Clube da Guitarra Clean (jazz, blues etc)

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Alex guitar man
Reparou na mão direita do Wes, no vídeo que o clebergf postou?
Sempre fico indignado, no bom sentido, em vê-lo tocando só com a "parte macia" do polegar o tempo todo.

ogner
Lindo timbre! Já tinha visto no tópico original, mas vale o repeteco!

StratovariaCaster
Ô se vale!
Não sou bem fã do cara, mas fico muito feliz do novo "guitarrista do momento" tocar muito, mas muito melhor que o anterior! rs

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

O Jimmy Foster foi um dos maiores luthiers da história. Grande parte dos luthiers acabam estudando e se dedicando tanto à construção que acabam não se dedicando muito a tocar. O Foster não, foi um grande guitarrista, fazia apresentações com grandes nomes e eventualmente com sua esposa. Tinha um estúdio junto à sua oficina onde ele armazenava e "amaciava" suas criações.

Tive o prazer de passar uma tarde com ele, onde ele me mostrou tudo, seu processo de fabricação, instrumentos semi-prontos e em manutenção, seus instrumentos pessoais, além de uma aula de 7 cordas e uns dedos de prosa a respeito da vida, furacão Katrina e música brasileira (que ele tanto amava). Até me convidou para acompanhar em umas apresentações, queria que eu tocasse junto mas principalmente cantasse bossa nova, o que gentilmente declinei porque cantar para mim é passar ridículo. Mas fui ver um amigo dele tocar uma top de linha dele, que também me recebeu muito bem. Era um renomado professor de música da universidade local.

Tem um tópico sobre uma série de vídeos dele fazendo uma archtop, vale a pena ver.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Reparei sim hehe

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Galera, se tem uma coisa que nao entendi até hoje é sobre como funcionam os amplificadores para Jazz, alguns dizem que eles tem resposta FLAT mas meus estudos dizem que isso nao é uma verdade, e outra, se isso fosse valido nao haveriam guitarristas de jazz utilizando amplificadores para violao? Se bem que me falaram que existem.. Inclusive vi utilizando amplificadores SS para contra baixo.

Adair Neto
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adair Neto
· votar


O John Mayer é um excelente guitarrista, toca pra caramba e tem um timbre maravilhoso (talvez meu favorito até). Ele se inspirou muito no SRV que também tem um timbre incrível.
Uma coisa que ele usa e acho que todos aqui devem conhecer é o Dumble Steel String Singer. Sonho de consumo!
O que gosto de fazer com o meu amp é o mesmo que o John Mayer e o SRV: deixar o amp quase distorcendo e usar um pedal de overdrive pra "empurrar" o amp pra um drive. Como sou pobre e uso um Fender Frontman, deixo o amp no canal drive, com o drive quase no mínimo e empurro com o SD-1 com 0 de ganho e o máximo de level. É uma combinação muito boa, mas as vezes uso um footswitch pra usar o canal clean e daí o SD-1 só dá uma comprimida e um boost de volume.

Minha contribuição para o tópico:
https://www.youtube.com/watch?v=32GZ3suxRn4


Paul Jackson Neto
Membro
# jul/14
· votar


Esse tópico é Dhora ém !!! :D

Apesar de não ser nenhum Jazzista nem BluesMan, Adoro Som LImpo, em questão de guitarra Clean, pra mim o Timbre do Paul Jackson Jr. é imbatível ...



Outros que pago um pau com som Clean, é o George Benson, e claro uma strato com no máximo um Drivezinho, no estilo do John Mayer, SRV ...

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Caraca, aí você enrolou tudo! hahahahaha

Não, não é isso. Amplificador para jazz precisa ser algo mais definido. Tem jazz do tipo Charlie Christian, tem jazz do tipo Barney Kessel crunchando, tem jazz do tipo Stanley Jordan, tem jazz do tipo Les Paul, tem jazz do tipo que o Matheus Starling toca e muitos outros, cm drive, sem drive, com os mais diferentes tipos de guitarra e sons.

