cancelling tem esse da Seymour Duncan:

http://www.seymourduncan.com/products/electric/specialized/p-90-guitar -pickups/stkp1_p90_stack/

Além disso, esse modelo possui 4 condutores. Então dá pra fazer aquelas brincadeiras. Splitar, defasar, etc...

No mais, eu seguiria as dicas do MMI sobre os Lindy Fralin. Ahn, também dê uma olhada nos Bare Knuckles:

https://bareknucklepickups.co.uk/main/pickups.php?cat=p90s

Lembrando que tanto os Lindy Fralin quanto os Bare Knuckle geralmente costumam ter os preços um pouco mais elevados. Mas se custo não for problema...Vale à pena investir, tem umas coisas bem interessantes em termos de P-90's.

Abraço!

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


renatocaster
Grande Renato! Espero engrenar de vez na guita esse ano. Grato pelas indicações.

Mauricio Luiz Bertola
Alex guitar man
Eu não tenho grande experiência com P90, mas os que eu escutei de perto pareciam ainda mais barulhentos que singles coils normais.

Hum pra mim é apenas mais uma variável que eu levo em consideração ao escolher um captador. Se "bom" timbre e ausência de ruído fossem coisas mutuamente excludentes eu aprenderia a conviver com o "bzzzz", mas tendo alternativas de captadores com timbre que me agrade sem ruído, eles terão minha preferência. Não existe captador perfeito, é uma questão de pesar as vantagens e desvantagens na balança.

O captador que eu procuro teria os atributos de um single coil tradicional porém um pouco mais encorpado e sem ruído, por isso os P90 "sem hum" foi a primeira coisa que me veio a cabeça. Eu quero versatilidade pra tocar de tudo, fora estilos muito pesados.

Claro que alguém, sabiamente, vai me sugerir praticar mais pra obter tal versatilidade ao invés de ficar pirando em captadores... já comecei a cuidar desta parte também ;)

Em breve estarei de volta nas paradas postando algumas agressões sonoras e vídeo aulas furadas por aí ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
Cara, isso é guitarra com P90:
https://www.youtube.com/watch?v=7YR6w9hyVBA
Abç

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P

Dada em tele HH com push pull?

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nossa esse amp dele ta tão saturado que a distorção lembra um fuzz

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man
Ele está usando um Tone Bender nessa música.
Abç

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


No território do custo/benefício (já que os de grife o MMI já citou), eu já testei os P90 da GFS numa SG. Muito bons, mas não são noiseless (embora eu concorde com a galera acima de que o hum "faz parte" da coisa, quando o assunto é single).
Também testei uns Designed by Lace, que tem um som mais aberto, numa Teleca. Bacanas também.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P

Eu entendo o lance do hum da sua parte.

A galera tem sua razão, o hum faz parte, de certa forma. Para mim é algo a se evitar, já que não é desejável nunca. Ás vezes ele chega a incomodar, geralmente não, mas depende. Os P-90 da Gibson são famosos por ter mais hum. Numa situação de palco pode não fazer diferença nenhuma, mas numa gravação faz - pelo menos para mim fez - especialmente quando a saturação começa a comprimir o som de verdade, mas os Gibson não precisam muito para o hum incomodar.

Seja um single comum ou um P-90, ele pode ter mais ou menos hum. Quando se tira o hum, e existem várias maneiras que desenvolveram para isso, se paga um preço que geralmente o captador começa a se afastar do som de single. Isso foi o que a Gibson fez quando lançou o P-100, um stack com saída mais alta. Ele não soava como um P-90 nem como um humbucker, essa é a grande questão da coisa, ele tem menos agudos que um P-90, mas mais agudos que um humbucker. É exatamente aí que se situam a maioria dos P-90 sem hum.

O cara que mais conseguiu se aproximar do som de P-90 (single) sem hum foi o Lindy Fralin. Aquilo é muito perto de ser um realmente um P-90 sem hum, basicamente é um stack com bobinas assimétricas e muita pesquisa e segredos. A Gibson fez alguns bem nessa praia, os P-90h, feitos para as guitarras da linha robot/chamaleon tone, sem hum. Eu tenho uma guitarra Gibson com P-90h e uma Gibson que veio com P-90, mas acabei trocando por um set de Lindy Fralin. Os Gibson originais tinham realmente muito hum, os Lindy Fralin são muito, mas muito próximos do que se espera de um P-90 single. O P-90h já não é tanto, eu acho legal, mas não é o meu preferido para esse tipo de som, mas também não se compara com um humbucker (acho que dificilmente você vai achar como peça de reposição, que eu saiba só fizeram como captadores originais, não como peça avulsa).

