Tutorial básico de como tirar músicas de ouvido.

    Autor Mensagem
    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14


    Já vi muita gente querendo saber como se tira músicas de ouvido. Criei esse tutorial pra ajudar quem tem dificuldades nisso.
    Sou flautista desde pequeno, e a primeira coisa que um flautista aprende é reconhecer as notas. Não no braço da guitarra, ou na flauta. Mas aprendendo a reconhecer a nota x quando ela é reproduzida, em qualquer instrumento.
    vocÊ sabe que a escala maior de c tem as notas c d e f g a b, mas sabe reconhecer cada uma delas, ouvindo em uma música?
    Se sim, tudo bem. Vai te ajudar muito. Se não, treine sua percepção. Tentar identificar as notas de uma música é um começo.
    Também existem padrões nas músicas. Como exemplo, oussa as duas músicas a baixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=CdhqVtpR2ts&feature=youtube_gdata
    http://www.youtube.com/watch?v=vx2u5uUu3DE&feature=youtube_gdata
    Há uma semelhança entre essas duas músicas. Se vocÊ não percebeu, vou tentar explicar.
    As duas músicas foram feitas usando a mesma escala, só que a de uma é c e a da outra é b.
    Veja a tab do refrão das duas músicas. São os mesmos powerchords. Até nas estrofes são os mesmos powerchords. O que muda é que na it's my life, a escala é de c. Não me perguntem qual. E na going under, a escala é de b, provavelmente a mesma da outra música.
    muitas outras músicas tem esses padrões, ou outros. Tudo que vocÊ tem que fazer é ouvir e tentar reproduzir.
    Espero que isso ajude vocÊs em alguma coisa.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    daimon blackfire
    Eu preciso treinar bastante esse lance de percepção das notas. Principalmente porque eu toco na Igreja, e às vezes as pessoas começam a cantar sem ensaiar (sem nem avisar que vão cantar sem playback), e aí tem que tirar a música de ouvido na hora mesmo. É complicado, pelo menos pra quem não manja. Eu tive uma ideia meio louca pra treinar essa percepção, que é gravar as notas uma por uma, e ir ouvindo em loop pra memorizar. Vamos ver se vai dar certo, hehe.

    A propósito, você é cego mesmo ou é modo de dizer?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu sou cego mesmo. E vai treinando, é chato no início, mas os resultados são gratificantes.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    daimon blackfire
    Beleza, hehe. Na verdade muita coisa é chata no começo (tem coisa mais chata que quanto tu tá começando a tocar e não sai som dos acorde?), mas depois que aprende começa a ficar legal. É isso aí.

    dibass
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    tá... e cadê o tutorial?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    O que seria um tutorial, na tua opinião?

    Schenker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    daimon blackfire


    tutorial pode ser um um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo.

    vc só falou o primeiro passo:
    Tentar identificar as notas de uma música é um começo.

    o passo a passo mesmo vc não fez. quais seriam as outras etapas??

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu tentei explicar o que eu sei. Não posso explicar tudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial básico de como tirar músicas de ouvido.