Entenda, até a década de 50, praticamente todos os amplificadores eram pensados para jazz - põe no mesmo saco Fender Twin, Gibson GA-15, Fender Bassman, alguns Vox, alguns Supro etc. Era o que se ouvia, era o que se tocava, era o que fazia sucesso. O rock começou a tocar nas rádios e atingir um público maior do meio para o fim dessa década com Elvis... Mesmo assim o guitarrista dele, Scotty Moore, tocava basicamente limpo porque era um guitarrista de jazz e country. Os fabricantes se esforçavam para aumentar a potência e dar mais headroom porque a exemplo do Barney Kessel, os caras ficavam putos que os amplificadores depois de um tempo começavam a crunchar, o que não era desejável.

Depois vieram os SS, a galera do jazz em boa parte migrou para eles, principalmente o Roland Jazz Chorus JC-120, que tem um headroom gigante. Talvez até aí você conheça ele e os Fender principalmente e acho que entende que não são exatamente flat, aliás, o JC-120 é agudo. Aí a coisa diversificou, por exemplo, o Stanley Jordan eu assisti a 2 shows dele tocando de JC-120, já o Marcinho Eiras que se inspirou na técnica dele por muito tempo usou um PA - Fender Passport - e passou a usar um AER, que basicamente é um amp de violão. Isso que ambos usam guitarras sólidas e técnica de tapping.

OK, alguém vai falar que via de regra violão não fica bom em amp de guitarra, guitarra (sólida) não fica boa em amp de violão ou direta no PA. É verdade... Só que archtop é outro papo. É um tipo de guitarra versátil, que fica entre o violão e a guitarra sólida. Ou seja, dá para achar um som legal em amp de guitarra assim como em amp de violão ou mesmo ligada direto em linha no PA ou interface de gravação. Ela é feita para isso, para ter som perfeito, as boas mesmo resolvem até desplugadas como já lhe mostrei antes. Hoje um amp que tem feito muito sucesso é o Acoustic Image, em especial com os Raezer's Edge. Não que seja exatamente flat, o Polytone também não é, mas funciona. Questão de gosto... Como um engenheiro de som responsável por um grande estúdio daqui me disse: "é uma guitarra tão perfeita que o melhor é plugar ela em um pré transparente e gravar o som cru dela, é o melhor que se pode fazer por essa guitarra e o som dela". Mas de novo, funciona bem em amps variados e mesmo desplugada.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Entao, vc explicou muito bem, apesar de eu achar as guitarras solidas em amps transparente muito bom :)

Estou em busca de um pré amplificador transparente pra ligar guitarra em linha, com som puro, o problema é que em guitarra solida, sinto falta de algo, de um reverb que parece que só comopo oco tem, um ressonancia

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Adair Neto
Fanboy detected! rsrs
O John Mayer é um excelente guitarrista, toca pra caramba e tem um timbre maravilhoso
Faltou o "na minha opinião" na sua frase. Acredite, embora tenha tomado o posto de "deus da guitarra" do Isléchi (felizmente!), está longe de ser unanimidade. Claro, toca bem e tem excelente equip. (não contesto), mas isso não diz tudo.

Lembre de botar umas 5751, como o SRV fazia, reduzindo o saturação no power, fica bem legal para o estilo.
Sobre o John Mayer soar similar ao SRV, definitivamente originalidade não é uma de suas características.


MMI
Curiosamente, quando fui pegar um bom amp, pesquisei muito mais sobre amps clean SS que valvulados, mas aí gostei demais do Twin quando ouvi, aí já viu, acabei com um na praia dos blackfaces (mesmo não gostando do Imperial, deve concordar que é na praia), já que o foco era blues, na época.