Para o seu caso... As teles são guitarras estridentes, as mais agudas. Acho que os P-90 sem hum, como os P-100, Joe Barden, Seymour Duncan P-90 stack etc. são uma boa opção exatamente por domar esses agudos. Só que tem gente que gosta desses agudos exagerados das teles (antes que me apedrejem), então os Lindy Fralin cairiam bem. No final sempre vai cair na questão do gosto pessoal, cada um define o que gosta ou não.

Obs.: os P-90 sem hum da Seymour Duncan e DiMarzio também não são "de linha", precisam ser encomendados e esperar. Dificilmente se encontra à venda, não são fabricados normalmente em linha. Os da Seymour não chegam a ser da linha custom da Maricela Juarez, mas só costumam ser fabricados quando há um pedido.

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Eu procuro um captador com a vibe dos P90, mas não necessariamente com sonoridade idêntica aos "originais". Nem precisa ser, necessariamente, um P90, embora eles sejam o mais próximo que eu conheço das características que procuro.

O comentário do Maurício inclusive é muito pertinente, se tem coisa que eu gostaria de evitar é o excesso de agudos que deixa o som estridente e, na minha opinião, desagradável. Mesmo curtindo um som brilhante eu gosto que os agudos sejam mais "macios".

O design inicial é de telecaster, mas eu não procuro o som "tradicional" dessas guitas.

Outra questão que eu pretendo pesquisar bastante é a dos pots de volume e tonalidade que colocarei. Antigamente eu negligenciava esta parte, mas hoje em dia eu vejo como eles podem tornar uma guitarra versátil e com a sonoridade desejada ou simplesmente melar um projeto que tinha tudo pra dar certo.

Se puderem dar sugestões na escolha/configuração dos pots (250K ou 500K, .22Mf ou .43Mf), que tipos de capacitores, ligações, etc., eu agradeço enormemente.

Eu quero que os controles de volume e tonalidade tenham uma variação linear e me possibilitem uma variedade de timbres só mexendo neles.

Novamente eu agradeço a todos que estão ajudando. Dentro de uns dois ou três meses eu devo estar encaminhando minha guitarra e voltando a tocar!

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
Sugiro uma tele com braço de escala em jacarandá, corpo de cedro-rosa ou mogno, capts Lindy Fralin sugeridos pelo MMI, pots de 250 ou 300K e capacitor de 0.047uF. ponte fixa tipo Strato "strings thru body".
Abç

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P

É o que o Bertola falou.

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Da-le mestre! Meu planejamento está indo nessa linha mesmo, com exceção da escala, onde eu ando tendendo pelas claras.

Os pots provavelmente ficarão em algum valor intermediário entre os clássicos 250K e 500K, talvez 300K seja uma boa pedida.

Minha ideia inicial (resumida) é a seguinte:

Braço/escala: maple quartersawn. Ainda estou pensando se a escala será maple mesmo.
Corpo: provavelmente mogno
Caps: algum P90 noiseless, possivelmente os Frailin.
Tarrachas: Schaller com trava e botões perolados.
Ponte: Fixa com ajustes individuais para cadacorda. Ainda não decidi a marca/modelo, estou inclinado pela Schaller, mas não descarto outras marcas como Gotoh (que já conheço bem) e Hipshot.
Trastes: Jumbo inox da Jescar (puristas gonna hate)
Pots: Não entendo bulhufas de marcas de pots, mas quero algo topo de linha, não é aqui que eu vou economizar. ;)

Fora isso já tenho definidos uma série de variáveis que afetam a tocabilidade, mas que não faz sentido ficar descrevendo.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P

Mas a escala em maple tende a acentuar os agudos...

Se você vai tirar o escorpião do bolso e investir mesmo numa tele... Bom eu gosto muito das tarrachas Sperzel, talvez uma staggered eliminando o abaixador. A ponte você pode dar uma lida e até conversar com o pessoal da Glendale e montar uma ponte compensada, os caras são especialistas em tele. Parece bobagem, mas essas pontes deles fazem diferença, já acompanhei a troca de ponte de um conhecido gringo. Os pots, tenta os CTS.

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
A ideia não é construir uma tele tradicional, mas sim uma guitarra com ponte fixa e dois captadores. O que teria de telecaster seria mais o formato do headstock, hehehe.

A escala eu ainda não decidi, mas eu curto escala clara, acho que escolhendo os pots certos não ficaria super aguda. Talvez uma boa peça de jacarandá...quem sabe...

Eu já tive guitarra com Sperzel, são ótimas, mas estou inclinado pelas Schaller por terem um "tunning ratio" maior, coisa que eu sempre quis nas Sperzel. Além de tudo é uma marca igualmente consagrada.