Lembro das minhas "andanças" pela net que tinha lido muita gente falando bem do Evans e do Henriksen, chegou a conhecer? O que achou?

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Entao, vc explicou muito bem, apesar de eu achar as guitarras solidas em amps transparente muito bom :)

Se você está chamando de amp transparente um Twin da vida, concordo. Num Polytone ou de violão fica mais ou menos. Em linha deixa a desejar, aqui mesmo a galera não curte de modo geral.

Estou em busca de um pré amplificador transparente pra ligar guitarra em linha, com som puro, o problema é que em guitarra solida, sinto falta de algo, de um reverb que parece que só comopo oco tem, um ressonancia

Pré transparente? Qualquer pré de interface ou mesa vai nesse caminho. Mas falta algo sim.

FBlues_rock

Cara, acho os Tone King uns p... duns amps, som de responsa. Estão acima dos Fender padrão. Eu testei alguns lado a lado, mas acabei levando o Fender Twinolux que achei mais legal e com mais personalidade, mas foi gosto pessoal e levaria um Tone King para casa fácil.

Os amps Evans eu nunca toquei, não tenho o que falar. Os Henriksen já trombei algumas vezes, inclusive o Foster tinha um e são amps recomendados pelo CEO da Benedetto. É um amp meio na praia do Polytone.

Eu situo assim... Existem os amps limpos para guitarra, tipo os Twin, o Tone King que você se referiu, até o JC-120. No outro lado tem os amps para violões, com outra característica sonora, vou citar um conhecido como o Fender Acoustasonic, mas um que eu acho legal demais é o AER, até mesmo um Bose L1 pode servir de referência, que é basicamente um PA. As archtops conseguem se sair bem nos dois extremos, coisa que geralmente as sólidas não fazem. Muitos amps para esse tipo de guitarra se situam entre os dois pontos. O Polytone ficaria um pouco mais para o "lado amp de guitarra", o Henriksen mais para o "lado PA". No lugar de um Henriksen eu pegaria um Acoustic Image, mas para mim não são muito o que eu procuraria.

Adair Neto
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
Eu ia colocar um "na minha opinião" na frase, mas achei que isso fosse uma unanimidade, mesmo que nem todos gostem dele. Acho que ele deu uma distanciada no SRV no jeito de tocar e o timbre dele, por mais que muito influenciado pelo SRV, é um tanto diferente (mais graves e tal) e bem mais diverso. Alias acho que o timbre dele clean no vídeo que eu mostrei (Slow Dancing in a Burning Room) é matador.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Se você está chamando de amp transparente um Twin da vida, concordo.

Não, hehe não mesmo.

Num Polytone ou de violão fica mais ou menos.

Sim, mas com uma simples equalizaçãozinha (sim deixa de ser flat) no próprio amp fica a gosto rsrs

Pré transparente? Qualquer pré de interface ou mesa vai nesse caminho. Mas falta algo sim.

Algo como um pré de violão, simples, sem acrecer muita coloração, algo como o ADI21, mas acho que ele não é la transparente mesmo sendo pra violão.

Infelizmente, tocar em um polytone não foi um privilégio meu, apenas ouvi-lo..

Sobre amplificadore pra violão, reparei que a maioria, mesmo os mais potentes e tanques de guerra utilizam falantes de 8", enquanto nossos amps pra guitarra utilizam 12" e até absurdos 15" pra som limpo mesmo.

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

A guitarra limpa não vive só de jazz e blues não... rock também se toca sem drive.

Steve Howe que o diga.




Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen

É claro que não, guitarra limpa combina com tudo, agora não vai dar pra ver o video, mas depois vejo :)

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
Caraia, que sonzeira!!!!!! Yes é bizarramente fod@!!!!

eric bluesman
Veterano
# jul/14
· votar


poxa que legal , curti tava achando que eu era o único a curtir um bom som clean , segundo meu professor de guitarra o melhor mesmo é estudar com a guitarra desligada , todas as frases e digitações ficam com definição ideal, se tira limpo com a guita desligada nao vai ter que atolar distorção pra encobrir os erros , boa parte dos sons que toco sao guita limpa .