Eu pretendo usar uma ponte de 6 saddles mesmo e não a tradicional das teles pois, como já mencionei, não procuro exatamente o som da telecaster, e me gusta ter uma entonação um pouquinho mais precisa.

CTS é uma marca consagrada, vou pesquisar. Eu quero pots que me possibilitem uma gama ampla de timbres. Algo na linha dos vídeos abaixo:




Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
"Ferragens" da Schaller é "tiro certo"; qualidade inquestionável.
Quanto aos pots, pesquise os CTS "no Load", de 300Ka (logarítmicos), tanto para o volume quanto para o tone.
Abç

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"no load" seria um circuíto onde eles ficam em "bypass" quando o pot está completamente aberto?

Os pots logarítmicos são aqueles que ocasionam mudanças abruptas quando mexemos nos pots? Ou estes são os lineares? Porque eu quero pots que produzam alterações perceptíveis no volume/tonalidade em toda a extensão do "giro" (de 0 a 10).

.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Pepe Le P
Não é um "circuito", mas uma forma de construção (mais sofisticada) de um potenciômetro.
Os pots logarítmicos são aqueles que ocasionam mudanças abruptas quando mexemos nos pots?
Não. Esse aí são os lineares.
Abç

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


Pepe Le P

Parece estranho, mas os pots lineares não "soam" lineares. A curva logarítmica dá uma transição mais "suave" aos nossos ouvidos.

MMI
Mas a escala em maple tende a acentuar os agudos...

Sempre pensei assim (e continuo pensando!), mas outro dia, numa "conversa" com o pessoal do "Louco por Guitarras", me falaram que era o contrário... Eu sei que você tem suas divergências com eles (eu também divirjo em alguns aspectos - embora os caras sejam gente boa). Mas é um assunto que talvez merecesse um estudo mais aprofundado: o quanto faz diferença a madeira da escala? Num outro tópico, claro!!! hehehe

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ

A verdade é que a internet é terra de ninguém... As pessoas dizem que "tá no seu direito" e claro, podem falar qualquer coisa, inclusive besteira. Até eu, por que não?

Não tenho nada contra o pessoal do "louco por guitarras", mesmo porque nem conheço os caras. O problema é que eles tem o direito e falam bobagens ali, pelo menos na minha concepção, mas ressalto que eu também me reservo o direito de errar e falar bobagens. E é claro, precisamos filtrar, refletir, ver bem no que vamos acreditar no que aparece na internet - esse é o problema geral, não só no blog deles. A questão é que o blog começa a fazer algum sucesso, eu e outros começamos a receber uns penduricalhos abaixo do nick e neguinho começa a achar que somos donos da verdade absoluta... Não, todo mundo erra, tem direito de se enganar, estamos aprendendo sempre. Mas tem gente que abusa do direito de falar besteira...

Filosofias baratas à parte... Minha opinião com meu direito inalienável de estar falando a maior besteira do mundo. Acho que nem merece um tópico! Vai ser outra vez a ladainha de que a madeira não interfere no timbre porque tem um trabalho de um físico no Paraná dizendo que é tudo igual, blá blá bla...

Tudo isso para falar que é o contrário de tudo que conceituados luthiers falam. Acredite em quem você quiser... Depois continuo, tem umas coisas práticas minhas para contar.

http://www.warmoth.com/guitar/necks/neckwoods.aspx

http://www.sadowsky.com/pop/roger_talks.html

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
Acho que nem merece um tópico! Vai ser outra vez a ladainha de que a madeira não interfere no timbre porque tem um trabalho de um físico no Paraná dizendo que é tudo igual, blá blá bla...

Isso é verdade... rs

Mas estamos num "fórum de discussão", né? Então... é natural haver discussões por aqui, mesmo quando são infrutíferas... hehehe

Pepe Le P
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
JJJ
Eu sempre me confundi com essa inversão da lógica intuitiva na denominação dos pots. Vou pesquisar mais sobre esses "no loads".

Quanto ao eterno debate de madeiras eu confesso que já não piro tanto nisso mas, pela minha experiência, o maple no braço/escala favorece um timbre mais brilhante e menos "cheio" de algumas outras frequências. Claro que não existe fórmula única e incontestável.

No mais vou ver se consigo aproveitar minhas escassas horas livre pra aprender a tocar guitarra, seja qual a cor da escala ;)

Abraço e grato pela contribuição de todos...

E lembrem-se: o que vamos fazer esta noite cérebro?


Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
JJJ

Galera, calma, é muita madeira pra pouco timbre rsrs...

Ah, nunca fui de testar guitarras identicas com madeiras diferentes, mas testei 3 violão eruditos com madeira diferentes e pelo que vi... Muda o timbre... Mas pra mim não foi uma mudança significativa..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores P90 e ponte para telecaster