Luis A.
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Luis A.
· votar


RenatoSchoen
ogner

Yes é bizarramente fod@!!!!

2

Edit: Ja q lembraram de Yes vou deixar aqui um som clean do Peter Banks q eu curto muito...



RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


ogner

Yes é bizarramente fod@!!!!

É mesmo.... clássico setentista na veia!!!


Luis A.

Ja q lembraram de Yes vou deixar aqui um som clean do Peter Banks q eu curto muito...

Marcando para assistir depois.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Adair Neto
Acho que ele deu uma distanciada no SRV no jeito de tocar e o timbre dele, por mais que muito influenciado pelo SRV, é um tanto diferente (mais graves e tal) e bem mais diverso.
Até o SRV, se tocasse até hoje, não soaria exatamente como ele vários anos atrás, os equips mudam ou são aperfeiçoados.
A questão é identidade musical. Na boa, vejo muito isso na música, inclusive músicos próximos, que tentam reproduzir, ainda que umas pitadinhas diferentes, um determinado artista, ao invés de buscar identidade própria ou beber em várias fontes e fazer algo peculiar. Pessoalmente, me incomoda, já que música para mim é arte. Mas é só minha opinião.

Alias acho que o timbre dele clean no vídeo que eu mostrei (Slow Dancing in a Burning Room) é matador.
Concordo, o timbre é lindo demais!

RenatoSchoen
Caramba, mandou bem no vídeo, muito bom!

MMI
Também sou mais para o lado dos amps de guitarra. Sei que uma hora vai dar coceira, mas por enquanto estou muito satisfeito com o amp, ando mais voltado para mexer nas guitarras para mudar timbres, devo em breve colocar Suhr DSV na minha semiacústica e ver no que vai dar.

JotaEmidio
Veterano
# jul/14 · Editado por: JotaEmidio
· votar


Ninguém citou o David T. Walker aqui? Acho muito bonito o timbre da guitarra dele, e acho massa o jeito dele tocar.



Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Que guitarra(s) você tem?

Javé
Veterano
# jul/14 · Editado por: Javé
· votar



Ninguém citou o David T. Walker aqui? Acho muito bonito o timbre da guitarra dele, e acho massa o jeito dele tocar.


Para meus olvidos até agora esse do David T. Walker foi o melhor timbre , elem de ser bom ,uma musica fácil de entender e boa de ouvir.

E ninguém falou desse cara aqui



elchapa
Veterano
# jul/14
· votar


Ahh mlk!! finalmente!!

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Bom, isso é algo um pouco mutável, mas em 2012 era assim. Hoje meu set tem mais um bandolim Gibson A style (é um de 1907), uma Gibson Custom Shop Reissue 59 Tom Murphy, uma Fender Tele Custom Shop Time Machine 67 e uma archtop que está sendo feita, um dia fica pronta.

elchapa
Veterano
# jul/14
· votar


Ih carai virei veterano tb!! hahaha

WendellMP
Veterano
# jul/14
· votar


Deixando aqui minha contribuição com o clube, um som de improviso do Robben Ford...



EduJazz
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Abraçou uma tele? Logo vc? iahiuahauihauihaiuah Fale mais sobre isso!

EduJazz
Veterano
# jul/14
· votar


Meu pitaco: falar em clean bonito é falar no som desse cara:



Luisfelp FR1
Membro
# jul/14
· votar


Parece que ainda não citaram o Pat Metheny, grande Jazzista!
Ai vai um vídeo dele tocando com o grande Jim Hall:


E nesse ele mandando How Insensitive:


MMI
Veterano
# jul/14
· votar


EduJazz

Traí o movimento... :'-(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube da Guitarra Clean (jazz, blues etc)